Notícias

Tabira sem representação em reunião sobre Barragem

Por Nill Júnior

A cidade de Tabira foi a única sem representação formal das que tem populações atingidas pela falta de luz e acesso à Barragem da Ingazeira.

A Prefeita Nicinha Melo, não foi à reunião no DNOCS e nem enviou representante.

De acordo com sua assessoria de imprensa, “Dona Nicinha não foi pois tinha outros compromissos já pré agendados, mas houve comunicação prévia ao DNOCS sobre as necessidades de Tabira”.

Segundo informações do MP, inclusive,  o maior número de famílias atingidas é de Tabira.

Participaram do encontro o Presidente do CIMPAJEÚ e prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, Paulo Jucá (São José do Egito), Joel Gomes e Winicius Torres (Tuparetama) Juarez Ferreira e Gustavo Veras (Ingazeira), o advogado Roberto Morais e o engenheiro do DNOCS Marcos César.

A representação de políticos da área da Barragem da Ingazeira se reuniu com o coordenador do DNOCS em Pernambuco, Coronel Edilson Monteiro buscando soluções para o problema elétrico e de acesso da área.  Já são dez dias com cerca de 50 famílias sem energia elétrica e mais tempo sem acesso.

Outras Notícias

Prefeitura de Tabira autoriza pavimentação no Bairro João Cordeiro

O prefeito de Tabira, Flávio Marques, assinou nesta sexta-feira (3) a ordem de serviço para a pavimentação em paralelepípedo da Rua Jurandir Cordeiro Pessoa, no Bairro João Cordeiro, às margens da PE-320, na entrada da cidade em direção a São José do Egito. A obra será executada pela empresa Essencial Construtora, com recursos próprios do […]

O prefeito de Tabira, Flávio Marques, assinou nesta sexta-feira (3) a ordem de serviço para a pavimentação em paralelepípedo da Rua Jurandir Cordeiro Pessoa, no Bairro João Cordeiro, às margens da PE-320, na entrada da cidade em direção a São José do Egito.

A obra será executada pela empresa Essencial Construtora, com recursos próprios do município, em um investimento de R$ 251.848,86. O trecho a ser pavimentado vai da Fábrica de Sorvetes Ping Mel até após a Clínica Samed.

Durante o ato, o prefeito destacou que a gestão já realizou um levantamento das ruas sem calçamento e que o plano de pavimentação continuará sendo executado. “Essa é mais uma importante via que será pavimentada. Já realizamos um levantamento de todas as ruas sem calçamento e em breve vamos colocar em prática o maior plano de pavimentação da história de Tabira”, afirmou.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Marcos Crente, dos vereadores Kleber Paulino, Socorro Veras, Eraldo Moura, Bebé de Aldo, Dicinha do Calçamento e Aldo Santana, além de secretários municipais e moradores da comunidade.

Também participaram o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, o vice-prefeito Rogério Novaes, o médico Bruno Marques e o presidente da Câmara de Petrolândia, Dedé de França, entre outras lideranças.

PF investiga desvios de verbas em programa de segurança alimentar em Pernambuco

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30), a operação Lácteos, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa relacionada a um grande laticínio de Pernambuco, a qual, por meio de uma cooperativa de fachada, obteve contratação milionária com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, […]

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30), a operação Lácteos, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa relacionada a um grande laticínio de Pernambuco, a qual, por meio de uma cooperativa de fachada, obteve contratação milionária com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, para execução do Programa Leite de Todos, que tem por finalidade incentivar a produção pecuária familiar local e reduzir os riscos de insegurança alimentar e nutricional.

A investigação teve início a partir do recebimento de Relatório de Fiscalização do Tribunal de Contas de Pernambuco, trazendo indícios robustos de desvio de verbas públicas, o que, somente no ano de 2020 – exercício sob o escopo da auditoria da Corte de Contas, teria resultado no prejuízo aproximado de R$ 8,5 milhões.

A operação desta quarta-feira cumpriu trinta e seis Mandados de Busca e Apreensão, nas cidades de Águas Belas/PE (2), Gravatá/PE (4), Garanhuns/PE (1), Itaíba (5), Passira (1), Pesqueira (1), Recife (17), Olinda (2), Belo Jardim (2) e Frei Miguelinho (1).

Os crimes investigados são o de estelionato, peculato, organização criminosa, Lavagem de Dinheiro e Crime contra Saúde Pública, cujas penas máximas somadas ultrapassam trinta anos de reclusão.

MEC identifica indícios de sabotagem em portais da pasta

Guilherme Pera, do Portal MEC O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira, 8 de agosto, o envio para a Polícia Federal de informações sobre indícios de sabotagem em portais da Pasta. Entre os serviços afetados, estão o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Sistema Presença, utilizado para […]

Foto: Luis Fortes/MEC

Guilherme Pera, do Portal MEC

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira, 8 de agosto, o envio para a Polícia Federal de informações sobre indícios de sabotagem em portais da Pasta. Entre os serviços afetados, estão o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Sistema Presença, utilizado para pagamento do benefício do Bolsa Família.

Os portais do ProUni e do Fies estão intermitentes, ou seja, em funcionamento parcial. O Sistema Presença ficou fora do ar de 1º a 5 de agosto, mas já foi plenamente restabelecido.

De acordo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a população não será prejudicada. “Cada serviço que ficar fora do ar será prorrogado”, disse em entrevista à imprensa na sede do MEC com presença do superintendente da Polícia Federal no Distrito Federal (PF-DF), Márcio Nunes de Oliveira. “O MEC não é Polícia Federal, nem Ministério Público, por isso chamamos os órgãos competentes”, emendou Weintraub.

Ainda não há uma previsão de prazo para prorrogação. É necessário saber o tempo que cada sistema ficou afetado até o restabelecimento total dos serviços.

Segundo o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, a ideia é que as prorrogações sejam proporcionais ao tempo de instabilidade no serviço. “A orientação do ministro é prorrogar pela quantidade de dias em que o serviço sofreu com indisponibilidade”, afirmou.

São os prazos atuais:

ProUni: alunos matriculados em instituições de ensino superior têm até 30 de setembro para se candidatar às bolsas remanescentes. Para os não matriculados vai até 16 de agosto;

Sistema Presença: o envio das informações pode ser feito até 23 de agosto;

Fies: renegociação de dívidas até 10 de outubro.

Além dos serviços para a população, também foi afetado o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), principal sistema interno da Pasta. “A equipe está trabalhando para restabelecer os serviços o mais brevemente possível”, disse o diretor de Tecnologia e Informação do MEC, Daniel Miranda Rogério.

A Polícia Federal foi acionada nesta semana. Até o momento, não houve abertura de inquérito. O material ainda será analisado por uma equipe da corporação. “Assim que analisarmos o material, veremos se haverá ou não abertura de inquérito”, sintetizou o superintendente da PF no DF, Márcio Nunes de Oliveira.

Trabalho análogo à escravidão: Comissão de Educação aprova preferência para pessoas resgatadas

A prioridade para trabalhadores resgatados em condições análogas à escravidão foi aprovada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quinta (03.08).  A regra vale para serviços e programas sociais do Estado de Pernambuco, como emissão de documentos e matrículas em cursos de capacitação e unidades de ensino. A proposta é da […]

A prioridade para trabalhadores resgatados em condições análogas à escravidão foi aprovada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quinta (03.08). 

A regra vale para serviços e programas sociais do Estado de Pernambuco, como emissão de documentos e matrículas em cursos de capacitação e unidades de ensino. A proposta é da deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) e também assegura matrícula prioritária aos dependentes dos trabalhadores resgatados. 

Relatora da matéria no Colegiado de Educação, a deputada Dani Portela (PSOL) destacou a relevância da medida “A garantia de acesso prioritário contribui para que essa pessoa que já passou muitos anos em situação de vulnerabilidade extrema possa exercer os seus direitos fundamentais”, afirmou. 

A Comissão de Educação também acatou um pedido de informação sobre contratações e patrocínios relativos à área cultural do Governo do Estado. A providência foi sugerida pelo presidente do Colegiado, deputado Waldemar Borges (PSB).

“A gente vai encaminhar esse pedido de informação com o objetivo de tentar trazer a público uma radiografia do que tem sido a movimentação na área cultural em Pernambuco, sobretudo nas festividades vinculadas aos ciclos carnavalesco, junino, da Paixão de Cristo e ao próprio Festival de Inverno de Garanhuns”, ressaltou. 

Ainda na reunião desta quinta, o Colegiado anunciou uma agenda de audiências públicas. A implantação da Escola de Sargentos de Pernambuco será debatida no dia 15 de agosto. No dia 23 de agosto, o tema vai ser o analfabetismo no Estado. 

Já a discussão sobre as políticas afirmativas de acesso e permanência na Universidade de Pernambuco (UPE) ficou para o dia 5 de setembro. Os eventos serão realizados no auditório Sérgio Guerra, na sede da Alepe, no Recife, sempre às 10h.

Atrações do Estado: Sandrinho anuncia Alcymar Monteiro e Wallas Arrais dia 4 na Expoagro

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, anunciou no início da tarde desta quinta (27), as atrações que serão enviadas pelo Governo de Pernambuco para a programação da 18ª Expoagro. O apoio do Governo do Estado foi solicitado pela Prefeitura através de ofício n° 169/2024, enviado em 05 de Junho. As atrações definidas pelo […]

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, anunciou no início da tarde desta quinta (27), as atrações que serão enviadas pelo Governo de Pernambuco para a programação da 18ª Expoagro.

O apoio do Governo do Estado foi solicitado pela Prefeitura através de ofício n° 169/2024, enviado em 05 de Junho.

As atrações definidas pelo Governo do Estado para a Expoagro são Alcymar Monteiro e Wallas Arrais, que se apresentarão no dia 04 de Julho.

Mais cedo, o  Gerente de Articulação Regional da Casa Civil do governo Raquel Lyra, Mário Viana Filho, acaba de confirmar ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que as atrações do Estado que integrarão a Expoagro deverão preencher a data de 4 de julho.

Mário estava ao lado do Secretário Executivo de Recursos Hídricos, Arthur Coutinho, que cumpre agenda na região.

A data indica um dia a mais na programação, que teria um vão entre os dias 3 e 5, datas das apresentações dos segmentos gospel e católicos, com Leandro Borges e William Sanfona.

Danilo comemora atração: o pré-candidato a prefeito e líder da oposição em Afogados da Ingazeira, Danilo Simões (PSD), anunciou em nota que, em articulação com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), garantiu a inclusão de uma atração patrocinada pelo Estado no evento.