Notícias

Sertânia ganhou nova biblioteca municipal

Por Nill Júnior

A Biblioteca Municipal de Sertânia está de cara nova.

O prédio que abriga o equipamento público passou por uma reforma completa e o novo espaço foi inaugurado.

O local recebeu um trabalho total de recuperação e modernização. O objetivo é dar mais conforto e segurança aos usuários e servidores. Para a obra foram investidos R$ 168.608,88, em recursos próprios.

O serviço consistiu na colocação de novo piso (granilite), colocação de forro em pvc, novas esquadrias (portas e janelas), novas instalações elétricas e de rede lógica, construção de laje e de banheiros e revestimentos internos e externos em cerâmica. O ambiente também foi todo climatizado.

A nova biblioteca de Sertânia conta com espaços de estudo individuais e coletivos, cantinho da leitura infantil e notebooks com acesso à internet.

O acervo do local também foi renovado com clássicos e lançamentos da literatura brasileira e mundial. A escolha dos novos livros levou em conta a opinião da população em pesquisa de opinião realizada no site da prefeitura.

Segundo a Secretária de Educação, Simoni Laet a revitalização trará benefícios à população que ganha um novo espaço cultural.

“Concretizamos um sonho antigo do município. A reforma da biblioteca vai possibilitar um ambiente com mais comodidade e segurança para aqueles que gostam de frequentar o local. Um espaço para o acesso à leitura, estudo e cultura de um modo geral, ou seja, um trabalho que fomenta a educação, já que é um ambiente que amplia o conhecimento do cidadão”, ressaltou Simoni.

A inauguração contou com a presença do prefeito Ângelo Ferreira; Secretária de Educação, Simoni Laet; Secretário de Infraestrutura e Projetos Especiais, Marco Aurélio; Chefe de Gabinete, Neto Cajueiro; Secretário de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, Tácio Henrique; Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Paulo Henrique Ferreira; Secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Wilson Zalma; e vereadores Niltinho Souza e Edmundo Alves (Mundico).

Outras Notícias

MPPE apura se Cacique Marquinhos está despachando como prefeito mesmo sem tomar posse

JC Online Após denúncias de que o candidato eleito a prefeito de Pesqueira, Cacique Marquinhos Xucuru (Republicanos), estaria exercendo o cargo mesmo sem ter sido diplomado e tomado posse, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu um inquérito civil, nesta quarta-feira (20), para investigar o caso. Na última semana, foram recebidas duas denúncias pela Promotoria […]

JC Online

Após denúncias de que o candidato eleito a prefeito de Pesqueira, Cacique Marquinhos Xucuru (Republicanos), estaria exercendo o cargo mesmo sem ter sido diplomado e tomado posse, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu um inquérito civil, nesta quarta-feira (20), para investigar o caso.

Na última semana, foram recebidas duas denúncias pela Promotoria de Justiça de Pesqueira e, a partir disso, foi instaurado procedimento para a apuração dos fatos. O Cacique Marquinhos foi eleito com 51,60%, mas está com processo de elegibilidade em curso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que já definiu que irá aguardar o julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a Lei da Ficha Limpa, com o retorno do recesso a partir de fevereiro.

De acordo com o MPPE, uma das diligências realizadas pela promotora de justiça do município, realizada nesta terça-feira (19), foi a inspeção ministerial na sede do Executivo municipal. “Prerrogativa prevista na lei orgânica do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em cumprimento ao seu dever constitucional. Hoje (20), o procedimento foi convertido em Inquérito Civil, e corre em sigilo para garantir a confidencialidade das informações”, informou o órgão.

Procurado, a assessoria do Cacique Marquinhos Xucuru informou que ele não irá se manifestar sobre o assunto. A Prefeitura de Pesqueira se posicionou sobre as investigações, através de nota, classificando a ação do MPPE como “um fato incomum” e que o prefeito interino, Sebastião Leite da Silva Neto, conhecido como Bal de Mimoso, teria sido surpreendido com a visita da promotora de Justiça. “De acordo com a promotora, a visita teria como objetivo flagrar o cidadão Marcos Luidson de Araújo (Cacique Marquinhos) despachando como prefeito do município”, explica o comunicado.

“Tal atitude causou estranheza ao prefeito e aos colaboradores do seu gabinete. A Prefeitura de Pesqueira reafirma a todos os seus munícipes o seu compromisso de seguir a Constituição Federal e as leis que regem a nossa sociedade, além de incentivar o cumprimento destas por parte de todos os seus cidadãos”, complementou.

Bal de Mimoso foi eleito presidente da Câmara Municipal de Vereadores e assumiu a prefeitura até haver uma decisão final da Justiça Eleitoral. Ele é do mesmo partido que o candidato a prefeito, o Republicanos.

Saúde de Itapetim realiza palestra em alusão ao Dia Mundial da Fibromialgia

A Secretaria de Saúde de Itapetim, em parceria com o Grupo de Fibromialgia do município, promoveu uma palestra com o psicanalista Edvan Soares, em alusão ao Dia Nacional e Mundial de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia, celebrado em 12 de maio. O encontro, realizado no auditório da Secretaria de Saúde, foi marcado por momentos de […]

A Secretaria de Saúde de Itapetim, em parceria com o Grupo de Fibromialgia do município, promoveu uma palestra com o psicanalista Edvan Soares, em alusão ao Dia Nacional e Mundial de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia, celebrado em 12 de maio.

O encontro, realizado no auditório da Secretaria de Saúde, foi marcado por momentos de escuta, troca de experiências e orientações sobre o enfrentamento da fibromialgia.

A secretária de Saúde, Alda Araújo, esteve presente, prestigiando o evento e destacando a importância de iniciativas que promovem o acolhimento e o cuidado com quem convive com a doença.

Governo de Pernambuco inicia formação de 300 novos homens e mulheres do CBMPE

O governador Paulo Câmara comandou, em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (13), no Centro de Convenções, a aula inaugural do Curso de Formação e Habilitação de Praças Bombeiro Militar (CFHP BM) para 300 novos homens e mulheres, aprovados em concurso realizado em maio deste ano. Após conclusão dessa que é a última etapa de […]

O governador Paulo Câmara comandou, em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (13), no Centro de Convenções, a aula inaugural do Curso de Formação e Habilitação de Praças Bombeiro Militar (CFHP BM) para 300 novos homens e mulheres, aprovados em concurso realizado em maio deste ano.

Após conclusão dessa que é a última etapa de preparação, os novos soldados serão empregados nas diversas áreas de atuação da corporação. Na oportunidade, Paulo fez questão de destacar a importância da ação dos futuros servidores no atendimento de ocorrências e no salvamento de vidas.

A nobreza da função e a qualidade do Curso de Formação também foram frisadas pelo governador Paulo Câmara.

Com previsão de término para maio de 2018, o curso terá 1.184 horas/aula e duração de seis meses. As aulas ocorrerão, em sua maioria, na Academia de Bombeiros Militar dos Guararapes (ABMG), no bairro do Curado. Entretanto, os novos alunos também terão treinamento em locais de piscina, mar, edificações elevadas, entre outros cenários que se assemelham às diversas áreas de atuações que os Bombeiros Militares enfrentam no dia a dia. Dentre aulas teóricas e de práticas operacionais, o curso contemplará 50 disciplinas.Durante os seis meses do curso, os alunos receberão uma bolsa no valor de R$ 996,00 reais.

HISTÓRICO – Esta é a primeira turma que será formada na gestão Paulo Câmara. No entanto, desde 2007, ainda na gestão de Eduardo Campos, o Governo do Estado dá indícios do seu alinhamento com as políticas de segurança pública do Estado. Em relação ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, em dez anos, são mais de 1.550 soldados formados pelo do Curso de Formação e Habilitação de Praças Bombeiro Militar.

Afogados: Quinta Cultural homenageia o bom e velho rock

O tempo não pára! Com esse título, a Quinta Cultural, edição de novembro, vai homenagear o septuagenário rock’n’roll. Com organização da Secretaria de Cultura e Esportes, a Quinta Cultural traz como atrações a banda Nova Engrenagem, e o cantor, compositor e radialista, Ney Gomes, acompanhado de sua banda Trem de Pouso. No repertório, antigos e […]

O tempo não pára! Com esse título, a Quinta Cultural, edição de novembro, vai homenagear o septuagenário rock’n’roll.

Com organização da Secretaria de Cultura e Esportes, a Quinta Cultural traz como atrações a banda Nova Engrenagem, e o cantor, compositor e radialista, Ney Gomes, acompanhado de sua banda Trem de Pouso. No repertório, antigos e novos clássicos de um gênero que, desde a metade do século passado, arrebata multidões no mundo inteiro.

Será nesta quinta, 25 de novembro, a partir das sete da noite, no cineteatro São José. A entrada é gratuita e as senhas podem ser obtidas na secretaria de cultura, no centro desportivo.

A Quinta Cultural também trará as participações mais do que especiais do poeta Diomedes Mariano e da Companhia Pajeú de Dança.

“Será um momento de muita alegria, de celebrarmos esse ritmo tão contagiante, além de valorizar os nossos artistas,” destacou Augusto Martins, Secretário de Cultura e Esportes de Afogados. Segundo a organização do evento, caso haja sobra de senhas, elas também serão disponibilizadas no cineteatro, próximo ao horário do evento.

Coluna do Domingão

Eles se merecem  Com martelo batido, o presidente Jair Bolsonaro (PL) não vai passar a faixa presidencial para o presidente eleito e diplomado Luís Inácio Lula da Silva (PT), entretanto essa não é a novidade. O fato novo é a viagem de Bolsonaro para um resort do ex-presidente dos EUA, Donald Trump. O condomínio Mar-a-Lago, […]

Eles se merecem 

Com martelo batido, o presidente Jair Bolsonaro (PL) não vai passar a faixa presidencial para o presidente eleito e diplomado Luís Inácio Lula da Silva (PT), entretanto essa não é a novidade.

O fato novo é a viagem de Bolsonaro para um resort do ex-presidente dos EUA, Donald Trump.

O condomínio Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida é de Trump, o mandatário pretende passar um mês de “férias”.

A postura antidemocrática uniu Bolsonaro e Trump. Ambos questionaram o processo eleitoral em seus países.

Ambos jantaram no local em março de 2020, durante uma visita oficial do presidente brasileiro ao então presidente americano, no começo da pandemia do coronavírus.

Registre-se,  há algumas sutis diferenças.  No tocante à pandemia, Trump teve que se dobrar à ciência.  Bolsonaro manteve seu negacionismo até o fim. Sua postura custou pelo menos 350 mil mortos a mais.

No arroubo anti democrático de ambos, Trump foi além com o episódio do Capitólio.  O Comitê da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, que investiga a invasão em 6 de janeiro de 2021 recomenda que Trump seja proibido de ocupar cargos públicos no país. O mandatário ainda pode ser responsabilizado criminalmente.

Diferente de Bolsonaro,  que tentou golpear a democracia,  mas não achou ambiente na maior parte da população (75% rejeitam essa aberração), nas Forças Armadas, na imprensa. O episódio mais grave,  dos ataques  em Brasília,  ainda está sendo apurado.

Trump e Bolsonaro se merecem.  Nunca dois líderes mundiais se pareceram tanto no agir,  na ignorância,  estupidez e, quem sabe, no futuro, onde poderão responder pelos crimes que cometeram contra a democracia e a humanidade.  Na linguagem popular, dá-se um pelo outro sem querer troco…

Romério inelegível?

A audiência da Ação por Improbidade da gestão Evandro Valadares contra Romério Guimarães no processo 0800047-86.2017.4.05.8303 foi terrível para o ex-prefeito,  acusado de movimentar R$ 500 mil de um convênio com o Ministério dos Esportes para pagar uma empresa quando não era mais gestor, em 4 de janeiro de 2017. Pra sair no lucro, a própria defesa de Romério propôs devolver o dinheiro corrigido e fazê-lo inelegível por 5 anos.

Pior não é 

A avaliação do Secretário de Obras, Silvano Brito, o Bombinha, eleito o pior da gestão Sandrinho em uma pesquisa da Rádio Pajeú,  prova que o auxiliar é sacrificado por falta de condições da própria gestão.  Falta equipe, equipamentos e recursos para as demandas exigidas.  E sobra demora em alguns projetos estruturadores da pasta.  Aí o pau cai no lombo do velho guerreiro.

Duplo X

A mesma pesquisa mostrou uma curiosidade: Rivelton Santos, da Agricultura,  foi citado como o melhor secretário por 23,5% em virtude de sua atuação para uns. E é o pior para 27,5%, em virtude de sua falta de atuação para outros.

Click!

O jornalista Mario Viana Filho está tão empolgado com seu apoio a Raquel Lyra que foi de mala, cuia e fotógrafo contratado para sua diplomação.  Cada mergulho era um flashe. Dizem que vai pra Ciretran.  Ele não confirma.

“Só saio com…”

Na sessão que reelegeu João de Maria em São José do Egito,  o que mais chamou atenção não foram os embates, as falas acaloradas ou a PM convocada para evitar que a sessão  “tabirasse”. Foi a presença do ilustre agiota Zé Galinheiro, indo cobrar parlamentar que pegou dinheiro a juro. Zé ouviu dizer que tinha rolado muito dinheiro na negociação e chegou gritando: “quero meus 140 mil”.

Avaliação

Pra quem duvida que Márcia Conrado está  em céu de brigadeiro.  Uma pesquisa do programa Frequência Democrática, com Francys Maya, quis avaliar sua gestão em 2022. Ao todo, 81,5% disseram aprovar seu governo,  contra apenas 18,5% que a reprovam.

Pegaram o malandro

Foi preso noite passada no São Braz o responsável pelo furto de mais de R$ 10 mil ao Mercadão Confiança.  Ruan Gomes aguarda agora audiência de custódia.  Estava com mais dois elementos de posse de meio quilo de maconha. Parte do dinheiro foi recuperado.  Agora, que o judiciário use a lei por seu rigor e não por sua frouxidão.

Ação solidária 

O PM e empresário Edson dos Cosméticos realizou por mais um ano seu Natal Solidário,  com doação de cestas básicas a duzentas famílias carentes.  “Com essas desde o início do projeto, são mais de seiscentas doadas”, disse à Coluna.

Quem é?

Prefeitos do Pajeú não gostaram nem um pouco das revelações do “prefeito fonte” ao blog sobre dinheiro sobrando nas prefeituras.  Na boca miúda, até um prêmio estão prometendo a quem descobrir quem é o dedo-duro,  que corre risco se ser condenado a enforcamento em praça pública.

Vai sair!

A governadora Raquel Lyra finalmente deve anunciar sua equipe com seus principais membros a partir dessa terça, pelo que o blog apurou. Registre-se, ela só tem mesmo essa semana para anúncio. Fato: a demora atrapalha os ungidos, que vão trocar o pneu com o carro em movimento.

Fim de feira

Representantes dos órgãos regionais já atiraram o modo “fim de feira”. O programa Manhã Total tentou ouvir quatro deles avaliando as atividades da pasta, convidando Igor Galindo (Compesa), Socorro Amaral (GRE), Mary Delanea (Saúde) e Heleno Mariano (Ciretran). Só o último topou.

Frase da semana:

“Natal sem os pobres não é o Natal de Jesus”.

Do Papa Francisco,  na homilia da Missa solene da Noite de Natal deste sábado, na Basílica de São Pedro. Ele condenou a ganância dos homens, as guerras e a fome.