Notícias

TRE-PE cassa chapa de candidatos a vereador do DEM em São Lourenço da Mata

Por André Luis

Decisão foi tomada por fraudes na cota de gênero

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) cassou, nesta segunda-feira (8), a chapa do Democratas, inscrita em 2020 para concorrer à Câmara dos Vereadores de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. 

A maioria acompanhou o voto da desembargadora eleitoral Mariana Vargas, que apontou a existência de fraudes na cota de gênero, determinada pela Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições). 

Por quatro votos a três, o TRE-PE determinou a cassação do mandato do vereador Alves Rodoviário, eleito pelo DEM, naquele município, e a anulação de todos os votos recebidos pela chapa. Ainda cabe recurso ao TSE.

O tribunal deverá refazer a totalização dos votos de São Lourenço da Mata e indicar as alterações decorrentes dessa decisão. A chapa cassada apresentava o nome de três mulheres, que ao final, tiveram uma quantidade irrisória de votos ou não apresentaram prestação de contas com movimentação financeira. 

Depois de analisadas as provas apresentadas, foi declarada a inelegibilidade da então candidata Marialva Josefa dos Santos, por oito anos, a partir das eleições municipais de 2020.

A Lei das Eleições estabelece que os partidos devem apresentar no mínimo 30% de candidatas do gênero feminino quando registram suas candidaturas. Pela quarta vez, este ano, o TRE-PE identifica e pune candidaturas que são registradas apenas para atender a exigência legal. 

“A fraude é caracterizada por candidaturas que têm apenas aparência de candidatura, mas que não são reais, porque não têm o propósito, mesmo que tímido, de efetiva participação na disputa eleitoral”, definiu em seu voto a desembargadora Mariana Vargas.

No caso de São Lourenço da Mata, a Justiça Eleitoral respondeu sobre uma ação movida pelo MDB, contra o Democratas, apontando que três candidatas tinham sido inscritas apenas para o preenchimento da cota de gênero, mas que, na verdade, não tinham intenção de entrar no legislativo municipal. 

Os indícios apontados foram: votação irrisória, falta de atos de campanha e prestação de contas padronizada ou até sem movimentação financeira.

As candidatas apontadas na denúncia foram Ana Paula Rodolfo da Silva, que teve apenas 2 votos, sendo ambos na sua seção eleitoral; Maria das Graças da Trindade Fernandes, que teve 7 votos, mas não votou em si mesma, uma vez que nenhum dos votos foi registrado na urna em que vota; caso também de Marialva Josefa dos Santos, que também não votou em si mesma, e declarou apoio a outro candidato, recebendo ao final 8 votos. 

Os desembargadores do TRE decidiram que o denunciante apresentou provas suficientes apenas para demonstrar a fraude praticada por Marialva Josefa.

Outras Notícias

Serra Talhada registra segundo menor número de homicídios desde 2004

Segunda maior cidade do Sertão, Serra Talhada apresenta redução nos números de homicídios em relação ao mesmo período de 2021. São 16 homicídios em 2022, dois a menos que o ano anterior e 15 a menos que 2020, quando foram contabilizadas 31 mortes na capital do xaxado. Os dados foram confirmados pelo delegado regional Marcos […]

Segunda maior cidade do Sertão, Serra Talhada apresenta redução nos números de homicídios em relação ao mesmo período de 2021. São 16 homicídios em 2022, dois a menos que o ano anterior e 15 a menos que 2020, quando foram contabilizadas 31 mortes na capital do xaxado.

Os dados foram confirmados pelo delegado regional Marcos Virgínio em entrevista à Rádio Cultura FM, neste sábado (10). Com relação às sete cidades que integram a área da 21ª Delegacia Seccional, houve uma redução de 23% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) neste ano de 2022. Foram 43 homicídios na região em 2021.

“Nós contabilizamos o ano passado de forma geral uma redução de vinte por cento em toda a área em termos de Crimes Violentos Letais Intencionais e esse ano nós estamos atualmente com vinte e três por cento de redução sobre o que já foi reduzido no ano passado, então hoje a gente está na casa dos trinta e poucos homicídios e o ano passado a gente teve quarenta e nove. A gente está reduzindo em torno de dez ou onze em relação ao mesmo período do ano passado”, afirmou.

No tocante aos homicídios cometidos em Serra Talhada durante o ano, o delegado informou que a Polícia Civil já conseguiu elucidar cerca de 60%. São dois homicídios a menos que em 2018, quando foram registradas 18 mortes,  e 15 a menos que no ano de 2020, que terminou com 31 mortes.  “Até o momento nós temos cerca de sessenta por cento desses crimes já resolvidos, outros deles são um pouco mais complexos, mas todos esses casos que aconteceram aqui estão tramitando, estão tendo a sua sequência, nenhum deles está parado, todos os crimes estão sendo investigados independente de ser mais complexo ou menos complexo”, disse.

Se Serra Talhada não voltar a registrar homicídio até o fim do ano, 2022 será o ano mais tranquilo desde 2004. “É um número muito significativo tendo em conta que em outras épocas já se contabilizou mais de trinta, quarenta homicídios aqui, e esse ano se as projeções se mantiverem como estão nós teremos o segundo melhor ano da série histórica aqui em Serra Talhada, o segundo ano mais tranquilo de toda a série, só perdendo para 2004 quando nós tivemos 14 homicídios”, completou o delegado.

2º Cultura e Coisa e Tal Clube acontece nessa sexta-feira

Afogados da Ingazeira sedia nesta sexta-feira, dia 09, a segunda edição do projeto Cultura e Coisa e Tal Clube. O evento acontece no espaço Majú Festas, que fica próximo ao Colégio Normal, com inicio às 20 horas e ingresso a R$ 5,00. Na programação Edierck, Edinho e Sivuca com violão, flauta e percussão, Júnior e […]

cultura-e-coisa-e-tal-clube-2-altaAfogados da Ingazeira sedia nesta sexta-feira, dia 09, a segunda edição do projeto Cultura e Coisa e Tal Clube. O evento acontece no espaço Majú Festas, que fica próximo ao Colégio Normal, com inicio às 20 horas e ingresso a R$ 5,00.

Na programação Edierck, Edinho e Sivuca com violão, flauta e percussão, Júnior e Emanuel cantando saudades e o serratalhadense Henrique Brandão, lançando o CD Repare. A noite também vai contar com exposição de telas de Edgley Brito, que vai estar pintando junto ao público.

“Henrique é cantor e poeta e tá com um trabalho muito bom. Os outros músicos também tem seus trabalhos reconhecidos e o diferencial vai ser a presença de Edgley produzindo ao vivo,” diz o produtor do evento, Alexandre Morais. “Esta é a proposta do evento, integrar as artes e o público através de um encontro mensal.”

Paulo Câmara visitou 70 dos 185 municípios do Estado no primeiro semestre do ano

Do JC Online As agendas no interior do Estado foram motivos de trocas de farpas entre os então candidatos a governador Armando Monteiro (PTB) e Paulo Câmara (PSB) na pré-campanha ao governo estadual. No início do ano passado, o petebista declarou que o rival estava fazendo um intensivão pelo território pernambucano para se tornar conhecido. […]

Governador intensificou agendas no interior durante o Todos por Pernambuco
Governador intensificou agendas no interior durante o Todos por Pernambuco

Do JC Online

As agendas no interior do Estado foram motivos de trocas de farpas entre os então candidatos a governador Armando Monteiro (PTB) e Paulo Câmara (PSB) na pré-campanha ao governo estadual. No início do ano passado, o petebista declarou que o rival estava fazendo um intensivão pelo território pernambucano para se tornar conhecido. O socialista seguiu com as viagens ao lado do padrinho político Eduardo Campos e conseguiu se eleger. Agora, já no posto de governador, Paulo quer reforçar o contato com o interior. De janeiro a junho, ele esteve em 70 dos 185 municípios. De acordo com informações do seu gabinete, foram percorridos 10.249 quilômetros de carro e 4.803 de avião dentro do Estado.

A presença de Paulo no interior foi ampliada a partir de abril com a realização dos seminários do Todos por Pernambuco. Antes disso, ele fez algumas viagens a cidades da Zona da Mata, Agreste e Sertão, mas se manteve muito no Recife devido às crises iniciais de sua administração como as rebeliões nos principais presídios do Estado. “Você não assume nenhum posto se ausentando daquelas tarefas que são imediatas. É natural que o momento de instalação de um governo, independente do desafio do sistema prisional, você tenha uma demanda maior aqui”, defende o secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral.

De acordo com o secretário, neste segundo semestre, a tendência é que o governador tenha ao menos uma agenda semanal longe do Recife e da Região Metropolitana. “Ficou definido que um ou dois dias ele teria uma agenda externa e que ele ampliaria o contato com o interior. Há uma divisão estratégica que contempla a participação dele nessa região. A agenda dele reflete as prioridades do governo.”, falou, explicando os compromissos seriam deslocados para a sexta-feira e, dependendo da ocasião, também para o sábado.

Apesar da declaração de Danilo, nos últimos dois finais de semana, Paulo não teve agenda pública fora do Recife.

O secretário afirma ainda que o valor dado ao interior não fica restrito às visitas de Paulo ao longo da semana, mas é também conceitual e está contemplado no mapa estratégico do governo estadual lançado recentemente. “Essa convicção levou a gente a ajustar o mapa e há mais referências (à interiorização). Está definido que quando não der para fazer tudo, a gente tem que fazer para os mais vulnerávesi e para o interior. Queremos ampliar o apoio aos municípios”, disse.

O primeiro ciclo de monitoramento da gestão Paulo, segundo Danilo Cabral, também reforçou a prioridade que a interiorização terá. Das 347 meta prioritárias definidas pelo governador junto aos secretários, 236 (68%) foram regionalizadas, ou seja, serão realizadas em vários municípios).

Câmara de Tuparetama apresenta proposta de retomada da COPAP em Triunfo

Na manhã desta sexta-feira (16), a Câmara Municipal de Tuparetama esteve presente na Câmara de Vereadores de Triunfo, representando a proposta de criação da COPAP – Comissão Parlamentar do Pajeú. Estiveram presentes o presidente do Legislativo, Valmir Tunú, e os vereadores Joel Gomes e Fifita. Eles destacaram a importância da união entre os parlamentos municipais […]

Na manhã desta sexta-feira (16), a Câmara Municipal de Tuparetama esteve presente na Câmara de Vereadores de Triunfo, representando a proposta de criação da COPAP – Comissão Parlamentar do Pajeú.

Estiveram presentes o presidente do Legislativo, Valmir Tunú, e os vereadores Joel Gomes e Fifita. Eles destacaram a importância da união entre os parlamentos municipais da região do Pajeú em prol do desenvolvimento regional.

“A iniciativa foi bem recebida e contou com apoio total dos parlamentares triunfenses, reforçando o compromisso coletivo com a construção de uma agenda integrada para os municípios do Sertão do Pajeú”, diz a Câmara de Tuparetama em nota.

A retomada da COPAP se consolida como uma realidade próxima, fruto do diálogo, da cooperação e da articulação entre as Casas Legislativas da região.

Prefeitura de Tabira inaugura ruas e Poço no final de semana

No mês em que Tabira completa 67 anos de Independência Política a Prefeitura Municipal preparou uma vasta programação de inaugurações que começa hoje dia 20 de maio. Às 20h, inauguração da pavimentação da Rua José Severino do Nascimento e da Travessa Lúcia Luzia da Soledade no Bairro de Fátima. Amanhã, Sábado, 16h, inauguração da pavimentação […]

280px-Tabira_PE
Por Anchieta Santos

No mês em que Tabira completa 67 anos de Independência Política a Prefeitura Municipal preparou uma vasta programação de inaugurações que começa hoje dia 20 de maio.

Às 20h, inauguração da pavimentação da Rua José Severino do Nascimento e da Travessa Lúcia Luzia da Soledade no Bairro de Fátima.

Amanhã, Sábado, 16h, inauguração da pavimentação da Rua Projetada 1 em Barreiros I.E Domingo, às 9h, inauguração de um poço artesiano no Sítio Barro Branco I.