Notícias

Ação contra Bolsonaro por golpe avança à fase decisiva no STF nesta semana

Por André Luis

A partir de quarta-feira (13), o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado entra em sua etapa decisiva. Sete réus do núcleo considerado crucial para o desenvolvimento do plano do golpe têm até quarta para apresentar suas alegações finais ao STF (Supremo Tribunal Federal). Essa é a última oportunidade das defesas de apresentarem argumentos na tentativa de convencer os ministros do STF de sua versão dos fatos.

Após a entrega de todas as defesas, o relator do caso, Alexandre de Moraes, já poderá elaborar seu voto e liberar o caso para julgamento. Caberá ao presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, marcar uma data. Conforme apurou a CNN, os ministros já devem decidir pela condenação ou absolvição de Bolsonaro em setembro.

Além de Bolsonaro, são réus no núcleo 1 os ex-ministros Alexandre Ramagem, Augusto Heleno, Anderson Torres, Walter Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira; o ex-ajudante de ordens Mauro Cid; e o ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Mauro Cid, por ser delator, já apresentou suas alegações finais. Disse no documento que não compactuou com qualquer plano de golpe e que atuava alinhado ao então comandante do Exército, general Freire Gomes. Os advogados apresentaram diálogos como prova de que o militar se opunha à tentativa de ruptura institucional.

Na última semana, o ministro relator do caso, Alexandre de Moraes, pediu a prisão domiciliar de Bolsonaro, que também está sendo investigado em inquérito à parte por tentar atrapalhar as investigações e conspirar contra o Estado brasileiro nos EUA.

A medida inflou os ânimos em Brasília. Em frente à casa de Bolsonaro, manifestantes se reuniram vestidos com camisetas e bandeiras do Brasil em apoio ao ex-presidente. Em outras regiões da cidade, houve carreatas e buzinaços.

No Congresso, a oposição se mobilizou para reagir. Líderes da direita articulam propostas “anti-STF” e pressionam pela abertura de um processo de impeachment contra Moraes. Na terça-feira (5), senadores e deputados fizeram protestos nos plenários das duas Casas. Os parlamentares usaram adesivos na boca e ocuparam as mesas diretoras.

O vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), chegou a dizer que pautaria o projeto de lei que anistia condenados por participação no 8 de janeiro na primeira oportunidade que tiver de ocupar a presidência da Casa.

Já o Departamento de Estado dos EUA e a embaixada americana em Brasília acusaram Moraes de “flagrantes violações de direitos humanos” e fizeram ameaças contra aliados do ministro. Os ministros, porém, já afirmaram que não vão se intimidar ou submeter a pauta do Supremo a pressões externas.

Nesta semana, o núcleo 2 da ação golpista também deve avançar para as últimas etapas mesmo diante das pressões. O grupo deve finalizar as diligências complementares deferidas e caberá a Moraes abrir o prazo para as alegações finais da PGR no caso. As informações são da CNN Brasil.

Outras Notícias

Em Tuparetama Prefeito e irmão vereador fumam o cachimbo da paz

Por Anchieta Santos Eles já foram adversários em pleitos passados, o hoje prefeito Deva Pessoa no palanque do ex-prefeito Vitalino Patriota e o atual vereador Sávio Pessoa, defensor do ex-prefeito Sávio Torres. Quando Deva disputou a Prefeitura, Sávio enfrentou a reeleição no palanque do xará. Deva eleito, a família interferiu e o vereador se aproximou […]

Tácio Viu Assim
Tácio Viu Assim

Por Anchieta Santos

Eles já foram adversários em pleitos passados, o hoje prefeito Deva Pessoa no palanque do ex-prefeito Vitalino Patriota e o atual vereador Sávio Pessoa, defensor do ex-prefeito Sávio Torres.

Quando Deva disputou a Prefeitura, Sávio enfrentou a reeleição no palanque do xará. Deva eleito, a família interferiu e o vereador se aproximou politicamente do irmão. A união não durou muito.

Insatisfeito com a falta de atenção do irmão prefeito, o vereador rompeu, anunciou apoio ao amigo Romero Perazzo que lideraria uma chapa de 3ª via. A candidatura deu com os burros n’água. Insatisfeito Sávio anunciou que nem disputaria reeleição.

Bombeiros entraram em ação, a reaproximação aconteceu e Sávio Pessoa escalou a esposa Neide, enfermeira querida na cidade, como candidata a vereadora no palanque do Prefeito Deva que vai para a reeleição. Pelo menos por enquanto os irmãos Deva e Sávio Pessoa estão em paz.

Com Humberto, Duque cumpre agenda na zona rural

Luciano Duque e Márcio Oliveira, candidatos a prefeito e vice pela coligação “O Trabalho vai Continuar”, cumpriram mais uma extensa agenda na zona rural. O prefeito não compareceu à agenda do governador Paulo Câmara como costuma fazer institucionalmente, pela coordenação de Sebastião Oliveira. Duque tem como canal ao palácio o Federal Danilo Cabral. Neste sábado […]

dsc7983Luciano Duque e Márcio Oliveira, candidatos a prefeito e vice pela coligação “O Trabalho vai Continuar”, cumpriram mais uma extensa agenda na zona rural. O prefeito não compareceu à agenda do governador Paulo Câmara como costuma fazer institucionalmente, pela coordenação de Sebastião Oliveira. Duque tem como canal ao palácio o Federal Danilo Cabral.

Neste sábado (10), logo pela manhã, a chapa governista ouviu os produtores rurais de Poço do Serrote e no final da tarde participaram de um bate-papo na região de Serrinha, na comunidade de Poço da Cerca. O senador Humberto Costa acompanhou a primeira agenda.

“Cada dia que passa, estou mais alegre e animado. Receber o carinho e a confiança do homem e da mulher do campo, nos deixa certos que estamos no caminho certo”, disse em tom confiante. “Hoje foi um dia muito importante, onde na companhia do senador Humberto Costa, que nos prestigiou com a sua presença, estivemos na região do Poço do Serrote, uma comunidade numerosa; onde fomos recebidos como muita alegria”.

Luciano ainda lembrou-se dos investimentos que conseguiu levar para os moradores de Poço da Cerca, do Assentamento Virgulino Ferreira e Limoeiro, como poços artesianos, eletrificação rural de toda margem da barragem de Serrinha; “um investimento de mais de R$ 5 milhões”, destacou. Ele prometeu ainda  concluir mais de 40 quilômetros de estradas.

Operação da segunda etapa da Adutora do Pajeú suspensa

A Compesa informa que neste sábado (12), o funcionamento da segunda etapa do Sistema Adutor do Pajeú será suspenso. Tudo isso para que o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) possa dar início à regularização do nível de água do Canal do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, bem como do reservatório Barreiros. Em […]

A Compesa informa que neste sábado (12), o funcionamento da segunda etapa do Sistema Adutor do Pajeú será suspenso.

Tudo isso para que o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) possa dar início à regularização do nível de água do Canal do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, bem como do reservatório Barreiros.

Em função da paralisação, haverá redução de 40% no abastecimento das cidades de Tabira e São José do Egito. O município de Tuparetama e o distrito de Riacho do Meio, que fica em São José do Egito, ficarão sem abastecimento.

De acordo com informações repassadas pelo MDR à Compesa, a operação é de alta complexidade e a estimativa é de que a partir da próxima sexta-feira (18), o fornecimento de água comece a ser regularizado gradativamente nas localidades atingidas.

Durante esse período, a Compesa fará reforço no abastecimento por meio de carro pipa.

Ministério Público arquiva impugnação da candidatura de Rogério Leão

do Farol de Notícias Nessa sexta-feira (25) o pedido de impugnação de candidatura do ex-prefeito de São José do Belmonte foi arquivado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE),  e encaminhou o registro ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). O pedido de impugnação foi feito por um candidato a deputado estadual do PTB que em seguida retirou a […]

images

do Farol de Notícias

Nessa sexta-feira (25) o pedido de impugnação de candidatura do ex-prefeito de São José do Belmonte foi arquivado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE),  e encaminhou o registro ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). O pedido de impugnação foi feito por um candidato a deputado estadual do PTB que em seguida retirou a ação.  

“Recebi esta informação dos meus advogados e fiquei muito feliz porque se restabelece a verdade dos fatos. Eu vinha repetindo que não tenho nenhuma decisão colegiada que impede minha candidatura. Vinha repetindo que as minhas contas como gestor não apresentam dolo, apenas erros formai. Vinha repetindo que não tinha 11 processos como foi propagado porque cada vez que recorria gerava um outro processo. Alguns não quiseram enxergar isso. Portanto, o Ministério Público Eleitoral agiu conforme a lei e vou seguir coma minha campanha mais aliviado”, disse Rogério Leão.

Segundo ele, até agora não foi possível entender as razões que levaram o candidato petebista, Álvaro Porto, a pedir o indeferimento da sua candidatura e depois recuar. “Devia esta satisfação ao povo de Pernambuco. Agora tudo está esclarecido”, declarou Rogério Leão.

Afogados: anunciada programação do Encontro de Motociclistas 2016

Foi anunciada hoje em coletiva a programação do Encontro dos Motociclistas, promovido pelo Motoclube Dragões de Aço, de 21 a 24 de janeiro do próximo ano. O anúncio foi feito pelo Presidente do Motoclube, Celso Brandão. O anúncio teve a presença de representantes do Motoclube, da imprensa, da Câmara de Vereadores (Igor Mariano), do Secretário […]

celso_brandao-660x330

Foi anunciada hoje em coletiva a programação do Encontro dos Motociclistas, promovido pelo Motoclube Dragões de Aço, de 21 a 24 de janeiro do próximo ano. O anúncio foi feito pelo Presidente do Motoclube, Celso Brandão.

O anúncio teve a presença de representantes do Motoclube, da imprensa, da Câmara de Vereadores (Igor Mariano), do Secretário de Cultura Alessandro Palmeira e do prefeito José Patriota.

“A nossa rede de hotéis e pousadas fica com 100% de sua ocupação. Com isso, os donos de hotéis compram mais nos supermercados. Sem contar o que os motociclistas gastam nos restaurantes, nos bares, nos postos de combustível e em nosso comércio local,” afirmou ao justificar o apoio para a 15ª edição.

programação-motociclistas-2016