Notícias

Serra Talhada sedia seminário de escuta pública para o Plano Decenal da Primeira Infância 

Por André Luis

O município de Serra Talhada foi palco, nesta quinta-feira (13), de um seminário de escuta pública para a construção do Plano Decenal para a Primeira Infância de Pernambuco. O evento contou com a participação do secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Márcio Oliveira, do secretário de Governo, Allan Pereira, e da secretária de Criança e Juventude de Pernambuco, Yanne Teles, além de gestores e representantes da sociedade civil engajados na causa.  

O Plano Decenal é um documento técnico e político que orientará as ações do estado para garantir direitos e oportunidades às crianças de 0 a 6 anos. Durante o encontro, Márcio Oliveira destacou a importância desse processo participativo. 

“Pensar em ‘infâncias’ é reconhecer as pluralidades presentes no estado, e as escutas regionais são o ponto de partida para que se construam políticas públicas coerentes, bem estruturadas, garantindo que crianças tenham acesso a serviços essenciais como saúde, nutrição, educação infantil e proteção social, promovendo um desenvolvimento saudável e equilibrado”, afirmou o secretário.  

A secretária de Criança e Juventude de Pernambuco, Yanne Teles, ressaltou que “momentos como esse são essenciais para construirmos políticas públicas eficazes e alinhadas com a realidade das nossas crianças. A primeira infância é a base do desenvolvimento humano, e ouvir as diferentes regiões do estado nos permite elaborar estratégias mais justas e inclusivas para garantir um futuro melhor para todas elas.”

O seminário faz parte de uma série de encontros regionais que têm como objetivo coletar contribuições e garantir que as políticas voltadas para a infância sejam construídas com base nas realidades e necessidades dos municípios pernambucanos.

Outras Notícias

Afogados da Ingazeira e Arcoverde registram novos casos de covid-19

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que nesta terça-feira (15), foram registrados 17 novos casos com resultados positivos para covid-19 no município. Desses, 4 já estavam em investigação e 13 são contatos de casos positivos.   São 12 pacientes do sexo feminino, com idades entre 34 e 80 anos e 5 pacientes do sexo masculino […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que nesta terça-feira (15), foram registrados 17 novos casos com resultados positivos para covid-19 no município. Desses, 4 já estavam em investigação e 13 são contatos de casos positivos.  

São 12 pacientes do sexo feminino, com idades entre 34 e 80 anos e 5 pacientes do sexo masculino com idades entre 8 e 65 anos. 

Entre as mulheres: quatro aposentadas, duas agricultoras, uma atendente, duas do lar, uma professora, uma vendedora e uma de profissão não informada. Entre os homens: um menor, um pedreiro, um agricultor, um armador e um vendedor. 

Entram em investigação os casos de dez mulheres, com idades entre 9 e 84 anos; e os casos de sete homens, com idades entre 6 e 78 anos. 

Nesta terça-feira, 70 casos foram descartados após os pacientes apresentarem resultados negativos para covid-19.

Hoje, 19 pacientes apresentaram alta por cura após avaliação clínica epidemiológica. Já são 535 (79,37%) recuperados para covid-19 no município. Atualmente, 128 casos estão ativos na cidade. 

Hoje, Afogados atingiu a marca de 3.680 pessoas testadas para a covid-19.

A Secretaria de Saúde de Arcoverde informa nesta terça-feira (15), que foram contabilizados 7 novos casos de Covid-19 e mais 4 curados. O boletim diário, portanto, fica com 292 suspeitos, 2.942 descartados, 1.366 confirmados, 48 óbitos, e 1.021 recuperados.

De acordo com a repartição municipal, a taxa de recuperação dos casos confirmados atualmente é de 74,25%, enquanto que a taxa de letalidade está em 3,52%. 

Estão sendo testadas aproximadamente 100 pessoas por dia. Arcoverde está tendo nos resultados de testagens promovidas, o seu maior número de casos positivos ultimamente.

Vale lembrar, que dentro dos 1.366 confirmados, estão contabilizados os 48 óbitos e 1.021 curados. No total, a cidade tem 6 pacientes internados em enfermaria.

No Hospital Regional Ruy de Barros Correia, não há paciente de Arcoverde na UTI e três estão na enfermaria. No Hospital de Campanha há três internados. No Hospital Memorial Arcoverde não há paciente do município na UTI.

Nas barreiras sanitárias das entradas da cidade, foram abordados 1.248 carros de fora.

Bolsonaro e Flávio se reúnem em Brasília

O deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, esteve no Palácio da Alvorada neste sábado (19). Segundo o jornal “O Globo”, Flávio e Jair Bolsonaro ficaram reunidos durante toda a manhã na residência oficial da Presidência da República, em Brasília. O encontro aconteceu um dia após o Jornal Nacional informar que, segundo o Conselho […]

O deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, esteve no Palácio da Alvorada neste sábado (19).

Segundo o jornal “O Globo”, Flávio e Jair Bolsonaro ficaram reunidos durante toda a manhã na residência oficial da Presidência da República, em Brasília.

O encontro aconteceu um dia após o Jornal Nacional informar que, segundo o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), foram encontrados depósitos suspeitos na conta do senador eleito que somam R$ 96 mil.

O jornal “O Estado de S.Paulo” registrou o momento em que o senador eleito deixava a residência oficial de Bolsonaro.

G1 procurou a assessoria da Presidência, que disse não ter como confirmar o encontro nem o que foi discutido pelos dois.

Nesta sexta (18), o Jornal Nacional mostrou que, de acordo com o Coaf, em um mês, foram quase 50 depósitos suspeitos em dinheiro numa conta de Flávio.

Entre junho e julho de 2017, diz o Coaf, foram registrados 48 depósitos em espécie na conta do senador eleito, concentrados no autoatendimento da agência bancária da Assembleia Legistativa do Rio de Janeiro(Alerj) e sempre no mesmo valor: R$ 2 mil.

Carlos Veras apoia a pré-candidatura de Pedro Caldas a prefeito de Cabrobó

O deputado federal Carlos Veras (PT-PE), declarou hoje (24) seu apoio ao pré-candidato a prefeito de Cabrobó, Pedro Caldas, do mesmo partido. O pré-candidato é vice-prefeito do município e eleito presidente do PT municipal em 2019, quando obteve 100% de votos no Processo de Eleição Direta (PED). “Meu apoio a Pedro Caldas se deve à […]

O deputado federal Carlos Veras (PT-PE), declarou hoje (24) seu apoio ao pré-candidato a prefeito de Cabrobó, Pedro Caldas, do mesmo partido.

O pré-candidato é vice-prefeito do município e eleito presidente do PT municipal em 2019, quando obteve 100% de votos no Processo de Eleição Direta (PED).

“Meu apoio a Pedro Caldas se deve à sua capacidade de fortalecer o PT, reunificar as forças progressistas da cidade e unir o povo para enfrentar o retrocesso e a recessão promovidos pelo governo federal, com forte impacto negativo local e fazer Cabrobó avançar nas políticas sociais e na economia”, afirma Veras.

Caminhão tomba e interdita na PE 320 próximo a Serra Talhada

A PE 320 está interditada na altura de Calumbi, em virtude de um acidente. Um caminhão carregado de telhas tombou no local. A via está totalmente interditada. Pela forma como o caminhão tombou, a perspectiva é de que a retirada do local demore algumas horas. Policiais rodoviários federais já estão no local. Ainda não se […]

A PE 320 está interditada na altura de Calumbi, em virtude de um acidente.

Um caminhão carregado de telhas tombou no local. A via está totalmente interditada.

Pela forma como o caminhão tombou, a perspectiva é de que a retirada do local demore algumas horas.

Policiais rodoviários federais já estão no local. Ainda não se sabe o que provocou o acidente. Fala-se em um cochilo, mas não há confirmação oficial.

O caminhão tem placas de Afogados da Ingazeira. Pelo que o blog apurou, o motorista, identificado como Ronaldo Silva, conhecido por Bolinha de Ouro, está bem. Ele reside na Cohab.

Motoristas que trafegam na área precisam buscar rotas alternativas ate a retirada do veículo, que deve ocorrer até o final da manhã de hoje.

Ninguém tem mais dúvidas: Márcio Oliveira será o pré-candidato a vice na chapa de Luciano Duque

Como o blog antecipou,  Márcio Oliveira será mesmo o pré-candidato a vice de Luciano Duque. A notícia foi cravada pelo radialista Francys Maya, no Tribuna Popular, da Líder FM e já era aguardada. Márcio  estava a frente do segundo postulante, Faeca Melo,  nos critérios por conta de uma base maior de apoio de vereadores, além da […]

MARCIO3Como o blog antecipou,  Márcio Oliveira será mesmo o pré-candidato a vice de Luciano Duque. A notícia foi cravada pelo radialista Francys Maya, no Tribuna Popular, da Líder FM e já era aguardada.

Márcio  estava a frente do segundo postulante, Faeca Melo,  nos critérios por conta de uma base maior de apoio de vereadores, além da possibilidade de levar parte da tradicional família Oliveira para o palanque governista e o alinhamento da chapa.

Então, resta apenas o anúncio de Luciano Duque. A ponta do prego só não havia sido  virada ainda porque Serra Talhada viveu movimentação intensa semana passada, com a migração do PMDB para o palanque de Victor Oliveira.

Nos bastidores, houve uma movimentação para avaliar a possibilidade de Nena Magalhães, em um arroubo de indignação pela traição da legenda, anunciasse até apoio ao projeto petista, pelo alinhamento PT/PTB, o que acabou não vingando.