Yane Marques disputa final da Copa do Mundo nos EUA
Por Nill Júnior
JC On Line
Yane Marques encara um dos principais desafios antes dos Jogos Olímpicos a partir da quinta-feira, quando inicia a disputa a grande final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, em Sarasota, nos Estados Unidos.
A pernambucana será a única representante do País na competição, que encerra o primeiro período pré-olímpico em 2016.
Atual número 6 do ranking da União Internacional da modalidade, Yane se credenciou para a final após conquistar os 21º, 9º, 5º lugares nas três primeiras etapas da Copa, nessa ordem. Seus resultados foram tão bons que ela não precisou disputar a quarta fase do torneio para buscar a classificação. Agora, sua meta é voltar a apresentar bom desempenho para figurar entre as primeiras colocações.
Para isso, Yane vem treinando muito. Nas últimas semanas ela viajou para Belo Horizonte, onde treinou esgrima com seu técnico Thales Metre, e para o Corolado, onde realizou um camping com outros pentatletas. A estratégia da pernambucana visa melhorar sua técnica na esgrima, esporte em que o nível não é tão elevado no Brasil.
“A gente faz essas viagens para treinar com outros competidores e sempre buscar melhorias. É produtivo e necessário porque jogo com atletas de países que têm tradição no esporte”, comentou Yane, que após a final segue para a França para realizar mais um camping.
A temporada na Europa só finaliza com a disputa do Campeonato Mundial, entre os dias 22 e 29 de maio, em Moscou, na Rússia. Na ocasião, Yane vai tentar repetir o bom rendimento que teve no ano passado, quando conquistou o bronze e garantiu sua vaga nos Jogos do Rio.
A última pesquisa realizada pelo Instituto Opinião este ano mostra um cenário relativamente inalterado em relação à pesquisa anterior, divulgada em setembro. No bloco governista, apesar do puxa e encolhe, o prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares (União Brasil) lidera os levantamentos. A impressão é de que todo o vai e vem em torno de […]
A última pesquisa realizada pelo Instituto Opinião este ano mostra um cenário relativamente inalterado em relação à pesquisa anterior, divulgada em setembro.
No bloco governista, apesar do puxa e encolhe, o prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares (União Brasil) lidera os levantamentos. A impressão é de que todo o vai e vem em torno de seu nome fortaleceu sua percepção junto à opinião pública.
Na oposição, a novidade é que o nome do ex-prefeito e ex-deputado José Marcos de Lima aparece com mais força que o do ex-prefeito Romério Guimarães e que o presidente da Câmara João de Maria.
O empresário Fredson Brito, como esperado, ainda carece de mais inserção e conhecimento junto à opinião pública. Usar mais veículos de massa seria um caminho, somado à articulação que tem feito com os nomes da oposição. Mas já empata tecnicamente em segundo quando o Instituto quer saber qual o melhor nome do bloco.
Um dos cenários estimulados incluiu Augusto Valadares, Eclérinston Ramos, Zé Marcos, Romério Guimarães, João de Maria, Fredson Brito, Dr Júnior de Gilvaney e o Secretário de Cultura Henrique Marinho. Augusto chega a 37,5%, contra 10% de Zé Marcos, 9,3% de Eclérinston Ramos, 7,3% de Romério Guimarães, 6% de João de Maria, 4,3% de Fredson Brito, 1,5% de Dr Júnior de Gilvaney e 0,8% de Henrique marinho. Não sabem ou não opinaram 13%. Brancos, nulos ou nenhum somam 10%.
O Opinião perguntou qual o melhor nome da base governista para disputar as eleições. Para 68%, o melhor nome é o de Augusto Valadares. Um total de 19,4% escolheram Eclérinston Ramos, 2,95 disseram ser Júnior de Gilvaney, 2,4% citaram Henrique Marinho e apenas 0,5% citaram o empresário Edílio Lira.
Augusto lidera todos os cenários pintados pelo Opinião. Contra Zé Marcos, tem 50,9% contra 26,8% do ex-deputado. Branco, nulo e nenhum somam 11,5%. Indecisos e não sabem, 10,8%.
Quando o opositor é Romério Guimarães, tem 50,6% contra 28,8% do ex-prefeito. 11,3% disseram votar branco, nulo ou em nenhum. E indecisos são 9,3%.
Quando o nome da oposição é Fredson Brito, 57,95 para Augusto contra 13,8% do empresário. Brancos, nulos e nenhum vão a 15,8%. Indecisos são 12,5%. Contra João de Maria, 53,9% contra 20,8%. Brancos, nulos e nenhum são 13,8%. E 11,5% são indecisos ou não sabem 11,5%.
Está provado que, à exceção de Augusto Valadares, o melhor nome é o do vice, Eclérinston Ramos, que tem declarado não ser candidato por questões pessoais. Ele não tem o mesmo desempenho do prefeito de Ouro Velho, mas bateria Zé Marcos (43,4% x 30,3%), João de Maria (46,6% x 24,3%), Fredson Brito (49,4% x 17,3%) e Romério Guimarães (42% x 30,5%). Edílio Lira não repete o desempenho de Augusto e Eclérinston.
O Opinião perguntou qual seria o melhor nome da oposição para a disputa municipal. O ex-prefeito e ex-deputado José Marcos de Lima lidera com 35% das intenções. Na sequência, um empate técnico entre Romério Guimarães (16,5%), Fredson Brito (16,5%) e João de Maria (15,2%).
Espontânea
Na pesquisa espontânea, em que não são oferecidas opções para o eleitor, Augusto Valadares tem 14,3%. O prefeito Evandro Valadares,que não pode ser candidato, tem 10,3%. Na sequência, Fredson Brito (2,8%), Romério Guimarães (1,5%), João de Maria (0,8%), Eclér00inton Ramos (0,5%), Zé marcos (0,5%) e Henrique Marinho (0,3%). Indecisos e não sabem, como é comum nesse cenário, somam 63%. Brancos, nulos e nenhum, 6%.
Poder de transferência
O prefeito Evandro Valadares continua tendo bom poder de transferência de votos. O Opinião perguntou: o senhor votaria em um(a) candidato (a) a prefeito apoiado ou indicado por Evandro Valadares? um total de 47,9% disseram que sim, contra 26,3% que disseram não votar de jeito nenhum e 21,8% que disseram votar, dependendo do candidato. Não responderam 4%.
Avaliação governo Evandro Valadares
O Opinião perguntou: na sua opinião, como o(a) sr.(a) avalia a administração do prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares? Para 15,4% a gestão é ótima, contra 27,3% que a avaliam como boa, 34,4% como regular, 8% dizem ser ruim, 11,5% dizem ser péssima e 3,5% não sabem ou não opinaram.
Quando a população foi perguntada se aprova ou não a gestão, 56% disseram aprovar contra 29,5% que desaprovam. Não sabem ou não opinaram 14,5%.
Dados da pesquisa
As entrevistas foram realizadas com os moradores da zona urbana foram realizadas nos seguintes bairros: Alto Boa Vista, Boa Vista, Centro, Ipiranga, Jardim Bela Vista, Junior Valadares, Loteamento Cassiano, Loteamento Morada Nobre, Loteamento Rita Viana, Novo Horizonte, Planalto, São Borja, São João, Vila da COHAB e no Distrito Riacho do Meio e Distrito Bonfim. E com os moradores da zona rural foram realizadas nas seguintes localidades: Baraúnas, Batatas, Espirito Santo, Juazeirinho, Mundo Novo, Povoado Curralinho, Povoado dos Grossos, São Sebastião do Aguiar e Serra do Machado.
A pesquisa foi realizada com eleitores de 16 anos ou mais da área em estudo no dia 21 de dezembro de 2023. O intervalo de confiança estimado é de 90,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e
padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.
O maior desafio da Fundação Terra é manter-se sem a figura do sacerdote Airton Freire. Isso porque, dado o formato da Fundação, ela deve passar a ter dificuldades por girar em torno dele. Ele criou todo um império da fé sem definir sucessores, exatamente para ter comando de tudo que se passa por lá. Óbvio, isso […]
O maior desafio da Fundação Terra é manter-se sem a figura do sacerdote Airton Freire.
Isso porque, dado o formato da Fundação, ela deve passar a ter dificuldades por girar em torno dele.
Ele criou todo um império da fé sem definir sucessores, exatamente para ter comando de tudo que se passa por lá.
Óbvio, isso não é maior que a dor das vítimas. Não deve ser usado como argumento pelo perdão ou tratamento diferenciado dos crimes.
Também não há de se negar que, a parte dos graves crimes investigados, houve projetos solidários que ajudaram e ajudam muita gente, mesmo que contaminados por uma estrutura viciada. É essa parcela da população que não deveria ser penalizada.
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse nesta terça-feira (8), em Paris, que um aumento no Imposto de Renda é uma possibilidade em estudo dentro do governo para ajudar no equilíbrio das contas públicas e viabilizar “uma ponte fiscal sustentável”. “A gente [o Brasil] tem menos impostos sobre a renda, sobre da pessoa física, do […]
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse nesta terça-feira (8), em Paris, que um aumento no Imposto de Renda é uma possibilidade em estudo dentro do governo para ajudar no equilíbrio das contas públicas e viabilizar “uma ponte fiscal sustentável”.
“A gente [o Brasil] tem menos impostos sobre a renda, sobre da pessoa física, do que a maior parte dos países da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento econômnico]. É uma coisa para a gente pensar”, disse Levy a jornalistas.
“Pode ser um caminho [aumento do imposto de renda]. Essa é que é a discussão que estamos tendo agora e que acho que tem de amadurecer mais rapidamente no Congresso”, acrescentou.
Déficit nas contas: No sábado, Levy havia declarado que o governo estuda a criação de um possível imposto temporário para aumentar a arrecadação, após o governo ter enviado ao Congresso projeto de Orçamento de 2016 com a previsão de déficit de R$ 30,5 bilhões, o que representa 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB).
Levy tem defendido que seria“absolutamente fundamental” tentar atingir um superávit primário de 0,7% do PIB no ano que vem – conforme anunciado pela equipe econômica em julho, antes da divulgação do orçamento.
Embora tenha desistido da recriação da CPMF, o chamado imposto do cheque, a presidente Dilma Rousseff disse na semana passada que não descarta “a necessidade de fontes de receita”.
A ideia de encontrar novas formas de receita para equilibrar o Orçamento vem sendo defendida em público pela presidente como forma de evitar o déficit no Orçamento do ano que vem, uma vez que o governo cortou “tudo que poderia ser cortado”, nas palavras de Dilma. (G1)
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) esteve nesta segunda feira (5) em audiência com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, para solicitar a convocação dos primeiros sargentos da polícia militar e dos bombeiros militares do estado, que já tenham sido classificados e qualificados a ingressarem na academia, para que se graduem como tenentes. O governador informou […]
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) esteve nesta segunda feira (5) em audiência com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, para solicitar a convocação dos primeiros sargentos da polícia militar e dos bombeiros militares do estado, que já tenham sido classificados e qualificados a ingressarem na academia, para que se graduem como tenentes.
O governador informou que o número total pretendido de servidores ainda não foi convocado dada falta de recursos financeiros.
O deputado conversou ainda sobre o problema de abastecimento de água nos municípios de Custódia e Petrolina. Sobre Custódia, o governador emitiu autorização de estudo para que se leve água da adutora do Eixo Leste para o município.
O deputado solicitou agilidade nos trabalhos de enfrentamento à seca em Petrolina, para que não se permita mais em hipótese alguma a falta de água para a população.
Na audiência também trataram de projeto que tem como objetivo investir mais de 40 milhões de reais em saneamento; este assunto depende que o prefeito de Petrolina retire uma ação judicial contra a Compesa – Companhia Pernambucana de Saneamento.
“Fiquei muito satisfeito com o resultado da audiência com o governador. Diversos assuntos de relevância para o estado foram amplamente discutidos. Acompanharei de perto cada tema levado a ele”, ressaltou o deputado.
Depois da pequena Yasmin Pereira, de Carnaíba, mais uma criança é vítima da violência em Pernambuco. Uma criança de 4 anos, identificada como Ester, que estava desaparecida desde a noite da segunda (20), foi encontrada morta nesta terça-feira (21), em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Informações iniciais apontam que o […]
Depois da pequena Yasmin Pereira, de Carnaíba, mais uma criança é vítima da violência em Pernambuco.
Uma criança de 4 anos, identificada como Ester, que estava desaparecida desde a noite da segunda (20), foi encontrada morta nesta terça-feira (21), em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
Informações iniciais apontam que o corpo foi localizado em uma cacimba que estaria fechada.
A menina foi vista pela última vez brincando no Campo do Pixete, e a mãe da criança chegou a denunciar um possível sequestro. A garota teria sido levada à força por um homem que não foi identificado.
O momento teria sido visto pelo irmão da criança, de 8 anos, que acompanhava a menina na brincadeira.
Através do 20º BPM, a Polícia Militar informou que foi acionada para averiguar a ocorrência ainda na noite da segunda, após um protesto de moradores da área em local próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da comunidade.
No início da tarde desta terça-feira (21), familiares e vizinhos da criança realizaram um novo protesto na PE-05. Os manifestantes solicitam o auxílio das autoridades para a resolução do caso.
De acordo com a Polícia Civil, o caso foi registado nesta terça-feira (21), por meio da Delegacia de Camaragibe, também na RMR. Um inquérito policial foi instaurado depois que a denúncia foi formalizada
Você precisa fazer login para comentar.