Serra: Saúde espera Estado para definir grupos de nova etapa de vacinação
A Secretaria de Saúde de Serra Talhada orienta que a população com comorbidades e as pessoas com 59 anos que ainda não fizeram o cadastro no VacinaSerra devem realizar o cadastramento.
Ainda que quem tiver comorbidade deve providenciar o laudo médico obrigatório.
A Secretária Executiva de Saúde Alexandra Novaes chamou a atenção na Revista da Cultura para acesso ao VacinaSerra e o formulário para laudo médico.
Segundo ela, principalmente parte dos portadores de comorbidades estão deixando de baixar o laudo e apresentar ao profissional médico da rede pública ou particular, fundamental para acessar a vacinação.
Eles estão disponíveis no site da Prefeitura de
Serra Talhada na internet: www.serratalhada.pe.gov.br.
Link para cadastramento: https://transparenciagov.com.br/minhavacina/serra-talhada/solicitacoes/cadastro
Link para baixar o formulário de comorbidades: https://transparenciagov.com.br/minhavacina/serra-talhada/ .
Uma preocupação da Secretaria é da demora do estado em não soltar a nota técnica e a resolução da Secretaria Estadual de Saúde que orientam e regularizam a vacinação dos novos grupos prioritários inseridos no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco.
Com isso, aumentam as dúvidas. Nessa etapa, profissionais de segurança, caminhoneiros, trabalhadores de transporte e agentes de saúde estão entre os grupos. Sabe-se que guardas municipais, por exemplo, devem ser vacinados.
Mas vigilantes privados, motoristas de vans de lotação e transporte alternativo por exemplo, ainda dependem da norma técnica para saber se serão ou não vacinados agora.