Notícias

Triunfense Igor Alves brilha na final do Pernambucano

Por André Luis

Não foi apenas o Náutico que comemorou o título pernambucano no último sábado na vitória sobre o Retrô, nos pênaltis, na Arena Pernambuco.

O tenor Igor Alves, sertanejo de Triunfo,  interpretou o Hino de Pernambuco acompanhado da Banda da PMPE e do Corpo de Bombeiros do estado.  No intervalo do jogo ainda fez mais um número no centro do gramado.

O convite partiu do Presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho. Ao final da execução, é possível ver a vibração do público que lotou a Arena.

A ponte foi do jornalista esportivo Aderval Barros. Ele conheceu Igor  através de Marolla Guedes, profissional da Transamérica FM, que mora no mesmo condomínio de Igor. “Através dele fui chamado a cantar no programa esportivo de Aderval. foi quando surgiu a ideia e ele fez a ponte com a Federação”.

Igor diz já ter se apresentado para outros públicos nessa dimensão, mas admite: “com certeza foi o evento que mais projeção deu à minha carreira”. Veja no vídeo abaixo:

 

Outras Notícias

São José do Egito: MP fez TAC para lives e bares continuam com restrições

O promotor Aurinilton Leão, de São José do Egito, disse em contato com o blog que no município o MP formalizou TACs (Termos de Ajustamento de Conduta) para regular as lives e evitar justamente que se tornem festas. “Lives podem ser realizadas, mas com todas as medidas de prevenção. Sem convidados, sem aglomeração, com distanciamento, uso […]

O promotor Aurinilton Leão, de São José do Egito, disse em contato com o blog que no município o MP formalizou TACs (Termos de Ajustamento de Conduta) para regular as lives e evitar justamente que se tornem festas.

“Lives podem ser realizadas, mas com todas as medidas de prevenção. Sem convidados, sem aglomeração, com distanciamento, uso de máscaras e equipamentos de proteção individual”.

Disse ainda que apenas cantores e apresentadores devem estar sem máscaras no momento em que estiverem em frente às câmeras. “Os demais músicos e pessoas que atuam na produção da live devem usar máscaras”.

A cidade de São José do Egito também mantém restrição aos bares, segundo o promotor, pois não há segurança ainda no processo de reabertura, mesmo com os protocolos  divulgados pelo Estado.

Prefeita de Serra Talhada diz que vai defender implantação de IML na região

Márcia Conrado disse que pauta será apresentada a governadora Raquel Lyra na próxima semana. Por André Luis A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), afirmou durante entrevista ao programa Frente a Frente com Magno Martins nesta quarta-feira (25), que uma das pautas que defenderá durante reunião com a governadora Raquel Lyra na próxima semana […]

Márcia Conrado disse que pauta será apresentada a governadora Raquel Lyra na próxima semana.

Por André Luis

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), afirmou durante entrevista ao programa Frente a Frente com Magno Martins nesta quarta-feira (25), que uma das pautas que defenderá durante reunião com a governadora Raquel Lyra na próxima semana quando a chefe do Executivo Estadual receberá prefeitos do Sertão, será a implantação de Instituto Médico Legal (IML), na região de Serra Talhada.

“Precisamos contar com esse órgão. É inadmissível que as pessoas que necessitem desse atendimento tenham que ir a Caruaru, ou a Recife”, afirmou.

Falando sobre a expectativa dos prefeitos da região com relação ao encontro com a governadora, Márcia destacou que já teve reunião com alguns prefeitos e que a pauta hídrica é um consenso. “A questão do abastecimento de água é um sofrimento para quem mora no Sertão de Pernambuco, vai ser uma pauta que será levantada”, afirmou.

Márcia disse que já teve algumas conversas prévias com Raquel Lyra e acredita que educação e segurança também serão pautas prioritárias para Raquel. “Tenho certeza que ela vai dar prioridade a estas questões.

“Estamos muito confiantes que Raquel, nesses próximos quatro anos vai fazer um trabalho muito bom e vai olhar o Sertão como ele deve ser olhado”, afirmou Márcia.

A prefeita de Serra Talhada também comentou sobre o protagonismo que as mulheres estão tendo no governo de Raquel e na política. 

“Temos mostrado que mulher no poder tem tido resultados positivos, estamos mostrado a nossa competência e ela [Raquel] está abrindo esses espaços. Precisamos que mais mulheres possam mostrar a sua competência pra comprovar que a nossa determinação, que a nossa objetividade, pode nos tornar referência em administração pública”, destacou Márcia.

Questionada sobre a existência de machismo no meio político, Márcia lembrou que é a primeira mulher prefeita de Serra Talhada e dos dezessete vereadores da cidade, apenas uma é mulher. E ainda, que tem trabalhado de forma a não fechar as portas para que outras prefeitas venham depois dela.

Raquel Lyra e Camilo Santana lançam o Programa Pé-de-Meia em Pernambuco

A governadora Raquel Lyra e o ministro da Educação, Camilo Santana, lançam, nesta quinta-feira (9), o programa Pé-de-Meia em Pernambuco. A iniciativa do governo federal foi anunciada no início deste ano e conta com 170 mil estudantes pernambucanos aptos a receber bolsas de incentivo. Para isso, é preciso estar matriculado, manter a frequência das aulas […]

A governadora Raquel Lyra e o ministro da Educação, Camilo Santana, lançam, nesta quinta-feira (9), o programa Pé-de-Meia em Pernambuco.

A iniciativa do governo federal foi anunciada no início deste ano e conta com 170 mil estudantes pernambucanos aptos a receber bolsas de incentivo.

Para isso, é preciso estar matriculado, manter a frequência das aulas e concluir o ensino médio na rede pública de ensino.

A adesão do Estado ao programa financeiro-educacional será formalizada em cerimônia, realizada às 9h30, no auditório da Arena Pernambuco.

Morreu Zabé da Loca

A artista Zabé da Loca morreu na manhã deste sábado (5), na Comunidade Santa Catarina, na zona rural de Monteiro, no Cariri da Paraíba. As primeira informações repassadas pela família são de que Zabé estava com 93 anos de idade e morreu em casa de morte natural. Nos últimos anos, Zabé lutava contra a doença […]

A artista Zabé da Loca morreu na manhã deste sábado (5), na Comunidade Santa Catarina, na zona rural de Monteiro, no Cariri da Paraíba.

As primeira informações repassadas pela família são de que Zabé estava com 93 anos de idade e morreu em casa de morte natural. Nos últimos anos, Zabé lutava contra a doença de alzheimer.

Ainda segundo a família, o corpo da pifeira será velado em casa durante toda a manhã deste sábado. Já à tarde, o velório acontecerá no Memorial Zabé da Loca, no Sítio Tungão, Fazenda Santa Catarina, a partir das 13h.

Haverá velório também no domingo (6) no Centro Cultural de Monteiro, às 7h. O sepultamento será às 10h, no cemitério municipal de Monteiro.

A Prefeitura de Monteiro decretou luto oficial de três dias, deste sábado até a segunda-feira (7), de acordo com a assessoria de comunicação.

Isabel Marques da Silva, a Zabé da Loca, ficou bastante conhecida por morar durante 25 anos dentro de uma pequena gruta (loca), na Comunicade Santa Catarina, na zona rural de Monteiro. Inclusive, o apelido surgiu por esse motivo.

E foi por esse motivo que ela teve que deixar a gruta e ir morar na casa de uma das filhas. Em 2003, aos 79 anos, gravou o seu primeiro CD, Canto do Semi-Árido, com composições próprias e versões de Luiz Gonzaga e Humberto Texeira.

Nascida em Buíque, Pernambuco, ainda adolescente Zabé foi para o município de Monteiro, no Cariri da Paraíba, e depois de mais de duas décadas morando na gruta ganhou uma casa em um assentamento do do Incra no processo de reforma agrária.

Além do pífano, a vida passada na antiga loca define a figura de Zabé. O apelido acabou por virar seu nome artístico. Ela ainda morava na gruta quando foi descoberta, aos 79 anos, pelo pessoal do projeto Dom Helder Câmara, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Saída da loca, Zabé foi ganhando reconhecimento. Aos 85 anos, recebeu o prêmio Revelação da Música Popular Brasileira em 2009. Ela colecionou diplomas importantes e muitas viagens de trabalho.

Coluna do Domingão

A política como ela é O cenário político brasileiro é marcado por reviravoltas, alianças surpreendentes e mudanças de posicionamento ao longo dos anos. Um exemplo notório dessa dinâmica é a trajetória do presidente do Banco do Nordeste e ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que, através de suas redes sociais, recentemente expressou elogios ao presidente Luiz […]

A política como ela é

O cenário político brasileiro é marcado por reviravoltas, alianças surpreendentes e mudanças de posicionamento ao longo dos anos. Um exemplo notório dessa dinâmica é a trajetória do presidente do Banco do Nordeste e ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que, através de suas redes sociais, recentemente expressou elogios ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por conta dos investimentos anunciados para o estado durante a sua última visita que aconteceu nesta quinta e sexta passadas.

“Muito bom ter um presidente que reconhece o valor estratégico de investir no Nordeste e trata Pernambuco com tanto carinho e visão de futuro. Só agradecer ao presidente Lula pelo anúncio da segunda etapa da Refinaria Abreu e Lima e pela instalação da Escola de Sargentos em nosso estado. Mais desenvolvimento e milhares de empregos pros pernambucanos e pernambucanas. O Brasil voltou!”, escreveu Câmara em seu Instagram. 

Em uma reviravolta que evidencia as complexidades da política, Paulo Câmara, em 2016, enquanto governador de Pernambuco pelo PSB, liberou quatro secretários estaduais para votarem a favor do impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT). Entre esses secretários estavam nomes como Danilo Cabral, Felipe Carreras, Sebastião Oliveira e André de Paula.

A escolha de Câmara em apoiar o impeachment criou um distanciamento notável entre ele e o Partido dos Trabalhadores. Com a saída de Dilma Rousseff do poder, Michel Temer assumiu a presidência e iniciou uma série de mudanças sociais no país. A política brasileira, então, caminhava por trilhos distintos, afastando os antigos aliados.

Entretanto, as águas políticas continuaram a se movimentar. Em 2018, Jair Bolsonaro venceu as eleições presidenciais, marcando uma relação tumultuada com Paulo Câmara e Pernambuco. Esse distanciamento pode ter sido interpretado como uma espécie de castigo pelo apoio ao impeachment de Dilma Rousseff.

Surpreendentemente, em meio às transformações políticas, Paulo Câmara demonstrou abertura para apoiar a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em uma eleição presidencial acirrada, Lula saiu vitorioso sobre Bolsonaro, alcançando a presidência em um segundo turno. O gesto de apoio de Câmara à campanha de Lula foi recompensado quando o petista o nomeou como presidente do Banco do Nordeste.

Esse retorno de Paulo Câmara à esfera de influência de Lula destaca a fluidez das alianças políticas no Brasil. As relações entre partidos e políticos podem oscilar, criando um cenário onde adversários de ontem tornam-se aliados de hoje. O presidente do Banco do Nordeste agora destaca o reconhecimento do presidente Lula pelo valor estratégico de investir no Nordeste, evidenciando uma reconciliação política que surpreende os observadores mais atentos.

Em meio às mudanças de cenário, é evidente que a política brasileira é um campo fértil para reviravoltas e alianças inesperadas. Paulo Câmara, ao longo de sua trajetória, ilustra como as relações políticas no país são permeadas por complexidades e surpresas, onde as alianças podem se desfazer e se refazer ao sabor das circunstâncias políticas do momento.

Novela mexicana

Em São José do Egito, a sucessão do prefeito Evandro Valadares se transformou em uma trama estilo novela mexicana cheia de reviravoltas. O vice-prefeito Ecleriston Ramos e o prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares, surpreenderam ao desistirem, citando motivos pessoais e conflitos políticos. 

O drama inclui alegada interferência do Secretário de Saúde Paulo Jucá, gerando tensões públicas. Os vereadores da situação buscam solução, cogitando nomes como Edilio Lira e George Borja. O coordenador Lula Vieira confirmou desistências, indicando a busca por um terceiro nome. 

A novela política promete capítulos intensos, com possíveis alianças inesperadas e a sucessão longe de um desfecho final. A cidade aguarda ansiosamente os próximos acontecimentos.

Bate rebate

Na última semana, o Debate das Dez da Rádio Pajeú foi palco de uma amostra do que vai ser a campanha política em Carnaíba.

Na quarta-feira (17), a pré-candidata à prefeitura de Carnaíba, Ilma Valério, ela criticou a atual situação de Carnaíba, mencionando casos de pessoas recebendo sem prestar serviços. Ilma ressaltou a necessidade de uma gestão mais eficiente, prometendo ações voltadas para a população, como a desvinculação da saúde de atos políticos.

Na quinta-feira (18), o prefeito Anchieta Patriota, buscando direito de resposta, refutou as críticas de Ilma e destacou os avanços conquistados durante sua gestão. Rejeitou a ideia de que ser prefeito seria um sacrifício e enfatizou a revolução na educação.

O embate eleitoral em Carnaíba começa a ganhar forma e promete ser um dos mais animados da região. 

É, ou não é, Anchieta?

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, não poupou palavras ao contestar veementemente a informação de que seu sobrinho, Berg Gomes, seria o pré-candidato a prefeito pelo grupo governista. A fala aconteceu durante o Debate das Dez da Rádio Pajeú, na última quinta-feira (18), quando o prefeito se viu provocado por um ouvinte ávido por esclarecimentos, que questionou o fato de Berg não manter negócios na cidade.

“”Eu não anunciei que ele é candidato, eu ainda vou anunciar meu candidato”, enfatizou Anchieta.

A promessa

Um áudio do ex-vereador Zé Negão, que recentemente circulou em diversos grupos de WhatsApp na cidade, trouxe à tona uma estratégia política peculiar que promete agitar os bastidores eleitorais. Segundo as informações compartilhadas, Danilo Simões, pré-candidato a prefeito pela oposição de Afogados da Ingazeira, estaria considerando usar os nomes de seus pais como parte central de sua campanha eleitoral.

No áudio, Zé Negão comenta sobre uma pesquisa recente que apontou Danilo Simões com 14% das intenções de voto. O ex-vereador revela que agora o candidato surge como “Danilo de Giza e de Orisvaldo” e promete que o próximo levantamento mostrará um salto significativo na popularidade do pré-candidato.

Perigo para a saúde

A equipe da Vigilância Sanitária de Afogados da Ingazeira realizou inspeções nos quiosques e estabelecimentos que estavam comercializando bebidas no encontro de motociclistas.

A ação teve o objetivo de coibir a venda de bebidas falsificadas ou que passaram do prazo de validade.

Na sexta-feira (19) a Secretaria Municipal de Saúde divulgou em seu perfil no Instagram, que a Vigilância em Saúde, apreendeu bebidas alcoólicas e não alcoólicas, que estavam sendo comercializadas fora do prazo de validade.

Frase da semana

“Nós não vamos mais permitir que os gênios brasileiros tenham que sair do Brasil para serem consagrados. Eles serão consagrados aqui dentro. E eu não quero que o Nordeste tenha coisas tiradas de outros estados, eu só quero que o Nordeste tenha a mesma oportunidade que os outros”.

Do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de assinatura do decreto que cria o Campus Avançado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em Fortaleza (CE).