Notícias

Vote! Yane Marques pode ser porta-bandeira do Brasil na abertura da Olimpíada

Por Nill Júnior

yane

Yane Marques é uma das três pessoas que podem ter a honra de  ser porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura da Olimpíada Rio 2016. O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) indicou para a votação três medalhistas olímpicos do Time Brasil: Além de Yane, do Pentatlo Moderno, Robert Scheidt, da vela e Serginho, do vôlei, estão na final.

Você pode escolher um deles na página dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, do Globoesporte.com, ou clicando aqui. O atleta mais votado pelo público será conhecido no próximo dia 31, no Fantástico.

Nascida em Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, Yane começou a carreira esportiva como nadadora no Clube Náutico Capibaribe, em Recife, para onde se mudou aos onze anos de idade. Descoberta sua vocação para o pentlato, na primeira competição que participou já foi campeã de uma etapa do campeonato nacional, em Porto Alegre.

Em 2004 e 2006 venceu o Campeonato sul-americano e, em 2007, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, ambos realizados no Rio de Janeiro. Esse último fato a tornou conhecida nacionalmente, devido ao feito alcançado ser em um esporte pouco conhecido pelo público brasileiro.

O blog já fez sua parte e votou em Yane
O blog já fez sua parte e votou em Yane

Participou dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, onde ficou em 18º lugar geral. Suas colocações nas cinco provas foram: 14ª lugar na esgrima, 6ª na natação, 33ª no hipismo, 7ª no tiro e 24ª na corrida.Em 2009 passou a fazer parte das Forças Armadas e ter o apoio do exército para os treinamentos e em 2011 atingiu a terceira colocação no ranking mundial, a melhor posição já conquistada até então por uma atleta sul-americana no esporte.

Esteve nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, onde obteve a medalha de prata. Participando do pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Yane terminou a disputa na terceira colocação,  ganhando a medalha de bronze.

Outras Notícias

Itapetim: sistema de abastecimento começa a ser implantado em comunidade

Com o apoio do governador Paulo Câmara e do secretário de Agricultura do Estado Nilton Mota, nesta manhã de quarta-feira (05), teve início a construção sistema de abastecimento de água dos Sítios Canta Galo e Goiabeira. É o que informa a prefeitura em nota ao blog. A obra tem quase 10 quilômetros de extensão e […]

Com o apoio do governador Paulo Câmara e do secretário de Agricultura do Estado Nilton Mota, nesta manhã de quarta-feira (05), teve início a construção sistema de abastecimento de água dos Sítios Canta Galo e Goiabeira. É o que informa a prefeitura em nota ao blog.

A obra tem quase 10 quilômetros de extensão e beneficiará mais de 70 famílias da região.

Durante o início da construção do sistema, o prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve presente e agradeceu a ajuda do governador e do secretário de Agricultura.

O presidente da associação dos moradores do sítio, Adelson, e o diretor de Obras, Seu Dido também prestigiaram a ação.

Arcoverde autoriza uso de caminhonetes com cabine dupla por taxistas

Seguindo o exemplo de cidades como Recife, Arcoverde acaba de autorizar uma iniciativa inovadora para os taxistas locais. Após a promulgação da Lei Complementar nº 17/2023, de 01 de dezembro de 2023, o Prefeito Wellington Maciel assinou um decreto, atendendo a um pedido há muito tempo aguardado pela categoria, que contou com a colaboração da […]

Seguindo o exemplo de cidades como Recife, Arcoverde acaba de autorizar uma iniciativa inovadora para os taxistas locais.

Após a promulgação da Lei Complementar nº 17/2023, de 01 de dezembro de 2023, o Prefeito Wellington Maciel assinou um decreto, atendendo a um pedido há muito tempo aguardado pela categoria, que contou com a colaboração da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Sala do Empreendedor de Arcoverde.

A partir de agora, os taxistas arcoverdenses estão autorizados a utilizar caminhonetes de cabine dupla para a prestação de serviços.

Essa medida permitirá aos taxistas explorar outros serviços.  Profissionais que atuam em áreas com supermercados e feiras poderão, por exemplo, transportar cargas leves, gerando uma fonte adicional de receita.

“Ao permitir o uso de caminhonetes de cabine dupla, estamos não apenas beneficiando os taxistas, mas também impulsionando o setor automotivo local com o aumento na venda desses veículos”, afirmou o prefeito.

A Arcotrans em Arcoverde tem a direção de Vladimir Cavalcanti,  que reassumiu a Autarquia de trânsito no primeiro semestre deste ano.

Regras da lei eleitoral ficam mais duras para radio e TV a partir de hoje

A partir deste sábado (6), de acordo com a legislação eleitoral, as emissoras de rádio e televisão não poderão transmitir em programação normal ou noticiário, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou de qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o […]

Radio-e-TV.A partir deste sábado (6), de acordo com a legislação eleitoral, as emissoras de rádio e televisão não poderão transmitir em programação normal ou noticiário, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou de qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou que haja manipulação de dados.

A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97) e a Resolução nº 23.457/2015 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também vedam às emissoras veicular propaganda política ou difundir opinião favorável ou contrária a candidato, partido, coligação, seus órgãos ou representantes, além de tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação.

Outra proibição é veicular ou divulgar, mesmo que dissimuladamente, filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, exceto programas jornalísticos ou debates políticos.

A legislação também proíbe a divulgação de nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção, ainda quando preexistente, inclusive se coincidente com o nome do candidato ou com a variação nominal por ele adotada. Sendo o nome do programa o mesmo que o do candidato, fica proibida a sua divulgação, sob pena de cancelamento do respectivo registro.

Rubinho do São João celebra inauguração de novo Posto de Identificação Civil

O presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São João, utilizou suas redes sociais neste sábado (8) para celebrar a inauguração do novo Posto de Identificação Civil, ocorrida na sexta-feira (7). “Na manhã de ontem, inauguramos na Sede do Poder Legislativo Municipal o novo Posto de Identificação Civil em parceria com […]

O presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São João, utilizou suas redes sociais neste sábado (8) para celebrar a inauguração do novo Posto de Identificação Civil, ocorrida na sexta-feira (7).

“Na manhã de ontem, inauguramos na Sede do Poder Legislativo Municipal o novo Posto de Identificação Civil em parceria com o Governo do Estado e IITB/PCPE,” escreveu Rubinho do São João.

Com a nova unidade, a Câmara Municipal passará a emitir a primeira e a segunda via do RG, um avanço significativo para a população local. “Agora, a Câmara Municipal passará a emitir primeira e segunda via de RG, o que contribui para celeridade das emissões, tendo em vista que apenas através do Poder Executivo Municipal era ofertado esse serviço,” explicou o presidente.

A parceria entre a Câmara de Vereadores, o Governo do Estado e o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) busca descentralizar e agilizar o processo de emissão de documentos de identidade, facilitando o acesso dos cidadãos a serviços essenciais.

A nova unidade representa uma conquista importante para a comunidade de Afogados da Ingazeira, oferecendo mais comodidade e rapidez na obtenção de documentos de identificação. 

A expectativa é de que o novo posto contribua significativamente para a redução do tempo de espera na emissão de RGs, beneficiando especialmente aqueles que precisam regularizar sua documentação com urgência. 

Serra Talhada inicia vacinação de grupo com comorbidades

Foto: Dudu Telles A Secretaria de Saúde de Serra Talhada iniciou nesta segunda-feira (03) a vacinação contra a Covid-19 da população portadora de comorbidades. O lançamento da vacinação aconteceu no Setor do PNI, com a presença da prefeita Márcia Conrado, da secretária de Saúde, Lisbeth Lima, e da coordenadora do PNI, Karla Lima. Essa primeira […]

Foto: Dudu Telles

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada iniciou nesta segunda-feira (03) a vacinação contra a Covid-19 da população portadora de comorbidades. O lançamento da vacinação aconteceu no Setor do PNI, com a presença da prefeita Márcia Conrado, da secretária de Saúde, Lisbeth Lima, e da coordenadora do PNI, Karla Lima.

Essa primeira etapa da vacinação no município contempla pessoas de 18 a 59 anos com Síndrome de Down. Na sequência serão vacinadas as pessoas da mesma faixa etária com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise). Os demais grupos serão vacinados de acordo com a chegada de doses do imunizante no município.

O primeiro serra-talhadense portador de Síndrome de Down vacinado foi Gabriel Souza, de 19 anos. “É com muita felicidade que hoje iniciamos a vacinação das pessoas com comorbidades, e o primeiro grupo a ser vacinado são os portadores de Síndrome de Down. Gabriel Souza foi o primeiro a receber a vacina e aos poucos vamos imunizar os demais grupos com comorbidades”, comentou a prefeita Márcia Conrado.

CADASTRAMENTO
A Secretaria de Saúde reforça que todos os grupos prioritários devem se cadastrar no aplicativo VacinaSerra, disponível no site: www.serratalhada.pe.gov.br.

Além do cadastramento no VacinaSerra, as pessoas portadoras de comorbidades devem procurar atendimento médico para preencher a DECLARAÇÃO DE VACINAÇÃO, que está disponível nas Unidades Básicas de Saúde e no site da Prefeitura Municipal de Serra Talhada. Em seguida a pessoa deve aguardar sua convocação para a vacinação.

CONFIRA A ORDEM DAS COMORBIDADES PARA A VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

FASE I

Pessoas de 18 a 59 anos com as seguintes comorbidades:

1º síndrome de Down; 2º pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise); 3º obesidade mórbida; 4º gestantes e puérperas com comorbidades; 5º transplantados e imunossuprimidos.

PESSOAS COM 55 A 59 ANOS

6º pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benício de Prestação Continuada (BPC).

7º pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes Mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial Resistente e nos estágios 1,2 e3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; insuficiência cardíaca (IC); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica; hemoglobinopatias graves e cirrose hepática.