Notícias

Valdir Teles perto de virar patrono do repente

Por Nill Júnior

Blog do Magno

O saudoso poeta Valdir Teles está perto de se tornar patrono do repente e da cantoria de viola de Pernambuco.

A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa concedeu parecer favorável ao Projeto de Lei nº 1282/2020, de autoria do deputado Waldemar Borges (PSB), que versa sobre a honraria.

O PL está na Secretaria Geral da Mesa Diretora. Filho da Paraíba, Valdir Teles fincou raízes no Sertão do Pajeú, onde tornou-se referência cultural.

Foi vitimado por um infarto fulminante, no último mês de março, aos 64 anos

Outras Notícias

Reforma do Cinema São Luiz entra em nova fase

Governo de Pernambuco abriu licitação para a restauração do forro policromado da sala, etapa primordial para sua reabertura O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD-PE), publicou, neste sábado (18), no Diário Oficial do Estado, o aviso de licitação de mais uma etapa da reforma do Cinema São Luiz. O ato corresponde […]

Governo de Pernambuco abriu licitação para a restauração do forro policromado da sala, etapa primordial para sua reabertura

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD-PE), publicou, neste sábado (18), no Diário Oficial do Estado, o aviso de licitação de mais uma etapa da reforma do Cinema São Luiz.

O ato corresponde ao processo de tomada de preço para contratação da empresa especializada em restauração e conservação que será responsável pela execução dos serviços de recuperação e restauro do forro de gesso decorado da histórica sala localizada na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife. A partir da homologação e contratação da empresa vencedora do certame, a previsão é que os serviços sejam concluídos em até seis meses.

“Estamos trabalhando para mudar Pernambuco em todas as áreas e a cultura não pode ficar de fora. A nossa gestão está atenta às necessidades do São Luiz e trabalhamos com muito afinco para que a restauração do cinema saia do papel o quanto antes. É compromisso do Governo que esse patrimônio cultural estará de portas abertas, recebendo antigos e novos espectadores e fortalecendo a produção audiovisual não só do nosso Estado, mas de todo o país”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o governo estadual empregou todos os esforços para captar os recursos necessários, garantidos pela Lei Paulo Gustavo (LPG), e elaborar o projeto de restauração atualmente em licitação.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, afirma que a restauração do forro policromado do cinema São Luiz é uma etapa primordial que permitirá, além da recuperação do bem tombado e Patrimônio Cultural Material do Estado, a reabertura da sala para o público. “Também já está em fase de conclusão o reparo da cobertura do São Luiz, obra que demandou um investimento de R$ 106.308,53”, detalha a gestora.

No decorrer do processo de readequação da sala, o Governo do Estado ainda vai abrir licitação para requalificação geral do cinema – fase que inclui implementação de recursos de acessibilidade e de proteção e combate a incêndio –, além da aquisição de novos aparelhos para o sistema de audiovisual, como equipamentos de som e projeção.

LICITAÇÃO – De acordo com a publicação, a licitação presencial será realizada por meio de uma sessão pública no dia 6 de dezembro, às 9h30, no auditório da SAD-PE (Avenida Antônio de Goes, nº 194, bairro do Pina, Zona Sul do Recife), perante a Comissão Central Permanente de Licitação do Estado V (CCPLE V). O valor máximo aceitável para pagamento do serviço está cotado em R$ 983.617,40.

Ainda segundo o ato, o edital, seus respectivos anexos e comunicados estão disponíveis nos sites www.peintegrado.pe.gov.br e www.sad.pe.gov.br (link Compras e Licitações; aba Licitações Presenciais). Os envelopes dos interessados podem ser entregues na abertura da sessão pública ou, no mesmo prazo, via postal. Mais informações podem obtidas pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (81) 3183-7811.

PATRIMÔNIO – Inaugurado no dia 6 de setembro de 1952 e situado às margens do Rio Capibaribe, na cabeceira da mais moderna ponte da cidade à época, a Ponte Duarte Coelho, o cinema São Luiz tornou-se um dos mais emblemáticos cinemas do Recife, prezando por essa arte em sua concepção clássica, com exibição em cine-teatro. Atualmente, é o de mais rica concepção artística e arquitetônica do Recife e um dos últimos cinemas de rua do Brasil.

Em 2008, o prédio foi tombado como monumento histórico pelo Governo do Estado que, por meio da Fundarpe, trouxe de volta ao público o tradicional cinema São Luiz revitalizado e sem os vícios da mídia cinematográfica, preservando e difundindo a arte do cinema e contribuindo para o resgate da história da cidade e a manutenção de um verdadeiro templo de sua cultura.

Em 5 de novembro de 2015 o cinema pernambucano inaugurou seu novo projetor digital Barco 23B 4K, com capacidade de projetar filmes em 3D, além de um servidor digital e novos processadores e amplificadores de som para o formato Dolby 7.1. Em julho de 2022, o São Luiz foi fechado para a implantação de um novo sistema de refrigeração, correção de problemas de vazamento de cobertura e redimensionamento das suas instalações elétricas. Após chuvas torrenciais ocorridas no Recife em fevereiro de 2023, o equipamento precisou ser totalmente interditado por medida de segurança.

A primeira etapa das ações para reabertura do cinema, tratado com prioridade e responsabilidade pelo Governo do Estado, por meio da Fundarpe, contemplou a execução de serviços emergenciais no sistema de esgotamento de águas pluviais do equipamento cultural.

Afogados: paciente de 76 anos é suspeito de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira informou em nota que está sob investigação o caso de um homem, 76 anos, residente no município. Ele deu entrada hoje no Hospital Regional Emília Câmara, com SRAG – Síndrome Respiratória Aguda Grave. O quadro clínico no momento da internação: tosse, dispnéia, febre e queda de saturação […]

Paciente deu entrada no Hospital Regional Emília Câmara

A Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira informou em nota que está sob investigação o caso de um homem, 76 anos, residente no município.

Ele deu entrada hoje no Hospital Regional Emília Câmara, com SRAG – Síndrome Respiratória Aguda Grave.

O quadro clínico no momento da internação: tosse, dispnéia, febre e queda de saturação de oxigênio .

“A coleta para amostra de exame (Swab – COVID 19) já foi realizada. O mesmo encontra-se internado, em isolamento, com uso de antirretroviral e antibiótico”, diz o texto.

Foram descartados os casos de dois profissionais de saúde, com sintomatologia leve, cujos testes rápidos deram negativo para Covid-19.

Portanto, Afogados agora tem quatro casos descartados e um em investigação.

Caravana da educação anuncia retorno das aulas presenciais em Tabira

Nesta terça-feira (07.09), a caravana da educação saiu às ruas de Tabira para anunciar o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino.  Ônibus escolares da frota municipal percorreram as principais ruas da cidade, com personagens infantis convocando ao retorno as escolas.  A estratégia da Secretaria de Educação de Tabira visa a busca ativa […]

Nesta terça-feira (07.09), a caravana da educação saiu às ruas de Tabira para anunciar o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino. 

Ônibus escolares da frota municipal percorreram as principais ruas da cidade, com personagens infantis convocando ao retorno as escolas. 

A estratégia da Secretaria de Educação de Tabira visa a busca ativa minimizando a evasão escolar que pode decorrer após o longo período de aulas remotas devido a pandemia. 

O retorno das aulas presenciais ocorre de forma gradativa nas escolas da Rede, seguindo os protocolos de segurança sanitária, o cronograma de retomada teve início na segunda-feira (6), as escolas estão repassando aos pais ou responsáveis o cronograma das aulas, já que o retorno segue o planejamento programado. Confira o cronograma de retomada da Rede Municipal de Ensino.

Fase 1: 06/08/2021: retorno do 2º ano, 5º ano e 9º ano | Fase 2: 13/09/2021: retorno do 3º ano e 8º ano | Fase 3: 20/09/2021: retorno do 4º ano e 7º ano | Fase 4: 27/09/2021: Retorno do Pré – I, Pré II, 1º ano e 6º ano | Fase 5: 04/10/2021: Retorno da creche e maternal.

Serra: mesmo sonhando ser prefeito, Zé Raimundo declara apoio à reeleição de Luciano

Sustentando o desejo de um dia ser prefeito de Serra Talhada, o Presidente da Câmara de Vereadores José Raimundo garantiu, durante entrevista à Rádio Pajeú, que apoiará a reeleição do Prefeito Luciano Duque (PT). Perguntado se será o companheiro de chapa de Luciano, Raimundo disse que é cedo para tratar do assunto. “Ainda serei Prefeito […]

ze-raimundo

Sustentando o desejo de um dia ser prefeito de Serra Talhada, o Presidente da Câmara de Vereadores José Raimundo garantiu, durante entrevista à Rádio Pajeú, que apoiará a reeleição do Prefeito Luciano Duque (PT).

Perguntado se será o companheiro de chapa de Luciano, Raimundo disse que é cedo para tratar do assunto. “Ainda serei Prefeito de Serra Talhada, mas não será desta vez. Meu compromisso é com a reeleição de Luciano”, afirmou.

Lula participa de ato no Rio contra o impeachment de Dilma

G1 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, na noite desta segunda-feira (11), de um ato contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, em defesa da democracia, nos Arcos da Lapa, Centro do Rio. Segundo estimativa da Central Única dos Trabalhadores (CUT), cerca de 50 mil pessoas estavam na Lapa às 20h45. Cerca de […]

imp

G1

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, na noite desta segunda-feira (11), de um ato contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, em defesa da democracia, nos Arcos da Lapa, Centro do Rio.

Segundo estimativa da Central Única dos Trabalhadores (CUT), cerca de 50 mil pessoas estavam na Lapa às 20h45. Cerca de 30 minutos antes, começaram os discursos e shows em um palco armado nos Arcos. A PM não divulgou estimativa de público.

Antes de ir para a praça ao ar livre, o ato “Cultura pela Democracia”, convocado pela Frente Brasil Popular, começou às 17h dentro da Fundição Progresso e lotou o centro cultural, que têm 5 mil lugares. Mais de dez discursos foram feitos e exibidos do lado de fora em um telão.

Falaram os dramaturgos Aderbal Freire Filho e João das Neves, os juristas Juarez Tavarez e Luiz Moreira, o ator Gregório Duvivier, a indígena Sonia Guajajara, o cineasta Luiz Carlos Barreto, o escritor Leonardo Boff, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e os músicos Chico Buarque, Beth Carvalho, Tico Santa Cruz, Flávio Renagado e Nelson Sargento, que ganhou um beijo de Lula na cabeça. “Eu não ia dormir sossegado se eu não viesse aqui hoje”, declarou Sargento, aos 91 anos.

Chico Buarque disse que inicialmente não falaria, por já ter discursado em outro ato, no Largo da Carioca, em 31 de março, mas ficou sensibilizado com os gritos de “Chico, eu te amo” ao chegar. “Nós amamos essa energia toda. Estaremos juntos em defesa da democracia. Não vai ter golpe”, disse o artista.

O ator Wagner Moura, que não pôde comparecer, falou ao vivo via conferência digital, exibida no telão. Ao fim dos discursos, Beth Carvalho cantou uma música composta por ela: “Não vai ter golpe de novo, reage, reage meu povo”, dizia a letra.

Antes, foi apresentado oficialmente um manifesto pela democracia, assinado por nomes como Chico Buarque, Leonardo Boff e os escritores Fernando Morais e Éric Nepomuceno. Também estiveram presentes os políticos Marcelo Freixo, Carlos Minc e Lindbergh Farias, entre outros.

Na plateia, o grito de “Não vai ter golpe” era o mais cantado. O sambista Nelson Sargento também se posicionou: “Eu vim aqui fazer coro, do Lula pra cá, eu com o PT. Só maluco pode planejar um impeachment”, disse.