Notícias

Sertânia vai iniciar vacinação do grupo de comorbidades por faixa etária

Por André Luis

Vacinação dos idosos de 60 a 64 anos tem continuidade no município.

Nesta quarta-feira (5/05), a Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Saúde iniciou o agendamento da vacinação do grupo de comorbidades. O processo deve ser feito através do site clicando aqui ou do aplicativo “SertâniaVacina” (tudo junto), que está disponível para Android. Antes, é preciso realizar um cadastro, no site ou no app.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco dividiu a vacinação desse grupo em fases. Nesta primeira etapa serão vacinadas pessoas de 18 a 59 anos: transplantadas; com Síndrome de Down; vivendo com HIV; com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise); obesidade mórbida; e gestantes e puérperas com comorbidades.

Também serão vacinadas pessoas com outras comorbidades de 55 a 59 anos e pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

Para receber a vacina é preciso preencher um formulário para comprovação de comorbidade. A declaração modelo está disponibilizada no site da Prefeitura de Sertânia, na aba download. Se preferir, o paciente pode pegar uma cópia na UBSF mais próxima da sua casa.

Após preencher esse formulário, o paciente precisa levá-lo até um médico que vai assiná-lo e carimbá-lo. Esse documento deve ser apresentado no dia da vacinação, junto com a Identidade e CPF. A vacinação desse grupo acontece gradativamente conforme a chegada de doses.

A Secretaria de Saúde informou, ainda, que as UBSF’s do Alto do Rio Branco e Vila da COHAB, que estão sem médico fixo no momento terão médico exclusivo para validação do formulário de comorbidades: Na tarde desta quarta-feira (5/05), no Alto do Rio Branco e na tarde desta quinta-feira (6/05), na Vila da COHAB.

Vacinação dos idosos de 60 a 64 anos – Idosos em Sertânia com idade entre 60 e 64 anos, que ainda não foram vacinados contra a Covid-19, podem realizar o agendamento para receber a dose.

Esse processo é feito através do site clicando aqui ou do aplicativo “SertâniaVacina” (tudo junto), que está disponível para Android. Antes, é preciso realizar um cadastro, no site ou no app.

Se você já fez o cadastro é só agendar. Se ainda não fez peça ajuda a algum familiar, amigo, vizinho ou vá ao Posto de Saúde mais próximo da sua casa para que a equipe possa realizar o procedimento.  No dia e horário agendados é preciso levar Identidade e CPF.

A Secretária Municipal de Saúde Mariana Araújo reforçou a importância da vacinação e pediu que as pessoas dessas idades não deixem de tomar a vacina  “Mais pessoas imunizadas, significa mais vidas salvas”, disse.

Outras Notícias

Clisertão 2018 começa nesta segunda em Petrolina

Começa nesta segunda-feira (7), em Petrolina (PE), o 4º Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão (Clisertão). Neste ano, o evento que engloba conferências, mesas redondas, feiras de livro, passeios de ecoleituras, contações de histórias, peças teatrais e performances artísticas, traz para a cidade pesquisadores e escritores nacionais e estrangeiros. A 4ª edição […]

Começa nesta segunda-feira (7), em Petrolina (PE), o 4º Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão (Clisertão). Neste ano, o evento que engloba conferências, mesas redondas, feiras de livro, passeios de ecoleituras, contações de histórias, peças teatrais e performances artísticas, traz para a cidade pesquisadores e escritores nacionais e estrangeiros.

A 4ª edição do congresso literário vai até sexta-feira (11) e será realizada no campus da Universidade de Pernambuco (UPE), escolas públicas, praças, barquinhas e pontos turísticos como o Balneário de Pedrinhas, Serrote do Urubu, Ilha do Rodeadouro e o Sítio Arqueológico Açude das Pedras, no distrito de Rajada.

Dentre as atrações deste ano estão o escritor e linguista, Marcos Bagno (UnB); o crítico literário Flavio Kothe (UnB); a linguista Fátima Aparecida (USP); o jornalista Eric Nepomuceno; e os convidados internacionais Pablo Montoya (Colômbia, vencedor do Prêmio Casa de Las Americas); Alejandro Reyes (México); Abdulbaset Jarour (Síria) e Keto Kabongo (República do Congo).

De acordo com o coordenador do evento, Genivaldo Nascimento, o 4º Clisertão vem com a proposta de discutir a leitura, democratização do acesso aos livros e a produção literária no sertão nordestino. Segundo Nascimento, o congresso é uma oportunidade de interação e troca de conhecimentos que conta com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Petrolina e empresas, a exemplo da Agrovale.

Abertura

A abertura oficial do Clisertão ocorrerá às 15h30, na UPE, com a participação de professores, estudantes e autoridades, mas a programação começa logo cedo, às 8h, com uma mesa redonda sobre alfabetização, na Escola Municipal Atanásio da Cruz, no projeto de irrigação N-9.

Também é pela manhã, às 9h30, que sai o primeiro grupo de participantes do congresso em direção ao Balneário de Pedrinhas e Serrote do Urubu. À tarde, iniciam as feiras de livros, buffet de poesias, exposição e venda de livros, conferências, performances artísticas e um recital poético com Chico Pedrosa, às 17h10, na UPE.

Na noite do primeiro dia, tem ainda uma mesa redonda com J. Borges e Espedito Seleiro, às 19h, e na sequência, bate papo sobre Manuca Almeida com o escritor Carlos Laerte e os músicos Nilton Freitas e Mauriçola, além de homenagem póstuma à Patativa do Assaré com a palestra ‘A importância de Patativa do Assaré para a Literatura Brasileira’ com o professor Gilmar de Carvalho (UFC) e a entrega do Título Honoris Causa da UPE (in memorian).

A programação completa dos cinco dias de Clisertão pode ser encontrada no site da UPE: www.upe.br/petrolina. Dúvidas ou mais informações através do email:[email protected].

Marcos Oliveira quer nome em pesquisa para vice de Luciano

O suplente de vereador serra-talhadense Marcos Oliveira disse ao blogueiro Júnior Finfa  que se o processo de escolha do vice de  Luciano Duque for pesquisa, quer que seu nome esteja incluído na análise popular. Marquinhos, que já foi cantado  pelo pré-candidato Dr. Nena Magalhães, para ser seu vice mantém a decisão de apoio ao prefeito petista. “Agradeci o […]

12144803_1188087181207508_2854225460367677675_nO suplente de vereador serra-talhadense Marcos Oliveira disse ao blogueiro Júnior Finfa  que se o processo de escolha do vice de  Luciano Duque for pesquisa, quer que seu nome esteja incluído na análise popular.

Marquinhos, que já foi cantado  pelo pré-candidato Dr. Nena Magalhães, para ser seu vice mantém a decisão de apoio ao prefeito petista.

“Agradeci o convite, mas estou firme e vou trabalhar muito para reeleger nosso prefeito Luciano Duque”, disse. Marcos também está cacifado para buscar sua primeira eleição direta para vereador.

Ele esteve exercendo mandato por conta do licenciamento de Zé Raimundo.

Sávio Torres disse que não quis ser “pai” de obra em SJE

O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, garantiu em nota que em nenhum momento se declarou “dono” ou responsável pela obra de pavimentação da comunidade Alto do Jorge pertencente à São José do Egito. “A mesma é de responsabilidade do prefeito Evandro Valadares no entanto o recurso foi pleito de Sávio junto ao deputado federal Ricardo […]

O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, garantiu em nota que em nenhum momento se declarou “dono” ou responsável pela obra de pavimentação da comunidade Alto do Jorge pertencente à São José do Egito.

“A mesma é de responsabilidade do prefeito Evandro Valadares no entanto o recurso foi pleito de Sávio junto ao deputado federal Ricardo Teobaldo, através de emenda parlamentar, uma vez que a comunidade está geograficamente próxima à área urbana de Tuparetama”, disse.

Ele aproveitou para agradecer ao prefeito Evandro pela execução da obra.”É um sonho antigo dos moradores”. E pediu que a comunidade seja pavimentada em sua totalidade e não apenas duas travessas para que todos os moradores sejam beneficiados.

Ouro Velho-PB: Saúde realiza mutirão de exames oftalmológicos 

A Secretaria de Saúde de Ouro Velho, no Cariri paraibano, realizou na última terça-feira (03.08) um mutirão de exames oftalmológicos em parceria com o projeto Visão Total. Segundo a secretária de Saúde, Liudmila Nunes, a parceria entre a Prefeitura e o projeto Visão Total foi um sucesso, ao todo foram mais de 100 atendimentos oftalmológicos […]

A Secretaria de Saúde de Ouro Velho, no Cariri paraibano, realizou na última terça-feira (03.08) um mutirão de exames oftalmológicos em parceria com o projeto Visão Total.

Segundo a secretária de Saúde, Liudmila Nunes, a parceria entre a Prefeitura e o projeto Visão Total foi um sucesso, ao todo foram mais de 100 atendimentos oftalmológicos realizados.

“Foi um sucesso o mutirão. Conseguimos atender mais de 100 pessoas entre eles crianças, nas quais fizemos a doação de 20 óculos para as que fazem parte do ensino básico do município,” comemorou a secretária.

Ao todo foram oito exames realizados, sendo eles: Teste do Olhinho, Avaliação de Acuidade, Refração Completa, Exames dos Movimentos Oculares, Biomicroscopia, Medição de Pressão Intraocular e a Ceratometria. As informações são do Cariri em Ação.

Itapetim: Câmara mantém rejeição das contas do ex-prefeito Zé Lopes

Com informações de Marcelo Patriota A Câmara de Vereadores de Itapetim (PE) reprovou as contas da administração municipal no período de 2000 e 2001 do ex-prefeito José Lopes da Silva, o Zé Lopes. A decisão acompanha o parecer de rejeição emitido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), que apontou um “grave descontrole […]

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Com informações de Marcelo Patriota

A Câmara de Vereadores de Itapetim (PE) reprovou as contas da administração municipal no período de 2000 e 2001 do ex-prefeito José Lopes da Silva, o Zé Lopes.

A decisão acompanha o parecer de rejeição emitido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), que apontou um “grave descontrole no setor de tesouraria e das inúmeras irregularidades encontradas no setor de licitações”.

Após verificar as contas daqueles anos, o TCE mencionou que o Plano de diretrizes Orçamentárias (LDO) não estabelecem por programas e ações de governo, custos estimados e indicadores de metas físicas que permitem avaliar a sua eficácia e efetividade.

Foram identificadas Irregularidades em 21 itens, ligados a convenio com Fundarpe, Resende Empreiteira Ltda ( que consta como fictícia),notas fiscais com irregularidades, excesso de gastos em obras como  Estádio de Futebol, calçamentos, casas populares e ampliação do hospital  Açudes.

O TCE ainda pediu devolução aos cofres públicos de mais de R$ 1 milhão e 600 mil. Votaram a favor da aprovação e contra o parecer do TCE os vereadores Edson Augusto (PSDB) e Bernardo Gomes (PSD).

Os vereadores da base do prefeito Arquimedes Machado(PSB) votaram de acordo com o parecer do TCE, a partir do presidente Carlos Nunes, mais Júnior de Diógenes,,Fia Cândido, Ailson Alves, Seu Dido e Romão de Piedade,  todos do PSB. O vereador Mário José (DEM) não compareceu à sessão.