Adelmo Moura destaca apoios em Tabira de olho na Alepe
Por André Luis
O ex-prefeito de Itapetim e pré-candidato a deputado estadual, Adelmo Moura (PSB), segue ampliando sua base política no Sertão do Pajeú. Nesta quinta-feira (24), ele esteve em Tabira, onde recebeu o apoio de importantes lideranças locais, entre elas o ex-presidente da Câmara de Vereadores Valdemir, a ex-vice-prefeita Genedi Brito, o empresário Edson das Costuras e o médico Dr. Gilson Brito.
Adelmo comemorou a adesão dos novos aliados, destacando o gesto como um sinal de confiança em seu projeto político para 2026. “Agradeço de coração a cada um pelo gesto de confiança e pela parceria nessa caminhada que estamos construindo com diálogo, coragem e compromisso com o povo do Pajeú”, declarou em publicação nas redes sociais.
Com a morte do ex-deputado José Patriota, Adelmo vem defendendo a necessidade de uma representação mais firme do Pajeú na Assembleia Legislativa de Pernambuco. “Seguimos juntos, por uma região que quer mais, que pode mais e que merece muito mais”, reforçou.
Além de Adelmo, a região tem ainda o deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) que vai para a reeleição, e o ex-prefeito de Flores Marconi Santana (PSD), que também vai tentar uma vaga na Alepe.
Serra Talhada confirmou 76 novos casos e Carnaíba 31 nas últimas 24 horas. A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa no boletim epidemiológico desta quarta-feira (20) que o município atingiu a marca dos 6.029 pacientes recuperados da Covid-19. Foram confirmados 76 novos casos positivos da doença nas últimas 24 horas, diagnosticados através de 19 […]
Serra Talhada confirmou 76 novos casos e Carnaíba 31 nas últimas 24 horas.
A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa no boletim epidemiológico desta quarta-feira (20) que o município atingiu a marca dos 6.029 pacientes recuperados da Covid-19.
Foram confirmados 76 novos casos positivos da doença nas últimas 24 horas, diagnosticados através de 19 testes rápidos, 47 resultados de Swab e 10 exames particulares, sendo 27 pacientes do sexo masculino e 49 do sexo feminino, com idades entre 2 e 72 anos.
O município tem 343 casos em investigação, 27.436 descartados, 6.233 casos confirmados, 101 pacientes em isolamento domiciliar, 16 pacientes em internamento hospitalar, 117 casos ativos e 87 óbitos.
A Secretaria de Saúde de Carnaíba informou em seu boletim epidemiológico, desta quarta-feira (20), que foram confirmados 31 novos casos de covid-19 no município. Segundo o boletim, são resultados que estavam em investigação já há algumas semanas.
Neste quarta, foram liberados 50 resultados de exames PCR, dos quais 25 exames são positivos, o que corresponde a 50% do total liberado hoje.
Outros 6 exames (teste rápido) realizados também testaram positivo, do total de 26 realizados na Unidade Hospitalar Dr. José Dantas Filho.
Foram realizadas e encaminhadas ao laboratório 24 novas coletas de Swab nasofaringe, somando aos casos em investigação.
Sobre o perfil dos casos positivos temos 14 do sexo masculino, com idades entre 3 e 75 anos, e outros 17 do sexo feminino com idades entre 9 e 78 anos.
O município conta agora com 792 casos positivos, 124 em investigação, 622 recuperados e 20 óbitos.
A governadora Raquel Lyra assinou, nesta sexta-feira (4), juntamente com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o acordo interfederativo para garantir a operação sustentável do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). Na solenidade, realizada em João Pessoa, capital da Paraíba, o documento também […]
A governadora Raquel Lyra assinou, nesta sexta-feira (4), juntamente com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o acordo interfederativo para garantir a operação sustentável do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).
Na solenidade, realizada em João Pessoa, capital da Paraíba, o documento também foi assinado pelos governadores João Azevedo (Paraíba), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Elmano Freitas (Ceará), estados beneficiados pela Transposição do Rio São Francisco.
“Sabemos do desafio que temos em Pernambuco. São dois milhões de pessoas sem acesso a água, o pior racionamento do Brasil. As obras das Adutoras e a finalização da Transposição são fundamentais para permitir que possamos garantir o acesso humano à água, possibilitando o plantio, diminuição da fome e a pobreza, também podendo gerar novos negócios. Esse acordo garante um trabalho coletivo para construção da sustentabilidade desse programa de integração para preservação do nosso rio e das águas, e um cuidado melhor sobre ele”, destacou Raquel Lyra.
O acordo entre os governos estaduais e o Governo Federal também prevê a viabilização de recursos para as obras do Ramal Piancó, na Paraíba, o fomento às ações do setor produtivo nas áreas beneficiadas pela Transposição e o fornecimento adequado dos serviços de operação, manutenção e fornecimento de água bruta do PISF nos estados que fazem parte do projeto.
De acordo com o ministro Waldez Góes, esse é um momento histórico e o Governo Federal tem como prioridade garantir água e comida para as pessoas de diferentes regiões do país, tendo o Nordeste como um compromisso integral.
“Pactuamos uma agenda interfederativa entre os quatro estados que são benefiaciados pelas águas da transposição. Inicialmente para consumo humano, mas que a gente começa a discutir, a partir da revitalização das bacias e da duplicidade do bombeamento do eixo norte e eixo leste, também, a possibilidade de projetos de baixas emissões na agricultura familiar na parte de alimentos”, enfatizou.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do país. Com 477 quilômetros de extensão em dois eixos (Norte, com 260 quilômetros, e o Leste, com 217), o empreendimento tem nove subestações de energia elétrica em alta tensão e 270 quilômetros de linhas de transmissão e visa garantir a segurança hídrica de cerca de 12 milhões de pessoas em quase 400 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, onde a estiagem é frequente.
Anfitrião do encontro, o governador João Azevêdo ressaltou a importância da iniciativa. “Esse termo consolida e garante a sustentabilidade do sistema daqui pra frente. O futuro desse projeto está garantido, além das obras complementares, que são fundamentais para que o sistema como um todo funcione”, comemorou o governador.
O Eixo Leste possui seis estações de bombeamento, que são responsáveis por elevar a água de um terreno baixo para outro mais elevado. A estrutura também é composta por seis aquedutos, um túnel, uma adutora e 12 reservatórios, que captam água do rio no reservatório de Itaparica, em Floresta (PE), atravessam três municípios pernambucanos (Betânia, Custódia e Sertânia), e terminam na cidade paraibana de Monteiro.
No Eixo Norte do Projeto São Francisco, existem três estações, com capacidade para impulsionar a água 188 metros acima do nível do São Francisco, altura que pode ser comparada a um prédio de 58 andares. É composto também por oito aquedutos, três túneis e 15 reservatórios. O eixo passa pelos seguintes municípios: Cabrobó, Salgueiro, Terra Nova e Verdejante, em Pernambuco; Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro, no Ceará; São José de Piranhas, Monte Horebe e Cajazeiras, na Paraíba.
Também estiveram presentes a solenidade os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Diogo Bezerra (Projetos Estratégicos) e Fernando Holanda (Assessoria Especial); o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro; os secretários nacionais de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares; e de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira; a senadora da República do Ceará, Augusta Britto; o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino; e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.
Nas principais cidades do Pajeú, a greve dos professores estaduais ainda não pegou. Em Afogados da Ingazeira, segundo levantamento do repórter Celso Brandão para a Rádio Pajeú, não houve adesão em praticamente nenhuma das escolas estaduais. No maior Colégio da cidade, o CNE, apenas uma professora faltou segundo a diretora Edjane “Até o presente momento […]
Nas principais cidades do Pajeú, a greve dos professores estaduais ainda não pegou. Em Afogados da Ingazeira, segundo levantamento do repórter Celso Brandão para a Rádio Pajeú, não houve adesão em praticamente nenhuma das escolas estaduais.
No maior Colégio da cidade, o CNE, apenas uma professora faltou segundo a diretora Edjane “Até o presente momento a escola está funcionando normalmente. Na primeira parada, a escola aderiu 100%. Na segunda, de 48 horas, alguns pararam , outros não. Hoje as aulas acontecem de forma regular. A única professora que faltou, não sabemos se está na greve ou não”.
Em Serra Talhada, os professores de Serra Talhada não aderiram por completo à greve, convocada pelo Sintepe.
Segundo o Farol de Notícias, na Escola Manoel Pereira Lins os professores trabalham normalmente. Entretanto, há uma expectativa de adesão à greve no meio da semana. Na Escola Técnica Clóvis Nogueira também não há paralisação.
Escola Manoel Pereira Lins – Serra Talhada – Foto: Farol de Notícias
Adesão nas Escolas Irmã Elizabeth e no Erempac onde sem aulas, os alunos voltaram para casa na manhã desta segunda-feira (13).
Os professores ligados à rede estadual de ensino em Pernambuco decretaram greve por tempo indeterminado na tarde da sexta-feira (10).
Os professores cobram o cumprimento da Lei do Piso Salarial (11.738/2008), que garante o reajuste de 13,01% a todos os professores da rede e não apenas aos profissionais com nível médio, como determina o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa (Alepe) no último dia 31 de março.
Já a assessoria de Zeca diz que o candidato foi apontado como o de melhor performance no debate. “No debate, Zeca ressaltou a experiência de governar a prefeitura do município por oito anos e que Arcoverde precisa promover uma mudança em toda a administração municipal de forma a fazer funcionar a saúde, educação, as ações […]
Já a assessoria de Zeca diz que o candidato foi apontado como o de melhor performance no debate.
“No debate, Zeca ressaltou a experiência de governar a prefeitura do município por oito anos e que Arcoverde precisa promover uma mudança em toda a administração municipal de forma a fazer funcionar a saúde, educação, as ações sociais e a infraestrutura em benefício da população”.
No embate direto com o candidato do MDB, Zeca questionou a posição do candidato como apadrinhado da prefeita Madalena Britto (PSB), que tentou se desvencilhar a todo custo.
Durante seis blocos de debate, os candidatos abordaram os mais variados temas entre perguntas feitas por convidados da rádio e entre os próprios candidatos. “Em um direito de resposta, Zeca lembrou ao candidato Wellington da LW que ele não tem nenhuma condenação como ele afirmara, mas que a prefeita que o apoia já foi condenada por improbidade administrativa em segunda instância”.
Zeca questionou sobre a sonegação de impostos, do qual lembrou os processos fiscais do candidato do MDB, mas ressaltou que não vai desperdiçar recursos de impostos e nem aceitar sonegação, pois esses recursos serão aplicados em projetos importantes, como a casa de apoio no Recife, fardamento e café da manhã para as crianças, apoio a volta da Fundação Altino Ventura, a implantação da Guarda Municipal, a abertura de creches e a regularização de terrenos de moradias populares, entre outras obras e ações.
Ao final do debate, Zeca ressaltou a experiência de quem já governou e saiu com aprovação de quase 90%. Defendeu uma campanha limpa, sem agressões, voltada para a melhorar a vida das pessoas e que, mesmo enfrentando a máquina do governo municipal e estadual, o povo de Arcoverde saberá virar essa página da história de Arcoverde.
E com mesmo nome Em Arcoverde, cidade onde o tom da campanha esquentou depois do uso pela candidata Madalena Britto da situação da irmã de Siqueirinha para crítica política, um fato chama atenção. A candidata socialista e o adversário, Zeca Cavalcanti, anunciam para a mesma data e com o mesmo nome (haja criatividade dos marqueteiros) […]
Em Arcoverde, cidade onde o tom da campanha esquentou depois do uso pela candidata Madalena Britto da situação da irmã de Siqueirinha para crítica política, um fato chama atenção.
A candidata socialista e o adversário, Zeca Cavalcanti, anunciam para a mesma data e com o mesmo nome (haja criatividade dos marqueteiros) os eventos de encerramento de campanha.
O “Arrastão da Vitória” de Madalena e Gilsinho terá concentração no Clube do Subtenente às 18h40 da quinta, dia 3.
Já o “Arrastão da Vitória” de Zeca Cavalcanti tem concentração na Praça do São Cristóvão às 19 horas.
O problema está no desfecho. Os dois eventos terminam na Duarte Pacheco, conforme cards de divulgação de Zeca e Madalena.
Importante registrar, com a campanha de tiro curto, a lei não permite mais o revezamento de eventos, à exceção de acordos puxados por Ministério Público Eleitoral, por exemplo.
Por outro lado, não é recomendado dada a reta final da campanha esse choque de militâncias. Quem avisa, amigo é…
Você precisa fazer login para comentar.