Afogados: alunos da rede municipal participam de projeto de incentivo à leitura
Por Nill Júnior
Na manhã desta sexta (09), no auditório da Secretaria de Educação, alunos da rede municipal de ensino participaram do projeto “Ler bem”, que garante uma vaga representando o município na etapa regional da competição. A atividade contou com a participação de pais de alunos, professores e equipe da secretaria.
É o terceiro ano que Afogados da Ingazeira participa, em uma parceria com a Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores, realizadores do projeto.
O livro escolhido para ser lido durante o concurso foi “Amizade a pelo e pena” do escritor Zé Adalberto, que participou da mesa julgadora. Esse ano participaram 13 escolas, sendo oito da área urbana e cinco da zona rural, envolvendo 128 alunos.
O Vice-Prefeito Alessandro Palmeira, que também é escritor, participou da atividade e entregou as premiações. “Fico sempre muito grato quando vejo projetos e iniciativas como essa, trazendo o autor para perto dos seus leitores, estimulando a leitura e contribuindo para esse despertar para novos mundos que os livros trazem,” avaliou Alessandro.
“A prática da leitura, além de ajudar na formação de cidadãos com consciência crítica, ajuda bastante no aprendizado em sala de aula,” destacou a Secretária de Educação, Veratânia Morais.
Confira as vencedoras:
1º Maria Daiane Neves – Escola Francisca Lira
2º Aliny Rodrigues – Escola Ana Melo
3º Lara Tawanny – Escola Geraldo Cipriano
Maria Daiane Neves irá representar Afogados no concurso regional que acontecerá no dia 31 de Julho, em Salgueiro.
A Prefeitura Municipal de Flores, por meio das secretarias municipais de Educação e Administração, publicou a Portaria Conjunta Nº 001/2024, definindo as diretrizes para o pagamento do abono dos precatórios do Fundef aos profissionais do magistério da rede municipal de ensino. Este abono é destinado aos que exerceram atividades no período de março de 2001 […]
A Prefeitura Municipal de Flores, por meio das secretarias municipais de Educação e Administração, publicou a Portaria Conjunta Nº 001/2024, definindo as diretrizes para o pagamento do abono dos precatórios do Fundef aos profissionais do magistério da rede municipal de ensino. Este abono é destinado aos que exerceram atividades no período de março de 2001 a dezembro de 2006.
O documento, que entra em vigor na data de sua publicação, estabelece que o valor total da primeira parcela do precatório Fundef é de R$ 10.822.573,48, dos quais 60% serão destinados ao abono dos profissionais do magistério. Esse montante corresponde a R$ 6.493.544,09, acrescido da taxa Selic.
Conforme a Lei Municipal Nº 1.282/2024, que autorizou o pagamento extraordinário do passivo Fundef, os recursos já estão disponíveis em conta específica do município. A portaria detalha os critérios para distribuição do abono, que será proporcional à jornada de trabalho e ao número de meses efetivamente trabalhados no período em questão.
A definição dos valores individuais será realizada pela Comissão Gestora do Pagamento do Abono Fundef, considerando o total de horas trabalhadas e os valores creditados a título de precatórios, após redução da reserva legal de 10%.
Os beneficiários poderão contestar a inclusão na lista ou o valor calculado, mediante recurso administrativo presencial, conforme cronograma a ser divulgado. A divulgação dos beneficiários e dos valores individuais ocorrerá de forma preliminar e final, com prazos específicos para interposição de recursos.
Os valores serão depositados diretamente nas contas dos beneficiários vinculados à Secretaria de Educação de Flores. Para os demais, o pagamento será efetuado via rede bancária, conforme informações fornecidas.
O processo de pagamento também inclui disposições sobre herdeiros, recursos administrativos, e normas para requerimentos e documentações necessárias. Todos os detalhes e atualizações serão publicados nos canais oficiais da Prefeitura, garantindo transparência e acesso às informações.
Para mais detalhes, acesse o site oficial da Prefeitura de Flores Aqui e o Diário Oficial da Amupe Aqui.
A Secretaria de Saúde de Arcoverde e o PNI Municipal estarão iniciando nesta quarta-feira (8), a nova etapa de vacinação contra a Covid-19, para quem tem a partir de 16 anos, sem comorbidades. A etapa também segue vacinando adolescentes a partir dos 12 anos, que possuam comorbidades. As aplicações acontecem no horário das 8h às […]
A Secretaria de Saúde de Arcoverde e o PNI Municipal estarão iniciando nesta quarta-feira (8), a nova etapa de vacinação contra a Covid-19, para quem tem a partir de 16 anos, sem comorbidades.
A etapa também segue vacinando adolescentes a partir dos 12 anos, que possuam comorbidades.
As aplicações acontecem no horário das 8h às 16h, nos pontos da quadra do Sesc Arcoverde, na Aesa e na Praça da Bandeira. Para receber a imunização, é necessário levar RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.
“A imunização contra a Covid-19 avança mais uma faixa etária em Arcoverde, possibilitando no ritmo de remessas que estão sendo recebidas pelo município, a diminuição gradativa de internações nos leitos especiais para a pandemia, assim como o número de casos positivos. É preciso que a população continue praticando todas as medidas de prevenção, colaborando para que possamos salvar mais vidas e evoluir para dias melhores”, destaca o prefeito Wellington Maciel.
Na tarde da última quinta-feira (27) o Governo Municipal de Itapetim, através da Secretaria de Saúde, inaugurou o Laboratório Municipal Dr. Alexandre Machado, localizado no Hospital Maria Silva e vai oferecer de forma gratuita mais de 30 tipos de exames a exemplo de hemograma, tipagem sanguínea, colesterol, glicemia, hemoglobina glicada, triglicerídeos, HIV, hepatite, fezes, urina […]
Na tarde da última quinta-feira (27) o Governo Municipal de Itapetim, através da Secretaria de Saúde, inaugurou o Laboratório Municipal Dr. Alexandre Machado, localizado no Hospital Maria Silva e vai oferecer de forma gratuita mais de 30 tipos de exames a exemplo de hemograma, tipagem sanguínea, colesterol, glicemia, hemoglobina glicada, triglicerídeos, HIV, hepatite, fezes, urina e vários outros. O Laboratório já começa a funcionar no dia 1º de agosto.
Na oportunidade também foi entregue a ampliação do hospital que ganhou um novo consultório médico, sala de oxigênio, uma sala de observação masculina e outra feminina, sala pediátrica, sala de medicamentos, sala para imobilizar pacientes com fraturas, e novos banheiros.
A solenidade contou com a presença do prefeito Adelmo Moura e do deputado federal Felipe Carreras que destinou várias emendas parlamentares para a saúde e asfaltamento de ruas da cidade.
O evento também contou com a participação do vice-prefeito Chico de Laura, da secretária de Saúde Aline Karina, do presidente da Câmara Júnior de Diógenes, dos vereadores Lailton Brito, Romão de Piedade, Silvanio Lucena, Carlos Nunes, Jordânia Siqueira, do vereador licenciado e secretário de Agricultura Júnio Moreira, secretários e diretores municipais, e a população.
Hackathon e seminário voltado a fomentar turismo na região também são novidades deste ano. Por André Luis A secretária de Administração de Afogados da Ingazeira, Flaviana Rosa, falou ao programa A Tarde é Sua nesta segunda-feira (23) sobre os preparativos e expectativas para o início da V Feira do Empreendedorismo de Afogados da Ingazeira que […]
Hackathon e seminário voltado a fomentar turismo na região também são novidades deste ano.
Por André Luis
A secretária de Administração de Afogados da Ingazeira, Flaviana Rosa, falou ao programa A Tarde é Sua nesta segunda-feira (23) sobre os preparativos e expectativas para o início da V Feira do Empreendedorismo de Afogados da Ingazeira que terá início na próxima quarta-feira (25) e vai até o sábado (28).
Flaviana disse que o trabalho da feira agora é zelar pela qualidade, visto que já chegou num patamar de quantidade que já é muito boa em relação a outros municípios. “Agora a nossa meta não é mais aumentar quantidade de expositores e sim a cada ano inovar, melhorar em termos de qualidade, de conteúdo e em termos de novidades para que a gente possa estar a cada ano fazendo um evento diferente do anterior”, informou.
Flaviana destacou que uma das novidades da Feira para este ano será o Festival de Gastronomia, que acontecerá na Arena Gastronômica com a participação de sete empresas que irão preparar pratos regionais para que o público possa estar fazendo a votação e escolher o melhor. Dentre os requisitos a serem observados pelo público durante a votação está o melhor sabor, a originalidade e a apresentação do prato.
Outro destaque feito pela secretária, é o ‘Seminário Turismo no Sertão? Sim, Senhor!’ “Teremos a participação de vários especialistas na área de turismo que estarão discutindo sobre como desenvolver o turismo em Afogados da Ingazeira e região”, destacou.
Flaviana ainda informou que a Orquestra de Frevo fará a abertura do Seminário de turismo e se apresentará entre os estandes como mais um atrativo na programação da Feira.
Outra ação destacada por Flaviana é a realização do Hackathon, que se trata de uma imersão de jovens talentosos que irão pensar em tecnologias para desenvolver produtos e serviços para o comercio. “Eles serão desafiados a pensar numa maratona de 24h com especialistas nesse seguimento de tecnologia e inovação. Aqueles alunos que têm muitas ideias e não sabem como transformar isso em negócio, essa é a oportunidade de estar fazendo parte desse evento. Uma oportunidade estarmos aproveitando o nosso capital social, a inteligência da nossa juventude e estar gerando oportunidades para vender serviços posteriormente” disse.
Mais uma vez a Rádio Pajeú vai estar dentro da feira. Este ano com uma cobertura mais ampla. Vale lembrar que empresas que quiserem cobertura especial de seu stand em nossa programação terão essa grande oportunidade de mais visibilidade e exposição da marca em nossos programas.
E mais, terão destaque nas redes sociais da emissora líder em audiência e credibilidade.
O SINDIACSE, Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias de Sertânia e Iguaracy enviou ofício ao blog, assinado por Cristiano Monteiro da Silva, Presidente da entidade (foto). O ofício trata da a aprovação do PLC 003/2020 na Câmara de Iguaracy. Na época, o presidente Manoel Olímpio disse ter dado […]
O SINDIACSE, Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias de Sertânia e Iguaracy enviou ofício ao blog, assinado por Cristiano Monteiro da Silva, Presidente da entidade (foto).
O ofício trata da a aprovação do PLC 003/2020 na Câmara de Iguaracy. Na época, o presidente Manoel Olímpio disse ter dado prazo para que o Sindicato se manifestasse e que representantes da entidade só teriam aparecido no dia da votação.
O Projeto de Lei Complementar tratou do Regime Próprio de Previdência do município. O presidente Manoel Olímpico garantiu à época que levou o projeto para a discussão dos servidores e deu prazo para caso houvesse questionamento.
“Todos os vereadores receberam cópia do projeto dia 4 de junho. Fui procurado por representantes dos servidores e me coloquei ao diálogo”.
Mas garante o Sindicato, não teve conhecimento prévio a respeito da tramitação do referido projeto. “Fomos informados a menos de 24 horas antes da data prevista para votação. Porém o Vereador Manoel faltou com a verdade ao afirmar e garantir que os servidores tinham conhecimento do que se tratava o projeto. Quase ninguém tinha conhecimento que esse dito projeto estava pra ser votado”, diz a entidade.
Acusam ainda Manoel Olímpio de obstaculizar e dificultando o acesso dos servidores ao referido projeto, “atitude autoritária anti democrática que nos causou constrangimento, indignação e revolta, não compatível com os princípios constitucionais”.
A entidade diz que não teve a intenção e muito menos causou tumulto algum. “Entramos na reunião porque fomos convidados, afinal é um direito assegurado constitucionalmente. E não é da nossa índole causar tumultuo nem confusão, não temos necessidade disso, somos uma categoria ordeira, organizada que cumpre com seus deveres e atribuições”.
Defendem a atitude dos vereadores que votaram contra o projeto, Chico Sales, Simão Rafael, Leonardo Magalhães e o vereador Everaldo Pereira. “Votaram contra por acreditar que o momento era inoportuno para aprovação de um projeto danoso para todos os servidores públicos Municipais de Iguaracy. Honraram o voto de confiança que receberam dos eleitores , confiando-lhe a representação do cargo que ocupam dessa forma demonstraram que tem coragem e independência, e que estão a serviço do povo e não de um pequeno grupo político”.
“Não entendemos como o vereador Manoel teve a capacidade de colocar em votação, um projeto complexo, polemico, que vai mexer com a vida de todos os servidores públicos Municipais de Iguaracy, em uma reunião restrita, quando o mesmo tinha o dever de assegurar a ampla divulgação do projeto, a participação dos servidores, da publicidade devida, como assegura os princípios constitucionais que norteiam a coisa publica”, dizem.
Eles alegam que solicitaram a palavra, porém foi negada. “Entendemos que o projeto foi inoportuno conforme enviei oficio ao presidente e demais vereadores. Porém enquanto os servidores no tocante da saúde, estão se arriscando para combater a COVID 19, e atenuar seus efeitos danosos, o presidente Manoel Olimpio de Siqueira e alguns colegas vereadores, estavam preocupados em votar projeto que dificultam a aposentaria dos servidores, em vez de aprovar soluções para mitigar os efeitos provocados pela pandemia que vem devastando não só o Brasil, mas o mundo todo”.
Por fim, repudiaram as colocações feitas pelo o vereador Manoel Olimpio de Siqueira, o acusando de informações inverídicas e caluniosas, distorcidas que não se coadunam com a realidade dos fatos.
Você precisa fazer login para comentar.