Notícias

Zeca e Siqueirinha visitam Natal Luz de Gramado em preparação para o Encantos do Sertão

Por André Luis

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, e o vice-prefeito Siqueirinha visitaram o Natal Luz de Gramado (RS) para conhecer de perto a estrutura e a organização do evento, que servirá de referência para o Natal Luz – Encantos do Sertão, projeto que será lançado no município no dia 28 de novembro.

A visita teve como objetivo alinhar os últimos detalhes da programação e das ações que irão compor o evento arcoverdense. A produção do Encantos do Sertão contará com a mesma equipe técnica responsável pelo espetáculo realizado em Gramado, reunindo elementos de tecnologia, arte e valorização cultural.

Segundo o prefeito Zeca Cavalcanti, a iniciativa busca aliar inovação e identidade local.

“Queremos unir o brilho das grandes produções à força das tradições do Sertão. O Natal Luz – Encantos do Sertão será um momento de celebração da fé, da cultura e do talento do nosso povo”, afirmou.

O evento terá início no dia 28 de novembro, às 18h, com o acendimento das luzes e o lançamento da programação natalina. Ruas, praças e pontos turísticos serão iluminados, compondo o cenário da celebração.

O Natal Luz – Encantos do Sertão é uma realização da Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Eventos, e tem como propósito fortalecer o turismo, valorizar a cultura local e promover o desenvolvimento social do município.

Outras Notícias

Raquel Lyra se reúne com mulheres que compõem o Governo 

No Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março, a governadora Raquel Lyra encerrou as suas agendas públicas se reunindo com mulheres que compõem o Governo de Pernambuco em diversas áreas. Durante o bate-papo, que aconteceu no auditório da Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, foram compartilhados pela governadora e pela vice-governadora […]

No Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março, a governadora Raquel Lyra encerrou as suas agendas públicas se reunindo com mulheres que compõem o Governo de Pernambuco em diversas áreas.

Durante o bate-papo, que aconteceu no auditório da Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, foram compartilhados pela governadora e pela vice-governadora Priscila Krause os desafios e experiências da gestão e a relevância de mulheres estarem ocupando vários postos em ambientes de trabalho diversos. 

“Esse encontro é para celebrar e refletir sobre esse Dia da Mulher e mostrar para as mulheres de Pernambuco que elas não estão sozinhas, porque contamos com um time de muitas de nós para fazer um Estado melhor para se viver. Fizemos e vamos fazer ainda mais políticas públicas e ações para as mulheres, como a construção de maternidades, de creches, e o programa Mães de Pernambuco”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Priscila Krause, por sua vez, falou sobre os desafios que a dupla enfrenta diariamente. “Nossa força é do tamanho do desafio que superamos todos os dias. Nós, duas mulheres no governo, estamos trabalhando para construir um novo tempo, uma nova história, e sabemos que todas vocês estão juntas com a gente”, destacou.

Ainda durante o encontro, houve uma palestra da defensora pública Debora Andrade sobre o papel da Defensoria Pública na promoção, assistência e defesa dos direitos das mulheres. A secretária da Mulher, Mariana Melo, também conversou com o público feminino apresentando o panorama e dados sobre as mulheres em Pernambuco e no Nordeste, além de ter apresentado as entregas do Governo do Estado em ações para as mulheres ao longo da gestão.

“Nesse momento, nesse dia tão simbólico que é o Dia Internacional da Mulher, nós queremos que as mulheres do Governo saibam o que as outras secretarias estão fazendo, porque as entregas da mulher e para a mulher pernambucana pelas secretarias são entregas transversais”, registrou a secretária Mariana Melo.

Ao longo do dia, a governadora participou da ação social promovida pelo Governo para as mulheres, lançou o Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino e lançou a modalidade Reforma do Lar do Programa Morar Bem, que vai financiar obras em residências chefiadas por mulheres economicamente vulneráveis.

O blog na história e um jogo do Guarany FC na década de 50

A ideia do quadro O Blog na História é trazer fatos publicados ao longo dos anos como marca dos quinze anos da página, comemorados neste ano de 2019. Mas, como não há ciência exata fora do Reino da Matemática, hoje o blog busca na história o belo trabalho de documentação do Diário de Pernambuco, em […]

Foto gentilmente cedida por Fernando Pires

A ideia do quadro O Blog na História é trazer fatos publicados ao longo dos anos como marca dos quinze anos da página, comemorados neste ano de 2019.

Mas, como não há ciência exata fora do Reino da Matemática, hoje o blog busca na história o belo trabalho de documentação do Diário de Pernambuco, em texto do advogado, leitor e parceiro Paulo Arruda Veras, sobre o desafio entre o saudoso Guarany contra o Paraná do Espinheiro.

Ainda, um recorte sobre a Rádio Pajeú e a inauguração do seu novo transmissor em 1967:

Guarany bate Paraná do Espinheiro por 3×0:

Timóteo, Dão e Chico. Zé Lopes, Bizuringa e Mestre Biu. Alexandre, Pedrinho, Gilberto, Zezito e Severino.

Eis o esquadrão do imbatível Guarany Afogadense. O ano era 1956, mais precisamente em 12 de Outubro. O time local entrou em campo para medir forças contra o Paraná do Espinheiro, time da capital pernambucana. O confronto era destaque no Diário de Pernambuco, em matéria de Assis Barros.

O time local venceu por 3×0. Curioso e o fato do texto do Diário tentar justificar a derrota da equipe recifense. “O quadro visitante não poderia jogar bem, depois de 14 horas de viagem e do baile, realizado no Aero Clube”.

A precisão dessas informações só é possível graças ao excelente e louvável trabalho desenvolvido pela Biblioteca Nacional que disponibiliza gratuitamente um acervo gigante dos mais importantes periódicos da história do brasil, e mais, com incrível ferramenta de busca.

A mesma matéria ainda destaca os bailes oferecidos aos atletas da capital no saudoso ACAI, além da hospitalidade de memoráveis afogadenses como Dr. Jesus, Hermenegildo Marinho dentre outros.

Veja detalhes clicando aqui

Rádio Pajeú inaugura novo transmissor

Seguindo a mesma toada, foi destaque no mesmo periódico, desta feita na edição de 19 de Julho de 1967 a entrada em funcionamento do novo transmissor da Rádio Pajeú.

Disse a matéria:

“A VOZ DO SERTÃO PERNAMBUCANO – A Rádio Pajeú de Cultura e Educação Popular, que há vários anos vem prestando relevantes serviços à comunidade sertaneja e que honrou o sertão pernambucano como pioneira na radiofusão, fará entrar em funcionamento o novo transmissor de meio Kilowatt nos próximos dias. Essas foram as informações do diretor comercial daquela emissora, o sr. João Gomes, que adiantou ainda o propósito da Pajeú de servir da melhor maneira, educando e difundindo o progresso da terra e da sua gente”.

Veja o link clicando aqui

Um pedaço considerável da história do Brasil e também da nossa Afogados da Ingazeira está a um clique de distância.

Adesivaço marca início da campanha de Aline e Chico em Itapetim

A campanha de Aline, candidata a prefeita de Itapetim, e Chico de Laura, vice-prefeito, começou a campanha com adesivaço nesta sexta-feira (16). Segundo nota, uma grande quantidade de veículos foram adesivados na Praça Poeta Rogaciano Leite, onde também foi inaugurado o comitê “Esquina 40”. O prefeito Adelmo Moura participou intensamente da atividade. “Foi um momento […]

A campanha de Aline, candidata a prefeita de Itapetim, e Chico de Laura, vice-prefeito, começou a campanha com adesivaço nesta sexta-feira (16).

Segundo nota, uma grande quantidade de veículos foram adesivados na Praça Poeta Rogaciano Leite, onde também foi inaugurado o comitê “Esquina 40”.

O prefeito Adelmo Moura participou intensamente da atividade.

“Foi um momento lindo e histórico. Estamos honrados com o apoio de tantas pessoas, e isso só nos dá mais força para continuar nossa caminhada por uma Itapetim cada vez melhor para a nossa gente”, afirmou Aline.

Celpe é a empresa mais reclamada do mês em Pernambuco

O Procon-PE atendeu no mês de julho 5.298 consumidores, dos quais gerou 2.337 reclamações. O primeiro lugar ficou com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), com 128 reclamações. O maior número de atendimento acontece de forma presencial nas unidades físicas, onde 4.923 pessoas procuraram uma das unidades do órgão. Lembrando que o Procon-PE, também possui o […]

O Procon-PE atendeu no mês de julho 5.298 consumidores, dos quais gerou 2.337 reclamações. O primeiro lugar ficou com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), com 128 reclamações.

O maior número de atendimento acontece de forma presencial nas unidades físicas, onde 4.923 pessoas procuraram uma das unidades do órgão. Lembrando que o Procon-PE, também possui o Procon Móvel, veículo que vai até os bairros.

Os consumidores que abriram reclamações contra a Celpe reclamam de cobrança indevida e/ou abusiva, dano material decorrente de serviço e serviço mal executado.

O segundo lugar do ranking ficou com a Compesa, com 87 reclamações, o grupo econômico Bradesco, onde estão o Banco Bradesco, a Bradesco Cartões, Bradesco Vida e Providência, Bradesco Saúde, Bradesco Promotora e Bradesco Capitalização, ficou em terceiro lugar, totalizando 60 reclamações. O quarto e quinto lugar ficou com dois grupos econômicos formado por bancos.

Para abrir uma reclamação no Procon-PE o consumidor deve comparecer a uma de nossas 59 unidades munido de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. É preciso levar também documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, fatura, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

Ranking das empresas mais reclamadas em julho de 2018

 Celpe – 128

 Compesa – 87

 Bradesco – 60

4º Caixa Econômica Federal – 56

 Itaú – 53

 OI Móvel e OI Fixo – 50

 TIM Nordeste – 49

8º Banco do Brasil- 40

 Magazine Luiza S/A – 35

10º Vivo Telefonia – 34

Fredson comemora limpeza da Barragem do Retiro após 33 anos

A Barragem do Retiro passou por um importante serviço de limpeza e manutenção após 33 anos de sua inauguração. O reservatório é fundamental para o abastecimento da comunidade do Retiro e de diversas localidades vizinhas na zona rural de São José do Egito. A ação foi realizada em parceria com o Governo de Pernambuco, por […]

A Barragem do Retiro passou por um importante serviço de limpeza e manutenção após 33 anos de sua inauguração. O reservatório é fundamental para o abastecimento da comunidade do Retiro e de diversas localidades vizinhas na zona rural de São José do Egito.

A ação foi realizada em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da governadora Raquel Lyra “Depois de mais de três décadas, a Barragem do Retiro recebeu a atenção que precisava. Cuidar dos nossos reservatórios é garantir água para o povo, é preparar o município para o período de chuvas e fortalecer quem vive no campo. Agradeço à governadora Raquel Lyra por atender mais essa solicitação importante para São José do Egito.”

Durante a visita, o prefeito esteve acompanhado do vereador Tadeu do Hospital que comemorou a conquista e reforçou a importância da parceria institucional para atender as comunidades da região.