Tuparetama: Secretário de Cultura destaca projetos do início de gestão
O Secretário de Cultura e produtor cultural Fernando Marques faz uma avaliação positiva dos primeiros quatro meses a frente da gestão em Tuparetama. Dentre eles, o Balaio Cultural, destaque na região como parte do calendário cultural. Esse projeto aliás antecede a participação de Marques como secretário. São 6 anos de existência e 80 edições.
A Casa da Cultura é um ponto de visitação da população e das escolas que levam seus alunos para além de conhecerem o museu municipal e utilizar a biblioteca como material didático. A casa ainda dispõe do cantinho da leitura, destinada ao público infantil.
Mais dois outros projetos culturais merecem destaque segundo ele. O Baú de Cultura, que irá acontecer uma vez por mês nas comunidades rurais do município, terá sua primeira edição em Maio e o projeto “Feira de Mangaio” que já teve sua primeira edição durante as festividades de emancipação do município, abril de 2017,
acontecerá uma vez por mês na feira livre, sempre a partir das 07h da manhã. A segunda edição do projeto acontecerá dia 15 de Maio.
Além desses projetos, ainda acontecem na Casa da Cultura aulas de violão e dança destinada as crianças e adolescentes do município, uma alternativa de descobrir e incentivar talentos, bem como fomentar a formação cultural e diminuir o ócio.
“Fazer cultura basta ter vontade e o mínimo de apoio. Não desejo ter esses valores absurdos que são destinados para essas grandes festas que se gastam muito dinheiro e na sua maioria das vezes nada fica de exemplo para população”, diz Fernando.