Notícias

TCE monta plantão para receber prestação de contas

Por Nill Júnior

tceCom a proximidade do fim do prazo para entrega das prestações de contas dos órgãos públicos, que se encerra esta semana, o Tribunal de Contas realiza de hoje (28) até quinta-feira (31), um plantão para prestar informações e tirar dúvidas sobre o processo eletrônico de contas.

As equipes estarão a postos para atender gestores e interessados na sede do TCE e também nas Inspetorias, no interior do Estado.

Até agora o Tribunal recebeu 250 prestações, cerca de 25% do total esperado, sendo 228 municipais e 22 estaduais. Muitos gestores deram entrada no processo, mas ainda não remeteram os documentos. Os responsáveis pelo dados contábeis e financeiros dos órgãos públicos devem ficar atentos porque não haverá prorrogação de prazo. Os gestores estaduais têm até o próximo dia 30 para remeter os dados ao tribunal. Os municipais, até o dia 31. O prazo para prestação de contas de empresas públicas e de sociedade de economia mista, independentemente da esfera, se encerra no dia 15 de maio.

Com a implantação do sistema e-TCEPE, ano passado, toda a documentação passou a ser processada eletronicamente, sendo necessário, para isso, o cadastramento dos responsáveis no sistema e a atualização de dados cadastrais (clique aqui http://sistemas.tce.pe.gov.br/uj/).

O plantão do TCE vai funcionar na sede de 28 de março a 31 do mesmo mês  das 08:00 às 16:00. Nas inspetorias, dias 28 e 29 de março, das  08:00 às 14:00 e dias 30 e 31 das 08:00 às 16:00. A Central de Atendimento do TCE-PE pode ser acessada pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo e-mail [email protected].br.

Outras Notícias

Serra Talhada sedia capacitação regional da Escola Estadual de Defesa Civil

Oficinas acontecem dias 27 e 28 na Câmara de Vereadores com a participação de 26 municípios Iniciando o trabalho que atenderá o sertão pernambucano, a Casa Militar através da Secretaria Executiva de Defesa Civil de Pernambuco e da Escola Estadual de Defesa Civil, com apoio da Prefeitura de Serra Talhada, promove nos próximos dias 27 […]

Oficinas acontecem dias 27 e 28 na Câmara de Vereadores com a participação de 26 municípios

Iniciando o trabalho que atenderá o sertão pernambucano, a Casa Militar através da Secretaria Executiva de Defesa Civil de Pernambuco e da Escola Estadual de Defesa Civil, com apoio da Prefeitura de Serra Talhada, promove nos próximos dias 27 e 28 de agosto, em Serra Talhada, 12 oficinas de capacitação em Defesa Civil.

O treinamento faz parte das ações de prevenção para Operação Inverno 2019, na Câmara de Vereadores, Rua Enock Ignácio de Oliveira, nº 1.280, bairro de Nossa Senhora da Penha, em Serra Talhada.

O objetivo é preparar os municípios, da Região do Sertão do Estado, para as ações de prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação diante de possíveis desastres naturais envolvendo o período do inverno. Estão previstas oficinas sobre as normas que regulamentam as obrigações dos entes envolvidos no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, elaboração de plano de contingência, gestão de abrigos, colocação de lonas plásticas, prestação de contas, entre outras.

Em 2019 já receberam essa capacitação os municípios das regiões da Mata Norte, Mata Sul Região Metropolitana do Recife, Agreste Meridional, Agreste Central e Agreste Setentrional.  Ao todo foram capacitadas mais de mil pessoas, agentes de 91 municípios do Estado. A previsão é que até o final do ano de 2019 a escola capacite mais de 1.500 pessoas em todo nosso território.

Esta será a primeira capacitação voltada para o sertão pernambucano neste ano, que tem sua quadra chuvosa entre os meses de novembro a fevereiro. A próxima deverá acontecer nos dias 17 e 18 de setembro no município de Ouricuri. Com tais capacitações espera-se diminuir e evitar ocorrências e perdas, sobretudo humanas, em períodos de grandes chuvas.

Empresa quer manter 2 mil trabalhadores entre Arcoverde e Sertânia

Decreto não proíbe execução de obras, mas medidas preventivas devem ser tomadas. Funcionários da empresa Ferreira Guedes, responsáveis pela obra do ramal da Adutora do Agreste entre Sertânia e Arcoverde ameaçam cruzar os braços. Isso porque a empresa não liberou os trabalhadores diante da crise e riscos de contaminação pelo Covid-19. A empresa estaria aguardando […]

Decreto não proíbe execução de obras, mas medidas preventivas devem ser tomadas.

Funcionários da empresa Ferreira Guedes, responsáveis pela obra do ramal da Adutora do Agreste entre Sertânia e Arcoverde ameaçam cruzar os braços.

Isso porque a empresa não liberou os trabalhadores diante da crise e riscos de contaminação pelo Covid-19.

A empresa estaria aguardando uma definição do Governo Federal. São mais de dois mil trabalhadores e o risco de comunicação assusta.

“Estão insistindo em colocar seus funcionários no trecho, colocando a vida deles e a nossa em risco”, comenta um familiar em uma rede social.

Os trabalhadores protestam na porta do escritório da empresa em Sertânia. As prefeituras de Sertânia e Arcoverde, mais o Batalhão de Arcoverde tem acompanhado a movimentação. “O Decreto estadual n°48.834 de 20 de Março de 2020,em seu artigo 4° diz que atividades decorrentes de Obras Públicas podem ser mantidas. Porém cabem prevenções sanitárias. As Secretarias de Saúde dos municípios deverão ser provocadas”, informou o Major Fabrício Vieira, Comandante, ao blog.

Presidente da Câmara assume Prefeitura de Arcoverde, diz blog

Segundo o blog do Magno, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), que anulou a eleição de Arcoverde pela unanimidade dos seus sete integrantes, na última sexta-feira (19), já tornou público, nesta segunda-feira (22), o acórdão (decisão final proferida sobre um processo por tribunal superior, que funciona como paradigma para solucionar casos análogos).  Ainda segundo o blog, […]

Segundo o blog do Magno, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), que anulou a eleição de Arcoverde pela unanimidade dos seus sete integrantes, na última sexta-feira (19), já tornou público, nesta segunda-feira (22), o acórdão (decisão final proferida sobre um processo por tribunal superior, que funciona como paradigma para solucionar casos análogos). 

Ainda segundo o blog, com isso, vence à zero hora de hoje o prazo para que o agora prefeito cassado Wellington Maciel (MDB) se afaste.

Com a vacância, que cabe em decisão do juiz eleitoral da Comarca, a ser proferida amanhã, assume, interinamente, o presidente da Câmara de Arcoverde, Weverton Siqueira, o Siqueirinha (PSB), até a convocação de novas eleições.

Paulo Câmara destaca produção de energia limpa no Fórum NE 2017

O governador Paulo Câmara participou, na manhã desta segunda-feira (25), da abertura do Fórum Nordeste 2017, que debate, em sua décima edição, iniciativas na produção de energia limpa e oportunidades no setor de biocombustível. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou que a importância do evento para a construção de estratégias que dialoguem com […]

O governador Paulo Câmara participou, na manhã desta segunda-feira (25), da abertura do Fórum Nordeste 2017, que debate, em sua décima edição, iniciativas na produção de energia limpa e oportunidades no setor de biocombustível.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou que a importância do evento para a construção de estratégias que dialoguem com as demandas de um futuro mais sustentável. “O nosso País precisa de ações e iniciativas que busquem, cada vez mais, o equilíbrio entre as formas de produção, o meio-ambiente e a geração de emprego e renda. Esse é um espaço que nos permite aprofundar esse debate”, frisou, Paulo, que foi  agraciado com o Prêmio Fórum Nordeste 2017 pelas suas contribuições ao desenvolvimento do setor.

O Fórum Nordeste 2017 reuniu empresários, representantes da administração pública, e especialistas em energia limpa e biocombustíveis.  A décima edição do evento tem o objetivo principal de elaborar, em conjunto com seus debatedores e público, o mapeamento de novos polos industriais na região, avaliar a evolução da produção e comercialização do etanol e novas alternativas em biocombustível.

Entre os temas abordados no evento estão: RenovaBio – Uma Nova Política de Biocombustíveis para o Brasil; Eletrificação e Desenvolvimento: o Papel dos Biocombustíveis; O Setor Sucroenergético e a Implementação do Acordo de Paris; Planejamento Energético Nacional: Perspectivas de Demanda e Oferta de Etanol, Gasolina, Biodiesel e Diesel.

“É com muito debate e com a troca de experiência que podemos alcançar as melhores soluções para o futuro que queremos. O Governo de Pernambuco está sempre aberto para discutir parcerias e mecanismos inovadores. É nosso dever estar atento e estimular debates como esse de hoje”, concluiu o governador Paulo Câmara.

ENERGIA EÓLICA – Em junho deste ano, o Governo de Pernambuco inaugurou um dos maiores complexos eólicos da América Latina. Com investimento de R$ 1,8 bilhão, o complexo Ventos do Araripe III foi instalado na Chapada do Araripe, entre Pernambuco e Piauí, e tem capacidade de gerar 359 MegaWatt, podendo abastecer até 400 mil casas. Ao todo, a instalação do complexo foi responsável pela geração de 1,5 mil postos de trabalho, com prioridade da mão de obra local.