Adelmo, Erivânia e Thaynara fecham série de debates com novos secretários da gestão 2.0 de Sandrinho
Nesta terça-feira (7), o Debate das Dez da Rádio Pajeú, fechou a série de debates com os novos secretários da gestão 2.0 do prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira. Fechando a série, os secretários de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Adelmo Santos, da Mulher, e de Planejamento, Erivânia Barros e Planejamento e Gestão, Thaynara Queiroz compartilharam suas visões e planos para o futuro de suas pastas.
Adelmo Santos
O novo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Adelmo Santos, com vasta experiência na área, expressou gratidão pela confiança do prefeito e destacou a importância da nova secretaria. Criada em dezembro, a secretaria está em fase de estruturação, com a sede localizada na rua da casa de saúde. Adelmo enfatizou a necessidade de **integração com outras secretarias** para ações conjuntas. Apesar da falta de orçamento próprio, ele garantiu que ações serão realizadas com suplementos do Tesouro Municipal e parcerias.
Principais ações e projetos da Secretaria:
Mutirão de coleta de resíduos sólidos e campanha de educação ambiental.
Fortalecimento do grupo de catadores e implementação da coleta seletiva.
Educação ambiental e fiscalização para combater o descarte irregular de lixo.
Instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade.
Projeto de arborização da cidade.
Criação de um parque ambiental com plantas nativas da caatinga.
Criação do Dia Municipal do Rio Pajeú em 13 de setembro.
Realização da Conferência Municipal de Meio Ambiente até o dia 26, com data definida para 17 de fevereiro.
Embora a nomenclatura da secretaria tenha sido alterada, retirando “bem-estar animal”, Adelmo assegurou que a causa animal continua sendo uma prioridade, com uma coordenação específica dentro da pasta.
Erivânia Barros
Erivânia Barros, comunicadora e psicóloga, encara a nova função como uma missão, com foco na equidade de gênero, proteção dos direitos das mulheres e melhoria da qualidade de vida. Ela ressaltou que não pretende substituir a ex-secretária Risolene Lima, mas somar forças com ela.
Principais eixos de atuação da Secretaria:
Prevenção e combate à violência contra a mulher.
Articulação para geração de emprego e renda.
Educação e empoderamento.
Saúde e bem-estar.
Inclusão e diversidade.
Fortalecimento de parcerias e políticas públicas.
A secretária já planeja ações em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e com a torcida feminina do Afogados Futebol Clube. Ela também destacou a importância de dar atenção às mulheres agricultoras da zona rural. Erivânia enfatizou o diálogo com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher para a realização da conferência municipal, que é uma etapa preparatória para a conferência nacional.
Thaynara Queiroz
Thaynara Queiroz, que retorna a Afogados após uma experiência em Carnaíba, assume a Secretaria de Planejamento e Gestão com o objetivo de transformar conhecimento em políticas públicas. Ela enfatizou a importância de um banco de projetos estratégicos para o desenvolvimento do município e para a captação de recursos.
Principais ações da Secretaria:
Criação de um banco de projetos para o desenvolvimento municipal.
Articulação com outras secretarias para projetos transversais.
Captação de recursos para políticas públicas.
Thaynara também destacou a votação do prefeito Sandrinho Palmeira nas últimas eleições como um reconhecimento das políticas públicas em andamento.