Notícias

Sindicato dos Bancários divulga relatório de investidas contra bancos em Pernambuco

Por Nill Júnior

66fcd60a-595e-4c14-8f6b-4271c9ac3fa2-600x338No ranking da violência em Pernambuco, as investidas contra agências bancárias, principalmente as localizadas no interior do estado, têm chamado a atenção do Sindicato dos Bancários. Como faz sistematicamente, a categoria acaba de divulgar o mais recente relatório da violência praticada contra os bancos e seus trabalhadores.

De acordo com a pesquisa, baseada em dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), por meio da Polícia Civil e relatos dos próprios bancos e bancários, de 1º de janeiro a 30 de outubro deste ano foram registrados 12 assaltos a banco.

Já os casos de explosões a caixas eletrônicos ou cofres foram 18 no Agreste e Sertão, 16 no Recife, cinco na Região Metropolitana, três na Região Metropolitana Expandida (que compreende os municípios de Abreu e Lima, Cabo, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá e São Lourenço da Mata), dois na Zona da Mata Norte e quatro na Zona da Mata Sul. Fora das agências, 128 terminais de auto atendimento também foram explodidos nesse período.  Na lista dos alvos, as cidades de Triunfo e Iguaraci, no Pajeú.

Cinco bancários, todos do Banco do Brasil (BB), foram feitos reféns, algumas vezes junto com seus familiares. Os dois últimos casos aconteceram na semana passada. “Um dos casos foi em Iati, mas foi abafado”, denuncia João Rufino do Egito Filho, diretor jurídico do sindicato. O outro foi noticiado. Aconteceu na quinta-feira passada, em Bezerros. Um funcionário foi feito refém e teve uma bomba amarrada ao corpo, enquanto sua família ficou em poder de outra parte da quadrilha. Todos foram liberados.

“O risco de acontecer uma tragédia é muito alto. E, mesmo quando acaba tudo bem, tem casos que a pessoa se aposenta por invalidez e nunca mais consegue voltar a trabalhar. Em novembro do ano passado, no Santander do Cabo de Santo Agostinho, um funcionário foi sequestrado quando saía do condomínio onde morava. Os bandidos tinham alugado um apartamento ao lado do dele. A esposa e o bebê de três meses também foram mantidos reféns”, acrescentou.

De acordo com o sindicalista, o objetivo do relatório é chamar a atenção da sociedade para o fato de que todos estamos inseguros. Ele enfatiza a situação do interior do estado: “Essas cidades têm um efetivo de apenas quatro policiais, enquanto bandidos estão em grande número e fortemente armados. Nas agências, todas os vidros deveriam ser blindados, como a lei obriga, mas isso não acontece”.

Outras Notícias

Semana Estudantil de Sertânia começa nesta segunda (08)

Evento reúne shows, palestras e competições em sua programação, que vai até o dia 14 deste mês A partir desta segunda-feira, dia 08, tem início a Semana Estudantil de Artes, Cultura e Empreendedorismo no município de Sertânia. A 28ª edição traz shows com artistas locais e de destaque regional, além de palestras sobre empreendedorismo, mercado […]

Evento reúne shows, palestras e competições em sua programação, que vai até o dia 14 deste mês

A partir desta segunda-feira, dia 08, tem início a Semana Estudantil de Artes, Cultura e Empreendedorismo no município de Sertânia. A 28ª edição traz shows com artistas locais e de destaque regional, além de palestras sobre empreendedorismo, mercado de trabalho e Economia Criativa e competições de diversas modalidades em sua programação.

Além disso, a cidade será a segunda, depois do Recife, a receber o lançamento do livro inédito de Ariano Suassuna, “Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores”. A iniciativa tem parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, do Governo do Estado, da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo de Sertânia, do Sebrae-PE, da Associação de Artesãos e Artistas de Sertânia e do Instituto Cultural Walmar Belarmino.

Entre os artistas que se apresentarão na Praça de Eventos Olavo Siqueira, nesta semana, estão o poeta e contador de histórias, Jessier Quirino, os sertanienses Chico Arruda e César Amaral, o grupo Zambê e o violonista Nuca Sarmento. A iniciativa homenageia o Grupo Disparada, que fundou o evento, na cidade.

Programação

Segunda-feira (dia 08)

9h – Jogos de Salão (Gamão e Dominó)

18h – Apresentação do Boi Diamante

19h – Palestra: “Como Participar de Feiras e Eventos”

20h – Palestra sobre Turismo Criativo

20h – Mostra de Cinema Cine Clubinho

21h – Cine Clube do Verso

Terça-feira (dia 09)

9h – Oficinas de Percussão (Alto do Rio Branco)

9h – Oficinas de Dança (Vila da Cohab)

9h – Jogos de Salão (Xadrez e Damas)

18h – Cine Cultural – Wilson Freire

19h – Palestra – Relançamento do livro de Ariano Suassuna

20h – Palestra – Economia Criativa e Empreendedorismo

21h – G Farias e os Cantantes

Quarta-feira (dia 10)

8h – Oficina de Afroempreendedorismo

9h – Tênis de mesa e Vídeo game

9h – Oficinas de Percussão (Alto do Rio Branco)

9h – Oficinas de dança (13 de Maio)

9h – Oficinas de teatro (Vila da Cohab)

18h – Cine Cultural – Wilson Freire

18h – Final do Vídeo Game

19h – Oficina: Mercado de Trabalho e Engajamento Profissional

20h30 – Jessier Quirino

22h – Zambê

Quinta-feira (dia 11)

9h – Oficinas de teatro (Vila da Cohab)

9h – Vôlei de Areia

17h – Palestra: Três Ribeiras (Ésio Rafael, Aparecida Pinheiro e Edson)

18h – Cine Cultural – Wilson Freire

21h – Nuca Sarmento

22h – Chico Arruda

23h – Lucão

Sexta-feira (dia 12)

8h – Taça Pernambuco de Handebol

9h – Vôlei de Areia Final

9h – Oficinas de Teatro (Vila da Cohab)

18h – Cine Cultural – Wilson Freire

21h – A definir

Sábado (dia 13)

8h – Taça Pernambuco de Handebol

18h – Cine Cultural – Wilson Freire

19h – Entrega das Premiações

20h – Homenagem ao Grupo Disparada

21h – César Amaral e o Show Cantorias

22h30 – Rafael Moura.

Márcio Oliveira diz que Zé Raimundo vive tentando desqualificar seu nome

O vice-prefeito e secretário de Márcia Conrado rebateu as críticas do vereador acerca do seu trabalho na Secretaria de Agricultura, reafirmou seu apoio à reeleição da prefeita e descartou retorno ao grupo de Sebastião Oliveira. O vice-prefeito e secretário da gestão Márcia Conrado em Serra Talhada, Márcio Oliveira, comentou as críticas que vem recebendo do […]

O vice-prefeito e secretário de Márcia Conrado rebateu as críticas do vereador acerca do seu trabalho na Secretaria de Agricultura, reafirmou seu apoio à reeleição da prefeita e descartou retorno ao grupo de Sebastião Oliveira.

O vice-prefeito e secretário da gestão Márcia Conrado em Serra Talhada, Márcio Oliveira, comentou as críticas que vem recebendo do vereador governista Zé Raimundo Filho, que teria pedido publicamente a sua cabeça da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos. As declarações de Márcio Oliveira foram feitas na última quarta-feira (13), em entrevista à Rádio Vilabela FM.

Segundo Márcio, as críticas de Zé Raimundo ultrapassam a esfera da gestão e têm cunho pessoal. Disse haver um histórico de episódios em que o vereador aliado criou dificuldades em relação à sua presença no grupo de Luciano Duque, questionando a indicação de seu nome para vice de Luciano e Márcia, e chegando até a dificultar a tramitação de um projeto na Câmara só por ser de sua autoria.

“Tenho certeza que nesse posicionamento dele teve a crítica positiva, que a gente recebe e procura melhorar, mas tem esse lado pessoal que ele não consegue deixar. Quando eu coloquei o meu nome à disposição para a vice de Luciano Duque, ele [Zé Raimundo] disse que havia um acordo meu e de Luciano já para eu ser vice-prefeito, e não é verdade, não existe esse acordo. Quando eu fui escolhido para ser vice de Márcia Conrado também, ele me desqualificou no sentido de que havia um certo acordo para que fosse vice novamente. Tivemos todos esses momentos que Zé apontou uma dificuldade em relação a qualquer coisa que eu fizesse. Zé é uma pessoa do grupo, que tem o seu trabalho prestado, e a gente tem que respeitar. Mas, a gente tem também que colocar as coisas como de fato são”, disse.

A polêmica envolvendo Zé Raimundo e Márcio surgiu após o vereador questionar o trabalho de recuperação das estradas rurais e afirmar à uma emissora de rádio que Márcio Oliveira deveria “voltar a ser vice-prefeito”. O secretário rebateu afirmando que o cronograma das estradas está sendo executado e deve ser concluído até o fim de outubro. Alegou, porém, que o governo enfrenta dificuldades com manutenção de maquinários, o que atrasa o serviço nas comunidades.

Aliança com Sebastião: Perguntado se poderia ser o nome do grupo de Sebastião Oliveira para disputar a prefeitura em 2024, uma vez que não poderá mais ser candidato a vice na chapa de Márcia, afirmou não haver nenhuma possibilidade de voltar à oposição, confirmou que será candidato a vereador e reafirmou sua fidelidade ao grupo de Luciano Duque e Márcia Conrado. “Eu não posso mais ser candidato a vice-prefeito. Eu apoio Márcia Conrado para a reeleição dela. Eu voto em Márcia para reeleição e voto nos candidatos dela e de Luciano. Então, minha única opção de ser candidato é ser candidato a vereador”.

Última noite do Réveillon do distrito de São Vicente recebeu grande público

Uma multidão se reuniu na noite de ontem (01/01), no distrito de São Vicente, em Itapetim, para encerrar em grande estilo o Réveillon 2015.  Promovido pela Prefeitura Municipal, com apoio da Empetur e do Governo do Estado, o evento recebeu um dos maiores públicos da história, mostrando porque é um dos mais tradicionais do interior […]

10904385_10203551624574720_273188418_n

Uma multidão se reuniu na noite de ontem (01/01), no distrito de São Vicente, em Itapetim, para encerrar em grande estilo o Réveillon 2015.  Promovido pela Prefeitura Municipal, com apoio da Empetur e do Governo do Estado, o evento recebeu um dos maiores públicos da história, mostrando porque é um dos mais tradicionais do interior de Pernambuco.

A última noite do Réveillon 2015 foi aberta com discursos de autoridades municipais. “Essa festa faz parte da história do nosso município, por isso, mesmo enfrentando dificuldades, não podíamos deixar de realizar”, frisou o prefeito Arquimedes Machado, agradecendo a Empetur e o Governo do Estado pelo total apoio. Também falaram o ex-prefeito Adelmo Moura e o presidente da Câmara Municipal, Carlos Nunes.

A atração principal da noite foi a Banda Gatinha Manhosa. Nos dois dias da festividade, não foram registradas ocorrências graves. Homens da Polícia Militar e da Guarda Municipal garantiram a segurança dos forrozeiros.

Luciano Torres e Zé de Bira nomeados para cargos na Casa Civil

O Diário Oficial do Estado de Pernambuco publicou nesta quarta-feira (12) a nomeação do ex-prefeito da Ingazeira ex-presidente da AMUPE, Luciano Torres, para exercer o Cargo de Gerente de Apoio aos municípios e Entidades, na Secretaria da Casa Civil. Também foi nomeado o ex-presidente da Câmara de Tabira José Ubirajara Jucá Filho, o Zé de […]

O Diário Oficial do Estado de Pernambuco publicou nesta quarta-feira (12) a nomeação do ex-prefeito da Ingazeira ex-presidente da AMUPE, Luciano Torres, para exercer o Cargo de Gerente de Apoio aos municípios e Entidades, na Secretaria da Casa Civil.

Também foi nomeado o ex-presidente da Câmara de Tabira José Ubirajara Jucá Filho, o Zé de Bira, para Gestor de Apoio Técnico da mesma Casa Civil. Zé de Bira foi candidato a prefeito nas últimas eleições pelo PSB.

Quando estava para deixar a AMUPE, o ex-prefeito Luciano Torres chegou a dizer que assumiria qualquer função, desde que no Pajeú. “Sou funcionário público e já pedi meu retorno pro IPA inclusive no escritório de Ingazeira. Fui sondado para regionais ou cargo em Recife e não aceitei. Prefiro ficar em Ingazeira ou numa regional que seja no Pajeú”, disse em fevereiro. Não ficou claro se a nova missão poderá ser desempenhada na região.

Raquel Dodge toma posse no cargo de procuradora-geral da República

G1 Há mais de três décadas no Ministério Público Federal (MPF),Raquel Dodge tomou posse na manhã desta segunda-feira (18) no cargo de procuradora-geral da República, na cadeira que foi ocupada nos últimos quatro anos por Rodrigo Janot. Em sua fala de oito minutos na cerimônia de posse, a nova chefe do Ministério Público prometeu defender […]

G1

Há mais de três décadas no Ministério Público Federal (MPF),Raquel Dodge tomou posse na manhã desta segunda-feira (18) no cargo de procuradora-geral da República, na cadeira que foi ocupada nos últimos quatro anos por Rodrigo Janot.

Em sua fala de oito minutos na cerimônia de posse, a nova chefe do Ministério Público prometeu defender a democracia, zelar pelo bem comum e meio ambiente e garantir que ninguém esteja “acima da lei”.

A cerimônia de posse contou com a presença de familiares e amigos de Raquel Dodge, integrantes do Ministério Público, magistrados e políticos. Prestigiaram a solenidade os chefes dos Três Poderes: o presidente da República, Michel Temer, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Antecessor da nova procuradora-geral, Janot não participou da solenidade alegando “motivos protocolares”. Em uma carta enviada no domingo (17) aos integrantes do MPF, o agora ex-procurador-geral desejou à sucessora – que era sua opositora dentro da PGR – “sorte e sobretudo energia para os anos que virão”.

A solenidade que empossou a nova procuradora-geral da República, realizada no auditório da sede da Procuradoria Geral da República (PGR), começou às 8h12.

Após a execução do Hino Nacional, Michel Temer assinou o termo de posse de Raquel Dodge. Na sequência, ela assinou o livro e fez seu primeiro discurso como procuradora-geral da República.