Tabira: Educação emite nota sobre assassinato de porteiro de escola
Por Nill Júnior
A Secretaria Municipal de Educação de Tabira emitiu nota sobre a morte do guarda municipal que atuava na Escola Pedro Ferreira da Silva, no Bairro Jureminha.
Vandelson Ferreira do Nascimento estava em frente a unidade de ensino, quando foi alvo dos criminosos. Dois homens em uma motocicleta o abordaram e segundo relatos de populares, começaram a atirar. Ele procurou abrigo dentro da escola e pediu apoio de outras pessoas. Houve correria e gritaria dentro do educandário. Além dele, ninguém se feriu.
“O senhor Vandelson era filho da senhora Lia Moto Táxi, muito conhecida na cidade e atuava na instituição como porteiro escolar. Não há relatos de atos violentos ou má conduta no exercício do seu trabalho. Era um funcionário comprometido e responsável. Sentimos muito pela sua perda e desejamos aos familiares e amigos nosso profundo pesar”, conclui a nota.
Da primeira edição, que aconteceu no ano passado no clássico e lotado Cine Theatro Guarany, o Triunfo Jazz ganha as ruas e se reafirma como evento integrante do calendário dos festivais que acontecem no período de inverno da cidade. No próximo sábado (13), o jazz e blues tomam conta do Pátio de Eventos Maestro Madureira […]
Da primeira edição, que aconteceu no ano passado no clássico e lotado Cine Theatro Guarany, o Triunfo Jazz ganha as ruas e se reafirma como evento integrante do calendário dos festivais que acontecem no período de inverno da cidade. No próximo sábado (13), o jazz e blues tomam conta do Pátio de Eventos Maestro Madureira com entrada gratuita ao público.
Uma das atrações é a pernambucana Uptown Band que, com 20 anos de carreira, brindou as suas duas décadas em 2018, com o reconhecimento de ter recebido o Prêmio Profissionais da Música como melhor banda de blues do Brasil. Da capital do estado, a Vintage Pepper, conhecida do público triunfense pela surpreendente apresentação na edição anterior, traz mais uma vez um repertório saudosista, por vezes moderno, mas sempre com pegadas vibrantes e sensuais envolvidas numa atmosfera retrô. Também recifense, Pabllo Moreno apresenta, num clima intimista, a fusão do blues com ritmos brasileiros, como baião, bossa nova e samba.
“O Triunfo Jazz está inserido no calendário turístico de Triunfo, fazendo parte da temporada de inverno, contribuindo assim para o incremento do turismo no município”, declarou o prefeito João Batista Rodrigues que, numa demanda surgida entre os moradores, comerciantes e o próprio poder público, garante mais um ano do evento.
Para Eduardo Côrtes, idealizador e produtor do evento, o festival ratifica a sua importância e divide junto à Festa dos Estudantes e Festival de Cinema de Triunfo, a relevância para o crescimento do turismo local.
A organização do Triunfo Jazz é da Fliporto Editora e Promundo, numa parceria com a prefeitura de Triunfo, Heineken e Associação dos Comerciantes, apoio da Uptown Band e Broomer.
Triunfo Jazz 2019
Data: Sábado (13) | 18h30
Local: Pátio de Eventos Maestro Madureira, Triunfo – Pernambuco
Entrada gratuita
O governo municipal de Sertânia, através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está recuperando os 22 dessalinizadores instalados em todo território do município. A empresa Aqua Pura contratada para realizar o conserto e manutenção dos equipamentos já iniciou os trabalhos. As estruturas onde os equipamentos estão instalados, assim como, os reservatórios também estão recebendo melhorias. […]
O governo municipal de Sertânia, através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está recuperando os 22 dessalinizadores instalados em todo território do município.
A empresa Aqua Pura contratada para realizar o conserto e manutenção dos equipamentos já iniciou os trabalhos. As estruturas onde os equipamentos estão instalados, assim como, os reservatórios também estão recebendo melhorias.
Após as intervenções, os dessalinizadores das comunidades dos sítios Barra, Bom Nome, Carnaúba e Caroá já estão em pleno funcionamento, ofertando água potável à população. Alguns deles não funcionavam desde 2013.
Por Rodrigo Lima/Ascom/Afogados O ciclo junino é a mais importante festa do Nordeste. A que reúne todas as mais importantes tradições do povo nordestino e sertanejo. A que vivenciamos com um misto de religiosidade e festa. É no São João que nossa alma verdadeiramente se entrega à celebração. Fogueiras, fogos, comidas de milho, quadrilhas juninas, […]
O ciclo junino é a mais importante festa do Nordeste. A que reúne todas as mais importantes tradições do povo nordestino e sertanejo. A que vivenciamos com um misto de religiosidade e festa.
É no São João que nossa alma verdadeiramente se entrega à celebração. Fogueiras, fogos, comidas de milho, quadrilhas juninas, forró legítimo.
Infelizmente, nesses últimos dois anos, estamos contidos, curtindo de nossas casas, relembrando a nostalgia dos anos anteriores à pandemia.
Mas pra não deixar passar em branco totalmente esse momento tão importante, a secretaria de cultura e esportes de afogados da Ingazeira levou a música do período junino para as ruas de afogados.
Em um percurso itinerante, os músicos Leandro Cavalcanti, Edinho Oliveira e Cacá Malaquias, levaram o melhor da música nordestina para a população, a que estava em casa e a que precisou ir à rua cumprir seus afazeres.
“Ainda não estamos podendo celebrar a nossa principal festa por conta da pandemia. Por isso levamos a alegria da música, do nosso forró, para que as pessoas possam celebrar, ainda que distanciadas, esse momento. Que o ano que vem, com o avanço da vacinação, possamos retomar plenamente as comemorações desse período,” destacou Augusto Martins, secretário de cultura de afogados.
Em uma entrevista exclusiva concedida ao programa Rádio Vivo da Rádio Pajeú nesta segunda-feira (22), Danilo Simões, pré-candidato à prefeitura de Afogados da Ingazeira pela oposição, discutiu detalhes sobre o apoio oficial recebido da governadora Raquel Lyra, ressaltando a importância desse respaldo para sua campanha e para o futuro governo municipal. O anúncio do apoio […]
Em uma entrevista exclusiva concedida ao programa Rádio Vivo da Rádio Pajeú nesta segunda-feira (22), Danilo Simões, pré-candidato à prefeitura de Afogados da Ingazeira pela oposição, discutiu detalhes sobre o apoio oficial recebido da governadora Raquel Lyra, ressaltando a importância desse respaldo para sua campanha e para o futuro governo municipal.
O anúncio do apoio veio após intensas negociações e alinhamentos políticos, marcando uma nova fase na corrida eleitoral do município. Simões destacou que sua candidatura sempre esteve alinhada com o campo da oposição local, e a decisão de receber o apoio da governadora foi estratégica, considerando o contexto político do estado.
“Desde o lançamento da minha pré-candidatura, deixei claro que estaríamos no campo da oposição em Afogados da Ingazeira, e isso naturalmente nos levou a buscar apoio dentro desse espectro político. A decisão de receber o apoio da governadora Raquel Lyra foi uma escolha consciente, considerando o alinhamento de nossos projetos políticos e a necessidade de fortalecer a oposição no município. Eu sempre soube que em algum momento essa decisão viria”, afirmou Simões.
A entrevista também abordou o processo de formação das chapas para vereadores, evidenciando o trabalho conjunto dos partidos aliados. Simões ressaltou a importância de construir uma chapa competitiva, com candidatos que representem diferentes setores da sociedade e estejam comprometidos com o desenvolvimento de Afogados da Ingazeira.
Além disso, o pré-candidato não deixou de mencionar os desafios enfrentados pela governadora Raquel Lyra em sua gestão, reconhecendo as dificuldades enfrentadas, mas expressando confiança em sua capacidade de superação e na entrega de resultados positivos para o estado.
“Entendo que a avaliação da governadora ainda é prematura, e há muito trabalho a ser feito. A população de Afogados da Ingazeira está interessada em propostas concretas para o futuro do município, e é isso que estamos focados em oferecer”, destacou.
Quanto à possibilidade do apoio de Mário Viana Filho, presidente do PSDB municipal, Danilo mencionou que desde o início houve conversas e até um convite por parte de Mário para que ele se filiasse ao partido.
“Deixei claro que qualquer decisão minha passaria pela oposição em Afogados da Ingazeira e não estava claro por parte de Mário os rumos que o PSDB local iria seguir”, destacou Danilo.
Danilo também ressaltou a importância de separar os papéis institucionais de Mário Viana, que está na Casa Civil, e sua atuação política local. Embora tenha expressado sua disposição para alinhar esforços com Mário, a decisão final sobre o posicionamento do PSDB local agora está nas mãos deste último.
Serra Talhada é única do Pajeú no ranking, em oitavo lugar Caruaru, no Agreste de Pernambuco, lidera o Produto Interno Bruto (PIB) do interior do estado em 2014 com R$ 6,2 bilhões e participação de 4%. A informação foi divulgada nesta terça-feira (3) pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas estadual (Condepe/Fidem). No geral, o […]
Serra Talhada é única do Pajeú no ranking, em oitavo lugar
Caruaru, no Agreste de Pernambuco, lidera o Produto Interno Bruto (PIB) do interior do estado em 2014 com R$ 6,2 bilhões e participação de 4%.
A informação foi divulgada nesta terça-feira (3) pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas estadual (Condepe/Fidem). No geral, o município ocupa a quinta colocação, ficando atrás de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca.
De acordo com os dados do Condepe/Fidem, o setor de serviços é o que mais influencia no crescimento do PIB de Caruaru. As principais atividades que colaboraram para o aumento deste índice são: administração pública, comércio, atividades imobiliárias, atividades profissionais e construção civil.
Comparado com os dados de 2013, o PIB de Caruaru apresentou um crescimento de 5,2% na participação – já que era de 3,8% e subiu para 4% em 2014. Em reais, o valor aumentou 16,9%. Em 2013, o PIB do município era de R$ 5,3 bilhões, no ano seguinte foi de R$ 6,2 bilhões.
Ranking geral: No ranking geral, Recife está na primeira colocação, com PIB de R$ 50,7 bilhões e participação de 32,7%, seguida de Jaboatão dos Guararapes (8,5%) e Cabo de Santo Agostinho (5,5%). Fora da Região Metropolitana do Recife (RMR), além de Caruaru, os municípios com maiores índices de participação no PIB estadual são: Petrolina (3,4%) e Vitória de Santo Antão (1,9%).
Outro dado mostra que apenas dois municípios não apresentaram o setor de serviços como o maior: Itapissuma (indústria) e São Bento do Una (agropecuária).
O único município do Pajeú na lista é Serra Talhada. A cidade está em 8º lugar no ranking estadual, com ligeiro aumento do PIB de R$ 1,1 bilhão para R$ 1,2 bilhão. Na participação no Estado, se manteve estável, com 0,8%. A cidade se destaca no setor de Serviços (86,6%). Como principais atividades, administração pública, comércio, atividades imobiliárias, atividades profissionais e construção civil.
Você precisa fazer login para comentar.