Notícias

Tentativa de Temer de interferir no impeachment de Dilma é inaceitável, diz Humberto

Por Nill Júnior

28667366771_461fd3c7f9_oO líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), classificou como absolutamente inaceitável a tentativa de interferência do presidente interino Michel Temer (PMDB) para encurtar o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT) que tramita na Casa.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, havia marcado o início da votação no plenário do Senado para o dia 29 de agosto, mas o Palácio do Planalto tem procurado interlocutores no Senado, especialmente do PMDB, para reduzir o prazo, conforme noticiou a imprensa.

Humberto afirmou nesta quarta-feira (3), durante sessão da Comissão Especial do Impeachment destinada a discutir o relatório de Antonio Anastasia (PSDB-MG), que a pressão de Temer sobre o Senado é clara e completamente indevida.

“Os jornais trazem a informação de que Temer quer que a cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) só ocorra após a votação do impeachment de Dilma. E essa pressa tem uma justificativa: o presidente está com medo porque Cunha pode provocar uma hecatombe no seu governo biônico, denunciando todas as falcatruas que sabe sobre ele e seus integrantes”, disse.

O parlamentar acredita que o Senado não vai, de forma alguma, ceder a esses caprichos do governo, “até porque todos nós sabemos o que está por trás disso tudo”. Segundo Humberto, o argumento de que a “demora” na apreciação da denúncia contra Dilma agrava a crise do país é falsa, porque a única coisa que a oposição fez desde a eleição de Dilma, na avaliação dele, foi agravar a crise.

“Não deram a ela um dia de tranquilidade para que pudesse governar este país. Por outro lado, não se trata de votar logo o impeachment para que Temer possa ir ao G-20 no começo de setembro. Isso é uma bobagem. Ele pode ir como interino. O que está por trás disso é um acordão que envolve Eduardo Cunha, porque Temer tem medo da delação dele”, ressaltou.

Outras Notícias

Paulo Matricó no Janeiro de Grandes Espetáculos

Dentro da programação do Janeiro de Grandes Espetáculos, o sertanejo Paulo Matricó irá apresentar o “Pajeú das Flores” e sua poesia no espetáculo “Pajeú de Cantoria e Contações”. A apresentação será na próxima quarta-feira, dia 20/01, às 20h, no Teatro de Santa Isabel. Matricó apresenta o show acompanhado por Greg Marinho. Devido a pandemia do […]

Dentro da programação do Janeiro de Grandes Espetáculos, o sertanejo Paulo Matricó irá apresentar o “Pajeú das Flores” e sua poesia no espetáculo “Pajeú de Cantoria e Contações”.

A apresentação será na próxima quarta-feira, dia 20/01, às 20h, no Teatro de Santa Isabel. Matricó apresenta o show acompanhado por Greg Marinho.

Devido a pandemia do novo coronavírus, algumas apresentações do Janeiro de Grandes Espetáculos estão sendo feitas de forma online. Para adquirir o ingresso do “Pajeú de Cantoria e Contações” basta clicar neste link.

O compositor, poeta e cantador Paulo Matricó traz no coração e na bagagem a história do Sertão. Nascido no vale do Rio Pajeú, em Pernambuco, bebeu na fonte da poesia sertaneja.

Criado no meio de repentistas, cantadores e forrozeiros, Paulo Matricó traz consigo a semente dos artistas tipicamente nordestinos e naturalmente fortes, herdando a arte de contar histórias simples com o apuro de métrica e a graciosidade do repente popular.

Em sua bagagem carrega as influências de grandes mestres da cantoria e da música popular como Jackson do Pandeiro, Zé Marcolino, Luiz Gonzaga, dentre outros.  Em mais de duas décadas de carreira, percorrendo estradas do Brasil e da Europa, Paulo Matricó segue levando para o Brasil e para o mundo as belezas e os encantos do sertão nordestino.

SDS-PE realiza reunião estratégica com a Bahia

Forças de Segurança de Pernambuco e da Bahia se reuniram, nesta sexta-feira (15), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, para discutir ações de combate à criminalidade. O evento foi realizado no auditório da Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU) e é mais uma ação do Juntos pela Segurança. Esta é a segunda reunião integrada entre as […]

Forças de Segurança de Pernambuco e da Bahia se reuniram, nesta sexta-feira (15), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, para discutir ações de combate à criminalidade. O evento foi realizado no auditório da Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU) e é mais uma ação do Juntos pela Segurança.

Esta é a segunda reunião integrada entre as instituições policiais em conjunto com o estado da Bahia sob a coordenação da secretária executiva de Defesa Social de Pernambuco, Dominique de Castro Oliveira. Entre os encaminhamentos, foram estabelecidas a periodicidade das reuniões, sendo a próxima já acordada para o mês de maio, desta vez em Juazeiro da Bahia; além da solicitação de compartilhamento de imagens entre os estados para ajudar nas investigações. Também foi assinado por todas as Forças de Segurança um documento solicitando um posto da Polícia Federal em Petrolina.

“É importante que essa integração aconteça para maior efetividade das estratégias no combate à criminalidade na região. Nossos esforços, somados com as forças policiais da Bahia e polícia federal, vão nos trazer melhores resultados”, afirmou a secretária executiva da SDS.

Estiveram presentes o secretário de Defesa Social de Petrolina, Luiz Cláudio Pimentel, secretário da Ordem Pública de Juazeiro, Cícero Dirceu da Silva; o comandante do policiamento da região Norte da Bahia, coronel Valter Araújo; Paulo Coutinho, representando o comandante geral da Polícia Militar da Bahia; o delegado da Polícia Civil da Bahia, Flávio André da Rocha; além de demais representantes das forças policiais baianas. De Pernambuco, também integrou a reunião o subcomandante da Polícia Militar, coronel Lopes; a subchefe da Polícia Civil, Beatriz Leite, e demais integrantes da SDS-PE.

“O evento hoje é um avanço enorme para melhoria da segurança pública no estado da Bahia e Pernambuco, precisamente essa região aqui do São Francisco. Estamos aqui todos integrados e unidos à serviço dos baianos, dos pernambucanos e daqueles que visitam os dois estados”, ressaltou coronel Valter Araújo.

O evento contou ainda com a presença do chefe da Polícia Rodoviária Federal em Petrolina e do chefe da Delegacia da Polícia Federal de Juazeiro.

Festa de Setembro: programação no Pátio termina com recorde de público

Como dica, normas de segurança precisam ser aperfeiçoadas para eventos futuros A programação de Setembro no Pátio armado na Lagoa Maria Timóteo terminou esta madrugada com shows de David Brasil, Henrique e Juliano e Dorgival Dantas. Como esperado, um público recorde acompanhou a programação. Veículos particulares e fretados de toda a região lotaram a Capital […]

Multidão em Serra Talhada e show de Henrique & Juliano. Fonte: Instagram
Multidão em Serra Talhada e show de Henrique & Juliano. Fonte: Instagram

Como dica, normas de segurança precisam ser aperfeiçoadas para eventos futuros

A programação de Setembro no Pátio armado na Lagoa Maria Timóteo terminou esta madrugada com shows de David Brasil, Henrique e Juliano e Dorgival Dantas.

Como esperado, um público recorde acompanhou a programação. Veículos particulares e fretados de toda a região lotaram a Capital do Xaxado. Em linhas gerais, pode-se falar em uma noite sem maiores intercorrências, considerando o grande público, que deve ser estimado em mais de 60 mi pessoas.

Luciano Duque, Mons. João Acioly, Padre Gilvan Bezerra e a Primeira Dama Karina Rodrigues. Foto: Júnior Finfa
Luciano Duque, Mons. João Acioly, Padre Gilvan Bezerra e a Primeira Dama Karina Rodrigues. Foto: Júnior Finfa

Como era esperado, Henrique e Juliano fizeram o maior show da noite, com seus grandes sucessos. Em determinado momento do show, homenagearam Cristiano Araújo e aproveitaram para, indiretamente criticar de novo o global Zeca Camargo, que em meio à comoção pela morte do artista questionou sua popularidade.

Júnior Finfa, Walquiria, Karina Rodrigues, Luciano Duque, este blogueiro e Emanoella Galindo
Júnior Finfa, Walquiria, Karina Rodrigues, Luciano Duque, este blogueiro e Emanoella Galindo
30, zero ou 15? Nailson Gomes e Marcos Oliveira separados por este jornalista. O clima, claro, paz e amor
30, zero ou 15? Nailson Gomes e Marcos Oliveira separados por este jornalista. O clima, claro, paz e amor

“Falaram que ele não fazia sucesso, que só tocava no interior do Brasil. Mas é em cidades assim que o sucesso acontece, elogiando em seguida o público serra-talhadense. Dorgival Dantas também fez um grande show, mais específico para o público que gosta de seus xotes, forrós e composições. Não faltou a homenagem a Assisão, como clássicos como “Eu quero meu Amor”. Em linhas gerais, a aprovação foi geral do evento.

O Secretário Zé Raimundo ciceroneou vários convidados no Camarote Oficial. Foto: Júnior Finfa
O Secretário Zé Raimundo ciceroneou vários convidados no Camarote Oficial. Foto: Júnior Finfa

Algumas normas precisam ser aperfeiçoadas em nome da segurança: com base no que aconteceu na madrugada desta segunda, com a morte de  Genaldo dos Santos Junior, 24 anos, de Pedro Alexandre – BA, que morreu no Hospam após atingido por duas punhaladas em uma briga, fica a sugestão de mais policiamento preventivo, com apoio da Guarda Municipal e segurança contratada.

O policiamento ostensivo funcionou bem. Mas nos acessos ao palco, não havia revista. A proibição de recipientes de vidro teve quase 100% de eficácia, mas não chegar à totalidade deixa margem para episódios que podem colocar o público em risco.

Outra sugestão seria a também proibição da utilização de mesas fora da área das barracas. Por conta própria, muitos jovens colocaram mesas na frente dos dois palcos. Em caso de eventual tumulto, a obstrução dessa área pode causar uma tragédia.

Reunião entre Ministério da Integração e Mendes Júnior busca solução para credores no Sertão

Uma reunião às três da tarde de hoje em Juazeiro do Norte entre o Secretário de Recursos Hídricos do Ministério da Integração Nacional, Antonio de Pádua e representantes da Mendes Júnior vai tentar destravar o impasse entre a empresa e credores que reclamam pagamentos em cidades do Sertão de Pernambuco. Semana passada, uma manifestação de credores da […]

Uma reunião às três da tarde de hoje em Juazeiro do Norte entre o Secretário de Recursos Hídricos do Ministério da Integração Nacional, Antonio de Pádua e representantes da Mendes Júnior vai tentar destravar o impasse entre a empresa e credores que reclamam pagamentos em cidades do Sertão de Pernambuco.

Semana passada, uma manifestação de credores da empresa fechou a comporta da Barragem de Tucutu, que faz parte do eixo Norte do projeto de Transposição. De acordo com o grupo, o Ministério da Integração não cumpriu o acordo de pagamento de R$ 24 milhões em créditos.

Já o Ministério da Integração diz que os débitos da Mendes Jr. com os comerciantes da região referem-se a uma relação contratual entre empresas privadas. “Pela legislação em vigor, o Ministério da Integração Nacional está impedido de saldar dívidas da construtora com seus fornecedores. Os pagamentos aos fornecedores e comerciantes da região devem, assim, ser quitados pela empresa Mendes Jr, que foi a responsável pela contratação dos serviços e aquisição dos materiais”.

Mas, como os protestos tem prejudicado a Adutora e põem em risco o abastecimento em várias cidades, além de gerar repercussão negativa, o Ministério  vai tentar intermediar uma solução.

PSDB emite nota sobre falhas no aplicativo de votação

Por André Luis Em nota assinada pelo presidente nacional, Bruno Araújo e divulgada no site oficial e nas redes sociais, o PSDB comentou os problemas técnicos que impediram o partido de dar continuidade as prévias para decidir quem será o candidato da legenda na disputa pela presidência da república em 2022. Na nota, direcionada as […]

Por André Luis

Em nota assinada pelo presidente nacional, Bruno Araújo e divulgada no site oficial e nas redes sociais, o PSDB comentou os problemas técnicos que impediram o partido de dar continuidade as prévias para decidir quem será o candidato da legenda na disputa pela presidência da república em 2022.

Na nota, direcionada as “tucanas e tucanos”, o presidente lamenta que um problema técnico no aplicativo obrigou a não conclusão da votação que teve início na manhã deste domingo (21).

Ainda segundo a nota, “várias instituições e empresas de tecnologia, todas muito respeitadas, participaram da concepção e estão envolvidas no processo de correção da falha para que a votação continue”.

A nota também destaca que todas as energias estão concentradas para que a votação tenha continuidade para a escolha do representante que vai disputar a cadeira da Presidência da República em 2022. Leia a íntegra da nota mais abaixo.

Desde o início da votação, na manhã de ontem, tucanos de todo o país relataram dificuldade para acessar a ferramenta via reconhecimento facial e registrar seus votos. De acordo com o diretório paulista, o app chegou a ficar 4h fora do ar durante a manhã.

O aplicativo foi desenvolvido exclusivamente para a votação das prévias à presidência da República para que filiados de todo o país pudessem votar. Inicialmente, a votação online seria das 0h às 15h, mas foi estendida até às 18h por causa da instabilidade.

Os dois principais pré-candidatos que disputam às prévias do PSDB divergem sobre a data da retomada da votação.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, defende que a votação seja reiniciada no prazo de 48 horas. Já o governador de São Paulo, João Dória, que a data seja no próximo domingo (28).

Os dois polarizam a disputa, que tem também como pré-candidato o ex-prefeito de Manaus e ex-senador Arthur Virgílio Neto, que tem o mesmo pensamento de Dória com relação a retomada da votação.

Nota oficial

Tucanas e tucanos,

Nos últimos meses, de forma exaustiva, toda equipe que faz o PSDB preparou com muito carinho e enorme dedicação uma festa para no último domingo escolhermos o primeiro candidato à Presidência com a participação de todos os filiados.

É antes de tudo uma aposta na democracia. Eu mesmo, como voluntário do partido, tenho me dedicado integralmente ao projeto.

Lamentamos muito que um problema técnico no aplicativo desenvolvido para as prévias nos obrigou a não concluir uma comemoração que começou bonita pela manhã. Várias instituições e empresas de tecnologia, todas muito respeitadas, participaram da concepção e estão envolvidas no processo de correção da falha para que a votação continue.

Todas as nossas energias estão concentradas para você que ainda não votou escolha quem será seu candidato à presidência da República. Contem com o nosso total e absoluto empenho para concluirmos a votação o mais rápido possível.

Vamos em frente!

Bruno Araújo – presidente nacional do PSDB