Sintepe decreta greve na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco
Por André Luis
O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) realizou uma assembleia geral da categoria nesta quarta-feira (5) que decretou Greve na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. A greve por tempo indeterminado foi decretada por unanimidade dos cerca de 1,2 mil trabalhadores em educação presentes e recebeu forte apoio dos mais de mil trabalhadores que estavam acompanhando a assembleia no Youtube e Instagram.
A deflagração será no dia 25 de julho, o primeiro dia do retorno dos trabalhadores em educação (professores e demais servidores) às aulas, após o recesso de julho.
“A Rede Estadual de Ensino de Pernambuco decretou greve. Essa greve foi decretada em defesa do nosso plano de cargos e carreira, em defesa do piso salarial do magistério, da valorização e da escola pública”, disse Ivete Caetano, presidenta do Sintepe.
A decretação da greve, realizada hoje (5), será oficializada ao Governo do Estado por meio de ofício. A deflagração (início efetivo da greve) será no dia 25 de julho, porque a rede estadual de ensino encontra-se em sua grande maioria em recesso escolar.
O Sindicato reivindica reajuste de 14,95% para todos os servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco: professores, analistas educacionais e assistentes administrativos. O índice de 14,95% é referenciado na atualização do Piso Salarial Nacional do Magistério, corrigido todo ano por lei federal.
Serão selecionadas produções nacionais com exibições no sertão de Pernambuco Estão abertas as inscrições de filmes brasileiros para a nona edição da Mostra Pajeú de Cinema, que acontecerá entre abril e maio de 2025 nas cidades de Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Quixaba, Solidão e Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú, estado de Pernambuco. As […]
Serão selecionadas produções nacionais com exibições no sertão de Pernambuco
Estão abertas as inscrições de filmes brasileiros para a nona edição da Mostra Pajeú de Cinema, que acontecerá entre abril e maio de 2025 nas cidades de Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Quixaba, Solidão e Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú, estado de Pernambuco. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link disponível no perfil do Instagram @mostrapajeudecinema até 15 de fevereiro de 2025.
Serão aceitos filmes nos formatos de curtas, médias e longas-metragens, finalizados a partir de 2023, de gêneros diversos, incluindo filmes infantis que compõem as sessões voltadas para o público infantil. Os realizadores/produtores deverão preencher o formulário online e poderão inscrever quantos filmes desejarem.
A lista com as obras selecionadas será divulgada no instagram na mostra, que não possui caráter competitivo. Além das exibições, a edição conta com atividades formativas, mesas e encontros.
A Mostra Pajeú de Cinema é uma realização da Pajeú Filmes, produtora audiovisual sediada em Afogados da Ingazeira/PE. Conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo – Secretaria de Cultura / Governo de Pernambuco – Ministério da Cultura – Governo Federal.
Ipec: Lula tem 51% de votos válidos no 1º turno; Bolsonaro vai a 37% Os dois institutos disseram não poder afirmar se haverá ou não segundo turno para as eleições presidenciais. O Ipec e o Datafolha divulgaram neste sábado (1º) suas mais recentes pesquisas de intenção de voto na eleição presidencial. A pesquisa Ipec foi […]
Ipec: Lula tem 51% de votos válidos no 1º turno; Bolsonaro vai a 37%
Os dois institutos disseram não poder afirmar se haverá ou não segundo turno para as eleições presidenciais.
O Ipec e o Datafolha divulgaram neste sábado (1º) suas mais recentes pesquisas de intenção de voto na eleição presidencial.
A pesquisa Ipec foi encomendada pela Globo, e a Datafolha pela Globo e o Jornal Folha de S. Paulo. As sondagens são as últimas realizadas pelos institutos antes do 1º turno, que acontece neste domingo (2). Em votos válidos, o resultado do Ipec é este:
Lula (PT): 51% (tinha 52% no levantamento anterior do Ipec, de 27 de setembro); Jair Bolsonaro (PL): 37% (tinha 34% no levantamento anterior); Ciro Gomes (PDT): 5% (tinha 6% no levantamento anterior); Simone Tebet (MDB): 5% (tinha 5% na pesquisa anterior); Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (tinha 1% no levantamento anterior) Felipe d’Avila (Novo): 1% (tinha 1% no levantamento anterior).
Foram entrevistadas 3008 pessoas, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 183 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00999/2022.
Já o resultado do Datafolha em votos válidos é este: Lula (PT): 50% (tinha 50% no levantamento anterior do Datafolha, de 29 de setembro); Jair Bolsonaro (PL): 36% (tinha 36% no levantamento anterior); Simone Tebet (MDB): 6% (tinha 5% na pesquisa anterior); Ciro Gomes (PDT): 5% (tinha 6% no levantamento anterior); Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (tinha 1% no levantamento anterior).
Foram ouvidas 12,8 mil pessoas, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, em 310 municípios de todas as regiões do país. O levantamento, que tem nível de confiança de 95%, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00245/2022.
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Os dois institutos disseram não poder afirmar se haverá ou não segundo turno para as eleições presidenciais.
Edilson Xavier* As recentes declarações do Ministro da Justiça, Torquato Jardim, colocaram em alerta máximo as instituições públicas (que ainda funcionam) no Estado do Rio de Janeiro, quando à exaustão apontou a falência do Estado em todos os níveis. A alegação ministerial de que as polícias militar e civil atuam de acordo com os interesses do mundo do tráfico, […]
As recentes declarações do Ministro da Justiça, Torquato Jardim, colocaram em alerta máximo as instituições públicas (que ainda funcionam) no Estado do Rio de Janeiro, quando à exaustão apontou a falência do Estado em todos os níveis.
A alegação ministerial de que as polícias militar e civil atuam de acordo com os interesses do mundo do tráfico, são além de estarrecedoras, pois têm o poder de demonstrar que o Estado cedeu espaço a outro estado “paralelo”.
Há muito se discute na imprensa que o Rio deixou, na prática, de ser Estado organizado, no sentido literal da palavra, dada á atuação do tráfico que corrói todo o sistema estadual e o exemplo reluzente é o Tribunal de Contas, sob intervenção judicial. Entretanto, o Ministro da Justiça nos fez refletir sobre o estado de promiscuidade reinante naquele Estado.
Nos causa estranheza estarrecedora o silêncio comprometedor da classe política que não faz a mínima referencia a esse estado caótico que envolve a insegurança generalizada e a corrupção oficial é constitui prática. Nada se sabe sobre qualquer pronunciamento dos três Senadores, deputados federais e da Assembleia Legislativa, que é outro centro de corrupção explícita. Ante o silêncio que se assemelha à cumplicidade, se começa a dar razão ao Ministro da Justiça, que talvez tenha cometido o equivoco de generalizar, que não faz justiça ainda aos bons policiais daquele Estado.
Tudo no Estado do Rio de Janeiro está dando errado, pois tem uma classe politica totalmente omissa e deixa o Estado á mercê da bandidagem, passando pelo Tribunal de Contas em que seus membros foram presos e outros afastados pela prática de corrupção amplamente comprovada.
De forma totalmente tardia, tenta-se discutir agora como combater o estado paralelo abastecido pelo tráfico de drogas e armas, em que recebe todo tipo de armamento pesado, que faz inveja a qualquer exército. No entanto, o que nos causa espécie, é que o Governo Federal não cria uma sistemática de combater pra valer esse estado de coisas que vem a muito comprometendo o país em todo o mundo, pois permitiu que o crime organizado em todos os níveis tomasse conta do Estado, e atua como fosse uma instituição de sua propriedade.
A transformação das favelas (ok, comunidades) em distritos dominados pelo tráfico ocorreu à vista de todos, bem como os desmandos e as descomposturas em série de governadores, deputados, vereadores e até integrantes do Judiciário se deram à luz do dia. E assim se começa a dar razão às duras palavras do Ministro da Justiça, não obstante entenda que não se pode generalizar, com acusações desse porte.
*Edilson Xavier é advogado, tendo presidido a OAB e Câmara de Vereadores de Arcoverde
Lulismo pode estar decidindo eleição em Pernambuco? As pesquisas divulgadas essa semana por Ibope e Datafolha, a partir de uma leitura política, podem indicar que a estratégia de Paulo Câmara e Humberto Costa de liderarem a articulação que rifou Marília Arraes e colocou principalmente o ex-presidente Lula no palanque socialista foi de uma inteligência política […]
Lulismo pode estar decidindo eleição em Pernambuco?
As pesquisas divulgadas essa semana por Ibope e Datafolha, a partir de uma leitura política, podem indicar que a estratégia de Paulo Câmara e Humberto Costa de liderarem a articulação que rifou Marília Arraes e colocou principalmente o ex-presidente Lula no palanque socialista foi de uma inteligência política determinante no processo.
É certo dizer que a essa altura pouco importa se a militância ou parte importante do PT ideológico do estado não seguiram com eles. Pragmaticamente falando, interessa ganhar eleição, com menor valor para questões de gênero do partido, que se resolverão com o passar dos dias pós processo, na visão de ambos. O pior da tensão pós aliança já passou.
O fato é que se a curva aferida pelos dois institutos se mantiver, a probabilidade de Paulo vencer a peleja no primeiro turno ganha força. Com base nos números do Ibope, em votos válidos, Paulo Câmara tem 50,8%. E mais, pode puxar os dois senadores, já que, provavelmente bafejado pelo mesmo fenômeno que tem favorecido Paulo, Humberto já figura em segundo, mesmo que empatado tecnicamente com Mendonça Filho.
De 20 de agosto, data divulgação da pesquisa anterior, até hoje, os fatos atrelaram ainda mais a imagem do governador ao petista preso em Curitiba. Dia 17 de agosto, Paulo teve importante encontro com nomes do PT nacional no dia do registro da candidatura de Lula. Chegou a dizer que se arrependera da posição pró impeachment de Dilma e apareceu na foto no ato simbólico, sem validade prática, mas com peso político. Começava ali, paralelamente, o discurso de ligar Armando a Temer, com a contribuição do palanque com ex-ministros. Os fatos começaram a explicar a matemática.
“Outro exemplo da força do Lulismo é o percentual de Sílvio Costa sem estrutura ou palanque majoritário e 12% das intenções de voto se autodeclarando O Senador de Lula, comentou Ronald Fallabela, diretor do Múltipla, ao blog.
Claro, ainda há muita água para passar por baixo da ponte. Em 2014, um acidente aéreo com Eduardo Campos mudou toda a história da campanha. Não precisa ser algo tão trágico para mudar a curva em favor de Armando. Uma banana de Roberto Magalhães, por exemplo, elegeu João Paulo prefeito do Recife.
Ainda teremos mais tempo de guia eleitoral, debates, eventos de campanha. Há ainda a estratégia que Armando vai reforçar, de fidelidade plena a Lula, além de outros elementos que busquem ter a força da carta lida por Haddad, da presença recente do candidato a vice no Estado, da cara de Lula no santinho de Câmara. Explorar a alta rejeição aferida nas duas pesquisas a Paulo é uma das estratégias já em execução.
De um jeito ou de outro, o destino da eleição em Pernambuco passa pela Rua Professora Sandália Monzon, 210, Bairro Santa Cândida, Curitiba, em uma cela de 3×5 metros, há praticamente 3 mil quilômetros de distância.
Dia D
O candidato Armando Monteiro pode ter conversa decisiva com o ex-prefeito de Afogados Totonho Valadares, esta manhã. Como Valadares disse que se Câmara quisesse seu apoio, teria que ir na sua casa, Monteiro pulou na frente. Vai que esse é o principal critério… Totonho já decidiu apoio a Bruno Araújo, recebeu Mendonça ontem e mantém o voto em Gonzaga Patriota e Waldemar Borges.
Time fechado
O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB) comandou na manhã deste sábado caminhada em prol de seus candidatos na feira livre. Patriota foi um dos críticos a posição de seu partido pelo impeachment e comemorou a aliança. Além de votar em Danilo Cabral, Lucas Ramos, Paulo Câmara e Jarbas, ficaria contrariado em não pedir votos para Humberto e Lula.
Como será o amanhã?
O Brasil chegou em uma encruzilhada para o futuro tão complexa, que os principais protagonistas do processo eleitoral deste ano estão na cadeia, no caso de um, Lula, e na UTI, no caso do outro, Bolsonaro.
O cantor é…
A jogada de Nêudo da Itã, Anchieta Crente, Gleybson e oposição de Carnaíba merece registro, tenham ou não problemas com a justiça eleitoral depois. Porque mesmo que não fizessem nada, a intenção de evidenciar o apoio a Zeca Cavalcanti teria mídia natural com a atração principal: “Zeca Bota Bom”. Aí, só se a justiça decretasse que, por 24 horas, o cantor não poderia chamar-se ou ser chamado de Zeca… Lascou…
Mote fácil
Armando pegou o mote de críticas às estradas do Pajeú na agenda na região. Criticou a situação da PE-275, que cruza os sertões do Pajeú e do Moxotó, entre Sertânia e a fronteira com a Paraíba e prometeu nos primeiros 100 dias de governo um plano emergencial de recuperação. Essa era fácil…
Congestionamento
No sábado de feira livre em Afogados, dado o número de vias interditadas, deu trabalho para que não se encontrassem no mesmo metro quadrado Armando Monteiro, Zé Negão e cia na caminhada, a militância de Aline Mariano que fazia bandeiraço e Tereza Leitão que pedia voto com Emídio Vasconcelos.
Isso vale um abraço, de novo
A Cabôclo Sonhador e gente boa Maciel Melo, que prometeu há alguns dias que não se envolveria mais com campanha de seu ninguém, mudou de ideia. É o principal cabo eleitoral nas pelas de Humberto Costa, candidato ao Senado. Como de praxe, diz no material nas rádios e TV que o petista “vale um abraço, companheiro”.
Câmara e Armando pelados
“Eles estão com medo. Eu vou procurar eles na rua. Vou encontrar eles na rua e chamar pra conversar. Não é possível um negócio desses. É conveniente essa bipolaridade, já que eles querem ir os dois pro segundo turno. Se me botar lá no segundo turno eu tiro a roupa deles, dos dois”. Júlio Lóssio (REDE), falando ao blog e cobrando o debate, prometendo desnudar os adversários, politicamente, claro…
Saiu do Grupo
Candidato a Deputado Estadual para manter o nome na dança e firmar-se na comunidade evangélica e junto ao eleitorado serra-talhadense, o radialista Marquinhos Dantas (PP) inventou de criar um grupo de WhattsApp para divulgar suas propostas. Não deu certo. A cada mensagem, eram três, quatro, cinco “…saiu do Grupo”. Melhor voltar ao método convencional.
O patrimônio dos candidatos a Senador
Segundo declarado à Justiça Eleitoral, Bruno Araújo tem patrimônio de R$ 5,2 milhões. Jarbas, R$ 1,7 milhão, seguido de Mendonça Filho e Sílvio Costa, com R$ 1,3 milhão cada. Albanise (PSOL), R$ 406 mil. Humberto Costa, R$ 382 mil. Lidia Brunes (PROS) e Adriana Rocha (REDE), na case de R$ 115 mil. Helio Cabral (PSTU), R$ 7 mil. Alex Lima Rola (PCO), Eugênia (PSOL) e Pastor Jairinho não tem nenhum bem declarado.
Frase da semana: “Esse demônio não sabia fazer essas coisas”.
De Jair Bolsonaro, referindo-se a Adélio Bispo, seu agressor em Juiz de Fora, no centro cirúrgico da Santa Casa, antes de passar por cirurgia, no episódio que marcou a semana.
O radialista Anchieta Santos foi reintubado hoje no Hospital da Restauração, Recife. O procedimento foi necessário para manter o quadro pós operatório. A informação foi confirmada pela irmã do radialista, a cabeleireira Socorro Santos. O quadro segue inspirando cuidados, mas é de estabilidade hemodinâmica. Segundo a filha Rhayssa Santos, o quadro segue com estabilidade. Anchieta […]
O radialista Anchieta Santos foi reintubado hoje no Hospital da Restauração, Recife. O procedimento foi necessário para manter o quadro pós operatório.
A informação foi confirmada pela irmã do radialista, a cabeleireira Socorro Santos. O quadro segue inspirando cuidados, mas é de estabilidade hemodinâmica.
Segundo a filha Rhayssa Santos, o quadro segue com estabilidade. Anchieta foi operado pela equipe do neurocirurgião Paulo Brayner.
O procedimento foi conduzido a uma semana pela equipe do neurocirurgião Paulo Brayner. Como esperado, a intervenção consumiu algumas horas.
Anchieta teve o diagnóstico de um tumor na cabeça em junho, quando iniciou os exames para identificar os caminhos de tratamento e se chegou à necessidade da intervenção cirúrgica. Anchieta Santos tem 60 anos. Foto de Evandro Lira.
Você precisa fazer login para comentar.