Notícias

Prefeitura de Afogados da Ingazeira anuncia programação carnavalesca

Por Nill Júnior

824e605b82fc36f023558fd3bcb5dd99-533x400

Carnaval dos Tabaqueiros começa no sábado

O Secretário de Cultura e Esportes de Afogados, Alessandro Palmeira, divulgou na manhã desta quarta (03), a programação completa do carnaval no município. “Apesar da crise e das dificuldades já do conhecimento de todos, nos planejamos com bastante antecedência para garantir a realização de um dos melhores e mais tradicionais carnavais do Pajeú,” garantiu Alessandro Palmeira.  Ele esteve no programa Manhã Total, da Rádio Pajeú.

A novidade este ano é o reconhecimento da Prefeitura do animado carnaval realizado no bairro Sobreira e no espaço em frente ao ateliê do artista Luciano Pires, incorporando os dois espaços como Polos oficiais do Carnaval Afogadense. No Sobreira, o polo será no campo de futebol Cohabão. Com o reconhecimento como polos oficiais, os dois espaços ganharão da Prefeitura apoio logístico e de infraestrutura, com a instalação de banheiros químicos, tendas, som e atrações musicais.

A abertura oficial será no sábado de Zé Pereira, com presenças Prefeito José Patriota e da primeira dama, Madalena Leite. Mais uma vez confirmada a estratégia da Prefeitura em valorizar a tradição dos tabaqueiros afogadenses, como elemento de afirmação do nosso carnaval com relação a outros municípios do Estado. “É o que nos diferencia dos demais carnavais,” finalizou Alessandro. Afogados não terá problemas com a recomendação do TCE uma vez que está em dias com o pagamento do seu funcionalismo público.

Confira a programação :

Sábado, 06 de Fevereiro

12h: Bloco Asa no Frevo (Casa de Bobô). Atrações: Orquestra de Frevo Jogando Brasa & Quarteto do Samba

14h: Bloco das Virgens (Concentração: Ateliê de Luciano Pires. Desfile às 18hs pela Avenida Rio Branco em direção à Praça de Alimentação)

19h: Abertura Oficial – Polo Rio Branco – Grande caminhada em direção à Praça de Alimentação com a participação dos Blocos Flor do Mandacaru, Bloco da Melhor Idade, troças, Rei e Rainha 2016, Princesinha do Carnaval, tabaqueiros, virgens, passistas, maracatu, Boi de Hermes, Boi de Genésio, orquestra de Frevo e foliões em geral.

20h30: Orquestra Show de Frevo – Polo Praça de Alimentação

21h: Bloco A Onda – Polo Rio Branco. Atração: Pedrinho Pegação

Carnaval - Tabaqueiros

Domingo, 07 de Fevereiro

08h: Polo das Virgens do Sobreira (Concentração na Rua Berta Celi e em seguida desfile pelas ruas da cidade ate o campo do COHABÃO, no Bairro COHAB)

Atração: Edmilson e Banda Encantos Dourados

12h: Bloco Leão do Norte – Polo das Tradições no Bar Bode Assado. Atração: Josimar Show. Descida às 17hs com a Orquestra Show de Frevo até a Avenida Rio Branco.

12 – Polo Campestre. Atração: Edmilson e Banda Encantos Dourados

12h: Bloco Chupa Litro na Vila Pitombeira

12h: Polo AABB. Atração: Orquestra Jogando Brasa

14h: Bloco Cazá Cazá – Polo Alternativo. Atração: Genival e Grupo Versátil

15h30: Bloco Unidunitê- Polo Rio Branco, com desfile até a Praça de Alimentação

17h: Trio Elétrico Tradição dos Tabaqueiros (Concentração Polo Rio Branco com os Blocos Cazá Cazá e Leão do Norte e Foliões em geral). Atração: Banda Ópera

19h: Desfile de Fantasia Infantil e Orquestra Show de Frevo – Polo Praça de Alimentação

21h: Bloco A Onda- Polo Rio Branco. Atração: Trio da Huanna

Segunda, 08 de Fevereiro

13h: Toca da Codorna (Bairro São Francisco). Atração: Luciano Lima

12h: Polo Campestre. Atração: Genival e Grupo Versátil

12h: Polo Alternativo. Atração: Quarteto do Samba

12h: Polo Tradição dos Tabaqueiros- Bar do Bode Assado. Atração: Josimar Show

14h: Bloco Mela Mela com Paredão de Som (Concentração na Rua 7 de Setembro, Bairro São Francisco)

15h: Concentração do Bloco dos Tabaqueiros no Polo Bode Assado com descida em desfile até Avenida Rio Branco

17h: Trio Elétrico Tradição dos Tabaqueiros descida com o Bloco Tô na Folia e Foliões. Atração: Maestro Lima Neto e Banda

19h: Concurso de Tabaqueiros no Polo Praça de Alimentação e em seguida Orquestra Show de Frevo

21h: Bloco A Onda- Polo Rio Branco. Atração: Turma da Bregadeira

Terça, 09 de Fevereiro

10h: Bloco A Onda-Polo Rio Branco. Atração: Cavaleiros do Forró

13h: Polo Alternativo. Atração: Tiago Souza e Banda

13h: Bloco A Cobra Vai Subir (Concentração no Polo das Tradições no Bar do Bode Assado). Atração: Genival e Grupo Versátil

17h: Descida do Bloco A Cobra Vai Subir com a Orquestra Show de Frevo em direção à Avenida Rio Branco, logo em seguida Trio Tradição dos Tabaqueiros com a Banda Vizú arrastando os Foliões do Bloco e Foliões em geral.

19h: Desfile das Virgens – Polo Praça de Alimentação e em seguida Orquestra Show de Frevo

Outras Notícias

Waldemar se sensibiliza com escritores serra-talhadenses e diz que incentivos são fundamentais‏

O advogado e pré-candidato a prefeito de Serra Talhada pelo PR (Partido da República), Waldemar Oliveira (Dema), ligou para o Caderno 1 para dizer que é sensível a causa dos escritores de Serra Talhada, para ele, a Lei do Livro é algo extraordinário e que deveria ser vista pelo poder público com mais carinho. “No nosso entender […]

Foto: Farol de Notícias
Foto: Farol de Notícias

O advogado e pré-candidato a prefeito de Serra Talhada pelo PR (Partido da República), Waldemar Oliveira (Dema), ligou para o Caderno 1 para dizer que é sensível a causa dos escritores de Serra Talhada, para ele, a Lei do Livro é algo extraordinário e que deveria ser vista pelo poder público com mais carinho.

“No nosso entender esta é uma área que deve ter incentivos, como o que foi citado, com realização de concursos literários e com a Lei do Livro, fazendo a produção dos autores locais chegar aos mais distantes recantos do município. É nossa gente escrevendo para nossa gente, temos que valorizar esta iniciativa. Sou solidário a causa dos escritores”, declarou Waldemar.

Segundo ele, artistas, escritores, produtores culturais da cidade tem lhe procurado para se queixarem da política cultural do Governo atual do município,“imagino algo diferente, terei, com certeza, um olhar especial para cultura da nossa terra”, concluiu.

TCE julga regulares contas de 2019 da Câmara de Brejinho

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou nesta quinta-feira (3) processo de Prestação de Contas de Gestão da Câmara de Brejinho relativo ao exercício financeiro de 2019.  Por unanimidade, o Colegiado julgou regulares as contas que são de responsabilidade do presidente e ordenador de despesas Rossinei Cordeiro de Araujo. Além dele, […]

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou nesta quinta-feira (3) processo de Prestação de Contas de Gestão da Câmara de Brejinho relativo ao exercício financeiro de 2019. 

Por unanimidade, o Colegiado julgou regulares as contas que são de responsabilidade do presidente e ordenador de despesas Rossinei Cordeiro de Araujo.

Além dele, aparecem como interessados no processo Amarildo Correia de Lima (Contador) e Suenia de Sousa Costa (Controle interno). O relator do processo foi o conselheiro substituto Ricardo Rios.

Prorrogada prisão dos cinco conselheiros do TCE-RJ suspeitos de corrupção

G1 O Ministro Felix Fisher, do Superior Tribunal de Justiça, determinou a prorrogação da prisão provisória dos cinco conselheiros do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) presos na última quarta-feira. Eles são acusados de receber propina para fazer vistas grossas em obras e contratos de empreiteiras com o governo estadual. A prorrogação da […]

G1

O Ministro Felix Fisher, do Superior Tribunal de Justiça, determinou a prorrogação da prisão provisória dos cinco conselheiros do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) presos na última quarta-feira.

Eles são acusados de receber propina para fazer vistas grossas em obras e contratos de empreiteiras com o governo estadual.

A prorrogação da prisão foi pedida pelo vice-procurador-geral da República, José Bonifácio de Andrada, que está à frente do caso. O prazo da primeira prisão temporária terminaria neste domingo (2). Com a nova ordem, os conselheiros podem ficar presos até a próxima sexta-feira (7).

As prisões temporárias foram pedidas com base nas delações do ex-presidente do TCE Jonas Lopes de Carvalho Filho, que já estava afastado desde o ano passado, e de seu filho o advogado Jonas Lopes de Carvalho Neto. As delações foram homologadas recentemente pelo ministro Fischer. Os dois estão soltos.

Domingos Brasão, José Gomes Graciosa, Marco Antônio Alencar, José Nolasco e Aluísio Gama estão na Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu. Já Aloysio Neves está em prisão domiciliar, de acordo com decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). As informações são da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Os cinco dos sete conselheiros do TCE-RJ foram alvo da operação Quinto do Ouro, da Polícia Federal, que investiga um esquema de propina que pode ter desviado até 20% de contratos com órgãos públicos para autoridades públicas.

A operação foi batizada de Quinto do Ouro em referência ao Quinto da Coroa, um imposto correspondente a 20% que a Coroa Portuguesa cobrava dos mineradores de ouro no período do Brasil Colônia, e que acabava desviado.

O Tribunal de Contas é responsável por fiscalizar a gestão de recursos públicos do estado e dar transparência às ações do governo. Ele não é vinculado à Justiça, e sim um órgão de apoio à Assembleia Legislativa. Quando solicitado, também pode auxiliar o Executivo, Judiciário, Ministério Público, Receita Federal, demais tribunais de contas e outros setores. Os conselheiros são nomeados pelo governador do estado.

Em 5 meses de governo, Temer recebe quase 14% do Congresso

Do G1 Ao longo de seus cinco meses de governo interino e efetivo, o presidente Michel Temer já recebeu 13,4% de todos os 594 deputados e senadores do Congresso Nacional. Ao todo, 80 congressistas foram recebidos em audiências no gabinete de Temer no terceiro andar do Palácio do Planalto, conforme a agenda oficial do peemedebista. O levantamento […]

Ex-presidente da Câmara, Michel Temer tem valorizado a articulação política direta com os integrantes de sua base aliada (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Ex-presidente da Câmara, Michel Temer tem valorizado a articulação política direta com os integrantes de sua base aliada (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

Do G1

Ao longo de seus cinco meses de governo interino e efetivo, o presidente Michel Temer já recebeu 13,4% de todos os 594 deputados e senadores do Congresso Nacional. Ao todo, 80 congressistas foram recebidos em audiências no gabinete de Temer no terceiro andar do Palácio do Planalto, conforme a agenda oficial do peemedebista.

O levantamento do G1 considerou as audiências realizadas entre 12 de maio – data em que ele assumiu interinamente a Presidência – e 11 de outubro, último dia em que ele despachou no Planalto antes de viajar para a Ásia. A reportagem contabilizou apenas as audiências oficiais divulgadas na agenda do peemedebista pela assessoria de imprensa do palácio.

O levantamento não inclui os deputados e senadores que se reuniram com Temer em cafés da manhã, almoços e jantares nas residências oficiais da Presidência e da Vice-Presidência. Além disso, também não estão contabilizadas conversas extra-oficiais que não constaram na agenda do peemedebista.

Os parlamentares mais prestigiados com audiências na sede do Executivo federal são os das bancadas do PMDB, partidos de Temer. Desde que ele assumiu o comando do Planalto, 20 deputados e senadores peemedebistas já o visitaram no palácio.

Para se reunir com Temer, deputados e senadores podem ter de enfrentar uma fila de espera de até um mês. No total, ele já recebeu congressistas de 17 legendas. Alguns parlamentares, inclusive, já o visitaram mais de uma vez.

O segundo partido que mais teve parlamentares no gabinete de Temer foi o PSDB, com audiências. O partido comanda três ministérios: Cidades, Justiça e Relações Exteriores.

Outra sigla com acesso praticamente franqueado ao Planalto é o PP. Os progressistas já foram recebidos em nove audiências oficiais.

As conversas de deputados e senadores com Temer costumam se estender por no máximo uma hora e meia. Muitas audiências, entretanto, se encerram em no máximo 30 minutos.

Os congressistas mais assíduos no gabinete presidencial são os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O deputado do DEM foi recebido seis vezes pelo presidente desde que Temer ocupou a cadeira de Dilma Rousseff.

Já Renan esteve sete vezes no Planalto para falar com o colega de partido desde que maio, isso sem contar os constantes encontros informais, jantares e almoços.

A primeira vez que Temer recebeu parlamentares oficialmente no palácio foi em 17 de maio – apenas cinco dias depois de ele assumir interinamente o comando do país. Naquele dia, ele se reuniu, inicialmente, com líderes da Câmara dos Deputados. Na sequência, ele atendeu a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) e, depois, Renan Calheiros.

Desde que se assumiu definitivamente a Presidência, em 31 de agosto, Michel Temer intensificou sua conversas tête-a-tête com deputados e senadores. Em menos de 30 dias, ele recebeu, pelo menos, 17 parlamentares.

O primeiro parlamentar a ser recebido oficialmente após o afastamento definitivo de Dilma foi o senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTC-AL), que também foi afastado do Planalto por meio de um processo de impeachment. A audiência ocorreu no dia 8 de setembro.

Tancredo Neves é declarado Patrono da Redemocratização Brasileira

Foto: Célio Azevedo/Agência Senado A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou, nesta quinta-feira (12), projeto que declara o ex-presidente Tancredo Neves como Patrono da Redemocratização Brasileira. A decisão é terminativa e segue para sanção presidencial, salvo recurso para votação em Plenário. Tancredo de Almeida Neves (1910—1985) foi eleito presidente da República pelo Colégio […]

Foto: Célio Azevedo/Agência Senado

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou, nesta quinta-feira (12), projeto que declara o ex-presidente Tancredo Neves como Patrono da Redemocratização Brasileira. A decisão é terminativa e segue para sanção presidencial, salvo recurso para votação em Plenário.

Tancredo de Almeida Neves (1910—1985) foi eleito presidente da República pelo Colégio Eleitoral (formado pelas duas casas do Congresso) em 15 de janeiro de 1985. Sua eleição marcou o fim de 21 anos de ditadura militar. Porém, em 14 de março, véspera da posse, o político mineiro foi internado com problemas abdominais, e seu companheiro de chapa, José Sarney, assumiu a Presidência. Tancredo morreu em 21 de abril, em São Paulo, e Sarney completou seu mandato até 1990.

O relatório na CE foi do senador Confúcio Moura (MDB-RO). O PL 3.778/2021 foi apresentado em 2005, pela então deputada federal Fátima Bezerra (posteriormente senadora e atual governadora do Rio Grande do Norte), como PL 5.851. Foi aprovado na Câmara dos Deputados em outubro passado. Teve origem em uma sugestão (SUG 100/2005) da Associação Comunitária de Chonim de Cima, distrito de Governador Valadares (MG).

Presente à reunião, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) exaltou a trajetória de Tancredo:

— Eu, como mineiro, não poderia deixar de manifestar a importância de reconhecer Tancredo Neves pelo seu trabalho.

Símbolo

Na justificação do projeto, Fátima Bezerra ressaltou que a atividade política de Tancredo foi decisiva para a consolidação das instituições democráticas: “Tancredo Neves ocupou papel de destaque no processo político que se convencionou chamar de ‘redemocratização’, um período marcante na história republicana do país, que culminou com sua eleição.”

No Senado, Confúcio lembrou que, pela legislação (Lei 12.458, de 2011), patronos podem ser escolhidos entre brasileiros mortos há pelo menos dez anos, que tenham demonstrado especial dedicação ou se distinguido por excepcional contribuição ao segmento para o qual sua atuação servirá de paradigma.

O Panteão da Pátria e da Democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, leva o nome de Tancredo Neves. As informações são da Agência Senado.