Notícias

Serra Talhada promove curso de poda em árvores na abertura da Semana da Árvore

Por Nill Júnior

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu um curso de poda em árvores nos últimos dias 14 e 15 de setembro, quarta e quinta-feira, respectivamente, no auditório do Colégio Cônego Torres. A atividade abriu oficialmente a programação da Semana da Árvore no município.

O curso contou com a participação de 30 pessoas inscritas, entre autônomos e colaboradores de empresas privadas (CELPE, REFERENCIAL), representantes do Corpo de Bombeiros, das Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos e da Mata da Pimenteira (CPRH). Também contou com a participação da Secretária Municipal de Meio Ambiente da cidade de Flores-PE, Luciana Souza.

Ministrado em parceria com professores da UFRPE/UAST, o curso ofereceu aulas sobre benefícios e tipos de árvores, manejo de podas, fitossanidade e legislação ambiental, além da parte prática e de avaliação final.

Ainda na abertura da Semana da Árvore, a Secretaria de Meio Ambiente promoveu palestra e apresentação de vídeos socioambientais do Circuito Tela Verde ressaltando a importância das árvores para o Meio Ambiente no Colégio Municipal Antônio Firmino Lima, no Distrito de Varzinha. Na oportunidade foi entregue aos alunos uma Muda de IPÊ para ser plantada e cuidada pelos próprios alunos da escola.

Outras Notícias

Carnaíba: Anchieta Patriota vistoria hospital municipal

O prefeito de Carnaíba-PE, Anchieta Patriota (PSB), visitou nesta quarta-feira (31/07) o Hospital Municipal José Dantas Filho. A visita faz parte de uma vistoria realizada pelo gestor para saber a quantas anda o atendimento na unidade. O hospital que teve seu Centro Cirúrgico reativado, tem facilitado a vida da população que antes precisa se deslocar […]

O prefeito de Carnaíba-PE, Anchieta Patriota (PSB), visitou nesta quarta-feira (31/07) o Hospital Municipal José Dantas Filho. A visita faz parte de uma vistoria realizada pelo gestor para saber a quantas anda o atendimento na unidade.

O hospital que teve seu Centro Cirúrgico reativado, tem facilitado a vida da população que antes precisa se deslocar para outros municípios para realizar procedimentos. Hoje, na unidade são feitas cirurgias de médio e grande porte.

Por mês no hospital são investidos pela prefeitura mais de 350 mil reais, o que garante, segundo a Prefeitura, médicos 24 horas, Raio X, ambulâncias, laboratório de análises clínicas, dentre outros serviços.

STF concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno 

Decisão do ministro Alexandre de Moraes levou em consideração quadro de saúde debilitada comprovado por perícia oficial e idade avançada O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta segunda-feira (22) prisão domiciliar humanitária ao general da reserva Augusto Heleno em razão da idade avançada do condenado (78 anos) e do seu […]

Decisão do ministro Alexandre de Moraes levou em consideração quadro de saúde debilitada comprovado por perícia oficial e idade avançada

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta segunda-feira (22) prisão domiciliar humanitária ao general da reserva Augusto Heleno em razão da idade avançada do condenado (78 anos) e do seu quadro de saúde, comprovado por perícia médica oficial realizada pela Polícia Federal. A decisão foi proferida pelo relator na Execução Penal (EP) 168. 

A prisão domiciliar foi concedida com a imposição de medidas restritivas. Entre elas: uso de tornozeleira eletrônica, entrega de todos os passaportes, proibição de comunicação por telefone ou redes sociais e restrição de visitas, limitadas a advogados e equipe médica. O descumprimento de qualquer uma das condições estabelecidas implicará o retorno imediato ao regime fechado. 

Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), foi condenado a 21 anos de pena privativa de liberdade, em regime inicial fechado. A condenação foi definida pela Primeira Turma do STF no julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que apurou a atuação do Núcleo 1 da tentativa de golpe de Estado, apontado como o núcleo central da trama, conforme denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).  

Segundo a decisão, laudos médicos confirmaram que o réu é portador de “demência de origem mista em estágio inicial (Alzheimer e complicação vascular, combinadas)”, com natureza progressiva e irreversível. Embora o condenado cumpra pena em regime inicial fechado, a jurisprudência da Corte admite, em caráter absolutamente excepcional, a concessão de prisão domiciliar humanitária quando demonstrada a impossibilidade de tratamento adequado no ambiente prisional.  

“O quadro demencial, embora em estágio inicial, tende a ter sua evolução acelerada e agravada em ambiente carcerário, especialmente diante do isolamento relativo e da ausência de estímulos protetivos e retardantes, em especial o convívio familiar e a autonomia assistida”, pontuou do laudo pericial. 

O ministro Alexandre de Moraes também considerou a conduta colaborativa do réu, que se apresentou espontaneamente para o início do cumprimento da pena, não havendo indícios de tentativa de fuga. 

Na decisão, o relator enfatizou que a medida busca compatibilizar a efetividade da Justiça Penal com a proteção da dignidade da pessoa humana e dos direitos fundamentais do idoso, conforme previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Pessoa Idosa, reiterando entendimento já adotado pelo STF em situações excepcionais semelhantes.

Prefeito de Iguaracy destaca importância do Programa PE na Estrada para a região do Pajeú

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSDB), celebrou nas redes sociais, nesta quarta-feira (23), o lançamento do Programa PE na Estrada, iniciativa do Governo de Pernambuco liderada pela governadora Raquel Lyra.  O programa, que foi apresentado oficialmente durante o evento, é o maior projeto de infraestrutura viária da história do estado, com investimentos que ultrapassam […]

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSDB), celebrou nas redes sociais, nesta quarta-feira (23), o lançamento do Programa PE na Estrada, iniciativa do Governo de Pernambuco liderada pela governadora Raquel Lyra. 

O programa, que foi apresentado oficialmente durante o evento, é o maior projeto de infraestrutura viária da história do estado, com investimentos que ultrapassam R$ 5 bilhões para a implantação, restauração e conservação de estradas em todas as regiões pernambucanas.

Zeinha destacou a relevância do programa, especialmente para a região do Pajeú, onde o anúncio da reconstrução completa da PE-304, trecho que liga Tabira a Água Branca, na Paraíba, foi visto como um marco. “Essa iniciativa garante um investimento superior a R$ 5 bilhões para ações de implantação, restauração e conservação de estradas em todas as regiões do nosso Estado”, afirmou o prefeito.

Ele também ressaltou o impacto positivo que as obras trarão para a mobilidade e o desenvolvimento local. “A importância desse programa para as melhorias nas estradas, especialmente na região do Pajeú, com o anúncio da reconstrução completa da PE-304, representará um avanço significativo na mobilidade e no desenvolvimento local, beneficiando diretamente a nossa população”, disse Zeinha Torres.

O prefeito ainda reforçou a expectativa de que o programa traga uma melhoria considerável nas condições das vias, impulsionando o comércio e facilitando o acesso a serviços essenciais para a população de Iguaracy e municípios vizinhos. “Com o PE na Estrada, espero que as condições das vias melhorem consideravelmente, impulsionando o comércio e facilitando o acesso a serviços essenciais para todos nós”, concluiu.

O PE na Estrada é parte dos esforços do Governo de Pernambuco para fortalecer a infraestrutura rodoviária e melhorar a qualidade de vida das pessoas em diversas regiões, incluindo o Sertão do Pajeú, uma área historicamente carente de investimentos dessa magnitude.

Magno Martins comanda o Frente a Frente da Rádio Pajeú

O último programa do ano, o Frente a Frente de hoje, com o jornalista Magno Martins,  será ao vivo direto dos estúdios da Rádio Pajeú Daqui a pouco, às 18h, como aconteceu ontem,  para a Rede Nordeste de Rádio. Terei a honra de estar ao lado de Magno nesse último programa de 2019, coroando um […]

O último programa do ano, o Frente a Frente de hoje, com o jornalista Magno Martins,  será ao vivo direto dos estúdios da Rádio Pajeú

Daqui a pouco, às 18h, como aconteceu ontem,  para a Rede Nordeste de Rádio.

Terei a honra de estar ao lado de Magno nesse último programa de 2019, coroando um ano maravilhoso para a Pioneira do Sertão Pernambucano.

Entre os convidados, o presidente da Amupe, José Patriota, prefeito de Afogados da Ingazeira.

Luto no Cariri: morre jornalista Klebson Wanderley aos 35 anos

Morreu na manhã desta sexta-feira (03) o jornalista e comunicador Klebson Wanderley, aos 35 anos. Klebson é natural de Caicó, no Rio Grande do Norte, mas atuava há vários anos na região do Cariri paraibano, onde apresentava os programas jornalísticos da Rádio Serra Branca FM e era proprietário do Portal De Olho no Cariri. Ele […]

Morreu na manhã desta sexta-feira (03) o jornalista e comunicador Klebson Wanderley, aos 35 anos.

Klebson é natural de Caicó, no Rio Grande do Norte, mas atuava há vários anos na região do Cariri paraibano, onde apresentava os programas jornalísticos da Rádio Serra Branca FM e era proprietário do Portal De Olho no Cariri.

Ele estava internado em uma unidade de saúde em Natal, em decorrência de uma pneumonia grave.

A morte do profissional deixou o Cariri consternado. A Prefeitura de Serra Branca emitiu nota de pesar:

“Dia muito triste para nossa cidade, perdemos um filho ilustre. Klebson Wanderley era um filho adotivo de Serra Branca, mas sempre nos representou muito bem. Em nome do Prefeito Souzinha e da vice-prefeita Dra Alda Dias desejamos a toda a sua família e amigos força neste momento de muita dor”.