Notícias

Variante Delta da Covid-19 circula em Serra Talhada, diz SES/PE

Por Nill Júnior

Farol de Notícias

A variante delta do novo coronavírus, considerada uma das mais agressivas, já circula em Serra Talhada. O alerta foi dado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nessa sexta-feira (15), após divulgação de boletim de sequenciamento genético. De 176 amostras biológicas de pacientes positivos para a Covid-19, 154 (87,5%) apresentaram a variante delta ou suas sublinhagens em sequenciamento genético.

Esse é o resultado de mais uma análise realizada pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) e disponibilizada nesta sexta-feira (15) à Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

As coletas desses pacientes foram realizadas entre os meses de agosto e setembro deste ano. Eles são residentes dos municípios de Amaraji, Araripina, Caruaru, Cupira, Escada, Gravatá, Jataúba, Lagoa Grande, Moreno, Paudalho, Petrolina, Recife, Santa Cruz do Capibaribe, São Caetano, São Lourenço da Mata, Serra Talhada, Taquaritinga do Norte, Terra Nova, Carnaúba dos Dantas (RN), Juazeiro (BA) e São Paulo (SP). A paciente de Serra Talhada é uma mulher.

“Já tínhamos apresentado rodadas anteriores com a predominância da variante delta, mas o quantitativo de amostras era menor.  Essa é a primeira vez que temos uma amostragem acima de 100 com a maior parte sendo da variante originária na Índia. Felizmente, não notamos um aumento de casos e uma maior procura por internação nos dois últimos meses, o que pode ser um reflexo do avanço da vacinação em nosso Estado. Contudo, ainda não podemos baixar a guarda. Além da imunização, com foco na segunda dose e no reforço dos grupos preconizados, precisamos continuar usando máscara e respeitando os protocolos. Esses são os meios para que possamos continuar salvando vidas e para superar essa que é a maior pandemia dos últimos 100 anos”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo. O gestor ainda ratifica que as medidas de controle são as mesmas para todas as variantes do novo coronavírus.

Outras Notícias

Secretário de Administração de Carnaíba sofre AVC e é socorrido para Caruaru

O Secretário de Administração do município de Carnaíba, Jonas Rodrigues, de 30 anos, foi vitima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na madrugada desta segunda feira 20. Jonas, além de atuar como Secretário Municipal de Administração do Governo de Anchieta Patriota, é professor licenciado em Ciências Biológicas e  esta cursando Técnico de Enfermagem, é filho […]

O Secretário de Administração do município de Carnaíba, Jonas Rodrigues, de 30 anos, foi vitima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na madrugada desta segunda feira 20.

Jonas, além de atuar como Secretário Municipal de Administração do Governo de Anchieta Patriota, é professor licenciado em Ciências Biológicas e  esta cursando Técnico de Enfermagem, é filho da enfermeira Matilde e do saudoso Neguinho de Josa Rodrigues.

Segundo o Blog de Cauê Rodrigues, ele foi socorrido para o Hospital Dr. José de Sousa Dantas Filho, em Carnaíba e posteriormente levado para o Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira de onde será transferido para o Hospital Regional Mestre Vitalino, em Caruaru.

Jonas é uma das pessoas que aguardam cirurgia de gastroplastia , esperando por exames que cobra dieta liquida. Gastroplastia, também chamada de cirurgia bariátrica, cirurgia da obesidade ou ainda de cirurgia de redução do estômago, é, literalmente, a plástica do estômago que tem como o objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado.

No caso de hoje, Jonas foi diagnosticado com um AVC, o Acidente Vascular Cerebral que acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais incapacitação e internações em todo o mundo.

Padre Mário é sepultado em Afogados

Foi sepultado no fim da manhã desta sexta-feira (19), no cemitério São Judas Tadeu em Afogados da Ingazeira, o corpo do padre José Mário Bezerra. Durante toda a manhã, familiares, amigos, padres e populares, aproveitaram para prestar a última homenagem ao padre, que faleceu na manhã da quarta (17) vítima de um infarto, em João […]

Foto: André Luis

Foi sepultado no fim da manhã desta sexta-feira (19), no cemitério São Judas Tadeu em Afogados da Ingazeira, o corpo do padre José Mário Bezerra.

Durante toda a manhã, familiares, amigos, padres e populares, aproveitaram para prestar a última homenagem ao padre, que faleceu na manhã da quarta (17) vítima de um infarto, em João Pessoa-PB, onde atuava como capelão do Exército. Ele fazia parte do clero da arquidiocese de Olinda e Recife.

Na noite desta quinta (17) aconteceu a missa de corpo presente realizada na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, presidida pelo padre Wellington Luiz (vigário paroquial de Flores) e concelebrada pelos padres Juacir Delmiro (vigário da Catedral) e Rogério Veríssimo (administrador paroquial de Iguaraci) e do velório também realizado na Catedral.

Foto: André Luis
Foto: André Luis
Foto: André Luis
Bolsonaro pode receber alta neste domingo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passou a terceira noite internado no Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo, após ser diagnosticado com uma obstrução intestinal. De acordo com o médico cirurgião, Antônio Macedo, que coordena a equipe responsável pelo seu tratamento, Bolsonaro pode receber alta neste domingo (18). Ainda não há informações de como […]

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passou a terceira noite internado no Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo, após ser diagnosticado com uma obstrução intestinal.

De acordo com o médico cirurgião, Antônio Macedo, que coordena a equipe responsável pelo seu tratamento, Bolsonaro pode receber alta neste domingo (18).

Ainda não há informações de como o presidente passou a noite após começar a receber uma dieta líquida na sexta (16). A introdução da dieta líquida ocorreu depois que exames mostraram melhora no estado de saúde dele.

De acordo com Macedo, se o quadro clínico do presidente continuar melhorando, ele deverá passar para a dieta cremosa neste sábado.

Segundo boletim médico divulgado na noite de sexta-feira (16), o quadro clínico do presidente continua evoluindo satisfatoriamente.

Irmão de ex-prefeita entra no jogo da sucessão em Afogados

Em reunião na noite desta sexta-feira (2), com representantes do PTB, PRB, PRP, PCB, PSC, e PTN, a oposição afogadense conheceu seus pré-candidatos a prefeito, para as eleições que acontecem este ano. A novidade foi o surgimento do nome de Ramirinho Simões (PTN), contador e irmão da ex-prefeita Giza, casado com a vereadora Antonieta Guimarães. […]

Ramirinho e Itamar França
Ramirinho e Itamar França

Em reunião na noite desta sexta-feira (2), com representantes do PTB, PRB, PRP, PCB, PSC, e PTN, a oposição afogadense conheceu seus pré-candidatos a prefeito, para as eleições que acontecem este ano.

A novidade foi o surgimento do nome de Ramirinho Simões (PTN), contador e irmão da ex-prefeita Giza, casado com a vereadora Antonieta Guimarães. Ele se junta a Itamar França (PRP/PCB) como nomes  definidos pela União Pelo Povo.

Agora cada um dos postulantes irá tentar viabilizar sua candidatura e tentar aglutinar forças.  Na reunião ainda surgiram as pré-candidaturas da professora Fabiana Ângelo, Roberto da Civil, Adriana esposa de Renon, Cleide França e Vanderley Policial Civil. Ambos deverão disputar o mandato de vereador na chapa proporcional.

No bloco PT e Pros, continua colocado o nome de Emídio Vasconcelos. Já Zé Negão disse que seria candidato se houvesse unidade. Agora, a luta dos grupos será unificar o projeto em torno de um dos nomes colocados. É certo e sabido que a unidade é fundamental para enfrentamento ao atual prefeito José Patriota (PSB).

Presidente do PEN se diz “aliviado” com saída de deputado

Do Estadão O presidente do PEN-Patriota, Adilson Barroso, se disse “aliviado” com a desistência de Jair Bolsonaro (PSC-RJ) de ser o candidato por sua legenda. “Fiz das tripas o coração para tê-lo com a gente, mudei o nome do partido, mexi no nosso estatuto, dei mais de 20 diretórios para o grupo dele. Mas você […]

Foto: J. Ricardo/Estadão Conteúdo

Do Estadão

O presidente do PEN-Patriota, Adilson Barroso, se disse “aliviado” com a desistência de Jair Bolsonaro (PSC-RJ) de ser o candidato por sua legenda.

“Fiz das tripas o coração para tê-lo com a gente, mudei o nome do partido, mexi no nosso estatuto, dei mais de 20 diretórios para o grupo dele. Mas você não pode ser convidado para entrar em uma casa e depois querer tomar ela inteira para você, expulsando seus moradores originais”, disse.

O dirigente afirmou que o relacionamento dele com Bolsonaro teria sido “envenenado” pelo advogado e assessor do deputado Gustavo Bebianno –que, segundo Barroso, queria tomar o “partido inteiro para o grupo de Bolsonaro”.

O rompimento já havia se insinuado quando deputados da legenda se rebelaram contra o que chamavam de “fome” do grupo bolsonarista.

Os deputados Walney Rocha (RJ) e Junior Marreca (MA) se posicionaram contra as mudanças no estatuto da legenda –principalmente aquela que impede alianças com partidos de esquerda (Marreca, por exemplo, é aliado do governador do Maranhão, Flávio Dino, que é do PCdoB).

Bem ao estilo Barroso, o presidente do PEN-Patriota já avisou que, sem Bolsonaro, pretende focar em convencer o ex-presidente do Supremo Joaquim Barbosa a sair candidato por seu partido.

‘Dono’

O cientista político Vitor Oliveir, do Pulso Público, afirmou que “a questão de Bolsonaro tem a ver com a forma de operação dos partidos políticos no Brasil”. Para ele, o fato de os partidos terem “donos” cria dificuldades para Bolsonaro se impor como dono de uma legenda que não é dele.

Já para o também cientista político Rogério Battistini, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, “Bolsonaro não está sabendo fazer o jogo político e criando dificuldades para sua própria candidatura”.

Battistini afirmou ainda que a vontade de ter controle absoluto sobre uma legenda só “pode minar os sonhos eleitorais de Bolsonaro”.