Notícias

Vaccari na tornozeleira. Índio da Costa preso

Por Nill Júnior

G1

O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, que estava preso desde abril de 2015 no Paraná, deixou a prisão na tarde desta sexta-feira (6). Ele vai cumprir pena no regime semiaberto e será monitorado por uma tornozeleira eletrônica. Vaccari saiu do Complexo Médico-Penal (CMP), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, por volta das 16h15, conforme o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen).

Ele foi alvo da 12ª fase da Lava Jato. Ele ficará em Curitiba, na casa de um tio, e vai trabalhar na Central Única dos Trabalhadores (CUT). A mudança de regime da pena foi determinada pela juíza Ana Carolina Bartolamei Ramos, da 1ª Vara de Execuções Penais de Curitiba, nesta sexta-feira (6).

Nesse processo, o ex-tesoureiro foi condenado a 6 anos e 8 meses por corrupção passiva. Como já cumpriu 2 anos e 3 meses, ele teve o direito de progredir para o semiaberto, conforme a juíza.

Vaccari respondeu a cinco processos pela Lava Jato: em dois deles ele foi absolvido por falta de provas, em outro, em que teve a pena de 24 anos extinta, teve um indulto natalino concedido e foi condenado em primeira instância em mais dois processos. Um deles é referente à decisão da juíza Ana Carolina Ramos.

Já o empresário e advogado Indio da Costa, ex-deputado federal, ex-vereador e ex-secretário do Rio, foi preso nesta sexta-feira (6) em uma operação da Polícia Federal contra um suposto esquema de fraude nos Correios. A informação foi confirmada por fontes da PF e publicada inicialmente pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. No fim da tarde, ele foi transferido para o presídio de Benfica, na Zona Norte do Rio.

Curioso é que Indio foi relator de uma comissão especial que ajudou a criar o projeto da Lei da Ficha Limpa, que impede políticos com condenações em segunda instância de disputar cargos nas eleições.

Outras Notícias

Sucessão em Custódia: Manuca lidera cenário para 2020, diz Múltipla

O Instituto Múltipla realizou pesquisa de opinião aferindo intenção de voto para prefeito em Custódia. A cidade atualmente é gerida pelo prefeito Manuca que tem direito a disputar a reeleição. A pesquisa foi divulgada pelo Blog e também pelo Blog do Finfa. O Múltipla quis saber: em quem você votaria para prefeito se as eleições […]

O Instituto Múltipla realizou pesquisa de opinião aferindo intenção de voto para prefeito em Custódia. A cidade atualmente é gerida pelo prefeito Manuca que tem direito a disputar a reeleição. A pesquisa foi divulgada pelo Blog e também pelo Blog do Finfa.

O Múltipla quis saber: em quem você votaria para prefeito se as eleições fossem hoje? Quando o instituto coloca no cenário estimulado Manuca contra o ex-prefeito Luiz Carlos, o prefeito atual lidera com 55,6% contra 28,8% do petista. Em votos válidos, Manuca tem 65,8% contra 34,2%. Quando o adversário é Gilberto de Belchior, a vantagem é um pouco menor: 53,6% contra 31,6%. Em votos válidos, 62,9% contra 37,1%.

O Múltipla também quis classificar a gestão Manuca: 69,6% aprovam o governo, contra 24,4% que não aprovam e 6% que não opinaram. Quando a população é chamada a classificar a gestão, 10% dizem ser ótima, 42,8% afirmam ser boa, 28% regular, 8,8% ruim e 8,8% péssima. Apenas 1,6% não sabem ou não opinaram. A nota média atribuída á gestão é 6,7. Quando o Instituto quis comparar a atual gestão à gestão anterior, para 64,8% ela está melhor que o governo anterior. Para 13,2% está igual à anterior e para 18,4% está pior. Apenas 3,6% não sabem ou não opinaram.

Foram realizadas 250 entrevistas aplicadas na população que tenha título de eleitor, more e vote no município de Custódia e distribuída da seguinte forma: Cidade 59,6% e Zona Rural 40,4%. O intervalo de confiança estimado é de 95% para uma margem de erro para mais ou para menos de 6,0%.

Na cidade, foram pesquisados Centro, Redenção, Joaquim Pereira, Mandacaru 2, Cruzeiro, Polivalente, COHAB, Mandacaru 1, Rodoviária, Renascer, Pindoba Velha, Pindoba, Pindoba Nova, Mutirão, Macambira, Matadouro e Nossa Senhora de Lourdes.

Na zona Rural: Açudinho, Caetano, Lagoa do Capim, Logradouro, Areias, Lagoa Cercada, Lamarão, Mata Verde de Baixo, Mata Verde de Cima, Barro Vermelho 1, Jaramantais, Marias Pretas, Barro Branco, Engenho, jati, Lagoinha, Pitombeira, Riacho do Gado, Santa Maria, Cangalha, Saco, Cacimba Nova, Lagoinha, Quilombo, Barbosa, Riacho do Meio, Bravo, Umbuzeiro, Barro Vermelho2, Cacimbinha, Malhadinha, Mulungu, Carvalho,  Umbuzeiro, Maravilha, Barreiro, Ingá, Pindoba do Ingá, Barro Vermelho1, Serrote da Cinza, Açude dos Costas, Pinhões, Cachoeira, Malhada, Serrote, Samambaia, Caiçara, Quitimbu, Barra da Misericórdia, Lajedo, Araras, Caldeirão, Mimoso de Baixo, Araras, Cachoeira da Onça, Santana, Jati, Lajedo, Vaca Morta, Lagoa do Capim, Queimada Nova, Buenos Aires, Caldeirão, Catolé e São José.

TCE aprova contas de 2021 da gestão Delson Lustosa

Na manhã desta terça (22), a Primeira Câmara do TCE, julgou a Prestação de Contas de Governo da Prefeitura Municipal de Santa Teresinha. As contas são relativas ao exercício financeiro de 2021, tendo como interessados o gestor Adeilson Lustosa da Silva, o Delson Lustosa. A informação é do Afogados On Line. No julgamento, a Primeira […]

Na manhã desta terça (22), a Primeira Câmara do TCE, julgou a Prestação de Contas de Governo da Prefeitura Municipal de Santa Teresinha.

As contas são relativas ao exercício financeiro de 2021, tendo como interessados o gestor Adeilson Lustosa da Silva, o Delson Lustosa. A informação é do Afogados On Line.

No julgamento, a Primeira Câmara, à unanimidade, emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Santa Terezinha a aprovação com ressalvas das referidas contas do gestor, relativas ao exercício financeiro de 2021.

Van com pacientes de Afogados se envolve em acidente a caminho de Garanhuns

Um motociclista morreu em um grave acidente registrado na madrugada desta quinta-feira (17), no quilômetro 33 da BR-424, em Venturosa, no Agreste de Pernambuco. Uma van do serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de Afogados da Ingazeira, que transportava pacientes para a cidade de Garanhuns, colidiu frontalmente com a moto. De acordo com informações […]

Um motociclista morreu em um grave acidente registrado na madrugada desta quinta-feira (17), no quilômetro 33 da BR-424, em Venturosa, no Agreste de Pernambuco.

Uma van do serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de Afogados da Ingazeira, que transportava pacientes para a cidade de Garanhuns, colidiu frontalmente com a moto.

De acordo com informações divulgadas pelo Blog Juliana Lima, o motociclista trafegava na contramão com os faróis apagados e teria tentado ultrapassar uma carreta quando bateu de frente com a van. O impacto da colisão foi fatal, e o condutor da moto morreu no local.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada por volta das 5h45 para atender à ocorrência. O Instituto de Criminalística (IC) também esteve no local realizando os procedimentos de praxe.

O motorista da van saiu ileso e realizou o teste do bafômetro, que não indicou presença de álcool no organismo. Os passageiros, que se deslocavam para exames oftalmológicos em Garanhuns, foram encaminhados para a cidade em outro veículo.

Prefeito Patriota terá alta nesta terça-feira (24)

Problema que obrigou gestor a se afastar atinge mais da metade da população acima de 50 anos. O prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota (PSB), passou na tarde/noite desta segunda-feira (23), no Hospital Português em Recife, por um procedimento cirúrgico conforme havia sido anunciado. Em nota a sua assessoria informou que o procedimento transcorreu […]

Problema que obrigou gestor a se afastar atinge mais da metade da população acima de 50 anos.

O prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota (PSB), passou na tarde/noite desta segunda-feira (23), no Hospital Português em Recife, por um procedimento cirúrgico conforme havia sido anunciado.

Em nota a sua assessoria informou que o procedimento transcorreu na mais absoluta normalidade e sem qualquer tipo de intercorrência.

Ainda segundo nota da Assessoria, o Prefeito terá alta nesta terça (24) e deverá cumprir o tempo de recuperação determinado pela equipe médica responsável pela cirurgia.

O problema que obrigou Patriota a realizar cirurgia afeta mais da metade da população acima de 50 anos e deveria ser mais debatido. Pelo contrário, por preconceito, se fala pouco na questão que deveria ser divulgada por questão de saúde pública. Até a nota da Assessoria evitou informar a causa. Não foram poucos os que indagaram ao blog o que causou a cirurgia, até com receio de que a não divulgação representasse algo mais grave.

Patriota foi acometido de uma grave crise de hemorroidas, que o impediu até de trabalhar. A indicação foi cirúrgica. A doença é uma das mais comuns. Mais da metade da população apresentará algum sintoma de hemorroidas durante a sua vida, geralmente após a idade dos 30 anos.

Grande parte das pessoas sofre de hemorroidas em silêncio durante um longo período antes de recorrer a um tratamento médico por puro preconceito, principalmente entre os homens. A vida corrida e sedentária – Patriota tem exatamente esse perfil pela agenda corrida – favorece a evolução da doença.

Além do problema que gerou o procedimento, o gestor já havia dado sinais de que se dedicaria mais ao cuidado pessoal da saúde. Com 56 anos, o gestor adquiriu consequências da vida e agenda agitadas, como obesidade e potencial para doenças fruto do sedentarismo. Neste semestre, por essa e outras situações, o vice Alessandro Palmeira, o Sandrinho, deverá ter mais protagonismo na gestão.

“De antemão, o prefeito agradece a todos os afogadenses que fizeram preces pelo sucesso da cirurgia e pela sua pronta recuperação”, conclui a nota da Assessoria de Comunicação.

MP dá sequência a encontros sobre Adutora do Pajeú

O Promotor Lucio Luiz de Almeida falou ontem a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM. Inicialmente falou sobre o debate em torno da Adutora do Pajeú. “No próximo dia 26 de setembro, prefeitos do Pajeú e de cidades da Paraíba, que tomaram parte na reunião de Brejinho no último dia 14, estarão em Brasília, juntamente com […]

O Promotor Lucio Luiz de Almeida falou ontem a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM. Inicialmente falou sobre o debate em torno da Adutora do Pajeú.

“No próximo dia 26 de setembro, prefeitos do Pajeú e de cidades da Paraíba, que tomaram parte na reunião de Brejinho no último dia 14, estarão em Brasília, juntamente com os seus deputados federais para tentar viabilizar cerca de R$ 55 milhões para a conclusão do Projeto”.

Sobre a Barragem de Ingazeira, o promotor disse que hoje, 21 de setembro, haverá reunião de monitoramento, mas as duas empresas (uma que atua na execução da obra e outra que fiscaliza), tem R$ 16 milhões para até o final do ano atingir 90% de sua construção e para 2018 com R$ 33 milhões, concluir.

A respeito do Curral do Gado de Tabira, o promotor Lúcio Luiz deixou claro que a questão está sendo tratada pelo MP de forma extrajudicial e que, diante do interesse do Secretário de Agricultura Nilton Mota acredita em sua resolução com o pagamento de quem tem credito a receber.

Para concluir o representante do MP disse que no encontro com a representação da Eletropetromotos, que paralisou suas atividades recentemente com muitas pendências em Afogados e várias cidades da região, a sinalização foi de que a empresa promete transformar o seu patrimônio em dinheiro.

Pela ordem, saldará pela ordem quem pagou todas as parcelas, quem foi sorteado e por último quem pagou parcelas, sejam duas, dez, trinta ou outro valor.