Velório do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos acontece até as 16h deste domingo (17)
Por Nill Júnior
Eduardo , quando deixou o Governo em Abril
Da Assessoria de Imprensa – Casa Civil ao blog
Mais de cem mil pessoas são esperadas para prestar sua última homenagem ao ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em Santo (SP), na última quarta-feira (13). O velório ocorrerá durante toda noite de hoje e o dia de amanhã, na frente do Palácio do Campo das Princesas, área central do Recife. Às 10h deste domingo, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, juntamente com outros 12 bispos de várias dioceses do Nordeste, celebrará uma missa de corpo presente.
A missa contará com a participação do governador João Lyra Neto e da primeira dama, além de aproximadamente 60 mil pessoas. A celebração será transmitida por três telões montados de frente para a Praça da República, onde devem se concentrar os admiradores do ex-governador e assessores. Um cordão de isolamento foi montado em frente ao Palácio do Campo das Princesas, onde populares e admiradores poderão se aproximar dos caixões, logo assim que a área for liberada para visitação. Estarão de prontidão nas proximidades da Praça da República, unidades de atendimento emergencial de saúde do Corpo de Bombeiros e do SAMU.
Já confirmaram presença no velório, a presidente da República, Dilma Roussef, que virá acompanhada por uma comitiva de ministros e assessores diretos, o presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, dez governadores, além de autoridades locais, diretores e presidentes de empresas recém-instaladas no Estado, a exemplo de Cledorvino Belini, da FIAT do Brasil.
Às 16h o caixão conduzindo o corpo do ex-governador seguirá em carro do Corpo de Bombeiros. A previsão é que o sepultamento ocorra por volta das 17h, no Cemitério de Santo Amaro, também na área central da capital pernambucana. Eduardo Campos será enterrado no mesmo túmulo do seu avô e ex-governador de Pernambuco por três mandatos, Miguel Arraes.
Os partidos e coligações têm até a próxima segunda-feira (15) para apresentar o pedido de registro de candidatura dos escolhidos para concorrer às eleições deste ano. Em outubro, os eleitores vão às urnas, no pleito municipal, para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O pedido para o registro deve ser apresentado até as 19h de segunda-feira. […]
Os partidos e coligações têm até a próxima segunda-feira (15) para apresentar o pedido de registro de candidatura dos escolhidos para concorrer às eleições deste ano. Em outubro, os eleitores vão às urnas, no pleito municipal, para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
O pedido para o registro deve ser apresentado até as 19h de segunda-feira. No início da tarde de hoje (13), o Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas) mostrava o registro de 3.918 candidatos ao cargo de prefeito, 3.890 ao de vice-prefeito e 97.765 ao de vereador em todo o país. Os números podem ser acompanhado pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A estimativa da Justiça Eleitoral é que o número de candidatos participantes das eleições municipais fique entre 530 mil e 580 mil.
Até o momento, nas estatísticas eleitorais, a Região Nordeste aparece em primeiro lugar do total de candidatos registrados para o cargo de prefeito. Em segundo lugar, está o Sul, seguido do Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Para o cargo de vice-prefeito, o maior número de registros até agora está na Região Nordeste e o menor, no Norte. Já para o cargo de vereador, o Sudeste tem a maior quantidade de candidatos registrados, enquanto a menor está no Centro-Oeste.
Levando em consideração a grande quantidade de pessoas que precisam passar pelas agências bancarias nesse período de pandemia, a prefeitura de São José do Egito está montando estrutura com tendas e disciplinadores, para organizar e manter a distância mínima entre as pessoas, em frente aos bancos de nossa cidade. A iniciativa é mais uma medida […]
Levando em consideração a grande quantidade de pessoas que precisam passar pelas agências bancarias nesse período de pandemia, a prefeitura de São José do Egito está montando estrutura com tendas e disciplinadores, para organizar e manter a distância mínima entre as pessoas, em frente aos bancos de nossa cidade.
A iniciativa é mais uma medida do Executivo Municipal, para tentar evitar a disseminação do coronavirus em São José do Egito.
Medidas similares foram tomadas em Serra Talhada e São José do Egito para tentar ir de encontro à difícil organização de filas nessas cidades. Mais uma notícia foi anunciada hoje pelo blog sobre o tema.
A Superintendência da Caixa Econômica Federal em Pernambuco acaba de confirmar algumas medidas para evitar maior fluxo e filas em cidades onde há registro de problemas no acesso aos serviços, como o recebimento do auxílio emergencial.
De segunda a sexta, nas cidades onde houve identificação de maior fluxo, haverá duas horas a mais de expediente, com abertura às 8h da manhã. Também haverá abertura aos sábados. Outra medida é a contratação de vigilância externa para organizar as filas nas agências com maior dificuldade.
Do JC Online O juiz Sergio Moro, responsável pelas ações da Operação Lava Jato, decretou nesta sexta-feira (24) nova prisão preventiva dos executivos da Odebrecht, entre eles o presidente do grupo, Marcelo Odebrecht. De acordo com o despacho, o pedido ocorre após a obtenção de novas provas sobre o pagamento de propina a diretores da […]
Todos já estão presos preventivamente desde 19 de junho, por decisão de Moro
Do JC Online
O juiz Sergio Moro, responsável pelas ações da Operação Lava Jato, decretou nesta sexta-feira (24) nova prisão preventiva dos executivos da Odebrecht, entre eles o presidente do grupo, Marcelo Odebrecht.
De acordo com o despacho, o pedido ocorre após a obtenção de novas provas sobre o pagamento de propina a diretores da Petrobras por meio de contas na Suíça.
Também foram afetados pela nova medida Cesar Ramos Rocha, Márcio Faria da Silva e Rogério Santos de Araújo, todos da Odebrecht, além de Alexandrino Ramos de Alencar, que deixou a companhia.
Todos já estão presos preventivamente desde 19 de junho, por decisão de Moro. Na prática, o novo pedido de prisão esvazia os pedidos de habeas corpus que estão em andamento em instâncias superiores, pedindo a soltura dos executivos, e obriga a defesa da empreiteira a entrar com novos habeas corpus.
Em sua decisão, Moro justifica que é necessário dar as informações dos novos fatos e provas para os habeas corpus, por isso a decretação da nova prisão.
Na quinta (23), o Ministério Público Federal apresentou a documentação bancária recebida da Suíça com transações diretas e indiretas entre contas offshore -que, segundo Moro, eram controladas pela Odebrecht- e depósitos em contas ligadas aos ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa, Renato Duque, Jorge Zelada e Nestor Cerveró, além do ex-gerente Pedro Barusco.
Costa e Barusco se tornaram delatores da Operação Lava Jato e já disseram que recebiam propina da Odebrecht.
“Assim, pelo relato das autoridades suíças e documentos apresentados, há prova, em cognição sumária, de fluxo financeiro milionário, em dezenas de transações, entre contas controladas pela Odebrecht ou alimentadas pela Odebrecht e contas secretas mantidas no exterior por dirigentes da Petrobras”, escreveu Moro em seu despacho.
O juiz também cita as anotações do celular de Marcelo Odebrecht, na qual haveria, segundo Moro, orientações para destruição de provas, para justificar a prisão do presidente do grupo.
OUTRO LADO
Sobre as anotações de Marcelo Odebrecht, sua defesa já disse em nota que a Polícia Federal fez “interpretações distorcidas, descontextualizadas e sem nenhuma lógica temporal de suas anotações pessoais”.
Advogados de defesa de executivos da Odebrecht já afirmaram que eles estão sendo prejulgados e apontam o que dizem ser erros cometidos pelo Ministério Público Federal ao delinear as supostas relações da empreiteira com o pagamento de propina no exterior.
Sem confiar em Duque ou Márcia, Marília optou pelo “macro alinhamento” Ah, a política. Nesta sexta, em Serra Talhada, vivemos mais um capítulo que prova como ela, a partir de seus líderes, tem argumento pra tudo. Em 24 horas, vimos capítulos de uma novela que explica o jogo do poder a partir de uma das […]
Sem confiar em Duque ou Márcia, Marília optou pelo “macro alinhamento”
Ah, a política. Nesta sexta, em Serra Talhada, vivemos mais um capítulo que prova como ela, a partir de seus líderes, tem argumento pra tudo.
Em 24 horas, vimos capítulos de uma novela que explica o jogo do poder a partir de uma das mais importantes cidades do estado. Nem Dias Gomes seria tão criativo com sua Sucupira. Imagine Odorico Paraguaçu lançando uma candidatura e sendo imediatamente desautorizado pela liderança que detém o poder da caneta, que tal qual lhe dá, lhe tira o direito de governar sua terra. Do outro lado, em um gabinete onde governa sua principal opositora, gargalhadas que se ouvem do outro lado da prefeitura, brindar de taças e um cordão de puxa sacos alimentando frases impagáveis sobre a tentativa em vão do líder ferido. Quem assistiu o Bem Amado está viajando em um capítulo marcante, espetacular, com toda a desenvoltura dos fantásticos atores capitaneados por Paulo Gracindo. Mas não é ficção. É vida real e, com o direito à liberdade poética e exageros do texto, aconteceu na terra de Lampião.
Agora, aos fatos. Depois de tudo que aconteceu nas últimas horas em Serra Talhada, é possível chegar à uma única conclusão: Marília Arraes preferiu manter a coerência com o alinhamento estratégico que vem traçando, e adaptou sua narrativa a isso. Depois que perdeu a eleição em 2022 pra Raquel Lyra, a ex-deputada federal readequou alianças e estratégias para buscar a manutenção de espaço, protagonismo político e sobrevivência. Viu o crescimento de João Campos e, consequetemente a dificuldade de se encaixar como principal nome do centro esquerda em 2026, e passou a pavimentar um caminho que pode, por exemplo, alçá-la como o principal nome do bloco ao Senado. Para isso, se aproximou de João Campos, não se distanciou do PT nem de Lula e manteve o pacto com Sebastião Oliveira, seu companheiro de chapa em 2022. Já diz abertamente que a principal liderança do bloco é João Campos, que tem dialogado com o presidente Lula e com seu partido, o AVANTE, que, se não é um supra sumo ideológico a partir de seu líder nacional, Paulinho da Força, pelo menos não lhe promete rasteiras como as que levou do Partido dos Trabalhadores, por intenção da legenda e também seus erros de condução.
Só isso explica a fala à Folha FM, quase sincronizada com a entrevista de Luciano Duque, em que ele dizia esperar contar com seu apoio para disputar a prefeitura. Isso porque, convenhamos, Márcia Conrado em sua condução, se fôssemos medir as traições, foi muito mais dura com Marília que Luciano. Sejamos justos. Se Duque foi acusado de desleal por se alinhar a Raquel, pelo menos não expôs ou desdenhou de Marília. Foi certamente oportunista politicamente, errou em não ser franco e direto. Mas também teve a decisão lá atrás de deixar o PT com Marília, correr o estado com ela e tentar várias vezes ao menos fazer a prefeita de Serra Talhada ouvi-la, na tentativa de leva-la a um apoio. Márcia a trocou pelo alinhamento com Paulo Câmara e Danilo Cabral, deu chá de cadeira, a ignorou e ainda apoiou no segundo turno a candidata mais à direita, quando pra todo mundo era óbvio seu apoio à candidata ligada a Lula. Não o fez e ainda disse publicamente que Pernambuco deveria eleger uma mulher, “mas não qualquer mulher”.
Prova disso é que em toda a entrevista à Folha FM, Marília sequer citou o nome de Márcia Conrado. Quem conhece seu temperamento firme ainda não consegue imaginá-la ao lado de Márcia, o que vai acabar acontecendo, em um palanque inclusive onde é desejada não para somar, dado sua amplitude, mas para subtrair, tirando Duque da disputa. Nesse aspecto também é verdadeiro dizer que Luciano sabe disso e, como já disse esse blogueiro, Marília e até Karina Rodrigues, busca a estratégia de vitimização para agregar transferência a um plano B e não perder capilaridade e protagonismo político, já que tem uma reeleição pra disputar em 2026. Resumindo, é o alinhamento político com Sebastião Oliveira, João Campos, PT e cia que levaram Marília a alinhar o argumento nesse sentido na direção do bloco governista.
Vamos aguardar os próximos capítulos. Como dizia Odorico, aquele de Sucupira, “vamos botar de lado os entretanto e partir logo pros finalmente…”
O print é eterno
Depois de Luciano Duque e Breno Araújo, quem merece ganhar um celular lanterninha pela falta de cuidado com mensagens nas redes é a ex-primeira dama, Karina Rodrigues. Aliados de Márcia Conrado estão espalhando um”print eterno” em que ela revela o que já fôra revelado: “Temos que vender LD (Luciano Duque) de vítima”, acrescentando que há de se expor Márcia Conrado como “a ingrata que quer derrotar Luciano Duque usando jogo sujo”.
Extra
O juiz Bruno Querino Olímpio, da 98ª Zona Eleitoral de Carnaíba, deveria ganhar dobrado. O trabalho que está tendo na pré-campanha em Carnaíba com propaganda antecipada não está no gibi. Até agora, já foram pelo menos seis representações por propaganda irregular. Nesse caso, Ilma tem mais condenações e multas em relação a Berg Patriota.
Andando
A obra da Estrada de Ibitiranga realmente está cumprindo o último cronograma prometido pela empresa Esse. Além da maior quantidade de máquinas, está andando o trabalho de colocação de sub base. Esses dias deve ser iniciado o trabalho de colocação da base, etapa importante da obra. Engenheiros explicam que após o subleito, a sub-base possui função estrutural e de drenagem, ou seja, ajuda a evitar o acúmulo da água para não prejudicar a estrutura da pavimentação asfáltica. A base é a próxima camada, com utilização de brita graduada.
Última esperança
A ex-prefeita Madalena Britto tem movimentado muito sua pré-campanha em Recife, ao lado do pré-candidato a vice, Gilsinho. Esta semana, esteve com o prefeito do Recife João Campos e na festa dos 18 anos do Blog do Magno. Mas, na base, nenhuma movimentação mais intensa. Noves fora tudo, todos sabem que mesmo que ela mantenha a disposição de maior estrutura em campanha, só uma possível desistência de Wellington Maciel a coloca no páreo contra o atual favorito, Zeca Cavalcanti.
Requentada
A pré-candidata Pollyana Abreu lançou uma nova modalidade da corrida eleitoral em suas redes: requentar pesquisa eleitoral. Soltou nota lembrando o resultado da pesquisa Datatrends, de março, onde batia a pré-candidata governista Rita Rodrigues. Em abril, no mês seguinte, Rita apareceu na frente na pesquisa do Instituto Opinião, com 40,3% contra 36,9% da tucana. Em uma disputa eleitoral que promete ser animada, cada um usa as armas que tem, até descongelar os números de quase três meses atrás.
Desafio
O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, está buscando imprimir um ritmo mais forte nas entregas da gestão diante das críticas de “governo lento” feitas por Danilo Simões ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú. Uma questão que precisa ser atacada urgentemente é a zeladoria do município, com manutenção e conservação de ruas, praças e vias rurais.
Haja desafio
Depois que Evandro Valadares desafiou Fredson Brito a debater com George Borja, além do suposto aceite do opositor, Zé Marcos cantou Evandro para um debate na Câmara de Vereadores. Nas ruas tem gaiato como o famoso caveira das redes: “hum, eu gosto é assim, amostradinho…”
Influencers
Depois da onda João Campos, prefeitos Brasil afora tem embarcado na onda das trends. Alguns tem assumido o posto de verdadeiros influencers, como o de Sorocaba, Rodrigo Manga:
“O que ele quer é buscar uma vitimização para chamar a atenção e quem sabe ajudar na próxima eleição dele já que ele não terá apoio da Prefeitura de Serra Talhada caso não consiga ser candidato”.
De Marília Arraes, sobre o lançamento da pré-candidatura de Luciano Duque.
O novo Secretário de Transportes Sebastião Oliveira falou ontem ao jornalista Magno Martins no programa Frente a Frente sobre as prioridades de sua pasta a partir de 2015. Dentre elas, a duplicação da BR 232 até Cruzeiro do Nordeste e a retomada das obras de restauro da PE 292. Leia pontos importantes dos compromissos firmados […]
O novo Secretário de Transportes Sebastião Oliveira falou ontem ao jornalista Magno Martins no programa Frente a Frente sobre as prioridades de sua pasta a partir de 2015. Dentre elas, a duplicação da BR 232 até Cruzeiro do Nordeste e a retomada das obras de restauro da PE 292. Leia pontos importantes dos compromissos firmados por Sebá a partir do ano que vem:
Quais suas prioridades para a pasta?
As prioridades são traçadas por um programa de governo feito por Eduardo Campos e agora que tem continuidade João Lira e continuidade com Paulo Câmara. Um plano traçado desde 2007. O governador já adiantou que pretende pôr como prioridade a duplicação da BR 232 de São Caetano a Placas e a de São Caetano a Garanhuns, além da BR 408 de Carpina a Timbaúba. Mas não vamos descuidar da restauração de rodovias como a 292, 45 e o conjunto de requalificação de dez rodovias no entorno do complexo da FIAT.
Mas essas grandes obras dependem de dinheiro da União em ano de dificuldades e Paulo não é da base de Dilma…
Mas não vai haver retaliação até porque Dilma teve grande votação aqui no segundo turno. Hoje estamos esperando a nomeação de Antonio Carlos Rodrigues nos Transportes. É Secretário Geral do PR com quem criamos vínculo e pode facilitar liberação de recursos. Nós não achamos que ela vá fazer nenhum tipo de retaliação a Pernambuco. (Ao final, acabou confirmado outro nome, o de Paulo Sérgio Passos para a pasta de Tranportes).
Li entrevista de Paulo Câmara descartando pedágio na BR 232 mas não vejo outra saída para a via…
É uma decisão de governo, não se discute se cumpre. Mas ele deve ter uma solução para a questão. Também acho que a grande opção é entregar à iniciativa privada para colocar reforço da segurança da via. Ela é atrativa para iniciativa privada e sobra dinheiro para conservar rodovias que não tem interesse da iniciativa privada. São investimentos muito grandes que ela precisa além de instalar balança e equipamentos de segurança. Mas se for decisão de governo vamos acatar e buscar outras alternativas.
Nos dê boa notícia para o Pajeú que está insatisfeito porque parou a restauração da PE 292…
Nós selecionamos obras que iniciaram e pararam em setembro. Colocamos a 292 como prioridade e vamos discutir na primeira semana com o governador as que serão iniciadas e sem dúvida a 292 é uma das que serão reiniciadas em 2015.
Você precisa fazer login para comentar.