Notícias

Tabira: Os desafios de Tote Marques à frente da Secretaria de Planejamento

Por André Luis

ToteMarques-CidadeFMPor Anchieta Santos

Ressaltando que o Prefeito Sebastião Dias (PTB) se reelegeu pelo conjunto de obras e admitindo a ausência de planejamento das ações, o advogado Tote Marques novo integrante da gestão como Secretário de Planejamento, falou ontem a Rádio Cidade FM.

Logo de cara Tote enfrentará dois desafios enormes: encontrar uma saída para a exigência da Caixa econômica que colocou o município no CAUC. As arvores plantadas em via pública somam 130 em 43 ruas precisam ser retiradas. O secretário tem procurado um meio termo e inclusive já se reuniu com a representação local do MPPE.

Mesmo diante da dificuldade o Secretário acredita que até o final de janeiro terá a solução. Outro desafio é a obra do saneamento paralisada desde a gestão Dinca, onde o prefeito Sebastião em seu 1º mandato nada conseguiu alterar. Marques tem agendada para o dia 26 de janeiro reunião com o DNOCS em Petrolina onde tentará encontrar uma saída, até porque a obra é federal e na prefeitura não consta nenhum registro.

Tote já contabiliza como conquista a implantação do monitoramento da gestão com reuniões semanais. Sobre a ausência do Prefeito Sebastião Dias no 1º encontro, o secretário minimizou mesmo reconhecendo ser ele o grande gerente.

O novo Secretário não deixou de cometer os seus deslizes durante a entrevista. 1º ao responder a um ouvinte se não tinha medo de ser agredido ao participar da retirada das arvores da via pública? “Nunca apanhei de ninguém. Defendo o diálogo. Agora se precisar, posso apanhar e bater também”.

A 2ª quando foi chamado pelo comunicador a abordar a perda de recursos no 1º mandato do atual prefeito, quando o próprio Tote declarou a Rádio Cidade ter sido de propósito para prejudicar sua candidatura a prefeito. “Sou homem de grupo. Naquela época estava em outro grupo. Hoje vejo que a perda ficou atrelada ao planejamento.

E por último ao ser provocado sobre o “batismo” da sede da Prefeitura com o famoso “Palácio 31 de março”, o ex-presidente do PT, hoje comunista do PC do B, e novo Secretário de Planejamento da Prefeitura de Tabira, saiu-se com essa: “Isso é tempestade em copo d’água. Não vejo nada demais”. Logo ele que antes de assumir o cargo via Golpe em tudo.

Outras Notícias

Em Petrolina, Dilma bate Marina: 56,2% a 32,4%

A Presidenta Dilma Roussef lidera na disputa à Presidência em Petrolina, principal Colégio eleitoral do Sertão do Estado, segundo o Instituto Múltipla, em pesquisa exclusiva para o blog. Ela aparece com 56,2% das intenções de voto contra 32,4% da socialista Marina Silva. Indecisos são apenas 5,4%, contra 0,8% que votariam branco ou nulo. Aécio Neves […]

30_PVG_2010093037975

A Presidenta Dilma Roussef lidera na disputa à Presidência em Petrolina, principal Colégio eleitoral do Sertão do Estado, segundo o Instituto Múltipla, em pesquisa exclusiva para o blog. Ela aparece com 56,2% das intenções de voto contra 32,4% da socialista Marina Silva. Indecisos são apenas 5,4%, contra 0,8% que votariam branco ou nulo. Aécio Neves aparece com 3,8%, Pastor Everaldo tem 1%, Mauro Iasi e Eymael , 0,2% cada.

Pode-se fazer a leitura de que os sertanejos de Petrolina em sua maioria mantém ligação com o Lulismo, que apoia a figura de Dilma, atrelada ao apoio do prefeito Júlio Lóssio e do Deputado Odacyr Amorim.

Há quem também atribua a vantagem a fatores como o programa Bolsa Família e o desconhecimento de Marina Silva, já aferidos em outras áreas sertanejas.

PRESIDENTE GERAL

A Pesquisa foi feita  entre  01 e 02 de outubro.  A pesquisa foi composta por 500 entrevistas aplicadas na população que tenha título de eleitor, more e vote no município de Petrolina e distribuída da seguinte forma: Área urbana 74,6% e Área rural 25,4%.

O intervalo de confiança estimado é de 95% para uma margem de erro para mais ou para menos de 4,0% Ela foi registrada no TRE sob o número  PE 0042/2014 e BR 01013/2014.

Geraldo Freire passa bem após cirurgia

O comunicador Geraldo Freire fez uma cirurgia em um hospital do Recife. “Estou saindo da sala de cirurgia. O doutor Álvaro retirou a minha vesícula. Estou agradecendo a todos que cuidaram de mim no hospital, em especial o as doutoras da anestesia”. Geraldo, que já fez uma cirurgia de redução de estômago ano passado, disse […]

O comunicador Geraldo Freire fez uma cirurgia em um hospital do Recife.

“Estou saindo da sala de cirurgia. O doutor Álvaro retirou a minha vesícula. Estou agradecendo a todos que cuidaram de mim no hospital, em especial o as doutoras da anestesia”.

Geraldo, que já fez uma cirurgia de redução de estômago ano passado, disse que tem um problema nas vias aéreas que é o pavor de todos os médicos em procedimentos cirúrgicos.

“Chorei muito antes da agulhada porque vi a preocupação com os riscos que me rondavam. Senti que poderia ser meu último sono”, brincou ao seu estilo.

“Mas acordei bem e deu tudo certo”, concluiu.

Governador da Paraíba João Azevêdo é internado e passará por cirurgia de vesícula

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), foi internado na manhã deste domingo (24) no Hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa, após apresentar mal-estar e fortes dores abdominais.  Segundo a equipe médica, exames realizados confirmaram um quadro de crise de vesícula. O procedimento cirúrgico para retirada do órgão está programado para a noite deste […]

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), foi internado na manhã deste domingo (24) no Hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa, após apresentar mal-estar e fortes dores abdominais. 

Segundo a equipe médica, exames realizados confirmaram um quadro de crise de vesícula. O procedimento cirúrgico para retirada do órgão está programado para a noite deste domingo.

O governador está sendo acompanhado pelo médico Fúlvio Petrucci, que classificou a cirurgia como simples e de baixo risco. “O quadro é estável, e a cirurgia será realizada para evitar complicações futuras”, afirmou Petrucci.

João Azevêdo encontra-se consciente e deve permanecer afastado das atividades oficiais ao longo da semana para se recuperar adequadamente.

Covid-19: Sertão do Pajeú conta com 7.836 casos confirmados, 7.167 recuperados e 147 óbitos 

Triunfo registrou o décimo segundo óbito no município. Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta terça-feira (29), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 7.836 casos confirmados de Covid-19.  Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na […]

Triunfo registrou o décimo segundo óbito no município.

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta terça-feira (29), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 7.836 casos confirmados de Covid-19. 

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 4.062 confirmações. Logo em seguida, com 790 casos confirmados está Afogados da Ingazeira,  São José do Egito está com 638, Tabira conta com 567, Triunfo tem 326, Carnaíba está com 247 e  Calumbi está com 169 casos.

Flores e Itapetim tem 140 cada, Brejinho tem 114, Santa Terezinha tem 113, Quixaba está com 110, Solidão tem  105, Iguaracy tem 103,  Santa Cruz da Baixa Verde está com 89, Tuparetama tem 81 e Ingazeira está com 42 casos confirmados.

Mortes – Com mais um óbito registrado em Triunfo, a região tem no total, 147 óbitos por Covid-19. Até o momento, dezesseis cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 59, Afogados da Ingazeira tem 13, Triunfo tem 12, Tabira tem 10 óbitos, Carnaíba tem 9, Flores tem 7, Itapetim, São José do Egito, Tuparetama e Iguaracy tem 6 óbitos cada, Quixaba tem 4 óbitos, Santa Terezinha tem 3, Calumbi e Brejinho tem 2 óbitos cada, Ingazeira e Santa Cruz da Baixa Verde tem 1 óbito cada.

Recuperados – A região conta agora com 7.167 recuperados. O que corresponde a 91,46% dos casos confirmados. 

O levantamento foi fechado às 8h40 desta quarta-feira (30), com os dados Fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

Sandrinho Palmeira comemora volta de Lula à Presidência

Por André Luis O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, usou as suas redes sociais para destacar a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à Presidência da República. Em texto legendando a foto que registra o abraço entre Lula e o poeta egipciense Antônio Marinho (a mesma que ilustra esta matéria), que […]

Por André Luis

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, usou as suas redes sociais para destacar a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à Presidência da República.

Em texto legendando a foto que registra o abraço entre Lula e o poeta egipciense Antônio Marinho (a mesma que ilustra esta matéria), que levou o Pajeú ao centro do Brasil com os seus versos durante festa que comemorou a nomeação do petista como o novo presidente do Brasil na Esplanada dos Ministérios na noite do último domingo (1º), Sandrinho destaca dentre alguns pontos a esperança no futuro e a simbologia da cerimônia da entrega da faixa pelas mãos de pessoas que representaram a diversidade do povo brasileiro. Leia abaixo a íntegra do texto:

A passagem para um Novo Ano que se inicia foi também a marca histórica de um Novo Brasil.

O Brasil do Futuro retomou a esperança de um passado nostálgico na posse do terceiro mandato presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula, por toda sua trajetória política, fez-se líder nos braços do povo.

Lula, dia primeiro, foi feito Presidente pelas mãos do povo na belíssima simbologia cerimonial, inclusiva e plural, da entrega da faixa Presidencial.

Na diversidade das mãos que lhe entregaram a faixa e o cargo de Presidente, Lula era muito mais que um indivíduo.

Lula era um ideal.

Um ideal de democracia negra, branca, mulata, mameluca e indígena… De um negro menino a um velho índio…

Do povo para o povo…

Da igualdade no respeito pleno às diferenças, o povo brasileiro foi o protagonista.

A ascensão de Lula à Presidência é também o renascimento da Cultura Popular Brasileira.

E, ontem, a Cultura Brasileira esteve em celebração.

Num dos momentos mais belos da imensa beleza de infinitos momentos que no dia primeiro presenciamos, a Poesia do Pajeú das Flores saudou, através da voz nordestinamente profética e da alma poética de Antônio Marinho, que se fez um gigante de emoção e verdade no palco do Festival do Futuro, o Novo Brasil, democrático e popular, que em ânsia e desejo Lula personifica.

A verdadeira poesia marca sempre uma posição no mundo.

A verdadeira poesia é sempre revolucionária e política pois, para além da mesquinhez partidária que homens mesquinhos tramam, a verdadeira poesia é criadora de mundos possíveis e herdeira de sonhos profundos.

Ontem, nas múltiplas vozes de mundos diversos que se irmanaram no sonho de um só povo e de um novo futuro, Lula transmutou-se em mais que um líder político.

Em voz e ato, Lula era o próprio povo brasileiro retomando as rédeas de seu destino.

Como toda verdadeira poesia, política e revolucionária, a posse de Lula foi um poema celebrando a democracia que o futuro reserva para um Novo Brasil!