Notícias

Sesi/PE abre 100 vagas gratuitas para Ensino Médio e Profissional no Sertão

Por Nill Júnior

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) lança, nesta quinta-feira (15), as inscrições para o processo seletivo 2017 do programa Educação Básica articulada com a Educação Profissional (Ebep). A iniciativa, destinada às pessoas de baixa renda, possibilita que o estudante realize gratuitamente o Ensino Médio e um curso técnico para facilitar o início da vida profissional.

No Sertão, são 100 vagas em três cursos técnicos, que serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai/PE), parceiro do programa. As inscrições vão até 23 de dezembro, quando param devido ao recesso de final de ano, sendo retomadas em 02 a 06 de janeiro.

Ao realizar a inscrição, o candidato deverá escolher entre técnico em Administração, em Petrolina, onde há 40 vagas, ou um dos cursos de Araripina, que são técnico em Eletromecânica e técnico em Segurança do Trabalho, ambos com 30 vagas. As inscrições devem ser realizadas no SESI da cidade onde a pessoa pretende estudar. Os endereços e o edital estão disponíveis no site www.pe.sesi.org.br.

Pode concorrer apenas pessoa de baixa renda, aluno da escola pública ou de escola particular desde que possua bolsa integral e/ou cujos pais ou responsáveis sejam registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O candidato deve possuir até 17 anos completos em 31 de dezembro deste ano e apresentar documento comprobatório de conclusão do 9º ano.

“Nosso intuito é formar uma mão de obra qualificada para o setor produtivo, ao mesmo tempo que facilitamos a inserção profissional do jovem, pois ao concluir os estudos, ele já estará com o certificado de formação profissional nas mãos”, afirma o superintendente do Sesi/PE, Nilo Simões. “Além disso, acreditamos que viabilizar uma educação de qualidade para a população menos abastada é o caminho mais seguro para a ascensão social”, conclui.

Provas – O processo seletivo ocorrerá dia 15 de janeiro, das 14h às 17h. Serão aplicadas provas de língua portuguesa e matemática, com 20 questões cada. O resultado final estará disponível, a partir do dia 24, nos sites www.pe.sesi.org.br e www.pe.senai.br e na unidade do SESI/PE onde o aluno pretende estudar. Mais informações pelo telefone (87) 3873.1087 (Araripina) e (87) 3861.1369 (Petrolina), pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (81) 9.8829.3330.

sesi

Outras Notícias

Patriota evita polemizar com Zé Negão: “Não merece resposta”

Gestor se mostrou magoado com xingamento do vereador à sua mãe. “Não aceito. Minha mãe era uma santa”. Por André Luis O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, falou nesta quarta-feira (01.07), ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú, sobre a polêmica criada em fala anterior à emissora, sobre o “super concurso” que estaria […]

Gestor se mostrou magoado com xingamento do vereador à sua mãe. “Não aceito. Minha mãe era uma santa”.

Por André Luis

O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, falou nesta quarta-feira (01.07), ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú, sobre a polêmica criada em fala anterior à emissora, sobre o “super concurso” que estaria engatilhado para este ano.

A fala desta quarta-feira ocorreu dentro da tradicional entrevista institucional que a emissora promove todos os anos, no dia do aniversário de emancipação política da cidade, que este ano completa 111 anos.

Ao lado do vice-prefeito, Alessandro Palmeira e da primeira dama, Madalena Leite, Patriota reafirmou que existe a programação do concurso e que se for autorizado, lança o certame ainda este ano. “Eu estava devendo o concurso, mas não vou poder realizar esse ano. Estávamos prontos pra fazer o concurso, eu disse e reafirmo. Então, não preciso provar pra ninguém da minha intenção, do que tinha planejado internamente na gestão e não era só isso, tinha muito mais. Tava planejado, mas não vai poder fazer porque agora estamos proibidos. Se abrir espaço ainda esse ano e puder publicar vocês vão ver”, afirmou.

Sobre as críticas, e o questionamento do vereador e pré-candidato, Zé Negão, de que se realmente existisse a intenção de realizar o concurso, o prefeito teria colocado na Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO), Patriota rebateu: “é meninice, é coisa de criança. Hoje a despesa do concurso se mantém com o resultado da inscrição. Então lamento que pessoas fiquem tentando distorcer, inventando assunto dali, dacolá, sem uma bagagem, procurando assunto pra polemizar com o prefeito Patriota”. 

Para ele, as críticas surgem de pessoas com interesses contrariados. “São pessoas amarguradas, mal resolvidas, até amorosamente, às vezes, que vivem de dar pancada, que não reconhecem, ou, porque não gostam da cara, ou, porque o cara está insatisfeito. O que eu disse foi dito”.

Patriota se mostrou magoado com as críticas por Zé Negão, em áudio vazado, onde inclusive, o vereador usa um palavrão, ofendendo a sua mãe. “Jamais vou ofender a ninguém, que Deus abençoe a todos. É muito triste você ter sua mãe ofendida. Minha mãe era quase uma santa. Eu não aceito agressão à minha mãe. Me agrida. Minha mãe me deu a vida, fez tudo e vir alguém agora agredir minha mãe, desrespeitar, é muito duro”, desabafou.

Questionado sobre uma resposta ao vereador e sobre o pedido de desculpas, feito durante entrevista à emissora, Patriota disse, que não sabia se merecia resposta. “Não sei como tratar isso, Deus é quem sabe. Nesse nível eu não estou acostumado a discutir. Esse nível não é adequado pra se tratar o desenvolvimento, de se tratar pessoas. Eu não tenho nada contra ninguém, nunca ofendi nem esse cidadão, nem outro, não me interessa ofender. Então eu não queria perder meu tempo em discutir esse tipo de assunto. Cabe a Deus tomar as providências e ao povo julgar politicamente o que achar conveniente”, destacou.

Falando sobre a gestão, Patriota elencou as ações realizadas nos últimos anos. Disse, que teve um mandato difícil, tendo que enfrentar a seca nos primeiros sete anos e agora no oitavo e último ano, a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Provocado por ouvintes, o prefeito falou ainda sobre a implantação do Procon na cidade – cobrança antiga da população, que segundo ele vai funcionar junto com o Núcleo de Práticas Jurídicas na FASP.

Também falou sobre a reativação do Abatedouro e da Invesa. O primeiro, segundo Patriota, o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares teria dito que havia um grupo interessado, “mas parece que recuou”. Já sobre a Invesa, o prefeito disse estar numa situação difícil. “Tem um nó grande, porque tem um conjunto de débitos enorme, tem muitas ações de penhora de cobrança e está um pouco abandonada posso assim dizer, além do débito que está também com o banco”. 

Patriota informou que está sendo discutido a implantação de um sistema novo de monitoramento do coronavírus, que deve ser lançado esta semana. “Chama-se, passaporte imunológico. Vamos testar e ver se funciona. A França implantou. Então, vai ser a caderneta de vacinação no seu celular, todas as suas vacinas vão estar lá e você vai estar sendo monitorado, inclusive quando fizer o teste da Covid, vai pra lá”, informou.

O prefeito também anunciou que em breve será inaugurado na Sala do Empreendedor, a Central de Oportunidades. “Vai ter Agência do Trabalho, Agência de Empreendedorismo e Junta Comercial, a JUCEPE”.

Patriota informou ainda sobre a chegada de uma empresa do núcleo de energia solar. “Me garantiram que vão fazer um grande investimento. Um novo posto de combustível,  mais sete hectares de placas solares. Investimento que gera emprego e nos ajuda muito também”, anunciou.

Por fim, o prefeito disse que a gestão, junto com o governo do Estado, está acompanhando a digitalização do Cine Teatro São José, junto à Secretaria Estadual de Cultura. Ele ainda fez um longo balanço da gestão, avaliando como positiva.

No mesmo plantão de Carlos Evandro, quatro profissionais do HR Emília Câmara contraíram Covid

Dentre os profissionais, Roberto Vicente, uma pediatra e uma profissional testaram positivo. Unidade diz que todas medidas de segurança são tomadas e que um ou outro profissional pode ter contraído fora. É impossível dizer a ordem entre quem transmitiu e quem pegou Exclusivo Pelo menos quatro médicos e uma auxiliar de enfermagem teriam contraído Covid-19 […]

Dentre os profissionais, Roberto Vicente, uma pediatra e uma profissional testaram positivo.

Unidade diz que todas medidas de segurança são tomadas e que um ou outro profissional pode ter contraído fora.

É impossível dizer a ordem entre quem transmitiu e quem pegou

Exclusivo

Pelo menos quatro médicos e uma auxiliar de enfermagem teriam contraído Covid-19 em um único plantão no Hospital Regional Emília Câmara. Nele estava o ex-prefeito e pré-candidato Carlos Evandro. A informação foi confirmada por um dos profissionais em contato com o blog.

Neste plantão, além do médico e pré-candidato à prefeitura de Serra Talhada, estavam o mastologista Roberto Vicente, uma pediatra, um ortopedista e uma enfermeira que deram positivo pra covid.

No meio da questão houve uma polêmica envolvendo  o ex-prefeito, que teria se reunido com correligionários antes do São João. O blogueiro Júnior Campos afirmou que pessoas que estavam neste almoço contraíram Covid, o que poderia colocar Carlos na condição de transmissor da doença. Mas o ex-prefeito negou que isso tivesse ocorrido. Disse, ao contrário, que como médico, está mais exposto ao vírus.

“Como todos sabem, sou médico e venho trabalhando na linha de frente durante essa pandemia, buscando amparar as pessoas que precisam de atendimento. Nessa batalha diária, nós, profissionais da saúde, sofremos uma grande exposição ao Corona vírus, e como consequência desse processo acabei sendo contaminado”, disse em rede social. Fato é que torna-se impossível dizer quem veio primeiro: se Carlos pegou na unidade ou fora, o mesmo aplicando-se aos demais.

Outra informação é de que, segundo o médico que trouxe detalhes, pacientes não correram risco. Mas ele alertou para a necessidade de retorno dos protocolos internos da unidade, para evitar que isso ocorra novamente. Todos os profissionais estão ou assintomáticos ou tiveram sintomas leves.

A Direção da unidade afirmou que todos os profissionais que se contaminaram foram afastados para cumprir quarentena. Também que há distribuição de EPIs, desinfecção e outras providências. “Não se pode garantir que foram contaminadas no hospital. Pode ter sido em outra unidade. A maioria dá plantões em outras unidades. Tomamos todas as medidas para preservar nossos profissionais”.

Ouro Velho ganha iluminação em LED

O prefeito de Ouro Velho,  Augusto Valadares (DEM), disse ao blog que está concluindo o projeto que promete fazer de sua cidade uma das mais iluminadas da Paraíba. O projeto vai trocar todas as lâmpadas amarelas LED nas principais ruas da cidade. Estão sendo usados cerca de R$ 100 mil em recursos próprios. No projeto, […]

O prefeito de Ouro Velho,  Augusto Valadares (DEM), disse ao blog que está concluindo o projeto que promete fazer de sua cidade uma das mais iluminadas da Paraíba.

O projeto vai trocar todas as lâmpadas amarelas LED nas principais ruas da cidade. Estão sendo usados cerca de R$ 100 mil em recursos próprios.

No projeto, substituição de todo o kit de iluminação,  incluindo  luzes e braços dos postes novos.  A ação está em fase de conclusão , segundo o prefeito Augusto Valadares.

Questão geográfica e não política definiu Afogados como sede do Todos por PE, diz Anchieta Patriota

Petistas de Serra Talhada reclamam que cidade foi preterida politicamente. Patriota nega  O Governador Paulo Câmara já anunciou o cronograma da primeira fase do Todos por Pernambuco, programa que se notabiliza por agregar propostas dos municípios e condensar no programa de governo, seminário criado pelo ex-governador Eduardo Campos. O cronograma definido terá encontros em todas […]

anchieta_patriota-660x330

Petistas de Serra Talhada reclamam que cidade foi preterida politicamente. Patriota nega

 O Governador Paulo Câmara já anunciou o cronograma da primeira fase do Todos por Pernambuco, programa que se notabiliza por agregar propostas dos municípios e condensar no programa de governo, seminário criado pelo ex-governador Eduardo Campos.

O cronograma definido terá encontros em todas as regiões do Estado. No Sertão, passará dia 13 de março por Araripina, seguido por Petrolina (dia 14), Salgueiro (dia 15), Floresta (dia 19) e Afogados da Ingazeira dia 20. No total serão 12 seminários, que irão até o dia 29 de abril.

Em Serra Talhada, houve questionamentos pela Capital do Xaxado – gerida pelo petista e crítico do governo Luciano Duque –  não sediar nenhum dos encontros. O evento do Pajeú acontecerá em Afogados da Ingazeira, administrado por José Patriota (PSB), aliado de Paulo Câmara.

Falando à Cultura FM, o Secretário Executivo da Casa Civil Anchieta Patriota,  afastou qualquer conotação política para a decisão, segundo informa o Caderno 1.

“Não tem nenhuma retaliação política por parte do governo do Estado. Não tem isso de Serra Talhada ser governada por um prefeito de oposição. O prefeito  de Serra Talhada é respeitado por nós…pelo nosso governo, como uma aliado da mesma forma”.

Depois de dizer que três municípios estavam cotados para receber o encontro, Afogados da Ingazeira, São José do Egito e Carnaíba, Anchieta alegou que os prefeitos do Alto Pajeú, como Tuparetama e Itapetim colocaram a questão da distância para que o evento acontecesse no “meio geográfico” da região, favorecendo Afogados, que pelo mesmo motivo é sede de alguns órgãos regionais.

“A  distância de Afogados a Serra Talhada é de 80 quilômetros, da mesma forma que de Afogados para São José, Tuparetama, Brejinho, Santa Terezinha,  é a mesma distância… Foi uma maneira de facilitar o acesso das pessoas. Assim, cai por terra este discurso de prefeito adversário”, justificou.

Custódia, Carnaíba e Solidão dentre os municípios que extrapolaram limite da LRF

Levantamento do TCE mostra que 168 prefeituras descumprem Lei. Ingazeira, Calumbi, Itapetim e Triunfo estão entre as melhores. Veja ranking: Um estudo divulgado hoje pelo Tribunal de Contas mostra que a maioria dos municípios de Pernambuco apresentou despesas com pessoal no exercício de 2015 acima do “limite” previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Dos 184 […]

Comrometimento da folha com pessoal em Custódia chega a incríveis 73,1%, diz TCE
Comprometimento da folha com pessoal em Custódia chega a incríveis 73,1%, diz TCE

Levantamento do TCE mostra que 168 prefeituras descumprem Lei. Ingazeira, Calumbi, Itapetim e Triunfo estão entre as melhores. Veja ranking:

Um estudo divulgado hoje pelo Tribunal de Contas mostra que a maioria dos municípios de Pernambuco apresentou despesas com pessoal no exercício de 2015 acima do “limite” previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Dos 184 municípios do Estado, 168 estão acima do limite “alerta” estabelecido pela lei. O levantamento, feito pela Coordenadoria de Controle Externo do TCE, revela que 126 prefeituras (68% do total) extrapolaram o limite de gastos com a folha que é 54% da Receita Corrente Líquida (RCL).

Quarenta e dois municípios (23%) tiveram despesa com pessoal entre o limite alerta e o limite máximo (faixa entre 48,60% e 54% da Receita Corrente Líquida). E apenas 15 municípios (8% do total) conseguiram cumprir a LRF, comprometendo com o pagamento da folha um percentual da receita abaixo do limite alerta. Somente uma prefeitura deixou de repassar informações sobre despesas com o seu pessoal ao Tribunal de Contas.

Considerando o total de municípios de cada região, o Agreste registra o maior índice de prefeituras que estão descumprindo a LRF. Dos 71 municípios da área, 56 (79%) extrapolaram o limite de gastos com a folha. Em seguida vem a Zona da Mata – 43 municípios/ 31 (72%) extrapolaram o limite; o São Francisco – 15 municípios/11 (73%) extrapolaram o limite; Sertão – 41 municípios/21 (51%) extrapolaram o limite e a Região Metropolitana- 14 municípios/ 07 (50%) extrapolaram o limite.

Os dados revelam que, em comparação ao ano anterior, houve um acréscimo no número de prefeituras que estão descumprindo a LRF. Em 2014, 165 das 184 prefeituras pernambucanas apresentaram despesas com pessoal acima do limite alerta. Naquele ano, 115 prefeituras (62,5% do total) ultrapassaram o limite de 54% previsto na LRF.

As prefeituras que estão descumprindo a LRF vão receber ofícios do Tribunal de Contas com um alerta sobre a necessidade de se enquadrarem nos limites impostos.

Os alertas são enviados em três situações: quando a despesa com pessoal está entre 48,60% e 51,29% da Receita Corrente Líquida. Para este caso, considerado como “limite alerta”, a lei não prevê vedações ou punições ao gestor. O propósito é tão somente chamar sua atenção para o limite do gasto.

Quando a despesa total com pessoal variar entre 51,3% e 54% da Receita Corrente Líquida. Nesta hipótese, o gesto terá ultrapassado o chamado o “limite prudencial”, mas a Lei não prevê punição para o gestor. Apenas o impede de realizar novas despesas na área de pessoal.

Quando a despesa total com pessoal ultrapassar o percentual de 54% da Receita Corrente Líquida. Neste cenário, há um extenso rol de vedações que vão desde a aplicação de penalidades ao gestor até a proibição de celebrar convênios com os governos estadual e federal.

Confira no site os percentuais da despesa total com pessoal de 2015, os dados por Região, além da evolução nos últimos quatro anos. Veja abaixo ranking com algumas cidades da região*:

gestao fiscal

*Com base em Relatórios de Gestão Fiscal do 3° quadrimestre e do 2° semestre de 2015 extraídos do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI), em 10/03/2016.