Notícias

TRE-PE cassa mandato de vereador de Jaboatão dos Guararapes

Por André Luis

Rogério Melo foi condenado por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder político e econômico

Por unanimidade, em julgamento realizado nesta segunda-feira (15), o pleno do TRE Pernambuco julgou procedente o pedido de cassação do diploma do vereador de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, Rogério Francisco de Melo, por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder político e econômico praticados nas Eleições de 2020. 

Ele foi alvo de Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), que havia sido julgada improcedente na primeira instância, mas o tribunal acatou o recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) e condenou o vereador à perda do mandato. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A relatora do caso foi a desembargadora eleitoral Iasmina Rocha.

Em seu recurso, o MPE sustentou que o vereador, durante a campanha eleitoral de 2020, pessoalmente e por meio de outras pessoas, distribuiu leite oriundo de programa social “a fim de obter os votos dos próprios eleitores e de seus familiares”. 

A entrega de leite, que fazia parte do programa estadual Leite Para Todos, ficou comprovada por meio de fotografias e por declarações de testemunhas, segundo as quais ele distribuía o produto, rotineiramente, em várias comunidades de Jaboatão dos Guararapes, acompanhado de pedidos de votos.

O vereador teve acesso leite valendo-se do cargo de presidente do Centro Comunitário Marcos Freire, função que ele não se afastou de fato durante o pleito. A entidade é cadastrada no programa social para distribuição do produto. 

As organizações comunitárias e associações parceiras do programa são responsáveis, entre outras atribuições, por cadastrar e selecionar os beneficiários do programa e por receber, proceder e controlar a distribuição do leite.

No processo, ficou demonstrado que o Centro Marcos Freire recebia 78 litros de leite por dia para a distribuição à população carente. Porém, a relatora acolheu os argumentos do MPE de que houve desvio de finalidade para fins eleitorais pelo fato de o leite ter sido distribuído com o objetivo de angariar votos e apoio político.

“(…) O impugnado (vereador), ao vincular a distribuição do leite à obtenção de votos, conseguiu macular o sufrágio de centenas de eleitores do município de Jaboatão dos Guararapes. Nesse contexto, cada eleitor que se convenceu a votar no impugnado em razão do recebimento da benesse irregular teve relevância no resultado final das eleições”, afirmou a desembargadora eleitoral Iasmina Rocha.

“Assim, entendo que as condutas abusivas foram praticadas com gravidade suficiente para atingir a lisura do pleito e a igualdade de condições entre os candidatos, desequilibrando o pleito. Por essas razões, em consonância com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, entendo merecer reforma a sentença de primeiro grau, para reconhecer a ocorrência da captação ilícita de sufrágio e abuso de poder político e econômico, impondo ao impugnado a pena de cassação do diploma de vereador”, concluiu.

A relatora determinou que fosse oficiado o juízo da 147ª Zona Eleitoral (Jaboatão dos Guararapes) para imediata execução do julgado e o envio de cópias do processo ao Ministério Público Eleitoral para apurar a informação dada por uma das testemunhas da tentativa de corrompê-la no curso do processo. Rogério Francisco de Melo concorreu ao cargo de vereador em 2020 pelo Patriota e foi eleito com 1.871 votos.

Outras Notícias

Daniel Valadares no Debate das Dez

O vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares,  é o convidado do Debate das Dez de hoje na Rádio Pajeú. Daniel avalia os três anos e meio da gestão Sandrinho Palmeira, da qual é vice, a frente dos rumos de Afogados da Ingazeira. O prefeito chega a esse período com entregas e desafios. No campo das […]

O vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares,  é o convidado do Debate das Dez de hoje na Rádio Pajeú.

Daniel avalia os três anos e meio da gestão Sandrinho Palmeira, da qual é vice, a frente dos rumos de Afogados da Ingazeira.

O prefeito chega a esse período com entregas e desafios. No campo das entregas, ações de infraestrutura e de urbanismo com a manutenção de “uma ação por semana” até o fim do ano.

Como desafios, de acordo com as últimas pesquisas, o problema da coleta e tratamento do lixo e o disciplinamento do trânsito na cidade, além da promessa de concurso público, ações nos bairros e zona rural.

Daniel tem sido um defensor no ciclo. Em uma declaração no Arraial dos Bairros,  disse que a cidade ganhará nova roupagem nos próximos 60 dias com as ações anunciadas pelo gestor.  Ele também foi o fiador e coordenou o planejamento da promessa de melhoria na coleta e tratamento de resíduos sólidos no município.

Na pauta política,  a disputa com a oposição,  capitaneada pelo pré-candidato Danilo Simões e sua parceria com o Deputado Federal Carlos Veras.

O Debate vai ao ar às 10h na Rádio Pajeú, dentro do programa Manhã Total.

Você pode ouvir e fazer perguntas sintonizando FM 99,3 e ligando para (87) 3838-1213, pela Internet no www.radiopajeu.com.br ou em celulares com Android, pelo aplicativo da emissora disponível no Google Play, ou Apple Store, para iPhone. Basta procurar Pajeu e baixá-lo. Para participar pelo zap, o número é (87) 9-9956-1213. Você ainda pode assistir pelo YouTube e Facebook.

Prefeitura de Brejinho inaugura reforma da praça em Placas de Piedade

Na última sexta-feira (21) a Prefeitura de Brejinho, através do Prefeito Gilson Bento, realizou a inauguração de mais uma obra. Trata-se da  reforma da Praça Luiz Diaz Nunes, o popular Luiz de Melé.  O espaço agora conta com novos bancos, uma nova iluminação em LED, plantas, além da construção de dois quiosques. Também foi realizada […]

Na última sexta-feira (21) a Prefeitura de Brejinho, através do Prefeito Gilson Bento, realizou a inauguração de mais uma obra. Trata-se da  reforma da Praça Luiz Diaz Nunes, o popular Luiz de Melé. 

O espaço agora conta com novos bancos, uma nova iluminação em LED, plantas, além da construção de dois quiosques. Também foi realizada a entrega de um novo ônibus para reforçar o transporte escolar do município.

O momento contou com a presença dos secretários municipais, vereadores, moradores de Placas, além dos familiares do Sr. Luiz de Melé.

Danilo Cabral discute usina nuclear em PE com ministro

O deputado federal Danilo Cabral (PSB/PE) participou, nesta quarta-feira (26), de uma reunião com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para tratar sobre a usina nuclear em Itacuruba, no Sertão de Pernambuco. O parlamentar buscou esclarecer informações após a divulgação de estudo da Eletronuclear sobre o planejamento do desenvolvimento energético no país, que […]

O deputado federal Danilo Cabral (PSB/PE) participou, nesta quarta-feira (26), de uma reunião com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para tratar sobre a usina nuclear em Itacuruba, no Sertão de Pernambuco. O parlamentar buscou esclarecer informações após a divulgação de estudo da Eletronuclear sobre o planejamento do desenvolvimento energético no país, que apontaria o município como um local propício para receber uma unidade nuclear.

Durante o encontro, Danilo Cabral, juntamente com o parlamentar pernambucano Carlos Veras (PT), expressou as preocupações apresentadas pela população do estado. O presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães, também presente na reunião, apresentou estudos feitos na área em 2010, e reforçou que os dados serão atualizados até o fim do ano.

O ministro de Minas e Energia se comprometeu a estabelecer um diálogo e aceitou participar de uma audiência pública na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) para tratar sobre o tema. O convite foi protocolado por Danilo Cabral no colegiado na semana passada. A data ainda será definida pelos parlamentares.

Prefeito de Custódia destaca reunião com governadora e ministro 

Por André Luis Na última quinta-feira (14), o prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes, conhecido como Manuca, utilizou suas redes sociais para ressaltar uma reunião realizada com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o ministro da Pesca, André de Paula, juntamente com outros prefeitos do PSD. O encontro estratégico teve como pauta a discussão sobre […]

Por André Luis

Na última quinta-feira (14), o prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes, conhecido como Manuca, utilizou suas redes sociais para ressaltar uma reunião realizada com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o ministro da Pesca, André de Paula, juntamente com outros prefeitos do PSD.

O encontro estratégico teve como pauta a discussão sobre os desafios e oportunidades que se apresentam para Pernambuco, com atenção especial para o município de Custódia. A iniciativa reflete o comprometimento dos líderes políticos em buscar soluções colaborativas e fortalecer o desenvolvimento regional.

“Reunião com a governadora, Raquel Lyra, com o ministro, André de Paula, e com amigos prefeitos do PSD para debatermos sobre Pernambuco e, em especial, Custódia, claro!”, destacou o prefeito Manuca em sua publicação.

A presença do ministro da Pesca, André de Paula, indica a importância de discutir questões relacionadas ao setor, ressaltando a relevância econômica e social que a pesca desempenha em diversas comunidades.

A reunião também se mostrou uma oportunidade para os gestores municipais trocarem experiências, alinhar estratégias e reforçar parcerias em prol do progresso coletivo. O diálogo constante entre os líderes políticos demonstra o compromisso em construir um ambiente propício para o crescimento sustentável de Custódia e de todo o estado.

O prefeito Manuca ressaltou a importância dessas reuniões para consolidar a união de esforços em prol do desenvolvimento local.

Anderson conquista apoios de ex-prefeitos de Araripina, Exu e Trindade

Anderson Ferreira, pré-candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo do Estado, conquistou a adesão de três ex-prefeitos de cidades do Sertão. Lideranças históricas nas regiões Central e do Araripe, os ex-prefeitos Valmir Lacerda (Araripina), Zilclécio Silveira (Exu) e Chico Leite (Trindade) declararam apoio ao liberal. Anderson tem cumprido agenda em diversas cidades da região, desde […]

Anderson Ferreira, pré-candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo do Estado, conquistou a adesão de três ex-prefeitos de cidades do Sertão. Lideranças históricas nas regiões Central e do Araripe, os ex-prefeitos Valmir Lacerda (Araripina), Zilclécio Silveira (Exu) e Chico Leite (Trindade) declararam apoio ao liberal.

Anderson tem cumprido agenda em diversas cidades da região, desde a última quarta-feira (27), ao lado da pré-candidata à vice-governadora, Izabel Urquiza (PL), e do pré-candidato ao Senado, Gilson Machado Neto (PL). 

Nesta sexta-feira, Salgueiro, no Sertão Central, foi a última parada da caravana Simbora Mudar Pernambuco na região, com um evento realizado no auditório do Salgueiro Plaza Hotel.

“Estamos contando os dias para a chegada do próximo domingo (31), dia da nossa convenção, o momento em que iremos oficializar a nossa chapa por Pernambuco e fortalecer a base de apoio no nosso estado à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). E é com grande satisfação que recebemos em nosso time fortes e históricas lideranças no Sertão como os ex-prefeitos Valmir Lacerda, Zilclécio Silveira e Chico Leite. Essa é a hora de virar a chave e mudar Pernambuco”, disse Anderson Ferreira.