Notícias

Violência contra a mulher: mais um homicídio registrado no Pajeú

Por Nill Júnior

articleA localização de um corpo  no sítio Angicos, zona rural de São José do Egito, revelou mais um caso de violência contra a mulher no Sertão.  Rosana Pereira,  21 anos, foi encontrada a aproximadamente dez metros de uma estrada vicinal, dentro da mata, com sinais de violência pelo corpo.

Segundo relatos do proprietário do Sítio, a vítima foi encontrada por um de seus trabalhadores que passava pelo local.

A vítima possuía um relacionamento com um presidiário, atualmente recolhido no presídio da cidade de Arcoverde. Seu ex-companheiro nunca aceitou o fim do relacionamento. O corpo foi encaminhado ao Hospital de São José do Egito e posteriormente ao IML de Caruaru.

Outras Notícias

Afogados: começa hoje Expoagro

A partir desta quarta-feira (28), Afogados da Ingazeira começa a vivenciar as atrações do mais importante evento do seu calendário festivo, a décima terceira EXPOAGRO, com exposição de animais e atrações do porte de Henrique & Juliano, Elba Ramalho, Ciel Rodrigues, Fulô de Mandacaru, dentre outros artistas de renome. Na parte agropecuária, a EXPOAGRO é […]

A partir desta quarta-feira (28), Afogados da Ingazeira começa a vivenciar as atrações do mais importante evento do seu calendário festivo, a décima terceira EXPOAGRO, com exposição de animais e atrações do porte de Henrique & Juliano, Elba Ramalho, Ciel Rodrigues, Fulô de Mandacaru, dentre outros artistas de renome.

Na parte agropecuária, a EXPOAGRO é uma das mais respeitadas e renomadas exposições da ovino caprinocultura no Nordeste, reunindo criadores de todo o Brasil, das raças anglo-nubiano, boer, dorper, santa inês, toggenburg e saanen. Este ano com destaque para a ampliação do espaço para os criadores da agricultura familiar que atuam na região. Este ano haverá um recorde de baias instaladas para os animais, ao todo 162. Destas, quase metade será para os animais “sem registro”.

A abertura será às 18h, no Centro Desportivo Municipal, com as presenças de criadores, representantes de instituições públicas de financiamento, gestores municipais e a população. A parte festiva ficará por conta do cantor gospel Fernandinho, que sobe ao palco principal às 21h.

A programação administrativa teve início já no domingo, com a consulta pública para referendar a aquisição pela Prefeitura de Afogados da Serra do Giz. Seguindo da inauguração da ampliação da UBS Queimada Grande, agora com atendimento odontológico, e da pavimentação da Rua Sargento Paulo Moraes de Souza (antiga Rua Capitão Arruda, no São Braz).

Na virada do dia 30 de Junho para 1 de Julho, pontualmente à meia-noite, um show pirotécnico irá celebrar o aniversário de 108 anos do município, marcando a data da emancipação política de Afogados da Ingazeira.

Confira toda a programação:

Quarta, 28 de Junho

10h – Solenidade na Câmara de Vereadores de Afogados, em homenagem aos ex-presidentes da instituição.

19h – Abertura oficial da Expoagro (Centro Desportivo Municipal)

21h – show

Fernandinho (atração gospel)

Quinta, 29 de Junho

6h – Desfile e café da manhã dos bacamarteiros (Praça Alfredo de Arruda Câmara)

17h – Inauguração da sede da ASAVAP (próximo ao Hospital Regional Emília Câmara)

21h – Shows

Forró do Muído

Elba Ramalho

Ciel Rodrigues

Sexta, 30 de Junho

8h30 – Reunião com lideranças rurais (auditório do SEBRAE instalado no Centro Desportivo Municipal)

21h – Shows

Daniel Bueno

Maciel Melo

(show pirotécnico previsto para 00h)

Henrique & Juliano

Cavaleiros do Forró

Sábado, 01 de Julho

7h30 – Hasteamento dos pavilhões (Praça Alfredo de Arruda Câmara)

8h30 – Visita ao Centro de Reabilitação Física, Auditiva e Visual (ao lado do TRE)

9h – Visita às obras de Duplicação da saída de Afogados para Carnaíba

10h – Solenidade com várias agendas administrativas no Cineteatro São José

19h – Missa pelos 108 anos de emancipação política de Afogados da Ingazeira (Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios

20h – Corte do bolo em homenagem ao aniversário de Afogados da Ingazeira (Praça Alfredo de Arruda Câmara)

21h – Shows

Artistas Afogadenses

Os Nonatos

Fulô de Mandacaru

Amigos Sertanejos

Fanatismo e fundamentalismo religioso são combustíveis para atos golpistas, diz padre Luizinho

“A Bíblia não pode ser usada simplesmente para legitimar ou justificar a minha ação” Por André Luis O padre Luiz Marques Ferreira (padre Luizinho), falou sobre a sua preocupação em ver o nome de Deus sendo usado por golpistas que pedem o fim da ruptura institucional, como nos atos terroristas do último domingo (8). “Isso […]

“A Bíblia não pode ser usada simplesmente para legitimar ou justificar a minha ação”

Por André Luis

O padre Luiz Marques Ferreira (padre Luizinho), falou sobre a sua preocupação em ver o nome de Deus sendo usado por golpistas que pedem o fim da ruptura institucional, como nos atos terroristas do último domingo (8).

“Isso é muito complicado, porque quando você tem no bojo de uma insurreição, de uma revolta, que você usa o nome de Deus para legitimar algo que é ilegal, então fica claro que existe um fanatismo e um fundamentalismo no meio”, explicou padre Luizinho falando ao repórter Marcony Pereira para o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú nesta quinta-feira (12).

O padre chamou a atenção para o perigo de se ler e usar a Bíblia como uma receita de bolo. “Se a gente for pegar a Bíblia, ou o Alcorão, ou qualquer livro sagrado para determinada religião e for aplicar como está, como se fosse uma receita de bolo, causa um problema muito grande. A Bíblia não pode ser usada simplesmente para legitimar ou justificar a minha ação, eu tenho que, na verdade, ter o máximo de cuidado para que o sagrado não seja um ponto de manipulação das pessoas”, destaca.

Ele explica que não se pode ter um desejo político e manipular as pessoas pela questão da fé, para defender uma bandeira que muitas vezes está contrária as leis do país. 

Padre Luizinho chama a atenção para o uso indiscriminado, nos últimos tempos, justamente do fomento por parte do ex-presidente da exploração da fé.

Segundo o padre, não se pode condenar quem votou em Bolsonaro. Ele lembra que vivemos em uma democracia e a candidatura do ex-presidente foi legítima, mas a crítica cabe na questão da relação cega com a realidade e a doutrinação de seus seguidores.

“Dentro desses acampamentos que haviam em frente aos quartéis a pessoa não escutava outra fonte de informação, ele não tem outro jornal, não assistem outro canal, só querem saber daquilo que os chefes, que as pessoas e sobretudo lideranças religiosas, algumas delas que justificaram que é uma ação de Deus aqui na terra, por exemplo, a questão da quebradeira”, destacou Luizinho. 

O sacerdote chama a atenção para a necessidade do fim da guerra ideológica entre quem votou em Bolsonaro e quem votou em Lula. E lembrou que não é porque Lula tá no poder que é santo. “De forma alguma, nós temos problemas em todos os lugares. Agora, quem se revelou de forma exacerbada, como golpista, porque o que eles queriam era dar um golpe… Veja só que a inocência e o fanatismo cegam as pessoas. Como você vai dar um golpe sem poder bélico?”, lembrou o padre.

Para o padre Luizinho, tudo que aconteceu no dia 8 de janeiro é resultado de um fanatismo criado no coração de algumas igrejas. Inclusive, parte da igreja católica, em menor proporção que nas igrejas evangélicas. “Começaram a criar um falso messias e criar uma série de coisas que não correspondem a verdade. O fanatismo cega, quando você é fanático você cega e quando você é fundamentalista é pior”.

Padre Luizinho lembra que não existem duas verdades, só uma e ainda sobre a importância do diálogo. “Uma sociedade que não dialoga, que não trabalha com o diferente é uma sociedade condenada a morrer”, destacou.

Ele questiona o lema usado pelos bolsonaristas: Deus, pátria e família.

Pátria: “Ninguém prova que é brasileiro usando somente verde e amarelo e com a bandeira nas costas. É com respeito às pessoas, com respeito aos símbolos da pátria, então quer dizer, eles sangraram a bandeira brasileira naquele dia quando invadiram e depredaram os três poderes”.

Deus: “Que Deus é esse que quer matar, destruir, que quer a eliminação do outro? Mentira também”.

Família: Que família é essa? Família que eu entendo como cristão, é um homem, uma mulher com os filhos vivendo em paz, trabalhando, construindo um mundo novo, sendo realmente honesto. Aquelas pessoas ali mostram o que é um modelo de família que eu quero, que eu desejo? Então os três pilares que podemos desmistificar essa coisa de Deus, Pátria e família, eles não estão vivendo isso. Deus, pátria e família é outra coisa que a gente entende”, finalizou Padre Luizinho.

MP recomenda a donos de estabelecimentos fim da poluição sonora em Flores

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos proprietários de bares, barracas, restaurantes e clubes de Flores que se abstenham de instalar alto-falantes ou outras fontes de emissão de ruídos acima dos limites de som previstos em lei na parte externa dos estabelecimentos comerciais. Os alto-falantes já instalados devem ser retirados. O MPPE ainda recomendou […]

Imagem ilustrativa

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos proprietários de bares, barracas, restaurantes e clubes de Flores que se abstenham de instalar alto-falantes ou outras fontes de emissão de ruídos acima dos limites de som previstos em lei na parte externa dos estabelecimentos comerciais. Os alto-falantes já instalados devem ser retirados.

O MPPE ainda recomendou que os donos dos estabelecimentos solicitem autorização prévia do poder público municipal para a realização de eventos, observando as exigências legais para a compatibilização das atividades com a paz e o sossego público.

“Houve um aumento das denúncias de emissão exacerbada de ruídos sonoros efetivados nos bares, barracas, restaurantes e clubes localizados em Flores, com uso indevido de caixas de som, tanto nos estabelecimentos, quanto por veículos de pessoas que para lá se dirigem para consumir bebidas alcoólicas. Na vizinhança dos estabelecimentos há casas ocupadas por moradores, incluindo idosos e crianças, cujo descanso é imensamente prejudicado”, observou o promotor de Justiça Rafael Steinberger.

À administração municipal, o MPPE recomendou informar se, no alvará correspondente ao funcionamento dos locais, consta a indicação sobre a existência de autorização para o exercício de atividade potencialmente poluidora sonora. Nos estabelecimentos que já contam com a autorização, a Prefeitura deve proceder com adequação, além de encaminhar relatório circunstanciado à Promotoria de Justiça no prazo de 60 dias. A Prefeitura ainda deve inspecionar, com regularidade, todos os locais, principalmente à noite e nos fins de semana. Em caso de descumprimento das normas ambientais referentes à poluição sonora, as medidas administrativas ou judiciais cabíveis devem ser tomadas.

Já à Polícia Militar, o MPPE recomendou realizar rondas ostensivas regularmente, requisitando a licença ambiental específica para o uso da aparelhagem de som, bem como que, em caso de perturbação do sossego e poluição sonora, sejam adotadas as providências necessárias a autuação em flagrante dos proprietários dos estabelecimentos. Os policiais militares devem solicitar apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para a realização das rondas.

A polícia deve estabelecer limitação de horário de funcionamento dos estabelecimentos e não permitir que as festas realizadas ultrapassem o horário. Além disso, a Polícia Militar deve coibir o funcionamento de estabelecimentos sem o respectivo alvará de funcionamento expedido pela Prefeitura ou sem autorização da Vigilância Sanitária Municipal e do Corpo de Bombeiros.

Por fim, o MPPE recomendou aos donos dos estabelecimentos encerrarem suas atividades conforme determinado em alvará de funcionamento, sem tempo adicional de tolerância, fechando suas portas e dispersando todo o público do estabelecimento. Os donos devem providenciar o alvará municipal e autorização da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros, além de manter as aparelhagens de som em volume ambiente, de modo que não perturbe o sossego local e afixar cartaz em local visível com os termos É proibido som alto em frente a este estabelecimento.

Campus Universitário da AESA passa pela primeira fase em reformas estruturais

Na segunda-feira (10), a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA deu início à primeira fase de reformas estruturais em seu Campus Universitário. A AESA contou com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente que disponibilizou a mão de obra, além das máquinas que fizeram grande parte de toda a revitalização. […]

Na segunda-feira (10), a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA deu início à primeira fase de reformas estruturais em seu Campus Universitário.

A AESA contou com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente que disponibilizou a mão de obra, além das máquinas que fizeram grande parte de toda a revitalização. Nessa primeira fase foi refeito todo o acesso ao campus, além da limpeza do campo de futebol e da quadra poliesportiva, também foi feita toda a limpeza na área da piscina, além da substituição das lâmpadas dos postes de iluminação.

Durante a semana as reformas continuarão, para que sejam realizados os retelhamentos do prédio principal, que também conta com salas de aulas e um grande salão para aulas práticas.

“Estaremos empenhados na revitalização do campus, onde poderemos oferecer aos nossos alunos mais um local para suas aulas teóricas e práticas, com mais conforto e muito mais segurança para todos.” Afirmou Alexandre Lira – Presidente da AESA.

Ainda segundo Alexandre Lira o campus da AESA também servirá como um meio de entretenimento para toda a população, que faz uso daquela área para a prática de esportes.

O presidente ainda afirmou que mais a frente tem intenção de trazer cursos profissionalizantes de informática para a população mais carente de Arcoverde no intuito de qualificar a população para o mercado de trabalho.

Deputado Zeca Cavalcanti teria beneficiado sogro com pagamento ilegal de Verba de Gabinete

O Deputado Zeca Cavalcanti (PTB-PE) mantém contrato de locação com o seu sogro, Nerivaldo Marques Cavalcanti (Pai da candidata a Prefeito, Nerianny de Zeca) em razão do aluguel de imóvel situado na Praça da Bandeira, 41, 1º andar, Arcoverde-PE, que serve como escritório parlamentar de apoio ao Deputado e pago com verba de seu gabinete […]

Do Blog do Tullyo
Do Blog do Tullyo

O Deputado Zeca Cavalcanti (PTB-PE) mantém contrato de locação com o seu sogro, Nerivaldo Marques Cavalcanti (Pai da candidata a Prefeito, Nerianny de Zeca) em razão do aluguel de imóvel situado na Praça da Bandeira, 41, 1º andar, Arcoverde-PE, que serve como escritório parlamentar de apoio ao Deputado e pago com verba de seu gabinete em Brasília.

Acontece que o ato da mesa n.º 43/2009, que regulamenta a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar – CEAP, verba pública destinada ao pagamento de despesas como, escritório, combustível, passagens aéreas, publicidade e outros, estabelece no parágrafo 13º, do art. 4º, que não se admitirá a utilização da Cota para ressarcimento de despesas relativas a bens fornecidos ou serviços prestados por empresa ou entidade da qual o proprietário ou detentor de qualquer participação seja o Deputado ou parente seu até o terceiro grau.

Em razão disso, Zeca estaria descumprindo a legislação ao fazer o pagamento mensal ao seu próprio sogro, totalizando hoje, o pagamento indevido, no valor de R$ 66.500,00 (sessenta e seis mil e quinhentos reais) só de aluguel.

Ainda sobre os gastos com a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar – CEAP, Zeca Cavalcanti fez diversos gastos que não seriam acobertados pela Lei como por exemplo, pagamento de passagens áreas para o Ex-Secretário de Finanças do Município de Arcoverde, Geovane Freitas e há indícios de pagamento de despesas com combustível no recesso parlamentar, ou seja, quando o Deputado está legalmente de férias, o que não seria permitido, já que a verba se destina a custear gostos, exclusivamente, vinculadas ao exercício da atividade parlamentar.

Todas as informações e documentos podem ser acessados, por meio da pesquisa pelo nome do Deputado Zeca Cavalcanti no site: http://www.camara.gov.br/cota-parlamentar/