Notícias

Temer acha a corrupção “triste”, mas não faz nada

Por Nill Júnior
20/03/2017. Crédito: Beto Barata/PR

Blog do Josias

Carlos Drummond de Andrade escolheu como epígrafe do livro Claro Enigma um verso de Paul Valéry: “Les événements m’ennuient”. Significa: os acontecimentos me entediam. Ou me chateiam, numa tradução livre. Michel Temer poderia adotar o mesmo verso como lema de sua gestão. Mais do que revolta, o comportamento do presidente diante da crise moral começa a provocar uma onda de tédio.

Em entrevista à espanhola TVE, Temer concordou com o entrevistador quando ele disse que é triste ter dezenas de políticos acusados de corrupção no Brasil. “Sim, me parece triste, não posso falar outra coisa”, aquiesceu o entrevistado, antes de deixar claro que sua tristeza não tem a menor serventia: “Em relação a essas investigações, temos que esperar que o Poder Judiciário condene ou absolva as pessoas.”

Dois espetáculos não cabem no mesmo palco. Ou no mesmo governo. Dividido entre uma encenação e outra, a plateia não dá atenção a nenhuma das duas. Temer anuncia que está em cartaz a novela das reformas. Mas a hecatombe da Odebrecht faz piscar outra palavra no letreiro: c-o-r-r-u-p-ç-ã-o. A estratégia de Temer é clara: simular desgosto com a podridão e tentar arranca as reformas do Congresso apodrecido.

Noutra entrevista, dessa vez à agência de notícias Efe, Temer reiterou que deseja descer ao verbete da enciclopédia como o presidente que ”reformulou o país”.  Vaticinou: ”A melhor marca do meu governo, será colocar o país nos trilhos.” Bocejos! O presidente parece dar de barato que, na disputa por um lugar no cartaz, o vocábulo “reformas” prevalecerá sobre “corrupção”. Será?

Fernando Henrique Cardoso gosta de dizer que, sob atmosfera caótica como a atual, o Brasil costuma avançar. De fato, a crise atenuou as resistências ideológicas às reformas. As corporações ainda brigam pela preservação de privilégios. Mas estão meio zonzas. Amedrontado, o Congresso talvez se mexa.

Supondo-se que Temer consiga aprovar algum tipo de reforma trabalhista e previdenciária, os efeitos das mudanças serão avaliados mais adiante. A imagem do seu governo, porém, é um problema urgente. Com a popularidade roçando o chão, Temer associa sua agonizante figura a uma tríade de símbolos tóxicos: cumplicidade, suspeição e acobertamento.

Acomodado por delatores no centro de cenas nas quais foram negociadas verbas eleitorais espúrias e propinas milionárias, Temer só não é investigado porque a Procuradoria-Geral acha que ele dispõe de imunidade temporária enquanto estiver na cadeira de presidente. Contra esse pano de fundo enodoado, o presidente passa a sensação de que não dispõe de moral para agir. Daí, por exemplo, a presença de ministros suspeitos no governo.

Quando escuta Temer dizer que fica “triste” com a suspeita de roubalheira que recai sobre tantos políticos, a plateia boceja de tédio. As manifestações do presidente dão sono antes de irritar. Confrontadas com os avanços da Lava Jato, suas palavras mostram que, no Brasil da Lava jato, o pesadelo tornou-se menos penoso do que o despertar.

Em meio aos dois espetáculos que estão em cartaz, Temer se divide. Do ponto de vista econômico, a aura do presidente pertence à modernização. Do ponto de vista político, Temer se esforça para simbolizar o que há de mais anacrônico. Acossado pela hecatombe moral, Temer reage à moda do avestruz: enfia a cabeça na sua pseudo-tristeza. De duas, uma: ou Temer morrerá de tédio ou acabará gritando diante do espelho: “Fora, Temer”.

Outras Notícias

Enterro de Osvaldo Coelho será no fim da tarde

Do Diário de Pernambuco Está marcado para as 17h desta segunda-feira, no Cemitério Central, em Petrolina, no Sertão do estado, o enterro do ex-deputado Osvaldo Coelho, que morreu na noite do domingo depois de sofrer um infarto na casa onde morava, na Ilha do Retiro, no Recife. Coelho tinha 84 anos. O velório acontece na […]

20151102094543682081e

Do Diário de Pernambuco

Está marcado para as 17h desta segunda-feira, no Cemitério Central, em Petrolina, no Sertão do estado, o enterro do ex-deputado Osvaldo Coelho, que morreu na noite do domingo depois de sofrer um infarto na casa onde morava, na Ilha do Retiro, no Recife. Coelho tinha 84 anos. O velório acontece na biblioteca da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).

Coelho foi deputado estadual por três vezes e federal por oito vezes. Também foi secretário da Fazenda do governo de Pernambuco, quando seu irmão, Nilo Coelho, foi governador. No Vale, eles são responsáveis pela revitalização do Vale do São Francisco, considerada instrumento de transformação social e econômica da região.

Diabético e com problemas circulatórios, o ex-deputado já tinha a saúde debilitada nos últimos anos. Ele deixa seis filhos, 12 netos e a viúva, Ana Maria Coelho, com quem foi casado por 55 anos.

O deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB), que já foi um dos principais aliados de Osvaldo Coelho, foi o primeiro a se pronunciar. “A morte de Osvaldo Coelho é uma perda para a política de Pernambuco e do Brasil. Um político e um chefe de família exemplar. Quando fui governador,  Osvaldo só me procurou pra tratar de temas e pautas relevantes para Petrolina e para a região do Vale do São Francisco. Ele fará falta, principalmente nos dias atuais, quando a política nacional precisa de pessoas com a postura séria que ele sempre teve”, disse.

O deputado federal Fernando filho também prestou homenagens. “O falecimento do deputado Osvaldo Coelho encheu a todos nós de tristeza. Era um homem carismático, cheio de vida e que jamais se escondeu da luta, fosse qual fosse o desafio – por isso foi tão admirado. Sua vida foi uma lição de força, coragem e perseverança. Como homem público deixou grandes marcas em Petrolina e em todo o Sertão, terra que amava acima de tudo. Que Deus possa levar o conforto necessário aos filhos, netos e esposa.”

Afogados: prefeitura inicia cronograma de pagamento dos servidores. Confira:

Os servidores da secretaria municipal de educação começaram hoje a receber os seus vencimentos referentes ao mês de agosto, de acordo com o cronograma de pagamento elaborado pela Prefeitura de Afogado da Ingazeira. No dia 31, próxima segunda, recebem os servidores das Secretarias de Administração, Agricultura, Assistência Social, Controle Interno, Cultura e Esportes, Finanças, Infraestrutura, […]

prefeitura-de-Afogados2Os servidores da secretaria municipal de educação começaram hoje a receber os seus vencimentos referentes ao mês de agosto, de acordo com o cronograma de pagamento elaborado pela Prefeitura de Afogado da Ingazeira.

No dia 31, próxima segunda, recebem os servidores das Secretarias de Administração, Agricultura, Assistência Social, Controle Interno, Cultura e Esportes, Finanças, Infraestrutura, Transportes, além do Gabinete, Procuradoria, Aposentados e Pensionistas.

Nos dias 01 e 02 de Setembro, recebem servidores da Secretaria de Saúde. Com o pagamento da folha de Agosto, serão injetados na economia local R$ 2.492.763,56 referentes aos vencimentos de 1.597 servidores públicos municipais.

“Enquanto muitas Prefeituras estão demitindo, atrasando salários e paralisando obras, Afogados tem se mantido firme no pagamento em dia dos servidores e na manutenção dos serviços públicos essenciais e na realização de obras”, comemora em nota da Ascom ao blog o Secretário de Finanças, Ney Quidute.

Sileno Guedes assume Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude

Após tomar posse para compor o secretariado da segunda gestão do governador Paulo Câmara (PSB), Sileno Guedes participou, na tarde desta quinta-feira (03), da transmissão do cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). A solenidade foi realizada na sede da pasta, localizada no bairro de Santo Amaro, Recife. O novo gestor foi […]

Após tomar posse para compor o secretariado da segunda gestão do governador Paulo Câmara (PSB), Sileno Guedes participou, na tarde desta quinta-feira (03), da transmissão do cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).

A solenidade foi realizada na sede da pasta, localizada no bairro de Santo Amaro, Recife. O novo gestor foi recepcionado por Cloves Benevides, que assume agora a Secretaria de Políticas de Prevenção às Drogas.

O ato contou com a presença da deputada estadual Simone Santana (PSB), do vereador Aderaldo Pinto (PSB), do ex-secretário Roberto Franca, além de gestores da SDSCJ.

Em seu pronunciamento, Guedes lembrou que retorna à pasta após quase duas décadas depois de ter sido gestor da área, ainda na gestão do ex-governador Miguel Arraes.

O secretário lembrou o período vivenciado nos últimos seis anos à frente da Secretaria de Governo na Prefeitura do Recife, falou sobre os desafios da nova atribuição e pontuou que vai atuar na defesa dos que mais precisam, como defendia o ex-governador Eduardo Campos, de quem também foi auxiliar.

“Estamos voltando com a tarefa de aprofundar o diálogo, de resgatar valores que existem na assistência social e o debate com a sociedade, além de ajudar a organizar o que não é organizado. Esse foi o pedido do governador Paulo Câmara. Agora, como homem de tarefa, me coloco sob o comando do governador Paulo Câmara para me somar a vocês, servidores dessa casa, para que possamos tocar programas, melhorar o que pode ser melhorado e buscar novos resultados”, afirmou.

Sileno Guedes é formado em Economia e, além de secretário adjunto de Trabalho e Ação Social do Estado, foi vereador do Recife e secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico no município.

Entre 2003 e 2008, esteve à frente da Superintendência do Metrorec. Nas gestões de Eduardo Campos, assumiu duas pastas: Relações Institucionais e Articulação Social e Regional. Entre 2013 e 2018, ficou à frente da Secretaria de Governo e Participação Social da Prefeitura do Recife. É também presidente estadual do PSB desde 2011.

Equipe dos EUA investigará acidente que matou Campos

Já está no Brasil o chefe de segurança aérea da National Transportation Safety Board (NTSB), Tim Monville, para participar das investigações sobre o acidente aéreo que matou, na quarta-feira (13), em Santos (SP), o candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB). Como o acidente envolve uma aeronave norte-americana, o Centro de Investigação e Prevenção […]

jatoeduardo663x273

Já está no Brasil o chefe de segurança aérea da National Transportation Safety Board (NTSB), Tim Monville, para participar das investigações sobre o acidente aéreo que matou, na quarta-feira (13), em Santos (SP), o candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB). Como o acidente envolve uma aeronave norte-americana, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) teve de acionar a NTSB, autoridade norte-americana responsável por investigar acidentes aéreos, conforme prevê a Organização Internacional da Aviação Civil.

Monville ajudará os técnicos do Cenipa e da empresa fabricante da aeronave, Cessna Aircraft Company, a elucidar o acidente que resultou na morte de Campos e outras seis pessoas. Na sexta-feira (15), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave estava com a Inspeção Anual de Manutenção e o Certificado de Aeronavegabilidade válidos e que a última verificação anual completa das manutenções foi executada em fevereiro deste ano.

Lula dá início à agenda em Pernambuco

O presidente Lula (PT) visitou o Polo Automotivo Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. No local, ele participou de um ato simbólico, dando início à produção da picape Rampage, quinto modelo de carro produzido nessa fábrica, inaugurada em 2015. Lula chegou às 15h30 à Base Aérea do Recife, no bairro do […]

O presidente Lula (PT) visitou o Polo Automotivo Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

No local, ele participou de um ato simbólico, dando início à produção da picape Rampage, quinto modelo de carro produzido nessa fábrica, inaugurada em 2015.

Lula chegou às 15h30 à Base Aérea do Recife, no bairro do Jordão, Zona Sul da capital pernambucana. De lá, seguiu de helicóptero para a Stellantis, que foi formada em 2021 pela fusão das montadoras Fiat Chrysler Automobiles e PSA Group.

O grupo reúne 14 marcas, incluindo a Jeep e a Fiat, que produzem, juntas, quatro modelos de carros em Pernambuco, além da Ram, que vai começar a produzir a picape Rampage, um novo modelo, na fábrica de Goiana Lula veio da Bahia, onde participou da abertura da Bahia Farm Show, considerada a maior feira de agronegócios do Norte de Nordeste. Lá, ele defendeu a harmonia entre grandes e pequenos produtores.

Amanhã, Lula também cumpre agenda em Pernambuco. No Recife, ele vai lançar o Novo Farmácia Popular, no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, no bairro Cordeiro, Zona Oeste da cidade.

O programa foi criado em 2004, no primeiro governo Lula, para distribuição gratuita de medicamentos para tratamento de diabetes, asma e hipertensão, além de outras doenças crônicas.

Depois, também na quarta-feira, ele participa da inauguração do Campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) de Paulista, no Grande Recife.