Notícias

Serra Talhada lança campanha contra o trabalho infantil

Por Nill Júnior

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, lançou nesta terça-feira (12), Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil, a “Campanha Trabalhar não é Coisa de Criança”.

O lançamento aconteceu no Pátio da Feira Livre e logo em seguida teve panfletagem na feira e blitz educativa no centro da cidade. As ações da campanha seguem durante todo o mês de junho com palestras, panfletagens, blitz educativas e oficinas com crianças.

“Durante todo o mês de junho vamos realizar palestras nas escolas e nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ações de mobilização no Mercado Público, blitz educativas nas ruas e oficinas com crianças”, informou a coordenadora municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil (PETI), Wanessa Lira.

A programação da campanha conta ainda com uma audiência pública para discutir as estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, na próxima terça-feira (19), às 08h, na Câmara de Vereadores e uma oficina com crianças e adolescentes, na sexta-feira (22), em Varzinha.

A data

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é celebrado anualmente em 12 de junho. O principal objetivo da data é alertar a comunidade em geral e os diferentes núcleos do governo sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil e do mundo. Esta data foi criada por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, uma agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2002.

Outras Notícias

Filho e sobrinho de Regina são alvos de tiro em Itaíba

O filho e um sobrinho da prefeita de Itaíba, Regina Cunha (Podemos), foram alvo de tiros disparados na noite deste domingo (01), nas proximidades da propriedade da prefeita, próximo a divisa entre o distrito de Negras e Canapi (AL). Segundo a ocorrência policial registrada pelo delegado Marcos Virginio, o fato ocorreu por volta das 22h. Manoel […]

O filho e um sobrinho da prefeita de Itaíba, Regina Cunha (Podemos), foram alvo de tiros disparados na noite deste domingo (01), nas proximidades da propriedade da prefeita, próximo a divisa entre o distrito de Negras e Canapi (AL). Segundo a ocorrência policial registrada pelo delegado Marcos Virginio, o fato ocorreu por volta das 22h.

Manoel Luiz Bispo da Cunha (Filho) e Luiz Candido Silva da Cunha (sobrinho), vinham de uma pista de vaquejada por volta da dez da noite, quando alguém efetuou um disparo de arma de fogo. O laudo médico demonstra que o tiro pode ter atingido o sobrinho da prefeita de raspão, pois o mesmo apresentava vestígios de lesões nas costas, na região lateral direita do abdômem e tórax.

No depoimento, Luiz Cândido ressalta que estava apenas passando o fim de semana e que não tem nenhuma intriga e “só pode atribuir o ocorrido ao fato de a sua tia ser a prefeita da cidade e estar disputando a reeleição”. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia da 160ª circunscrição de Itaíba.

A assessoria de Regina lembra que vários fatos vêm se somando para demonstrar a violência dos que lhe fazem oposição. Citou o fato de que no final do mês passado várias bandeiras foram roubadas da candidata Regina que ficavam na entrada da cidade. Em outra ocasião, pessoas ligadas ao grupo político adversário jogaram cartuchos de espingarda calibre 12 já utilizados, ameaçando os militantes.

Diante dos fatos, a coordenação da campanha da prefeita Regina da Saúde já solicitou a Polícia Militar e a Secretaria de Defesa Social o reforço no policiamento e na segurança para garantir as eleições do próximo dia 15 de novembro. Regina tem como adversária política a candidata Rogéria Martins, que representa o grupo do ex-deputado Claudiano Martins e do atual deputado estadual Claudiano Martins Filho.

Só farmácias e postos deverão funcionar em período de restrição no Pajeú

De acordo com comunicado expedido em rede social pela CDL Afogados da Ingazeira, só farmácias e postos irão funcionar entre 24 e 28 de março,  quando os municípios adotarão medidas mais restritivas. A decisão foi tomada hoje pelos prefeitos do Pajeú mais o município de Sertânia e foi deliberada com apoio e encaminhamento de MP […]

De acordo com comunicado expedido em rede social pela CDL Afogados da Ingazeira, só farmácias e postos irão funcionar entre 24 e 28 de março,  quando os municípios adotarão medidas mais restritivas.

A decisão foi tomada hoje pelos prefeitos do Pajeú mais o município de Sertânia e foi deliberada com apoio e encaminhamento de MP da região,  Cimpajeú,  Amupe e Governo de Pernambuco.

“O Decreto só deve sair na segunda feira, mas já tivemos contato com a Prefeitura Municipal e o Ministério Público a respeito dos termos do acordo firmado entre os municípios do Pajeú”, diz a nota.

Segundo foram informados, entre os dias 24 e 28 de março, de quarta a domingo da próximasemana,  haverá uma paralisação quase total das atividades.

“Somente poderão funcionar farmácias e postos de combustíveis. Todos os demais segmentos e atividades estarão fechados, podendo funcionar somente o delivery”.

“Na segunda feira, teremos outros detalhes com a publicação do Decreto, mas essa é a informação geral”. Eles não detalham que posição ou encaminhamento será tomado pela entidade.

Vereador Joel Gomes emite nota de pesar pela morte de Liberato Costa Júnior

Tive o prazer de por diversas vezes conversar com o Vereador Liberato Costa Júnior e, como sempre, curioso que sou, perguntava-lhes porque não almeja seguir para o Legislativo Estadual? Ele, na sua sabedoria, respondia que o “melhor Parlamento é o municipal”. Aí do pretenso candidato que Liba começasse a perguntar: Beltrano se elege? Sicrano se […]

joelTive o prazer de por diversas vezes conversar com o Vereador Liberato Costa Júnior e, como sempre, curioso que sou, perguntava-lhes porque não almeja seguir para o Legislativo Estadual? Ele, na sua sabedoria, respondia que o “melhor Parlamento é o municipal”.

Aí do pretenso candidato que Liba começasse a perguntar: Beltrano se elege? Sicrano se elege? Fulano se elege? E sucessivamente chegava naquele que você o indagara se estaria ou não eleito, onde ele respondia: Não sobrou a vaga para seu candidato, amigo… Era a famosa “lista do Liba”.

Como ex Presidente da COPAP e em nome de todos que compõe a Comissão Parlamentar do Pajeú, a este que também compartilhou do crescimento da UVP – União dos Vereadores de Pernambuco, onde participou conosco de diversos congressos, os nossos mais sinceros pesares a este exemplar homem público que deixa um legado a ser seguido pelos Vereadores(as) de Pernambuco.

Joel Gomes

Vereador

Lula confirma concurso do Ibama para combater o desmatamento ilegal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a realização do concurso do IBAMA, em entrevista para um grupo de rádios, na manhã desta quinta-feira. O principal objetivo, que justifica a realização do certame, é potencializar o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia e em todo os biomas do país. A Caatinga, muito afetada, é um […]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a realização do concurso do IBAMA, em entrevista para um grupo de rádios, na manhã desta quinta-feira.

O principal objetivo, que justifica a realização do certame, é potencializar o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia e em todo os biomas do país. A Caatinga, muito afetada, é um deles.

Para este ano, o órgão já solicitou duas mil quatrocentas e oito vagas. Mil, quinhentas e três vagas são para analista ambiental. As outras novecentas e cinco são para analista administrativo. Será exigido nível superior para ambos.

“Nós vamos ser muito duros na fiscalização e na punição das pessoas. Nós vamos ser muito duros. A Polícia Federal vai agir, a Força Nacional vai agir, a Justiça vai agir e nós estamos, inclusive, contratando um novo concurso para o Ibama. Porque, quando eu deixei a presidência, o Ibama tinha 1.700 funcionários. Hoje o Ibama só tem 700 funcionários. Não tem nem a capacidade necessária para fiscalização.”

Em Iguaracy posse de conselheiros tutelares é suspensa por Liminar

A Juíza Daniela Rocha deferiu hoje (7) liminar para suspender a posse dos novos conselheiros tutelares do município de Iguaracy, deferindo mandado de segurança impetrado pelo advogado Júlio Liberal. Trata-se de um mandado que requer a suspensão da posse dos membros, bem como o cancelamento da eleição para Conselho Tutelar no município, tendo em vista […]

A Juíza Daniela Rocha deferiu hoje (7) liminar para suspender a posse dos novos conselheiros tutelares do município de Iguaracy, deferindo mandado de segurança impetrado pelo advogado Júlio Liberal.

Trata-se de um mandado que requer a suspensão da posse dos membros, bem como o cancelamento da eleição para Conselho Tutelar no município, tendo em vista supostas irregularidades.

A posse estava marcada para o próximo dia 10 e apesar de não constarem nos autos provas inequívocas que justifiquem o cancelamento, a juíza deferiu a liminar até o julgamento do mandado de segurança.

Existe a possibilidade de outros municípios acionarem o judiciário para suspender ou anular as eleições.

Veja abaixo cópia da decisão:

decisao