Notícias

Tabira descarta caso suspeito de coronavírus

Por André Luis

A Secretaria Municipal de Saúde de Tabira descartou no início da noite desta terça-feira (14) um caso suspeito do novo coronavírus. A paciente, uma profissional de saúde, apresentou alguns sintomas da Covid-19 na semana passada. Foram realizados alguns exames e a mulher chegou a ser atendida no Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, sendo orientada a permanecer em isolamento domiciliar enquanto eram aguardados os exames laboratórios, que testaram negativo.

Segundo as autoridades de Saúde, no total, 46 pessoas estão sendo monitoradas em quarentena domiciliar. São pessoas chegadas de outras regiões e estados. 58 já tiveram o monitoramento concluído.

Para essa quarta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde anuncia que será mantida a estratégia de dividir as barracas da feira de frutas em três ruas, só que com um detalhe, todas as pessoas que forem para a feira, vendedores e clientes, deverão usar máscaras de proteção.

Ainda como forma de prevenir a disseminação do novo coronavírus, o governo municipal montou três barreiras sanitárias nas entradas de Tabira para quem chega de Afogados da Ingazeira, São José do Egito e Água Branca, Paraíba.

Profissionais da Saúde, Guarda Municipal e Grupo de Socorristas Voluntários atuam nas barreiras sanitárias que seguem os trabalhos 24 horas. As informações são de Felipe Marques para o blog.

Outras Notícias

Pandemia: Governo do Estado apresenta balanço do carnaval

Durante a coletiva online desta quarta-feira (17.02), o secretário estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua, informou que a Operação de Emergência Sanitária Carnaval 2021, integrada pelas forças de segurança em Pernambuco, realizou 5.323 fiscalizações desde que foi desencadeada, na última sexta-feira (12.02).  Por desobedecerem ou resistirem às orientações de agentes públicos, 37 pessoas foram […]

Durante a coletiva online desta quarta-feira (17.02), o secretário estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua, informou que a Operação de Emergência Sanitária Carnaval 2021, integrada pelas forças de segurança em Pernambuco, realizou 5.323 fiscalizações desde que foi desencadeada, na última sexta-feira (12.02). 

Por desobedecerem ou resistirem às orientações de agentes públicos, 37 pessoas foram conduzidas para delegacias, três delas na Região Metropolitana do Recife e as demais, no interior. 

Bares e restaurantes não abriram no Recife Antigo e Sítio Histórico de Olinda. Não houve Carnaval nesses locais nem nas praias. 

Ao todo, foram empregados 1.983 postos das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros nas operações, além de agentes das guardas municipais. O balanço contabilizou ações até às 2h da madrugada de ontem, mas o trabalho permanecerá até às 2h da madrugada desta quinta-feira (18).

“A população levou 421 denúncias ao nosso 190, e verificamos a redução das queixas com o passar dos dias do período carnavalesco. Agradecemos por esse apoio e aproveitamos para reforçar que a pandemia continua, assim como a presença das autoridades públicas, para fazer cumprir os decretos estaduais”, afirmou Pádua.

Também durante a coletiva online, o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, agradeceu a colaboração da população e reforçou a necessidade de as pessoas continuarem com esse comportamento. 

“Além disso, quem utiliza os centros comerciais, peço que evitem ir até eles, que não vão de forma desnecessária. É preciso manter um absoluto respeito pelas orientações que são dadas pelas autoridades sanitárias”, afirmou.

Ainda entre os dias 12 e 17, a Operação Emergência Sanitária fiscalizou 161 estabelecimentos em Pernambuco. Na noite do domingo (14), a segurança pública auxiliou o Procon na interdição de uma marina em Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes, que promovia uma festa clandestina, com banda ao vivo, aglomeração e pessoas circulando sem máscara. 

Também no domingo, outra festa clandestina foi encerrada no bairro do Passarinho, Zona Norte do Recife. Ao longo dos seis dias, 2.022 pessoas foram abordadas pelas equipes da segurança pública. Na maioria, para que fosse mantido o distanciamento social e o uso da máscara.

Na análise de mais uma semana epidemiológica (SE), André Longo pontuou que Pernambuco continua em tendência de estabilidade, mas com viés de alta e indicadores ainda em patamares elevados. 

Em relação aos dados de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), foram registrados 732 casos na SE 06, o que representa 21 notificações a mais que a SE 05, e 37 casos a mais que a SE 04. Nas solicitações de leitos de UTI, a SES registrou um aumento de 20% nos pedidos entre as semanas 06 e 05. Já em relação aos leitos de enfermaria, o crescimento no número de solicitações por vagas foi de 14,3% no mesmo período.

CDL Afogados participa de capacitação em Seminário Estadual

A FCDL-PE realizou na cidade de Arcoverde, no Sertão do estado, o Seminário Estadual de SPC de Pernambuco. Ministrado pela colaboradora do SPC Brasil, Ana Paula, o evento contou com mais de 70 pessoas, entre presidentes e executivos de CDL’s de todo o estado. A CDL de Afogados da Ingazeira fez-se presente entre as 20 […]

A FCDL-PE realizou na cidade de Arcoverde, no Sertão do estado, o Seminário Estadual de SPC de Pernambuco. Ministrado pela colaboradora do SPC Brasil, Ana Paula, o evento contou com mais de 70 pessoas, entre presidentes e executivos de CDL’s de todo o estado.

A CDL de Afogados da Ingazeira fez-se presente entre as 20 participantes, o evento teve como objetivo colocar os membros por dentro das novas ferramentas do sistema SPC, além de mostrar práticas comerciais e debater assuntos do movimento lojista.

Ana apresentou aos participantes todas as funções e novos produtos disponíveis do sistema para as entidades, e associados, esclarecendo dúvidas e aperfeiçoando os conhecimentos.

Produtos SPC: uma das novidades apresentadas no seminário foram os novos produtos SPC Message, e HSM Experience, são plataformas exclusivamente para aproximar as entidades de seus associados e clientes,

No HSM Experience, por exemplo, é possível encontrar conteúdos nas áreas de vendas, marketing, finanças, gestão de negócios e muito mais.

Afogados da Ingazeira votos válidos: Sandrinho Palmeira tem 59% e Danilo Simões, 41%

A um dia das eleições 2024, o prefeito e candidato à reeleição, Sandrinho Palmeira (PSB), lidera a corrida sucessória em Afogados da Ingazeira, no Pajeú, sobre seu adversário, o oposicionista Danilo Simões, do PSD. É o que diz pesquisa do Instituto Múltipla, contratada pelo blog. Em votos válidos, Sandrinho aparece com 59% das intenções de […]

A um dia das eleições 2024, o prefeito e candidato à reeleição, Sandrinho Palmeira (PSB), lidera a corrida sucessória em Afogados da Ingazeira, no Pajeú, sobre seu adversário, o oposicionista Danilo Simões, do PSD.

É o que diz pesquisa do Instituto Múltipla, contratada pelo blog. Em votos válidos, Sandrinho aparece com 59% das intenções de voto, contra 41% do oposicionista Danilo Simões.

Foram 400 entrevistas realizadas dias 4 e 5 de outubro, ontem e hoje.

Votos válidos são os que valem de fato na contabilização final do TSE, que desconsidera brancos e nulos.

Entenda a margem de erro: com base na margem de erro, de 4,9%, Sandrinho tem entre 54,1% e 63,9%. Já Danilo, entre 36,1% e 45,9%.

A pesquisa tem intervalo de confiança de 95%, contratada pelo blog sob o registro 07785/2024. Fonte pública para realização da pesquisa: Censo 2010 e 2022 e TSE (Agosto de 2024).

Pioneirismo: Serra Talhada faz primeira cirurgia de estrabismo do Sertão‏

O procedimento, que durou 2h30, beneficiou uma criança de 11 anos. Antes da cirurgia, a paciente precisou usar óculos para melhorar a visão. “Quanto mais jovem o paciente, mais as chances de melhorar a visão e a qualidade de vida. Em adulto, a cirurgia acaba sendo mais por estética”, diz Regina Lucena. A oftalmologista Regina […]

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O procedimento, que durou 2h30, beneficiou uma criança de 11 anos. Antes da cirurgia, a paciente precisou usar óculos para melhorar a visão. “Quanto mais jovem o paciente, mais as chances de melhorar a visão e a qualidade de vida. Em adulto, a cirurgia acaba sendo mais por estética”, diz Regina Lucena.

A oftalmologista Regina Lucena é formada pela Universidade de Pernambuco (UPE), com residência na Fundação Altino Ventura, onde também fez especialização em oftalmologia pediátrica, de estrabismo e de baixa visão. Atualmente, ela continua trabalhando no Altino Ventura e uma vez por mês oferece seus serviços em Serra Talhada.

“Nós temos estrutura física, mas não profissionais especializados em estrabismo na região”, ressalta, afirmando que pretende atuar exclusivamente em Serra e na região a partir de 2016.

Já o anestesista Clovis Carvalho, que já foi gerente da Regional de Saúde (Geres) de Serra Talhada, lembra que o município é um importante polo médico do interior do Estado e que vem se desenvolvendo mais com o curso de medicina da UPE local.

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

“De acordo com o plano diretor de regionalização, é preciso ofertar e consolidar os serviços de saúde na região, para que o paciente não precise se deslocar grandes distâncias. Isso aumenta a eficácia e diminui custos. Com o nosso curso de medicina, que está no mesmo nível competitivo que o do Recife, vamos desenvolver ainda mais o sertão pernambucano”, avalia.

Presidente da Amupe disse não entender anúncio da FNP para criação de consórcio por vacinas

Segundo José Patriota, problema não é por onde comprar, mas onde, de quem e quando receber as vacinas. Por André Luis Em entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, na última sexta-feira (26), o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, disse não ter entendido anuncio da Frente Nacional dos […]

Segundo José Patriota, problema não é por onde comprar, mas onde, de quem e quando receber as vacinas.

Por André Luis

Em entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, na última sexta-feira (26), o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, disse não ter entendido anuncio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), na última terça-feira (23), sobre liderar a criação de um consórcio público com a finalidade específica de comprar vacinas contra Covid-19.

A FNP fez o anúncio em seu Twitter, após o Supremo Tribunal Federal decidir liberar à estados e municípios a importação e distribuição de vacinas contra Covid registradas por órgãos reguladores estrangeiros previstos em lei caso a Anvisa não avalie um eventual pedido apresentado no Brasil em até 72 horas.

Para Patriota, a iniciativa da FNP é louvável, mas acredita que o processo pode ser realizado usando os meios que já existem, sem a necessidade de se criar mais um consórcio, o que pode ajudar a acelerar o processo. 

Para José Patriota, o grande questionamento a ser feito é onde, de quem e quando receber as vacinas. “O que tem de prefeitura e governo de estado disposto a entrar na cota e comprar mais vacina… todo mundo está disposto, o problema não é nem por onde comprar, nos temos instrumentos. O problema é ter fornecedor, o mundo está procurando a mesma coisa”, destacou.

Patriota lembrou que o processo é demorado. “Isso demora. Tanto a negociação como a entrega. Tudo tem que ser feito com muita antecedência, que é o que Ministério da Saúde deveria ter feito quanto antes e no volume adequado pela população brasileira”, lembrou.

O presidente da Amupe destacou que, grandes e médias empresas estão dispostas a adquirir vacinas e pagar. “O problema é que não tem fornecedor suficiente para entregar agora, mas toda a inciativa nesse sentido é louvável”, afirmou. 

Ele afirmou que Pernambuco está com tudo pronto para vacinar a população. “Nós temos capacidade, hoje, aqui em Pernambuco, de aplicar 1 milhão de doses por mês. As prefeituras estão preparadas para fazer essa vacinação, o problema é que não tem o principal que é a vacina”, afirmou Patriota.

O presidente da Amupe acredita que pode ter uma acelerada na disponibilização de vacinas e voltou a comentar o anúncio da FNP. “ A decisão é de querer fazer isso é louvável. Nós estamos estudando, se for necessário se tiver espaço para a aquisição… estamos pesquisando, conversando com governadores do Nordeste, de outros estados no Brasil todo, em busca de soluções”, afirmou.

Reunião com presidente do Senado – Na última quinta-feira (25), Patriota participou de uma reunião por videoconferência com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). 

Segundo ele, o senador causou boa impressão. “Nós ficamos com uma boa impressão do novo presidente do Senado Federal, nos atendeu muito bem, eu tive a oportunidade de falar com ele, de dizer do desespero que nós estamos por conta disso tudo. Ele também está muito preocupado e tem colocado a vacina como a preocupação número 1 do Brasil, para a economia, para a saúde, para a vida e para que voltemos a normalidade”, pontuou.

Corrida por vacina – No Pajeú, o município de Carnaíba saiu na frente e encaminhou oficios com intenção de compra de vacinas para três farmacêuticas: Pfizer, fabricante da vacina Pfizer/BioNTech; Johnson & Johnson, fabricante da vacina de mesmo nome e a União Química, fabricante da vacina Sputnik V.

Neste domingo, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou que iniciou o processo de negociação para a compra de vacinas com a União Química, fabricante da Sputnik V.

O laboratório protocolou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),  o pedido para uso emergencial no Brasil de 10 milhões de doses da vacina. A iniciativa é uma ação conjunta do Fórum de Governadores do Brasil.