Notícias

Serra: sociedade apresenta propostas para o PPA

Por Nill Júnior

O município de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, promoveu a Audiência Pública Governo Participativo na manhã desta sexta-feira (29), na Escola Municipal Manoel Pereira Neto, no Bom Jesus/Malhada. A audiência contou com a participação de diversas representações da sociedade e teve como objetivo a apresentação de propostas para a construção do Plano Plurianual 2018/2021.

O evento teve início com a plenária de abertura, em seguida salas temáticas e, por último, apresentação das propostas da sociedade civil. As salas temáticas foram divididas em diversos eixos: Saúde; Educação; Cidadania (Assistência Social, Crianças, Adolescentes, Juventude, LGBT, Mulheres, Idosos e Pessoas com Deficiência); Infraestrutura; Serviços Públicos e Mobilidade; Governo Transparência e Participação Popular; Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo; Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente.

O prefeito Luciano Duque destacou a importância da participação popular na gestão municipal. “Adotamos essa ferramenta em 2013 e deu muito certo, onde conseguimos implantar 83% daquilo que colocamos no papel à época. Isso porque entendemos que ouvir o povo faz com que o governo erre menos e consolida a relação com a sociedade, mostrando que o governo é participativo, pois construir orçamento e diretrizes a partir do olhar daqueles que conhecem seus problemas e prioridades mostra um enorme respeito pela cidadania”, afirmou.

Josembergues Melo, secretário de Planejamento e Gestão, avalia positivamente a audiência. “A sociedade compareceu em peso, tivemos mais de 600 pessoas presentes, superando nossas expectativas, o que demonstra que a sociedade atendeu o chamado do governo e veio discutir o futuro do município. A partir de agora vamos consolidar esse material através de um sistema eletrônico que vai nos ajudar a organizar as propostas, ideias e sugestões para serem inseridas no Plano Plurianual, na Lei Orçamentária e no dia a dia do governo nos próximos anos”, avaliou o secretário. Ainda segundo ele a plataforma www.governoparticipativo.serratalhada.pe.gov.br permanece funcionando até este sábado, dia 30.

Representando a sociedade civil, o músico e biólogo Paulo Bezerra elogiou a iniciativa. “Iniciativas como essa são vistas nos países de primeiro mundo, onde o governo chama a sociedade para dialogar e discutir as prioridades de gestão através de audiências e plebiscitos, então Serra Talhada está de parabéns”, disse. Mesma opinião de Lia Cramer, assentada da Reforma Agrária e membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Urbano. “Pudemos apresentar as principais demandas da cidade e da zona rural, indicando as necessidades, como, por exemplo, alguns serviços que ainda precisam chegar ou melhorar na zona rural atendendo a população”, comentou.

Serviços de saúde – Durante o evento a Secretaria de Saúde disponibilizou testes rápidos de Hepatites, Sífilis e HIV, além de testagem sanguínea para os participantes.

Outras Notícias

Para o MPF, Dirceu era dono de aeronave

Do Blog de Matheus Leitão Na denúncia apresentada à Justiça na sexta-feira (4), o Ministério Público Federal detalha complexa transação comercial que, segundo os investigadores, tinha o objetivo de ocultar a compra de parte de um avião Cessna, modelo 560XL, feita pelo o ex-ministro José Dirceu. “O denunciado Dirceu, de modo consciente e voluntário, no […]

jose-dirceu_1

Do Blog de Matheus Leitão

Na denúncia apresentada à Justiça na sexta-feira (4), o Ministério Público Federal detalha complexa transação comercial que, segundo os investigadores, tinha o objetivo de ocultar a compra de parte de um avião Cessna, modelo 560XL, feita pelo o ex-ministro José Dirceu.

“O denunciado Dirceu, de modo consciente e voluntário, no contexto das atividades da organização criminosa exposta nessa peça, […] dissimulou e ocultou a origem e a propriedade da parte ideal de 1/3 (33%) da aeronave Cessna Aircraft, modelo 560XL, […] no valor de R$ 1.071 milhão”, aponta o MPF.

Segundo procuradores do caso, a quota no avião foi adquirida em favor de Dirceu pelo empresário Milton Pascowitch, hoje delator da Operação Lava Jato, e outros dois investigados, por intermédio de empresas com recursos desviados dos “crimes de cartel, fraude a licitação e corrupção praticados pelos executivos da Engevix, Hope e Personal na Petrobras”.

Após fechar acordo de delação premiada, Pascowitch tornou-se o pivô da operação Pixuleco, 17ª fase da Lava Jato, cujo alvo principal foi Dirceu. O ex-ministro do governo Lula está preso desde o dia 3 de agosto, acusado de crimes como formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção passiva e a lavagem de dinheiro.

Na delação, Pascowitch explicou que intermediava propina em contratos das empresas Hope (de recursos humanos, que presta serviços à Petrobras) e Personal (terceirizada que faz serviços de limpeza para a estatal) para Dirceu e outros. Na sua versão, dinheiro desviado de contratos da Engevix com a estatal do petróleo beneficiou o ex-ministro.

Os procuradores explicam que, em relação a aeronave, está “evidenciado que [Dirceu] era o proprietário de fato da quota parte de 1/3 (33%) da aeronave […], tendo dissimulado a origem do valor empregado na aquisição e ocultado a parte ideal do avião”. A compra do avião seguiu, segundo os investigadores, a mesma linha utilizada pelo grupo para ocultar bens, conforme mostrou o Blog.

Procurado pelo Blog, a defesa de Dirceu afirmou, por meio da assessoria, que só vai dar declarações publicamente depois que o juiz Sérgio Moro, coordenador das ações penais da Lava Jato, pedir a manifestação de advogados no processo. A Engevix afirmou que está prestando os esclarecimentos necessários à Justiça.

Prefeito de Tuparetama emite nota sobre episódio envolvendo blogueiro Júnior Finfa

Prezado Nill Júnior, O bom jornalismo é indispensável para civilidade. Uma ferramenta de cidadania e informação, que quando bem utilizada, é um exercício nobre e uma profissão valorosa. Infelizmente, a evidente deformação de alguns pseudos-jornalistas, que escondem a extorsão e o mercenário através de um canal de comunicação que quem paga mais é o mais […]

Prezado Nill Júnior,

O bom jornalismo é indispensável para civilidade. Uma ferramenta de cidadania e informação, que quando bem utilizada, é um exercício nobre e uma profissão valorosa. Infelizmente, a evidente deformação de alguns pseudos-jornalistas, que escondem a extorsão e o mercenário através de um canal de comunicação que quem paga mais é o mais visto, deturpa a imagem de um ofício digno e indispensável para a democracia.

O episódio do último final de semana dispensa qualquer defesa. Não passa de um vendedor de notícias buscando seus segundos de projeção. No entanto, a minha vida e o meu comportamento familiar e em sociedade por mais de seis décadas e por toda uma vida pública, já respondem. A população de minha cidade, e de toda região, onde exerci desde a iniciativa privada até agora, o terceiro mandato como prefeito, é conhecedora que os meus embates sempre são no campo das ideias e da boa convivência.

A situação não passa de um desejo de angariar alguns segundos de holofote, ou quem sabe, mais uma vez, entre tantas outras tentativas, tentar fazer um verdadeiro bolão de um blog e oferecer seus (des) serviços ao nosso governo, que sempre tratou a imprensa local com o respeito que os veículos merecem.

Seguimos focados em honrar nosso compromisso com os tuparetamenses e realizar um governo cada vez mais eficiente e próximo das pessoas. Por aqui, as boas notícias se propagam pela verdade e pela transparência, jamais pelo dinheiro e pela conveniência.

Reforço nosso inestimável respeito aos verdadeiros jornalistas, mestres valorosos e indispensáveis para uma sociedade bem informada e com total liberdade de expressão.

Sávio Torres

Fredson recebe comitiva da Associação de Mulheres de Santa Helena

O prefeito Fredson recebeu, nesta terça-feira (13), a visita de um grande grupo de mulheres da Associação de Mulheres de Santa Helena, no estado da Paraíba. A comitiva veio ao município com o objetivo principal de conhecer o projeto de costura industrial, desenvolvido em São José do Egito, com a intenção de implantar a iniciativa […]

O prefeito Fredson recebeu, nesta terça-feira (13), a visita de um grande grupo de mulheres da Associação de Mulheres de Santa Helena, no estado da Paraíba. A comitiva veio ao município com o objetivo principal de conhecer o projeto de costura industrial, desenvolvido em São José do Egito, com a intenção de implantar a iniciativa no município de Santa Helena.

Participaram da visita a secretária da Mulher de Santa Helena, Corrinha Félix, a vereadora Fabiana Gomes e a liderança comunitária Maria Moura, conhecida como “Vuz de Melancias”, além de diversas integrantes da associação. A agenda ocorreu a convite do prefeito Fredson Brito e do vereador Vicente de Vevéi.

Durante a programação, o grupo visitou pontos turísticos da Terra da Poesia e conheceu de perto os projetos e ações da Secretaria da Mulher de São José do Egito, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Centro de Educação Especializada, com destaque para o modelo de costura industrial, que tem gerado oportunidades de renda, fortalecido o empreendedorismo feminino e promovido autonomia econômica para mulheres e homens do município.

“A visita reforça o reconhecimento de São José do Egito como um exemplo de gestão pública, especialmente na área de políticas para as mulheres e desenvolvimento econômico, servindo de referência para outros municípios da região”, destacou a assessoria de comunicação.

O intercâmbio de experiências fortalece a cooperação entre cidades e contribui para a expansão de projetos que geram inclusão, dignidade e desenvolvimento social.

Afogados: Luiz Alves declara apoio a Anchieta Patriota

O candidato a deputado estadual, Anchieta Patriota (PSB) confirmou na tarde desta quinta-feira (04/09), o apoio do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Luiz Alves. Em um encontro com ele e familiares, Patriota recebeu a confirmação de apoio à candidatura do socialista. A informação é da Assessoria do candidato ao blog. “Anchieta é o melhor nome para […]

AILTON136

O candidato a deputado estadual, Anchieta Patriota (PSB) confirmou na tarde desta quinta-feira (04/09), o apoio do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Luiz Alves. Em um encontro com ele e familiares, Patriota recebeu a confirmação de apoio à candidatura do socialista. A informação é da Assessoria do candidato ao blog.

“Anchieta é o melhor nome para representar a região do Pajeú”, afirmou Luiz segundo a nota. O blog também ouviu o ex-vereador Luiz Alves e um outro filho, Lucílio Alves, por telefone. “O pessoal aqui de casa, menos Luciano (Vitório) tá apoiando Anchieta.  Eu tô acompanhando”, afirmou.

Lucílio afirmou que a decisão foi tomada, mas respeitando a posição de Luciano Vitório, que é PT,  de seguir os petistas . Luciano apoia Manoel Santos e Pedro Eugênio.

AILTON135

Ainda em Afogados, Patriota visitou lideranças e encontrou vários nomes como o radialista Toninho Soares e Sílvio Rafael, ex-prefeito da cidade de Iguaracy.

Dois novos casos de intoxicação por metanol são confirmados em Pernambuco

Duas irmãs, de 25 e 28 anos, foram vítimas de intoxicação por metanol após consumirem uma bebida destilada falsificada, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. A mais nova não resistiu e faleceu Com essa nova ocorrência, o Estado contabiliza cinco casos confirmados de intoxicação por metanol, sendo três óbitos e dois sobreviventes. Entre os registros […]

Duas irmãs, de 25 e 28 anos, foram vítimas de intoxicação por metanol após consumirem uma bebida destilada falsificada, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. A mais nova não resistiu e faleceu

Com essa nova ocorrência, o Estado contabiliza cinco casos confirmados de intoxicação por metanol, sendo três óbitos e dois sobreviventes. Entre os registros anteriores, está o caso confirmado no município de Lajedo, no Agreste. As investigações estão sendo conduzidas pela Delegacia de Polícia de Salgueiro, que apura a origem da bebida adulterada e a atuação de possíveis envolvidos na comercialização irregular do produto. “Estamos trabalhando de forma minuciosa para identificar os responsáveis pela comercialização irregular. As oitivas seguem em andamento e, a depender dos indícios coletados, os envolvidos podem responder pelos crimes de falsificação e adulteração de substância ou produto alimentício, ou até mesmo por homicídio, com penas que podem variar de 16 a 30 anos”, explicou o titular da Delegacia de Salgueiro o delegado Tiago Callou.

Por determinação da autoridade policial, foram realizados exames periciais nas vítimas, com os laudos laboratoriais confirmando a presença de metanol no organismo de ambas as mulheres. “Na vítima que veio a óbito, foi constatada uma alta concentração da substância tóxica, de 258 miligramas por decilitro de metanol no sangue, o que corresponde a 12 vezes mais que a dosagem inicial recomendada pela Sociedade Brasileira de Toxicologia para o tratamento com o antídoto, que é de 20 mg/dl. Infelizmente, não houve chances de sobrevivência”, esclareceu o perito criminal da Polícia Científica de Pernambuco, Rafael Arruda. Já na segunda vítima, a dosagem foi menor, de 66,7 mg/dl, fator que, somado à agilidade no diagnóstico, à detecção da substância e a aplicação de um antídoto específico para tratamento de pacientes intoxicados, contribuiu para a evolução do quadro clínico.

83 NOTIFICAÇÕES – Além dos 5 casos confirmados, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) esclarece que, do dia 30 de setembro até o presente momento, Pernambuco contabiliza 83 notificações relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. Desse total, 60 casos foram descartados com apoio dos trabalhos dos peritos do IC e 16 casos seguem em investigação. Outros 4 pacientes não são residentes no Estado, sendo 2 de São Paulo, 1 da Paraíba e 1 de Alagoas.