Notícias

Um ano da “tragédia de Milagres”. Familiares ainda clamam por justiça

Por André Luis
Foto: Edson Freitas

Por André Luis

Há um ano, na madrugada da sexta-feira, 07 de dezembro de 2018, uma ação da Polícia Militar de Milagres, no Ceará na tentativa de combater a investida de uma quadrilha contra dois bancos da pacata cidade, com cerca de 30 mil habitantes, localizada no Cariri cearense, terminou com 14 mortes, dentre elas cinco pessoas de uma família de serra-talhadenses, que foram feitas reféns momentos antes.

De acordo com familiares, o empresário João Batista tinha ido a Juazeiro do Norte, no Ceará, por volta das 21h30, buscar três parentes que estavam vindo de São Paulo para passar os festejos de fim de ano em Pernambuco. A cunhada de João, Claudineide, acompanhada do marido, Cícero, e do filho, Gustavo, foram feitos reféns e mortos no tiroteio. O voo deles chegou na cidade às 23h.

Quando João, que também estava com o filho, Vinícius Magalhães, de 14 anos, voltava para Serra Talhada passou pelo local onde estava acontecendo a tentativa de assalto. Os criminosos tomaram o carro e fizeram o empresário, o adolescente e as três pessoas vindas de São Paulo de reféns, conforme informaram os familiares.

Segundo informações, a tentativa de roubo aconteceu por volta de 2h17 da madrugada. Houve intensa troca de tiros entre os policiais e os criminosos. Diversos carros da PM foram usados para conter a quadrilha. Devido à ação da Polícia Militar, o grupo criminoso não conseguiu levar o dinheiro de nenhum dos estabelecimentos bancários, que ficam na Rua Presidente Vargas, no Centro do município.

João Batista, de 46 anos, e o filho Vinícius Magalhães, 14, foram sepultados por volta das 10h da manhã do sábado 8 de dezembro de 2018, em Serra Talhada. A cunhada de João Batista, Claudineide Campos de Souza, 42, do marido dela Cícero Tenório dos Santos, 60, e do filho do casal, Gustavo Tenório dos Santos, 13, foram sepultados no mesmo dia em São José do Belmonte.

Na tarde daquela sexta-feira, familiares das vítimas ainda seriam surpreendidos pelos comentários do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), que levantou a possibilidade da família morta não ser refém do crime. Ele questionou o que estariam fazendo aquela hora da madrugada no banco, levantando suspeição com relação a idoneidade das vítimas. A fala conseguiu unir políticos adversários, entidades como a OAB e sociedade em um côro cobrando respeito e desculpas pela declaração extremamente infeliz. O que veio a acontecer somente no dia 9 de dezembro daquele ano, quando finalmente se solidarizou com as vítimas.

Em maio deste ano dezenove policiais e o vice-prefeito de Milagres, Abraão Sampaio de Lacerda, foram denunciados pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) acusados de homicídio qualificado e fraude processual no caso que provocou a morte de 14 pessoas, entre reféns e assaltantes.

Conforme o órgão, a investigação concluiu que as lesões causadoras das mortes das cinco pessoas da família serra-talhadense, que foram feitas reféns, partiram dos policiais que estavam com fuzis e aponta a participação de policiais nas mortes de integrantes do bando responsável pela tentativa de assalto.

“Não há como negar que, ao efetuarem três dezenas de tiros de fuzis contra pessoas indefesas, num momento em que não existia confronto entre assaltantes e policiais, e em que os reféns tentavam se abrigar por trás de um poste, os denunciados assumiram conscientemente o risco de produzir as suas mortes, devendo, portanto, receber as sanções pela prática de cinco crimes de homicídio por dolo eventual”, cita na ação.

Nos últimos meses, segundo informações do Diário do Nordeste, advogados de defesa entraram com diversos recursos para que eles possam voltar à atividade. A Justiça tem negado até o momento. Em cada decisão, o juiz Judson Pereira Spíndola Júnior, da Comarca de Milagres, mantém a “proibição de realização de serviço externo ou ostensivo e de participação em operações policiais”.

Outras Notícias

Audiência do debate da Globo pode alcancar 100 milhões de eleitores

Uma pesquisa realizada pelo instituto Ipespe/Abrapel e divulgada nesta sexta-feira apontou que 70% dos eleitores pretendem assistir com certeza ao último debate presidencial do segundo turno. O confronto final entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) ocorre hoje, a partir das 21h20, na TV Globo. Os dados […]

Uma pesquisa realizada pelo instituto Ipespe/Abrapel e divulgada nesta sexta-feira apontou que 70% dos eleitores pretendem assistir com certeza ao último debate presidencial do segundo turno.

O confronto final entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) ocorre hoje, a partir das 21h20, na TV Globo.

Os dados detalhados do interesse dos eleitores mostram que 70% vão assistir com certeza. Já 15% talvez acompanhem o embate, e 13% afirmaram que não pretendem assistir.

Só 2% não sabem ou preferiram não responder.

O engajamento é ligeiramente maior do lado petista: 74% dos eleitores de Lula afirmaram que acompanharão a transmissão ao vivo, enquanto o índice é de 69% entre os eleitores de Flávio Bolsonaro.

A projeção de audiência aponta que o programa pode alcançar uma marca próxima de 100 milhões de telespectadores.

No meu comentário, os três cenários mais prováveis para eleição desde domingo

Na minha análise para o comentário das rádios Itapuama FM, Pajeú, Cultura FM e Monteiro FM, falo das projeções para as eleições deste ano. Por ordem de possibilidades,  vitória de Flávio com até 2% de frente, vitória de Lula até 2% de frente ou vitória de Flávio por mais de 2% de frente. Para Lula, […]

Na minha análise para o comentário das rádios Itapuama FM, Pajeú, Cultura FM e Monteiro FM, falo das projeções para as eleições deste ano.

Por ordem de possibilidades,  vitória de Flávio com até 2% de frente, vitória de Lula até 2% de frente ou vitória de Flávio por mais de 2% de frente. Para Lula, considero essa última possibilidade remotíssima.

Ministro do TSE impede Nunes Marques de suspender canal ‘Exército do Lula’ sem aval do plenário

Do G1 O ministro Floriano de Azevedo Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu nesta sexta-feira (23) que o canal de WhatsApp “Exército do Lula” não poderá voltar a ser suspenso por uma decisão administrativa da Presidência da Corte. Com isso, o presidente do TSE, Kassio Nunes Marques, não poderá usar as atribuições administrativas da […]

Do G1

O ministro Floriano de Azevedo Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu nesta sexta-feira (23) que o canal de WhatsApp “Exército do Lula” não poderá voltar a ser suspenso por uma decisão administrativa da Presidência da Corte.

Com isso, o presidente do TSE, Kassio Nunes Marques, não poderá usar as atribuições administrativas da Presidência para tirar o canal do ar ou limitar seu funcionamento.

Uma eventual nova restrição, no entanto, ainda poderá ser determinada em um processo judicial.

“Defiro ainda a liminar para os fins de determinar que a Presidência se abstenha de exercer sua competência administrativa […] para determinar a suspensão, retirada ou restrição o funcionamento do Canal designado “Exército de Lula” até que sobrevenha alguma decisão de Plenário em sede jurisdicional que emita decisão neste sentido”, diz um trecho do documento.

Dessa forma, a medida vale até que haja uma decisão do plenário do TSE, em processo judicial, sobre o funcionamento do canal.

 

Ministro do TSE impede Nunes Marques de suspender canal ‘Exército do Lula’ sem aval do plenário

Floriano de Azevedo Marques afirmou haver risco de nova suspensão antes do segundo turno e determinou que eventual medida contra o canal seja tomada em processo judicial.

Por Márcio Falcão, Luiz Felipe Barbiéri, Mariana Laboissière, g1 e TV Globo — Brasília

 

23/10/2026 14h57 Atualizado há 5 minutos

 

O ministro Floriano de Azevedo Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu nesta sexta-feira (23) que o canal de WhatsApp “Exército do Lula” não poderá voltar a ser suspenso por uma decisão administrativa da Presidência da Corte.

 

 

Com isso, o presidente do TSE, Kassio Nunes Marques, não poderá usar as atribuições administrativas da Presidência para tirar o canal do ar ou limitar seu funcionamento.

 

Uma eventual nova restrição, no entanto, ainda poderá ser determinada em um processo judicial (entenda mais abaixo).

 

“Defiro ainda a liminar para os fins de determinar que a Presidência se abstenha de exercer sua competência administrativa […] para determinar a suspensão, retirada ou restrição o funcionamento do Canal designado “Exército de Lula” até que sobrevenha alguma decisão de Plenário em sede jurisdicional que emita decisão neste sentido”, diz um trecho do documento.

Nunes Marques determina pente-fino no canal ‘Exército do Lula’

Nunes Marques determina pente-fino no canal ‘Exército do Lula’

 

Dessa forma, a medida vale até que haja uma decisão do plenário do TSE, em processo judicial, sobre o funcionamento do canal.

Floriano de Azevedo Marques concedeu parcialmente o pedido apresentado em mandado de segurança e suspendeu os efeitos de ordens da Presidência do TSE que possam resultar na suspensão, indisponibilização ou restrição do alcance ou das funcionalidades do “Exército do Lula”.

O ministro também determinou que a Presidência não use sua atribuição administrativa de fiscalização das plataformas digitais para adotar esse tipo de medida contra o canal.

Diretoria e Conselho de Administração do Sicoob Pernambuco visitam obras do maior Centro Sociocultural do Nordeste

“Esse é um sonho para servir à comunidade na formação e inclusão”, destacou seu presidente Evaldo Campos O Conselho de Administração e Diretoria do Sicoob Pernambuco visitaram pela primeira vez as obras do seu Centro Sociocultural. O espaço, em um terreno de 6 hectares, com 4,5 hectares de área construída, é um marco social para […]

“Esse é um sonho para servir à comunidade na formação e inclusão”, destacou seu presidente Evaldo Campos

O Conselho de Administração e Diretoria do Sicoob Pernambuco visitaram pela primeira vez as obras do seu Centro Sociocultural.

O espaço, em um terreno de 6 hectares, com 4,5 hectares de área construída, é um marco social para o cooperativismo do Estado e do Nordeste do Brasil.

Idealizado e executado com recursos próprios do Sicoob Pernambuco, nasceu com o propósito de promover o bem-estar, a inclusão social, o esporte, a cultura e a qualificação profissional, colocando a comunidade no centro dessa transformação.

Localizado próximo ao Monte dos Remédios, em São José do Egito, o Centro reúne uma ampla estrutura planejada para atender à formação e capacitação, com foco em jovens e adolescentes, mas com atividades que atenderão à toda comunidade.

O complexo contará com quadra de areia, quadra poliesportiva, campo de futebol, piscinas, praça de cooper e área para ciclismo. A estrutura também incluirá salas para reuniões abertas à comunidade, espaços destinados a aplicação de cursos profissionalizantes, ambientes de convivência, área para restaurantes e pomar.

“Esse é um sonho para servir à comunidade, principalmente na formação de crianças e jovens mais carentes, pensando num futuro de oportunidades, um dos pilares e princípios do cooperativismo financeiro, que é o da inclusão”, destacou o presidente Evaldo Campos.

Flávio Bolsonaro é orientado a baixar o tom, e Lula, a evitar provocações no debate da Globo

Os candidatos à Presidência da República Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) dedicaram a quinta-feira (22) à preparação para o debate da Globo, nesta sexta-feira (23). Após o primeiro confronto entre os dois, realizado pela Band no último domingo (18), as campanhas ajustam suas estratégias de olho nos eleitores indecisos. Dos dois lados, a avaliação […]

Os candidatos à Presidência da República Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) dedicaram a quinta-feira (22) à preparação para o debate da Globo, nesta sexta-feira (23). Após o primeiro confronto entre os dois, realizado pela Band no último domingo (18), as campanhas ajustam suas estratégias de olho nos eleitores indecisos.

Dos dois lados, a avaliação é que o encontro reforçou principalmente as posições dos eleitores que já haviam escolhido seus candidatos. A pesquisa Quaest de quarta-feira (21) mostrou que o percentual de entrevistados que se declararam indecisos na pesquisa espontânea dobrou entre a semana passada e esta, passando de 7% para 14%.

As duas campanhas identificaram pontos a corrigir no desempenho de seus candidatos. Segundo integrantes da equipe de Flávio Bolsonaro, o candidato do PL foi aconselhado a reduzir os confrontos diretos e dar mais espaço à apresentação de propostas. Lula, por sua vez, recebeu orientações para evitar provocações, diminuir os improvisos e administrar melhor o tempo das respostas.

Flávio aposta em propostas e busca postura ‘menos Marçal’

A campanha considera que Flávio Bolsonaro deve adotar um tom menos confrontador e priorizar a apresentação de propostas, em vez de buscar embates constantes com o presidente, como ocorreu no primeiro debate.

Como parte da mudança de estratégia, a campanha decidiu retirar o influenciador Pablo Marçal da preparação do presidenciável. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), assumiu a função.

Na véspera do debate da Globo, Tarcísio e o marqueteiro Duda Lima passaram o dia com o senador no QG da campanha, em Brasília. A preparação deve continuar nesta sexta-feira.

Marçal foi o responsável por treinar Flávio para o primeiro debate. Aliados do candidato atribuem ao empresário parte da responsabilidade pela redução da vantagem que o presidenciável do PL mantinha sobre Lula.

Na avaliação desses integrantes da campanha, Marçal enfrenta rejeição entre paulistanos e mulheres pela postura polêmica na eleição municipal de 2024, quando chegou a ser expulso de um debate por desrespeitar as regras.

Sua participação também gera atritos internos. Em 2024, Tarcísio apoiou Ricardo Nunes (MDB) contra Marçal, cuja equipe teve um integrante que agrediu Duda Lima, marqueteiro do prefeito, durante um debate.

Um aliado próximo de Flávio, ouvido sob reserva pela reportagem, classificou como “ótima” a decisão de afastar Marçal da preparação e afirmou que, agora, o candidato “pode voltar a ser centrado”.

Integrantes da campanha avaliam que o senador precisa evitar atitudes que possam ser interpretadas como desrespeitosas em relação à idade de Lula, de 80 anos. No primeiro debate, Flávio recebeu críticas de adversários e de alguns aliados por comportamentos considerados etaristas, entre eles a decisão de se posicionar atrás do presidente durante suas falas.

Pelas regras do debate da TV Globo, nos três primeiros blocos, o candidato com a palavra poderá circular livremente pelo cenário, enquanto o adversário deverá permanecer junto ao púlpito. No quarto, de tema livre, cada um terá oito minutos de fala, sem limite de intervenções, e poderá se movimentar pelo seu lado do palco.

“Fato ou Fake” fará checagens das falas dos candidatos à presidência durante o debate

Estudos realizados pela campanha indicam que eleitores indecisos que assistiram ao confronto consideraram a postura de Flávio “arrogante”. Para tentar conquistar esse público, a orientação é que o senador explique melhor a viabilidade de suas propostas e como pretende financiá-las.

Lula é orientado a controlar reações e reduzir improvisos

Candidatos Flávio Bolsonaro e Lula participam de debate da Band antes do 2º turno das eleições. — Foto: REUTERS/Jean Carniel

A campanha de Lula também considera que o debate da TV Globo pode ter peso decisivo no resultado da eleição. A preparação começou na quarta-feira (21), com discussões entre auxiliares sobre as estratégias e os temas que o presidente deve apresentar.

O principal desafio, segundo integrantes da equipe, é equilibrar as críticas a Flávio com a apresentação de propostas para convencer os indecisos a dar mais um mandato ao petista.

A campanha pretende explorar episódios do passado e fatos recentes envolvendo o senador, como sua relação com o advogado Willer Tomaz.

O desafio é equilibrar os ataques a Flávio com a apresentação de propostas para convencer os indecisos a dar mais um mandato ao petista. A campanha pretende explorar episódios do passado e mais recentes envolvendo o senador, como sua relação com o advogado Willer Tomaz.

Entre os integrantes da equipe, a avaliação é que o debate da Band teve provocações em excesso e pouco espaço para a discussão de projetos. Para evitar que esse cenário se repita, Lula tem sido aconselhado a não se irritar nem reagir às provocações do adversário, além de reduzir os improvisos.

Outra orientação é administrar melhor o tempo das respostas. No primeiro confronto, o presidente deixou de utilizar todo o período disponível em algumas intervenções e não conseguiu concluir as considerações finais.

A preparação também inclui ajustes no posicionamento no palco. Na Band, Lula se dirigiu, em alguns momentos, à câmera errada e saiu da área central, ficando em um trecho com menos iluminação. A orientação é que permaneça mais próximo de seu púlpito, até para evitar que Flávio se posicione atrás dele.

Lula cancelou entrevistas e gravações para preservar a voz, afetada pela maratona de atos e compromissos da reta final da campanha. Com rouquidão, o presidente está sendo acompanhado por uma fonoaudióloga. A consultora de imagem Olga Curado também participa da preparação.

A previsão é repetir a equipe que acompanhou o petista no debate da Band. O ministro Sidônio Palmeira, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, e o senador pelo Ceará Camilo Santana devem ficar próximos ao presidente para orientá-lo. Fonteles e Camilo ganharam protagonismo na campanha neste segundo turno.

Na plateia, são esperados a primeira-dama Janja, Rui Costa, o deputado federal André Janones e o coordenador-geral da campanha, Edinho Silva. Fernando Haddad também pode comparecer. Janones ganhou importância na reta final pela mobilização de apoiadores nas redes sociais, com o chamado “Exército do Lula”.

Debate da Globo e checagem do Fato ou Fake

O debate presidencial da TV Globo entre Flávio Bolsonaro (PL) e Lula (PT) será realizado nesta sexta, dia 23 de outubro, com início programado para as 21h20.

Mediado pelo jornalista César Tralli, o encontro será exibido ao vivo pela TV Globo, direto dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, com transmissão simultânea pela GloboNews e pelo g1.

Ao final do debate, o conteúdo ficará disponível na íntegra no Globoplay e no g1.

Além de transmitir o debate, o g1 vai começar, ainda durante o encontro, a checagem das declarações dos candidatos, com a publicação das verificações na página do Fato ou Fake.