Notícias

Servidores do IFSertãoPE em Greve: demandas por reestruturação e recomposição

Por André Luis

Desde o último dia 10 de abril, os professores e técnicos administrativos em educação (TAE’s) do campus Serra Talhada do IFSertãoPE juntaram-se a servidores de 48 universidades e outros 71 institutos federais em uma paralisação nacional.

O motivo por trás dessa mobilização maciça são demandas urgentes por reestruturação de carreira, recomposição salarial e orçamentária, além da revogação de normas aprovadas durante os governos Temer e Bolsonaro. A recomposição dos auxílios e bolsas dos estudantes também figura entre as principais reivindicações.

No campus do Instituto em Serra Talhada, o movimento grevista tem sido marcado por reuniões frequentes com os servidores, buscando atualização e esclarecimento sobre os rumos da greve e a construção de ações futuras.

Para ampliar ainda mais a visibilidade e força do movimento, nesta quarta-feira (17), o grupo está em Petrolina, onde fica a reitoria do IFSertãoPE, onde participa de um ato unificado com representantes de todos os campi do Instituto. Além disso, no dia seguinte (18), está programada uma Formação política, às 19:30, via Google Meet, ministrada pelo professor Marcos Uchoa, para discutir a greve na educação. Os interessados podem participar do momento através do link: https://meet.google.com/own-qhxc-pdu?hs=224 

Em meio a esse diálogo contínuo, os servidores estão representados pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), que tem mantido interlocução com setores do Governo em Brasília, e tem reunião agendada para esta sexta-feira (19).

Outras Notícias

Hoje tem Caminhada do Forró em Arcoverde

O São João de Arcoverde 2026 vive mais um dia de celebração da cultura nordestina neste domingo (21), com atrações distribuídas em diversos polos culturais e o grande destaque da programação: a tradicional Caminhada do Forró, considerada o maior cortejo junino do Nordeste, que toma as ruas da cidade a partir das 15h reunindo milhares […]

O São João de Arcoverde 2026 vive mais um dia de celebração da cultura nordestina neste domingo (21), com atrações distribuídas em diversos polos culturais e o grande destaque da programação: a tradicional Caminhada do Forró, considerada o maior cortejo junino do Nordeste, que toma as ruas da cidade a partir das 15h reunindo milhares de forrozeiros em um dos momentos mais aguardados da festa.

A concentração terá início às 11h30, em frente à Academia High Five Fitness (São Cristóvão), com abertura dos violeiros Lídio Vaz e Naildo Mariano. Ao longo da tarde, o público poderá conferir apresentações de Marzinho de Arcoverde, Coco de Malandro e Paulinho Leite, que recebe as participações de Anchieta Dali e Tonino Arcoverde, até às 15h.

A programação tem início ao meio-dia, com Art’ Nordestina, no Polo do CGA. Às 16h, o Polo da Cruz abre suas atividades com Cícero do Acordeon, enquanto o Polo da Poesia recebe Sintonia Pegada Quente, às 17h.

A partir das 19h, o Polo Raízes do Coco inicia sua programação com o Samba de Coco Eremim, valorizando uma das mais importantes expressões culturais de Arcoverde. No mesmo horário, o Polo da Cruz volta a receber o público com a apresentação de Tempero Nordestino.

Às 20h, o Corredor Cultural abre a noite com a Banda de Pífano Santa Luzia. No mesmo horário, o Polo Pé de Serra recebe Sergio Coringa e Cilene A Flor do Sertão, enquanto o Polo das Artes Henry Pereira inicia sua programação com o Samba de Coco Trupé de Arcoverde.

Também às 20h, o Polo Multicultural, principal palco da festa, reúne uma sequência de grandes atrações com Capital do Sol, Ciro Santos, Assisão, Super Oara e Felipe Amorim.

O Polo Multimusical abre sua programação às 21h30 com a apresentação da 777 Gang.

Além das atrações de abertura, a noite segue com apresentações de Samba de Coco Quebra Coco Aliança, Maracatu Estrela Dourada do Mestre Baraxinha, Lia Morais, Cição, Romero Ferro, N.I.X Machine, Vertin Moura e a tradicional Batalha dos Bruxos.

PM usará 400 policiais de áreas administrativas no Natal

Do Portal G1 – PE O feriado de Natal contará com reforço na segurança do Recife e da Região Metropolitana (RMR). De acordo com a Polícia Militar (PM), a capital pernambucana terá um acréscimo de até 400 policiais. O efetivo será deslocado de postos administrativos para fazer a segurança nas ruas durante o sábado (24) […]

Do Portal G1 – PE

O feriado de Natal contará com reforço na segurança do Recife e da Região Metropolitana (RMR). De acordo com a Polícia Militar (PM), a capital pernambucana terá um acréscimo de até 400 policiais. O efetivo será deslocado de postos administrativos para fazer a segurança nas ruas durante o sábado (24) e o domingo (25).

De acordo com subcomandante geral da PM, Coronel Adalberto Freitas, o reforço acontece em áreas de grande circulação de pessoas. “Vamos aumentar o número do efetivo nos locais em que costumam haver eventos de médio e grande portes, como o Recife Antigo”, explicou.

Neste sábado (24), especificamente, o comércio do centro do Recife e as áreas próximas a shoppings também terão policiamento reforçado.

Ainda segundo o representante da PM, cerca de 30% do efetivo que atuava na área administrativa foi remanejado para fazer o policiamento a pé antes mesmo das festividades natalinas. “Quem teve as férias suspensas estará atuando diretamente na segurança das ruas”, garantiu.

A medida busca garantir a atuação de efetivo no policiamento ostensivo durante a operação-padrão da PM, deflagrada no dia 6 de dezembro por associações que representam militares. A categoria cobra melhores condições de trabalho e equiparação salarial com o efetivo da Polícia Civil.

Policiamento no interior

Apesar das recentes investidas criminosas contra bancos nas cidades de Belém de Maria, Buíque e Cortês, no interior do estado, Freitas explicou que o policiamento deve acontecer sem reforços especiais para o feriado. “Existe um efetivo direcionado para combater a ação dessas quadrilhas. Já existe um serviço de inteligência que está buscando conter a ação desses criminosos. O policiamento no Natal será feito como de costume, com equipes fazendo patrulhamento nas áreas das cidades”, explicou.

Caixa não abre hoje em Afogados

Por Anchieta Santos A Agência da Caixa Econômica Federal em Afogados da Ingazeira não abre neste sábado, 20 de junho, para atendimento presencial.  A Gerência da Caixa em Afogados enviou comunicado ao Programa Rádio Vivo informando que a sala de autoatendimento funcionará normalmente hoje.

Por Anchieta Santos

A Agência da Caixa Econômica Federal em Afogados da Ingazeira não abre neste sábado, 20 de junho, para atendimento presencial. 

A Gerência da Caixa em Afogados enviou comunicado ao Programa Rádio Vivo informando que a sala de autoatendimento funcionará normalmente hoje.

Associação cobra na Justiça a exoneração do comandante da guarda de Serra Talhada

A Associação dos Guardas Civis Municipais de Pernambuco (AGCMPE) entrou com Ação Civil Pública Cível com pedido de liminar contra o município de Serra Talhada por violação aos princípios administrativos. De acordo com o Processo 0003773-17.2022.8.17.3370 ajuizado na 1ª Vara Cível da Comarca de Serra Talhada, a AGCMPE pede a exoneração do cargo do atual comandante […]

A Associação dos Guardas Civis Municipais de Pernambuco (AGCMPE) entrou com Ação Civil Pública Cível com pedido de liminar contra o município de Serra Talhada por violação aos princípios administrativos.

De acordo com o Processo 0003773-17.2022.8.17.3370 ajuizado na 1ª Vara Cível da Comarca de Serra Talhada, a AGCMPE pede a exoneração do cargo do atual comandante da Guarda Municipal de Serra Talhada, Cicero Epaminondas de Barros, que não é servidor de carreira da Guarda Municipal.

Em entrevista ao Programa Sertão Notícias da Rádio Cultura FM nesta quinta-feira (04) o presidente da AGCMPE, Etevaldo Ventura, a associação já procurou a gestão municipal em outra oportunidade para abordar a questão, mas o comandante permaneceu exercendo o cargo sem reunir as condições obrigatórias regulamentadas pela Lei Federal 13.022, que regulamenta o funcionamento das guardas municipais no Brasil.

“Nós entramos com uma ação contra o município de Serra Talhada em virtude de existir no comando da Guarda Municipal uma pessoa que não deveria está ocup norma federal que uma pessoa que não seja ocupante de guarda municipal efetivo ocupe o cargo de comandante, e esse é o caso do senhor Epaminondas. Ele ocupa o cargo de comandante da Guarda Municipal, no entanto ele não é oriundo da carreira pública de guarda municipal, as informações que nós tivemos é que ele ingressou no setor através de uma portaria. O cargo dele de origem é serviços gerais e já há alguns anos ele ocupa esse cargo na chefia da Guarda Municipal”, explicou Ventura.

Segundo ele, a associação já procurou a gestão municipal anteriormente para resolver a questão, mas o comando da Guarda segue sob responsabilidade de Epaminondas. Na ação, a AGCMPE pede o deferimento de liminar para a imediata remoção do agente público do cargo comissionado e substituição imediata por alguém que ocupe o cargo de guarda municipal de carreira, sob pena de multa cominatória por crime de desobediência a ser aplicada contra a prefeita Márcia Conrado. A ação requer ainda que a prefeita seja incursa na prática de improbidade administrativa por violação ao princípio da Legalidade.

Múltipla: Gestão Patriota tem aprovação de 83,3%

Pesquisa do Instituto Múltipla divulgada hoje pelo Blog mostra que a aprovação do governo José Patriota chega a 83,3%. Desaprovam a gestão 12,3% do entrevistados. Não sabem ou não opinaram 4,4%. Quando solicitou uma classificação da gestão, o Múltipla chegou aos seguintes números: 16% consideram a gestão ótima, contra 47% que dizem ser boa, 29,7% […]

LJA_54111

Pesquisa do Instituto Múltipla divulgada hoje pelo Blog mostra que a aprovação do governo José Patriota chega a 83,3%. Desaprovam a gestão 12,3% do entrevistados. Não sabem ou não opinaram 4,4%.

Quando solicitou uma classificação da gestão, o Múltipla chegou aos seguintes números: 16% consideram a gestão ótima, contra 47% que dizem ser boa, 29,7% a classificam regular, 2,3% ruim, e 4,7% que a classificam como péssima. Apenas 0,3% não sabe ou não opinou.

O levantamento foi registrado sob o número PE-03829/2016. Os dados foram coletados sábado e domingo (20 e 21) com margem de erro de 5,7% para mais ou para menos, intervalo de confiança de  95% e  300 entrevistas.

afogados gestao aprova desaprova

afogados gestao classificação

Os Bairros pesquisados foram: Padre Pedro Pereira, Centro, São Francisco, Alto da Bela Vista, Borges, São Sebastião, São Braz, COHAB, Costa, São Cristovão, Brotas, Conjunto Miguel Arraes, Sobreira, Pitombeira, Izidio Leite, Ponte, Emanuela Valadares e COHAB 1  .

Localidades rurais: Santo Antonio 2, Torrões, Oitis, Pintada, Fundões, Cachoeira do Cancão, Dois Riachos, Caiçara, Nova Brasília, Santo Antonio 1, Pereiros, Marcela, Gangorra, São Joaquim, Escada, Várzea Comprida, carnaúba dos Santos, Curral Velho dos Ramos, Minador, Lajedo, Jatobá, Poço do Moleque, Monte Alegre, Rodeador, Santiago, Carapuça, Lagoinha, Alça de Peia, Manoel Soares, São João Velho, São João Novo, Jiquiri, Carnaúba dos Vaqueiros, Queimadas, Queimada Grande, Riacho da Onça, Vaca Morta, Cachoeira da Onça, Encruzilhada, Portázio, Pau Ferro, Laje do Gato, Alto Vermelho, Nazaré, Tamboril, Jati, Poço de Pedra, Poços, Serra Vermelha, Empoeira, Curral Velho dos Pedros, Varzinha, Barreiros, Mocororé, Serrinha, Capoeiras, Poço da Volta, Quixaba dos Liberais e Carnaibinha.