Umidade continua caindo no Sertão. APAC emite novo alerta
Índice chegou a 10% em Serra Talhada, 11% em Ibimirim, 13% em Petrolina e 11% em Floresta. Temperaturas passam de 38°C
A APAC – Agência Pernambucana de Águas e Clima – emitiu novo alerta de baixa umidade em cidades do Sertão de Pernambuco. Segundo nota, a presença de uma massa de ar seco sobre o estado continua inibindo a formação de nuvens e propiciando temperatura elevadas, com valores muito baixos de umidade relativa do ar em grande parte do Sertão do estado.
Valores de umidade relativa do ar abaixo de 20% foram registrados ontem (25) em Serra Talhada (10%), Ibimirim (11%), Floresta (11%) e Petrolina (13%).
A umidade relativa do ar deve permanecer com valores abaixo de 20% e com temperaturas acima de 38°C, no período da tarde, principalmente nas microrregiões do Sertão do São Francisco, Sertão do Pajeú, Sertão Central, Sertão de Itaparica, Sertão do Moxotó e Sertão do Araripe, nos próximos dois dias.
Os problemas decorrentes da baixa umidade são complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas. Recomenda-se atenção especial com crianças e idosos que devem ter hidratação constante.