Notícias

Adelmo Moura visita ministérios e gabinete em Brasília

Por Nill Júnior

O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, aproveita a agenda municipalista em Brasília para buscar destravar recursos para o município, segundo nota.

Adelmo esteve ao lado do deputado federal Gonzaga Patriota e agradeceu a emenda destinada para comprar um trator para aração de terras. O veículo já está no município e ajudará os agricultores no período de inverno. Ele esteve acompanhado da prefeita Tânia Maria, de Brejinho.

O prefeito também irá no Ministério da Integração Nacional atrás de recursos para construção de passagem molhada na zona rural. Na Funasa buscará melhorias sanitárias para o município, além de ir em outros ministérios.

Adelmo ainda participou, nesta quarta-feira (22), da mobilização nacional com outros prefeitos pela liberação de recursos do Governo Federal.

Diversos municípios pernambucanos vem passando por uma grave crise financeira e precisam de ajuda para continuar atendendo suas populações e realizando melhorias e desenvolvimento.

Outras Notícias

Eleições 2020: número limitado de urnas deve aumentar concentração de eleitores

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Estadão Apesar da pandemia da Covid-19 desestimular a concentração de pessoas, não haverá pulverização dos locais de votação nas eleições 2020. O motivo é uma restrição material: há um número limitado de urnas disponíveis e em bom funcionamento, que vai determinar a quantidade de seções eleitorais. Há inclusive, uma tendência contrária […]

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Estadão

Apesar da pandemia da Covid-19 desestimular a concentração de pessoas, não haverá pulverização dos locais de votação nas eleições 2020. O motivo é uma restrição material: há um número limitado de urnas disponíveis e em bom funcionamento, que vai determinar a quantidade de seções eleitorais.

Há inclusive, uma tendência contrária – da concentração de mais eleitores em menos escolas, que deve ser sacramentada com as agregações das seções eleitorais.

A pandemia da Covid-19 atrasou a licitação milionária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com objetivo de comprar novas urnas eletrônicas para as eleições deste ano. O próprio TSE admite não haver mais tempo hábil para o uso dos equipamentos em novembro, quando os brasileiros escolherão prefeitos e vereadores. 

Com menos urnas, a Justiça Eleitoral começou a fazer um remanejamento de eleitores e, com isso, a média de pessoas por cada seção eleitoral saltará de 380 para 430.

Problemas com a pandemia

Apesar das agregações das seções – que geram a fusão de dois locais de votação – ocorrerem em toda eleição, elas se tornam um dilema para a Justiça Eleitoral no contexto da pandemia. 

“O usual é ter cerca de 400 votantes por seção, tornando praxe a agregação de duas seções vizinhas que têm 200 eleitores cada e reduzindo o número de mesários necessários”, explicou ao Estadão o advogado Rafael Morgental Soares, que trabalhou por 16 anos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul.

Os juízes eleitorais locais opinam sobre a questão, os TREs batem o martelo e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirma a fusão. 

Este ano, especialistas preveem a queda de mesários voluntários e o aumento de faltas de mesários convocados. Em caso de convocação, é ainda possível pedir dispensa e alegar, inclusive, motivos de saúde.

Bolsonaro quinta em Arcoverde. São José do Egito a confirmar

O presidente da República, Jair Bolsonaro, deve visitar o Estado de Pernambuco na próxima quinta-feira, 1º de outubro. O presidente vai inaugurar o túnel do Ramal do Agreste, que teve as obras finalizadas na última quarta-feira (23). O túnel do Ramal do Agreste tem extensão de 2,4 Km, o valor total da obra ficou em […]

O presidente da República, Jair Bolsonaro, deve visitar o Estado de Pernambuco na próxima quinta-feira, 1º de outubro.

O presidente vai inaugurar o túnel do Ramal do Agreste, que teve as obras finalizadas na última quarta-feira (23). O túnel do Ramal do Agreste tem extensão de 2,4 Km, o valor total da obra ficou em torno de quase 20 milhões de reais recursos do Governo Federal.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) concluiu, na quarta-feira (23), mais uma etapa de construção do Ramal do Agreste, em Pernambuco.

A escavação do Túnel Ipojuca I, com 2,4 quilômetros de extensão, foi finalizada. Quando completo, o Ramal vai levar água do Projeto de Integração do Rio São Francisco à região de maior escassez hídrica no estado nordestino.

Somente em 2020, foram investidos pelo ministério no empreendimento cerca de R$ 313,6 milhões. A escavação está localizada entre os quilômetros 54 e 56 da obra.

Foram utilizados explosivos cuidadosamente controlados em ciclos sucessivos de detonações, que foram condicionados pelas características geológicas das rochas encontradas durante o processo. O túnel custou R$ 19,6 milhões em investimentos federais.

Existe ainda uma possibilidade de Bolsonaro inaugurar a Adutora do Pajeú, em São José do Egito, mas que a agenda precisa ser confirmada pelo Palácio do Planalto.

Delegacia de Solidão prende acusado de estupro de vulnerável

Policiais civis de Solidão, com apoio de policiais civis de Tabira, prenderam Wesley Nascimento Bezerra. Ele é acusado de estupro de vulnerável. A ação se deu após denuncia de que Wesley estaria estuprando uma adolescente de 13 anos. A vítima conheceu Wesley através das redes sociais (Whatssap e Facebook), quando ainda tinha 11 anos, época […]

Policiais civis de Solidão, com apoio de policiais civis de Tabira, prenderam Wesley Nascimento Bezerra. Ele é acusado de estupro de vulnerável.

A ação se deu após denuncia de que Wesley estaria estuprando uma adolescente de 13 anos. A vítima conheceu Wesley através das redes sociais (Whatssap e Facebook), quando ainda tinha 11 anos, época em que Wesley passou a chantagear a vítima dizendo que tinha fotos e vídeos íntimos e caso não aceitasse se relacionar com ele iria mostrar para os pais da jovem, bem como espalhar nas redes sociais.

A vítima procurou a delegacia de Solidão para denunciar Wesley. Foi feito um trabalho de investigação e pedido a prisão de Wesley, a qual teve o aval imediato da promotora de justiça e juiz da comarca de Tabira.

No momento da prisão, Wesley confessou que chantageava a vítima, toda vez que queria se relacionar, mas não tinha fotos e vídeos da vítima, segundo ele: “era só pressão”.

“Esse tipo de crime não pode ficar impune e trabalhamos incansavelmente para prender esse marginal. Com a ordem judicial em mãos, policiais civis até de folga se empenharam na prisão, pela gravidade da situação e o estado de pânico em que se encontrava a vítima”. Wesley foi recolhido na Cadeia Pública de Tabira e encontra-se a disposição da Justiça.

Danilo Cabral participa de ato político em Camaragibe

Na noite desta segunda-feira (25) Danilo Cabral e toda a chapa da Frente Popular, estiveram em Camaragibe, para o lançamento das pré-candidaturas apoiadas pela prefeita Doutora Nadegi.  A gestora reuniu todo seu conjunto político, composto por vereadores e lideranças, para apresentar seu time na cidade, que, além de Danilo, conta com Teresa Leitão para o […]

Na noite desta segunda-feira (25) Danilo Cabral e toda a chapa da Frente Popular, estiveram em Camaragibe, para o lançamento das pré-candidaturas apoiadas pela prefeita Doutora Nadegi. 

A gestora reuniu todo seu conjunto político, composto por vereadores e lideranças, para apresentar seu time na cidade, que, além de Danilo, conta com Teresa Leitão para o Senado, Silvio Costa Filho para federal e João de Nadegi, para estadual. 

Danilo agradeceu o apoio da prefeita e destacou a necessidade de Camargaibe também eleger um deputado estadual da terra, como João de Nadegi. 

“Nosso time é o time que mais ganhou eleição em Pernambuco. Mais do que isso, nosso time é o que mais transformou a vida dos pernambucanos. Eu serei governador de Pernambuco e – tenha certeza, Nadegi – vamos fazer muitas parcerias para inaugurar mais vida na vida dos camaragibenses”, pontuou Danilo, que também estava acompanhado da vice-governadora Luciana Santos, pré-candidata à reeleição, do senador Humberto Costa e do primeiro suplente de Teresa, Silvio Costa.

A prefeita de Camaragibe conclamou seus aliados a irem para as ruas defender os nomes que representam a verdadeira mudança na vida da cidade. “Quem escuta Danilo, vota em Danilo. Quero dizer a vocês que eu vou andar sim. Mas não vou andar só, não. Essa é a maior campanha que a gente vai fazer neste município. Esse é o maior palanque que Camaragibe já teve! Hoje é o pontapé inicial da nossa campanha. E esse é o nosso time”, cravou a Doutora Nadegi.

Fachin nega pedido de Cunha e mantém suspensão do processo de impeachment

Agência Brasil – O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta sexta-feira (11) pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para que o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff volte a tramitar. Com a decisão, o ministro reafirmou que a Corte vai julgar na próxima quarta-feira (16) a […]

5

Agência Brasil – O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta sexta-feira (11) pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para que o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff volte a tramitar. Com a decisão, o ministro reafirmou que a Corte vai julgar na próxima quarta-feira (16) a legalidade da Lei 1079/50, que define as regras do procedimento de impeachment.

Na decisão, Fachin explicou que a suspensão de sua liminar é desnecessária, pois o plenário vai julgar se referenda a decisão na próxima semana. Fachin também admitiu o PT, o PSDB e o DEM no processo. Desta forma, esses partidos também poderão se manifestar sobre a legalidade da norma.

Na última quarta-feira (9), o ministro suspendeu a tramitação do pedido de impeachment de Dilma até o próximo dia 16, quando a Corte deve julgar, a pedido do PCdoB, partido da base aliada do governo, a validade da Lei 1.079/50. Fachin acrescentou que vai propor aos demais ministros o rito que deverá ser seguido pelo Congresso para dar continuidade à tramitação do pedido de impedimento da presidenta. Segundo o ministro, seu voto permitirá que o processo possa continuar sem questionamentos sobre sua legalidade.