Notícias

Sertânia: prefeitura vacina crianças a partir dos seis meses e oferece reforço para faixa 12+

Por Nill Júnior

A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar na próxima quarta-feira (23/11) um mutirão de vacinação contra a Covid-19.

O público alvo são as crianças a partir dos seis meses para recebimento da primeira dose e pessoas com idade a partir dos 12 anos para receberem a dose de reforço.

A ação vai acontecer na tenda ao lado do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, das 8h às 11h e das 14h às 16h.

Podem receber a vacina infantil crianças de seis a onze meses sem comorbidades e crianças de seis meses a dois anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades.

As crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis. É preciso apresentar documento de identificação e no caso das crianças com comorbidades é necessário laudo ou declaração, comprovando que a criança possui uma das doenças listadas pelo Ministério da Saúde. Serão aplicadas neste grupo a Pfizer baby, aprovada pela Anvisa.

Quanto à vacina de reforço, o 1º reforço (3ª dose) para pessoas com idade a partir dos 12 anos. Devem ter recebido a segunda dose há quatro meses.

Já o segundo reforço (4ª dose) para oessoas com idade a partir dos 40 anos. Devem ter recebido a terceira dose há quatro meses. Para ser vacinado, basta apresentar um documento oficial com foto e a carteirinha de vacinação.

“A vacina contra a Covid-19 é segura e importante porque reduz o agravamento da doença e diminui o risco de morte. Muitos têm medo de levar os filhos, mas saibam que essas vacinas foram testadas e aprovadas pela Anvisa. Outras pessoas não completaram o esquema vacinal e por isso eu peço a todos que estão aptos a receber a dose que procurem o Centro de Saúde. A vacina é a medida mais eficaz de prevenir a Covid-19”, disse Mayani Ferreira, coordenadora do PNI em Sertânia.

Outras Notícias

Prefeito Patriota terá alta nesta terça-feira (24)

Problema que obrigou gestor a se afastar atinge mais da metade da população acima de 50 anos. O prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota (PSB), passou na tarde/noite desta segunda-feira (23), no Hospital Português em Recife, por um procedimento cirúrgico conforme havia sido anunciado. Em nota a sua assessoria informou que o procedimento transcorreu […]

Problema que obrigou gestor a se afastar atinge mais da metade da população acima de 50 anos.

O prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota (PSB), passou na tarde/noite desta segunda-feira (23), no Hospital Português em Recife, por um procedimento cirúrgico conforme havia sido anunciado.

Em nota a sua assessoria informou que o procedimento transcorreu na mais absoluta normalidade e sem qualquer tipo de intercorrência.

Ainda segundo nota da Assessoria, o Prefeito terá alta nesta terça (24) e deverá cumprir o tempo de recuperação determinado pela equipe médica responsável pela cirurgia.

O problema que obrigou Patriota a realizar cirurgia afeta mais da metade da população acima de 50 anos e deveria ser mais debatido. Pelo contrário, por preconceito, se fala pouco na questão que deveria ser divulgada por questão de saúde pública. Até a nota da Assessoria evitou informar a causa. Não foram poucos os que indagaram ao blog o que causou a cirurgia, até com receio de que a não divulgação representasse algo mais grave.

Patriota foi acometido de uma grave crise de hemorroidas, que o impediu até de trabalhar. A indicação foi cirúrgica. A doença é uma das mais comuns. Mais da metade da população apresentará algum sintoma de hemorroidas durante a sua vida, geralmente após a idade dos 30 anos.

Grande parte das pessoas sofre de hemorroidas em silêncio durante um longo período antes de recorrer a um tratamento médico por puro preconceito, principalmente entre os homens. A vida corrida e sedentária – Patriota tem exatamente esse perfil pela agenda corrida – favorece a evolução da doença.

Além do problema que gerou o procedimento, o gestor já havia dado sinais de que se dedicaria mais ao cuidado pessoal da saúde. Com 56 anos, o gestor adquiriu consequências da vida e agenda agitadas, como obesidade e potencial para doenças fruto do sedentarismo. Neste semestre, por essa e outras situações, o vice Alessandro Palmeira, o Sandrinho, deverá ter mais protagonismo na gestão.

“De antemão, o prefeito agradece a todos os afogadenses que fizeram preces pelo sucesso da cirurgia e pela sua pronta recuperação”, conclui a nota da Assessoria de Comunicação.

Prefeitura de Afogados convoca para matrículas na Rede Municipal de Ensino

Com o objetivo de universalizar o acesso ao ensino básico, conforme preconizado no Plano Municipal de Educação, a Secretaria de Educação está convocando pais, mães ou responsáveis por crianças com mais de quatro anos, para providenciarem a matrícula de seus filhos em uma das Escolas da rede municipal de ensino. “Uma boa formação educacional é […]

O estímulo à leitura tem sido prioridadeCom o objetivo de universalizar o acesso ao ensino básico, conforme preconizado no Plano Municipal de Educação, a Secretaria de Educação está convocando pais, mães ou responsáveis por crianças com mais de quatro anos, para providenciarem a matrícula de seus filhos em uma das Escolas da rede municipal de ensino.

“Uma boa formação educacional é o maior patrimônio que podemos deixar para as nossas crianças. O conhecimento é uma riqueza que ninguém toma. Por isso estamos sensibilizando os adultos a procurar a escola mais próxima de sua casa e providenciar a matrícula de sua criança para este ano de 2016,” afirmou a Secretária de Educação, Veratânia Morais.

A Prefeitura também lançou uma campanha educativa através de spots veiculados nas emissoras de rádio de Afogados convocando para a matrícula.

Outra decisão importante a ser tomada pelos pais e/ou responsáveis é o cadastramento para a utilização do transporte escolar. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Educação, levando comprovante de matrícula e um documento de identificação do aluno. O atendimento acontece de segunda a sexta, de oito da manhã às cinco da tarde.

A Secretaria de Educação também montou um esquema especial de atendimento aos sábados, de oito ao meio-dia. O prazo final para o cadastramento é 29 de Janeiro.

MPPE recomenda redução de gastos com pessoal e eventos por gestão Márcia Conrado

O Ministério Público de Pernambuco, através do Promotor de Justiça Vandeci de Souza Leite, emitiu uma recomendação à prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, para tomar medidas necessárias a fim de reduzir os gastos com pessoal no município. A recomendação foi feita de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece que o gasto […]

O Ministério Público de Pernambuco, através do Promotor de Justiça Vandeci de Souza Leite, emitiu uma recomendação à prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, para tomar medidas necessárias a fim de reduzir os gastos com pessoal no município. A recomendação foi feita de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece que o gasto total com pessoal não deve exceder 54% do orçamento.

De acordo com o relatório de gestão fiscal do terceiro trimestre de 2021, o município já havia alcançado 55,28% do gasto total com pessoal, e no trimestre seguinte, a porcentagem aumentou para 57,97%, o que configura uma violação da lei.

O Ministério Público recomendou a demissão de todos os servidores públicos não regularizados, bem como a redução do número de funcionários que ocupam cargos de liderança. Também sugeriu a suspensão da contratação de funcionários temporários, a suspensão de despesas desnecessárias com festas e uma revisão dos salários de funcionários que eventualmente podem está recebendo mais do que a prefeita.

O Ministério Público também alertou que a falta de adoção dessas medidas poderia causar danos significativos ao tesouro público, pois impediria o município de receber acordos estaduais e federais ou de fazer empréstimos. A prefeita tem dez dias para responder à recomendação.

O Ministério Público fez as seguintes recomendações: demissão de todos os servidores admitidos sem concurso público, exoneração de todos os servidores temporários que não preencham os requisitos previstos na constituição federal e nas leis, exoneração de todos os servidores de acumulem ilicitamente cargos públicos no referido município, já que a regra constitucional prevista no art. 37, XVI, veda qualquer hipótese de acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários: (I) a de dois cargos de professor; (II) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; e (III) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.

Ainda redução do quadro de servidores ocupantes de cargos em comissão em pelo menos 20%, suspensão por 6 meses da contratação de servidores para cargos comissionados, suspensão de gastos supérfluos com a realização de festas de natal, padroeira, aniversário da cidade e ano novo neste município,.

Por fim, verificar se no município há salários de servidores que superem o subsídio da prefeita, para o fim de serem reduzidos, visando dar cumprimento ao artigo 37, XI, da CF e, por consequência, reduzir os gastos com pessoal e se abster de realizar novas contratações de pessoal.

O Ministério Público também alertou que a falta de adoção dessas medidas poderia causar danos significativos ao tesouro público, pois impediria o município de receber acordos estaduais e federais ou de fazer empréstimos. A prefeita tem dez dias para responder à recomendação. Veja a recomendação na página 18 do Diário Oficial, clicando aqui.

Governador João Azevêdo cumpre agenda em Ouro Velho nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (20), o governador da Paraíba, João Azevêdo estará no Cariri, onde participará da plenária do Orçamento Democrático em Monteiro, evento que acontece a partir das 19h. Durante o dia, João Azevedo visitará os municípios de Amparo, Prata, São Sebastião do Umbuzeiro e Ouro Velho, onde visitará a construção da nova Escola Municipal. O […]

Nesta sexta-feira (20), o governador da Paraíba, João Azevêdo estará no Cariri, onde participará da plenária do Orçamento Democrático em Monteiro, evento que acontece a partir das 19h.

Durante o dia, João Azevedo visitará os municípios de Amparo, Prata, São Sebastião do Umbuzeiro e Ouro Velho, onde visitará a construção da nova Escola Municipal. O evento está marcado para às 12h30, antes, às 11h, haverá concentração no Posto Meneizão (no trevo de Amparo).

Acompanham o governador, o deputado federal Wilson Santiago, o deputado estadual Wilson Filho, secretários estaduais, o prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares e a sua equipe de governo.

‘Não respeito um delator’, diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (29), em entrevista coletiva nos Estados Unidos, que não respeita delatores. Indagada sobre as supostas declarações do dono da UTC Ricardo Pessoa em depoimento de delação premiada, a petista ressaltou que recebeu doação de R$ 7,5 milhões da empresa investigada na Operação Lava Jato, porém, disse que o […]

4286247_x360

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (29), em entrevista coletiva nos Estados Unidos, que não respeita delatores. Indagada sobre as supostas declarações do dono da UTC Ricardo Pessoa em depoimento de delação premiada, a petista ressaltou que recebeu doação de R$ 7,5 milhões da empresa investigada na Operação Lava Jato, porém, disse que o dinheiro foi repassado legalmente à sua campanha eleitoral no ano passado.

Reportagem publicada na edição deste fim de semana da revista “Veja” relaciona os nomes de 18 políticos supostamente citados pelo dono da construtora UTC como beneficiados com dinheiro oriundo do esquema de corrupção na Petrobras.

O acordo de Pessoa foi homologado na última quarta-feira (24) pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A petista argumentou nesta segunda-feira que não respeita delatores porque foi presa política durante o regime militar (1964-1985).

“Eu não respeito um delator, até porque eu estive presa na ditadura e sei o que é. Tentaram me transformar em delatora, a ditadura fazia isso com as pessoas. Eu garanto para vocês: eu resisti bravamente e até em alguns momentos fui mal interpretada quando disse que, em tortura, a gente tem de resistir porque, senão, você entrega. Não respeito nenhum, nenhuma fala”, disse a presidente a repórteres em Nova York, onde se reuniu nesta segunda com investidores norte-americanos.

Durante a entrevista, Dilma garantiu que “nunca” se encontrou com Ricardo Pessoa e que não o recebeu desde que assumiu a Presidência. Ao explicar que as doações da UTC  foram legais, a presidente ressaltou que não aceita e “jamais” aceitará que “insinuem” qualquer irregularidade sobre ela ou sobre sua campanha. “Se insinuam, têm interesses políticos”, enfatizou.

A petista destacou que o senador Aécio Neves (PSDB-MG), seu adversário no segundo turno da corrida presidencial de 2014, também recebeu contribuições da construtora UTC. Segundo ela, a diferença de valores entre as doações feitas pela empreiteira às campanha do PT e do PSDB foi “muito pequena”.

“A minha campanha recebeu dinheiro legal, registrado, de R$ 7,5 milhões [da UTC]. Na mesma época que eu recebi os recursos, pelo menos uma das vezes, o candidato que concorreu comigo recebeu também, com uma diferença muito pequena de valores. Eu estou falando do Aécio Neves – até porque só teve um candidato que concorreu comigo, estou falando do segundo turno”, observou.

Dilma também foi questionada sobre se pretende tomar providências em relação às denúncias de Ricardo Pessoa. Segundo ela, se ele a citar nominalmente, ela cogita processá-lo. (G1)