Açude São José II atinge maior volume de água em 5 anos
Por André Luis
O Blog do Erbi informou que o açude de São José II, principal manancial de São José do Egito, atingiu 73,1% de sua capacidade total, acumulando mais de 5,2 milhões de metros cúbicos de água. Este é o maior volume dos últimos 5 anos no reservatório, que tem capacidade para mais de 7,1 milhões de metros cúbicos e não transborda desde 2009. Esse aumento representa cerca de 600 mil metros cúbicos em relação à última medição divulgada pela Compesa.
Atualmente, a água do Açude São José II não é utilizada para o abastecimento das residências em São José do Egito, sendo acionada apenas quando a Adutora do Pajeú está inoperante.
Quanto às chuvas na região, São José do Egito lidera com folga, registrando 725,3 milímetros de precipitação acumulada neste ano até o momento. Em contraste, no mesmo período de 2023, foram registrados apenas 376 mm. Na segunda posição em quantidade de chuva está Solidão, com 563,3 mm, seguida por Afogados da Ingazeira, com 555 mm. Já Iguaracy é o município com menor registro de chuvas até agora em 2024, acumulando apenas 283,9 mm.
O deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB), que teve seu nome homologado à reeleição para a Câmara dos Deputados na convenção da frente “Pernambuco vai Mudar”, de sábado passado, anunciou apoio das lideranças que fazem a oposição na cidade de Bonito, Agreste de Pernambuco. Na última semana a união foi selada com o ex-candidato a prefeito do município, Walter Maroja […]
O deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB), que teve seu nome homologado à reeleição para a Câmara dos Deputados na convenção da frente “Pernambuco vai Mudar”, de sábado passado, anunciou apoio das lideranças que fazem a oposição na cidade de Bonito, Agreste de Pernambuco.
Na última semana a união foi selada com o ex-candidato a prefeito do município, Walter Maroja (PTB), no gabinete do senador Armando Monteiro, candidato ao governo de Pernambuco pelo PTB.
Segundo Zeca Cavalcanti, o grupo que tem ainda à frente a ex-prefeita Lúcia Heráclio, chega para somar na parceria que visa o desenvolvimento do município. Ex-secretário de finanças do município, Maroja, como é mais conhecido, teve 10.683 votos (45,99%) na última eleição, quando concorreu pelo PTB.
“A união com Maroja e demais lideranças nos empolga ainda mais para trabalharmos fortes em todas as regiões do Estado”, disse Zeca Cavalcanti.
Para agilizar ainda mais a pavimentação de ruas no município, a Prefeitura de Carnaíba montou uma fábrica de intertravados (peças modulares de concreto) e blocos de cimento. O investimento com o maquinário e galpão ficou em cerca de R$ 30 mil. A fábrica terá capacidade para produzir, em média, 24 mil tijolos por mês. Isso […]
Para agilizar ainda mais a pavimentação de ruas no município, a Prefeitura de Carnaíba montou uma fábrica de intertravados (peças modulares de concreto) e blocos de cimento.
O investimento com o maquinário e galpão ficou em cerca de R$ 30 mil. A fábrica terá capacidade para produzir, em média, 24 mil tijolos por mês. Isso equivale em torno de 500 metros quadrados de ruas calçadas.
Essas primeiras produções já tem destino certo: o bairro da Bela Vista. “Com essa produção daremos início ao calçamento das ruas no Bela Vista, reduzindo o custo e dando mais agilidade a esses serviços, assim avançaremos ainda mais no calçamento das ruas”, afirmou o prefeito Anchieta Patriota.
Para o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Tiago Arruda, a construção com intertravados também economiza tempo.
“Se com o calçamento comum uma obra levava um mês, com o intertravado só leva 15 dias, até porque também não precisa esperar secar, pois não utiliza cimento, terminando a rua, já pode ser utilizada. Essa é a marca dessa gestão: economia e agilidade, além de estarmos priorizando a mão de obra local”, afirmou o secretário.
A governadora Raquel Lyra continua, nesta quinta-feira (14), as escutas populares presenciais do programa Ouvir para Mudar. As plenárias, que fazem parte do processo de construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, serão realizadas em mais dois municípios: Floresta (Sertão de Itaparica), pela manhã, e Serra Talhada (Sertão do Pajeú), à tarde. A governadora Raquel Lyra […]
A governadora Raquel Lyra continua, nesta quinta-feira (14), as escutas populares presenciais do programa Ouvir para Mudar. As plenárias, que fazem parte do processo de construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, serão realizadas em mais dois municípios: Floresta (Sertão de Itaparica), pela manhã, e Serra Talhada (Sertão do Pajeú), à tarde. A governadora Raquel Lyra atenderá à imprensa nos locais dos eventos.
Em Floresta o evento está marcado para acontecer às 8h, na Escola Técnica Estadual Deputado Afonso Ferraz. Já em Serra Talhada a previsão de início é às 14h, na Escola Estadual Methodio Godoy.
As primeiras escutas do Ouvir para Mudar foram realizadas no início do mês em três municípios do Sertão: Petrolina (São Francisco), Ouricuri (Araripe) e Salgueiro (Central). Nos três lugares, a população solicitou diversas propostas nas salas temáticas. Essas propostas vão guiar as políticas públicas que serão desenvolvidas em Pernambuco nos próximos anos.
Depois de inaugurar a Escola Municipal São João na zona rural de Afogados da Ingazeira com o Prefeito José Patriota (PSB), o Ministro da Educação Mendonça Filho voltará nos próximos dias à região do Pajeú. Na pauta serão visitadas às cidades de Itapetim do Prefeito Adelmo Moura, e Solidão administrada por Djalma Alves. Como ministro, Mendonça […]
Depois de inaugurar a Escola Municipal São João na zona rural de Afogados da Ingazeira com o Prefeito José Patriota (PSB), o Ministro da Educação Mendonça Filho voltará nos próximos dias à região do Pajeú.
Na pauta serão visitadas às cidades de Itapetim do Prefeito Adelmo Moura, e Solidão administrada por Djalma Alves.
Como ministro, Mendonça já passou por Lagoa do Carro, Belo Jardim, Jaboatão, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira e São José da Coroa Grande.
Ele nunca admitiu, sequer em off, disputar o governo estadual em 2018. Mas sua passagem por Afogados da Ingazeira na última sexta-feira para inaugurar uma escola municipal atraiu 13 prefeitos de diferentes partidos, quase todos da Frente Popular.
A exceção foi o de Serra Talhada, Luciano Duque, que votou em Armando Monteiro (PTB) em 2014, mas está se desligando do PT.
Inauguração de escola em Afogados: Sem fora Temer e com muita segurança
O Cerimonial vindo de Recife e Brasília acompanhando Mendonça Filho Ministro da Educação, ao final da inauguração da Escola São João comemorou a tranquilidade com que transcorreu a solenidade.
No evento não houver nenhum sinal do movimento “Fora Temer” que em algumas cidades costuma se manifestar. Chamou a atenção a segurança do evento promovida pela Policia Militar, comandada pelo capitão Vieira.
Por André Luis Neste domingo (27), o amigo Anchieta Santos, recebeu uma série de homenagens durante o jogo do Afogados da Ingazeira F.C. contra o Náutico no estádio Valdemar Viana de Araújo, o Vianão, em Afogados da Ingazeira. O gerente da Rádio Pajeú – emissora onde Anchieta foi fundador da equipe esportiva Seleção do Povo, […]
Neste domingo (27), o amigo Anchieta Santos, recebeu uma série de homenagens durante o jogo do Afogados da Ingazeira F.C. contra o Náutico no estádio Valdemar Viana de Araújo, o Vianão, em Afogados da Ingazeira.
O gerente da Rádio Pajeú – emissora onde Anchieta foi fundador da equipe esportiva Seleção do Povo, que revelou vários nomes do rádio interiorano -, Nill Júnior agradeceu as homenagens em suas redes sociais.
“Passando por aqui para agradecer em nome da família e da Rádio Pajeú às homenagens ao inesquecível Anchieta Santos, ontem”, escreveu Nill.
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, por meio da Secretaria de Cultura e Esportes homenageou o comunicador com uma placa dando seu nome a cabine de transmissão da Rádio Pajeú no estádio Vianão.
O Afogados F.C – Time do qual Anchieta era grande incentivador, além de homenager o radialista com seu nome na manga das camisas, entregou uma autografada pelos atletas à família de Anchieta.
A torcida Afogados Chopp, também estreou a sua homenagem neste domingo. A arte com a imagem do comunicador da maioria ficará em meio às faixas da torcida. A arte e trabalho de pintura couberam ao talentoso artista plástico Edgley Brito.
“O Anchieta Bernardo, netinho de Anchieta, falava no vovô o tempo todo e o reconheceu no desenho: “porque vovô tá triste?” – perguntou por conta da pose fechada. Eu brinquei que era porque ele era bravo assim mesmo. Mas Anchieta era um mar de alegria e carinho com quem o conhecia como o neto. Só era sisudo com quem não prestava ou fazia mal ao povo”, destacou Nill Júnior.
Representaram as homenagens: pela Prefeitura, o prefeito Sandrinho Palmeira e o secretário de Cultura e Esportes, Augusto Martins; pelo Afogados F.C. o presidente Edygar Santos e o vice Ênio Amorim e a homenagem da torcida teve a iniciativa de Rogério de João Pessoa.
Da família estiveram presentes: a mãe Nair, as irmãs Ana, Socorro e Cléa, as filhas Rhayssa e Laysa e os netos Vitória e Bernardo.
Você precisa fazer login para comentar.