Notícias

Silvio Costa Filho assume liderança da oposição na Assembleia

Por Nill Júnior

Silvio Costa FilhoApós amplo entendimento entre os 13 parlamentares que compõem a bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB) foi escolhido para assumir a liderança do grupo ao longo dos próximos dois anos.

Deputado experiente e respeitado na Assembleia por sua capacidade de diálogo, Silvio Costa Filho foi vereador do Recife aos 22 anos, secretário de Estado e deputado estadual por três vezes. Formado em Pedagogia, acumulou nos últimos anos experiência e qualificação técnica em administração escolar e gestão pública.

Segundo Costa Filho, o mês de janeiro será dedicado ao planejamento das atividades da oposição e à definição dos dois vice-líderes da bancada. Será estabelecido um calendário das ações para o primeiro semestre, com visitas a obras (em andamento ou paralisadas); realização de maior número de audiências públicas no sentido de buscar a participação da sociedade civil organizada; promoção de debates sobre o Pacto pela Vida, a situação econômica e fiscal do Estado e sobre as péssimas condições dos serviços prestados à população em áreas como as de saúde, educação, segurança pública, estradas e transportes.

“Vamos fazer uma oposição firme, responsável e dinâmica. Este trabalho se inicia imediatamente, tendo em vista que a gestão do governador Paulo Câmara será na verdade uma continuidade das administrações dos últimos oito anos. Ou seja, Paulo inicia o nono ano do governo do PSB”, explica Costa Filho.

Em janeiro, também será montada uma estrutura técnica e de comunicação para que a bancada de oposição possa aprofundar o seu diálogo com a sociedade civil organizada e melhor desempenhar o seu papel. Isso será feito por meio, por exemplo, de um site específico e das redes sociais. “Além de uma estrutura organizada, contaremos com a experiência dos nossos deputados da bancada de oposição na condução desse trabalho”, ressalta.

Outras Notícias

Vinicius Gregório sobre projeto da Capital da Poesia: “Deputado mexeu no que estava quieto”

Várias pessoas estão me perguntando o que eu achei desse projeto de lei, de um deputado estadual, que dá o título de “Capital da Poesia” à Tabira-PE. E quero deixar bem claro que estou escrevendo aqui, não com o intuito de polemizar nada, pelo contrário. Mas vamos lá, tentarei ser claro: eu achei desnecessário! Tabira […]

Várias pessoas estão me perguntando o que eu achei desse projeto de lei, de um deputado estadual, que dá o título de “Capital da Poesia” à Tabira-PE. E quero deixar bem claro que estou escrevendo aqui, não com o intuito de polemizar nada, pelo contrário. Mas vamos lá, tentarei ser claro: eu achei desnecessário! Tabira não precisa disso para mostrar o valor que tem na cultura. Esse tipo de iniciativa só vem para reacender aquela velha discursão de: “Quem é a terra… quem é a capital… quem é o berço… quem é o ventre…”

Digo que vem reacender, pois há alguns anos venho notando uma grande união entre os poetas das cidades do Pajeú em torno da cultura. Então, mesmo quando, finalmente, está se conseguindo uma união, vem um projeto desse acirrar as polêmicas desnecessárias. E, enquanto se perde tempo discutindo isso, nada de concreto está sendo feito, pelo poder público, em prol da cultura, em nenhuma das cidades.

Prova maior de que a união está sendo real é que, recentemente, nosso mestre maior e meu poeta preferido, Dedé Monteiro, de Tabira, foi eleito como Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, e sabe quem estava na linha de frente do Projeto levado ao Governo? Uma poetisa de São José do Egito (Isabelly Moreira). É claro que ele seria eleito independente do empenho dela, mas só quero provar a união entre os artistas com esse fato concreto. Ela poderia não ter participado, e todos sabem que seu empenho foi fundamental. E ela não fez para aparecer, mas em nome da Cultura, sem barreiras.

Quanto ao projeto do deputado, mais interessante seria se ele tivesse propondo dar o Título de Capital, marco ou Região da Poesia ao Pajeú. E mesmo assim ainda seria injusto, pois onde ficaria o Moxotó e o Cariri paraibano, que têm tantos poetas maravilhosos?

O fato de São José do Egito já ser conhecida popularmente por “Capital da Poesia” ou “Terra da Poesia”, não significa que outras cidades não produzam poesia (e do mesmo tanto). Outras cidades não deixarão de ser frias, porque Triunfo é a Terra do Frio; outras não vão deixar de dançar xaxado, porque Serra Talhada é a Capital do Xaxado etc.

Mas esses são títulos dados, pelo povo, pela história construída em cada uma delas, que deve ser respeitada. Como se deve respeitar a força que tem Itapetim-PE, por ter gerado e ainda gerar tantos gênios da nossa poesia; como se deve respeitar o atual momento de Tabira-PE, com a força das suas Associações de poetas (APPTA e AJUPTA); ou do de Tuparetama-PE, com o maior evento poético da Região (O Balaio Cultural) etc.

Mas aceitar que um deputado, lá de fora, que não acompanha nossa realidade, venha mexer no que “tá” quieto, é um tanto quanto irresponsável, e os próprios tabirenses deveriam concordar com isso, pois, repito: a “Terra das tradições” não precisa disso! E foi com esse título, que acho tão poético, que acostumei a me referir à Tabira desde menino.

Portanto, meu povo, deixem a história e o povo dizerem a importância de cada cidade e de cada poeta para a Região. Não é o que um deputado diz que vai valer mais do que o que a história construiu e vem construindo. No mais, meus amigos poetas, meus companheiros e guerreiros da cultura, sigamos juntos e firmes, como estamos seguindo, com a mesma união, mas respeitando o espaço e a história dos torrões natais de cada um. O nome disso é soma de forças. Polêmicas em torno disso são feias, tristes, e em nada acrescentam na nossa Poesia.

Aos gestores das cidades do Pajeú, proponho que façam a parte de vocês, pois seus poetas já fazem mais do que devem. Ao Sr. Deputado, proponho que ele proponha algum projeto de lei para captação de recursos em prol da cultura do Pajeú. Que é disso que estamos precisando. Olha como seria mais bonito, né deputado!?

Vinicius Gregório é poeta sertanejo

Flávio Leandro canta hoje na Festa da Pedra do Reino

Por Anchieta Santos A 23ª Cavalgada a Pedra do Reino em São José do Belmonte recebe hoje no Festival Nação Cultural ás 22h no Pátio de Eventos shows de Guilherme Dantas e Flávio Leandro. Amanhã, dia 30, tem Cultura Popular às 09h. No Pátio de Eventos , as atrações  serão: Banda de Pífanos do Mestre […]

pedra-do-reino

Por Anchieta Santos

A 23ª Cavalgada a Pedra do Reino em São José do Belmonte recebe hoje no Festival Nação Cultural ás 22h no Pátio de Eventos shows de Guilherme Dantas e Flávio Leandro. Amanhã, dia 30, tem Cultura Popular às 09h.

No Pátio de Eventos , as atrações  serão: Banda de Pífanos do Mestre Ulisses, Grupo de Dança de São Gonçalo,  Violeiros e Repentistas, Reisado do Mestre João Cicero e Forró Pé de Serra com Valmir Maracanã.

Às 15hs Cavalhada, com a Concentração em frente à Igreja Matriz de São José, depois segue em direção ao Estádio Carvalhão. Atrações: Banda Filarmônica São José, Cavalhada Zeca Miron.

À noite no Palco Nação Cultural no Patio de eventos, às 22 horas, shows com Gean Mota e Jorge de Altinho. A programação termina no domingo.

Faculdade Vale do Pajeú felicita OAB por Subseccional em São José do Egito

A Faculdade Vale do Pajeú agradeceu ao Presidente da OAB Pernambuco pelo convite da solenidade de inauguração da 26ª seccional da OAB Pernambuco, a OAB São José do Egito. “É com grande satisfação que acolhemos esta seccional pela grandeza de entender que interiorizar a OAB da Capital ao Sertão não só dignifica a advocacia pernambucana […]

A Faculdade Vale do Pajeú agradeceu ao Presidente da OAB Pernambuco pelo convite da solenidade de inauguração da 26ª seccional da OAB Pernambuco, a OAB São José do Egito.

“É com grande satisfação que acolhemos esta seccional pela grandeza de entender que interiorizar a OAB da Capital ao Sertão não só dignifica a advocacia pernambucana como também fortalece a democracia do nosso Estado e do nosso País”, diz em nota.

“Partilhamos da certeza de que esta seccional em São José do Egito além de ser um ganho para os advogados da região, também é de grande importância para a sociedade egipciense, que pode alcançar suas demandas através desta seccional”.

E segue: “a Faculdade Vale do Pajeú – FVP, representada por seu Diretor, o Sr. Cleonildo Lopes da Silva, reconhece imensamente o trabalho do senhor presidente Fernando Ribeiro em conjunto com toda a OAB Pernambuco que vem trabalhando incansavelmente para que os direitos dos advogados sejam respeitados e valorizados, bem como o cumprimento em sua totalidade dos mesmos, incidirá em uma advocacia fortalecida, atingindo assim a plenitude da democracia”.

“Por fim, manifestamos a nossa gratidão pelo convite e reiteramos os votos de sucesso à 26ª seccional da OAB Pernambuco, a OAB São José do Egito”, conclui.

Que beleza! Serra escolhe Miss Estudantil 2014

A bela da foto só tem 15 anos, é serra-talhadense e foi eleita a Miss Estudantil 2014.  Maria Luisa Mourato é representante da Escola Solidônio Leite.  Com 1,70 metros de altura e 54 quilos a menina desbancou 14 candidatas e levou o grande título. O concurso teve como tema este ano  “da Arte a Beleza”  e aconteceu na […]

DSC_3760

A bela da foto só tem 15 anos, é serra-talhadense e foi eleita a Miss Estudantil 2014.  Maria Luisa Mourato é representante da Escola Solidônio Leite.  Com 1,70 metros de altura e 54 quilos a menina desbancou 14 candidatas e levou o grande título.

O concurso teve como tema este ano  “da Arte a Beleza”  e aconteceu na última sexta atraindo mais de 400 pessoas no Ginásio Poliesportivo Egidio Torres de Carvalho.

Odete Lopes lança nova coleção e amplia projeto de marca própria

Na noite desta quarta (14) foi lançada a mais nova Coleção da Closet da Odete. O evento aconteceu em São José do Egito, no espaço de eventos da Casa Shopping Conceito e foi um sucesso. A loja que leva o nome da sua criadora agora tem peças autorais e autênticas. “Criada para mulheres fortes e […]

Na noite desta quarta (14) foi lançada a mais nova Coleção da Closet da Odete.

O evento aconteceu em São José do Egito, no espaço de eventos da Casa Shopping Conceito e foi um sucesso.

A loja que leva o nome da sua criadora agora tem peças autorais e autênticas. “Criada para mulheres fortes e únicas a coleção chega com o intuito de vestir todas elas das festividades de fim de ano até o verão”, destaca em suas redes sociais.

Peças contemporâneas, com tecidos leves e fluidos como o linho, o crepe duna e com exclusividade o tecido Verona, que compõem o colab. Todas as peças já estão disponíveis em loja e com oportunidades de lançamento.

Natural de Itapetim, Odete construiu sua carreira nas redes sociais, onde já conta com milhares de seguidores.

Presente em muitas campanhas de empresas, eventos e peças institucionais, o sucesso rendeu também a asinatura de sua marca própria, um sonho que alimentava desde a adolescência.

Sua iniciativa empresarial já rendeu prêmios e ela é uma das representantes do estado na etapa regional no prêmio SEBRAE Mulher de Negócios.

No lançamento, Odete esteve acompanhada de familiares e do parceiro de vida e trabalho, Edilson Ferreira. A loja física fica em Itapetim e faz entregas para todo o Brasil. Para conhecer mais, clique aqui e conheça o Closet da Odete.