Notícias

Shows gratuitos no Carnaval de Sertânia têm início neste sábado (10)

Por André Luis

As apresentações acontecem na Praça de Eventos Olavo Siqueira

A programação gratuita da Folia de Momo em Sertânia, no Sertão do Moxotó, tem início neste Sábado de Zé Pereira (dia 10), agradando aos foliões de todas as idades num só espaço: a Praça de Eventos Olavo Siqueira. A abertura dos festejos carnavalescos será a partir das 20h, com shows de Marreta é Massa, Frevança e Nonô Germano, filho de Claudionor Germano.

No domingo, apresentam-se o artista sertaniense César Amaral, com o show “O Fole na Folia”, bastante elogiado no último carnaval e a cantora Liv Moraes, filha do saudoso Dominguinhos. A festa neste dia começa mais cedo, às 16h30, em matinê infantil, com a banda do Tio Bruninho. Os ritmos se misturam com a participação da Turma da Bregadeira, que encerra a noite.

Ramon Schnayder e as Orquestras Harmonia e Marajoara se apresentam na segunda-feira de Carnaval. A cantora Walkyria Santos, ex-integrante da Banda Magníficos, que apresenta novo show com repertório carnavalesco da atualidade, é atração na “Terça-feira Gorda”. Para completar a programação, se apresenta também a cantora que vem arrastando multidões: Silvana Salazar, além da Orquestra Super Oara e do Boi Maracatu de Arcoverde. O evento tem o apoio da Empetur e do Governo do Estado de Pernambuco.

Blocos de rua

Sertânia é conhecida por ter um dos carnavais mais animados do Interior do Estado. Neste ano, além dos quatro dias de festa na Praça de Eventos Olavo Siqueira, desfilam pela cidade mais de 40 agremiações. São blocos e troças carnavalescas que percorrem as principais ruas do Centro, os bairros mais afastados e até distrito do município. A novidade deste ano é o “Flor de Mandacaru”, uma agremiação que levanta a bandeira contra a homofobia e em favor da causa LGBT. A organização do bloco é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania do Governo Municipal que promove a inclusão social. Além disso, todas as troças carnavalescas contam com o apoio da Prefeitura de Sertânia.

Programação Carnaval 2018

Sábado – 10 de fevereiro

20h

Marreta é Massa

Frevança

Nonô Germano

Domingo – 11 de fevereiro

16h30

Tio Bruninho – matinê infantil

20h

Liv Moraes

César Amaral e o Fole na Folia

A turma da Bregadeira

Segunda – 12 de fevereiro

20h

Orquestra Harmonia

Orquestra Marajoara

Ramon Schnayder

Terça – 13 de fevereiro

17h

Boi Maracatu de Arcoverde

20h

Orquestra Super Oara

Silvana Salazar

Walkyiria Santos

Outras Notícias

Morreu Jorge Fernando

Por G1 Rio Morreu neste domingo (27), aos 64 anos, o ator e diretor Jorge Fernando. Ele estava internado no Hospital CopaStar, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Jorge Fernando era diretor da TV Globo e seu último trabalho como diretor e ator aconteceu este ano, na novela das 19h “Verão 90”. Foi o retorno […]

Por G1 Rio

Morreu neste domingo (27), aos 64 anos, o ator e diretor Jorge Fernando. Ele estava internado no Hospital CopaStar, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Jorge Fernando era diretor da TV Globo e seu último trabalho como diretor e ator aconteceu este ano, na novela das 19h “Verão 90”. Foi o retorno dele após dois anos afastado da TV, tempo em que se recuperou de um AVC.

Em nota, o Hospital Copa Star informou que ele morreu após dar entrada no fim da tarde deste domingo, devido a uma parada cardíaca “em decorrência de uma dissecção de aorta completa”.

Ator, diretor, escritor e humorista, Jorge Fernando foi um artista completo que ajudou a revolucionar a forma de se fazer televisão no Brasil. Seu primeiro contato com a arte de atuar foi ainda adolescente na escola onde estudava no Méier, Zona Norte do Rio.

Um dos seus sucessos mais marcantes foi “Guerra dos Sexos”, que tinha como protagonistas Fernanda Montenegro e Paulo Autran. Por seu trabalho na trama das 19h, ele foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte como o melhor diretor, em 1983, ao lado de Guel Arraes.

Um de seus sucessos mais recentes foi “Alma Gêmea”, em 2005. Foi uma das novelas das 18h com melhor média de audiência da história da Globo.

Afogados: Feira do Empreendedorismo de 2017 teve reunião de planejamento

A III Feira de Empreendedorismo de Afogados acontece na segunda quinzena de Outubro. Para planejar as ações e organizar as atividades previstas, a Prefeitura convidou os empreendedores do município para contribuir com o planejamento da feira. O evento, mais uma vez, ocorrerá na Praça Alfredo de Arruda Câmara. Pelos números apresentados, a feira deste ano […]

A III Feira de Empreendedorismo de Afogados acontece na segunda quinzena de Outubro. Para planejar as ações e organizar as atividades previstas, a Prefeitura convidou os empreendedores do município para contribuir com o planejamento da feira.

O evento, mais uma vez, ocorrerá na Praça Alfredo de Arruda Câmara. Pelos números apresentados, a feira deste ano contará com 60 estandes, área gourmet e área de comercialização de artesanato. Com relação  a feira do ano passado, a de 2017 terá um crescimento de 300% em se tratando de participantes.

A Secretária de Administração, Flaviana Rosa, afirmou que a reunião com os empreendedores superou as expectativas. “Realizamos essa reunião com os empreendedores para juntos fazermos a melhor feira de negócios da nossa cidade e da nossa região, e superamos as expectativas de participantes e não temos dúvidas de que teremos um grande público.”

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, também participou da reunião e destacou a atuação da Prefeitura no incentivo ao empreendedorismo. “Nós sempre buscamos melhorar a economia de Afogados e a Feira do Empreendedorismo tem sido prova disso. É satisfatório chegar e ver um auditório lotado de empreendedores que querem ver o seu negócio crescer e também a sua cidade. Isso mostra que estamos no caminho certo.”

Também participaram da reunião o vice-prefeito Alessandro Palmeira, o Presidente da CDL, Glauco Queiroz, além do promotor público, Lúcio Luiz de Almeida. Para a realização da lll Feira de Empreendedorismo, a Prefeitura de Afogados conta com as parcerias do Sebrae, SENAI e do Governo de Pernambuco. A reunião ocorreu no Centro Tecnológico, nesta quinta (21).

Professores em greve vão à Alepe pressionar deputados por apoio

Movimento pede recomposição orçamentária das universidades e revogação de medidas como a reforma da previdência Os docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) estarão, nesta segunda-feira (3), na Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), às 13h, para pedir o apoio dos deputados estaduais para que pressionem o Governo Lula a reabrir a pauta de negociação […]

Movimento pede recomposição orçamentária das universidades e revogação de medidas como a reforma da previdência

Os docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) estarão, nesta segunda-feira (3), na Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), às 13h, para pedir o apoio dos deputados estaduais para que pressionem o Governo Lula a reabrir a pauta de negociação com a categoria, que já está entrando no segundo mês de greve.

Coordenado pelo Comando Nacional de Greve (CNG), o ato acontece nacionalmente e está sendo chamado de “Dia Nacional de Luta pela Educação”.

Na ocasião, os professores e professoras entregarão uma carta aberta aos parlamentares, com as principais reivindicações do movimento e também relatando as dificuldades do processo de negociação com o governo.

De acordo com o movimento, desde a última reunião, na segunda (27), o governo federal tem colocado “dificuldades” para dar continuidade à negociação, além de ter assinado acordo com a Proifes, entidade que não representa a categoria. O acordo foi suspenso pela justiça.

Além do ato em Pernambuco, o CNG do Andes estará reunido em Brasília, mais uma vez, no Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI) para tratar da reabertura das negociações em conjunto com o Sinasefe e a Fasubra.

Haverá também um “twitaço” nas redes sociais, pedindo a recomposição orçamentária das universidades e a revogação de medidas como a reforma da previdência.

“Ao todo, 60 instituições da educação pública estão em greve no Brasil. Algumas das questões centrais na negociação são a não inexistência de reajuste para os docentes em 2024 e a falta de proposta que atenda à necessidade dos orçamentos das universidades públicas, que sofreram cortes drásticos nos últimos 7 anos”, afirma o movimento grevista.

Nos próximos dias 5, 6 e 7 de junho, haverá nova rodada de assembleias nas bases, em todo o país, para análise de conjuntura e definição dos rumos da greve, após a reunião das entidades da categoria com o MGI. As informações são do JC On-line.

Afogados da Ingazeira, São José do Egito e Tabira confirmam novos casos de covid-19 

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que nesta quinta-feira (17), foram registrados 28 casos positivos para a covid-19 e o município conta agora com 708 casos. Desses, 21 já estavam em investigação e aguardavam resultados dos exames. Outro dado importante é que 16 eram contatos de casos positivos. A grande maioria era de casos […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que nesta quinta-feira (17), foram registrados 28 casos positivos para a covid-19 e o município conta agora com 708 casos. Desses, 21 já estavam em investigação e aguardavam resultados dos exames. Outro dado importante é que 16 eram contatos de casos positivos. A grande maioria era de casos leves já evoluiu para cura após avaliação clínica e epidemiológica.

São quinze pacientes do sexo feminino com idades entre 10 e 89 anos e treze pacientes do sexo masculino com idades entre 7 e 89 anos. 

Entre as mulheres: nove aposentadas, duas agricultoras, uma do lar, uma menor, uma estudante e uma de profissão não informada.  Entre os homens: oito aposentados, dois sem informação, um profissional da saúde, um menor e um autônomo. 

Entram em investigação os casos de seis mulheres, com idades entre 40 e 76 anos; e os de sete homens, com idades entre 17 e 83 anos. 

O boletim informa ainda que 51 casos foram descartados após os pacientes apresentarem resultados negativos para covid-19. 

Ainda segundo o boletim, hoje, 11 pacientes apresentaram alta por cura após avaliação clínica e epidemiológica. Já são 562 pacientes recuperados (79,37%) para covid-19 no município. Atualmente, 135 casos estão ativos.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, Afogados da Ingazeira conta agora com 708 casos confirmados, 77 em investigação, 2.974 descartados, 562 recuperados e 11 óbitos.

Hoje, Afogados atingiu a marca de 3.759 pessoas testadas para a covid-19.

A Secretaria de Saúde de São José do Egito, divulgou em seu boletim epidemiológico desta quinta-feira (17), foram confirmados 11 novos positivos de covid-19 nas últimas 24hs.

Ainda segundo o boletim, atualmente, 57 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus estão em isolamento domiciliar sendo acompanhados por equipe multidisciplinar.

A Secretaria informa ainda que 13 pessoas que apresentavam sintomas característicos da covid-19 foram submetidos a testes, todos foram orientados a permanecerem isolados em suas residências aguardando o resultado.

Portanto, segundo o boletim, o município conta com 548 casos confirmados, 485 recuperados, 57 em recuperação e 6 óbitos. 

Ainda segundo informação da Secretaria, já foram realizados no municípios 2.151 exames desde o início da pandemia.

A Secretaria de Saúde de Tabira, informou através de seu boletim epidemiológico desta quinta-feira, que foram confirmados 9 novos casos de covid-19 no município e mais 3 recuperados.

Portanto, o boletim conta agora com 515 casos confirmados, 446 recuperados, 36 em investigação, 1.031 descartados e 10 óbitos.

Serra Talhada: TCE julga procedente denúncia contra Carlos Evandro

A Segunda Câmara do TCE julgou procedente na sessão da última quinta-feira (16) uma denúncia formulada por quatro vereadores de Serra Talhada contra o ex-prefeito Carlos Evandro Pereira de Meneses por ter contratado, com intermediação da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), o escritório de advocacia Monteiro Advogados Associados para reaver recursos do Fundeb não repassados […]

A Segunda Câmara do TCE julgou procedente na sessão da última quinta-feira (16) uma denúncia formulada por quatro vereadores de Serra Talhada contra o ex-prefeito Carlos Evandro Pereira de Meneses por ter contratado, com intermediação da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), o escritório de advocacia Monteiro Advogados Associados para reaver recursos do Fundeb não repassados pela União. O conselheiro e relator do processo, Marcos Nóbrega, aplicou uma multa no valor de R$ 8.000,00 ao ex-prefeito.

Segundo ele, a Amupe não tem legitimidade para representar em juízo o ente municipal, postulando em nome próprio um direito deste e através de “notória burla” ao processo licitatório. Afirma ainda que o termo de adesão da prefeitura ao contrato celebrado com o escritório de advocacia é “antieconômico” porque estipula o pagamento aos advogados de 20% de todos os ganhos obtidos pelo município, “promovendo verdadeira sociedade entre o erário municipal e o particular contratado”.

Alega também que a contratação desse escritório foi desnecessária porque o município já requereu o mesmo direito em outro processo (2005.83.03.000798-5) e a decisão de mérito (já transitada em julgado) lhe foi favorável.

O relator determina no seu voto, Processo TC n. 1306068-5,  que o atual prefeito do município, Luciano Duque, providencie imediatamente a rescisão do contrato e que a Coordenadoria de Controle Externo do TCE verifique o cumprimento desta decisão.