Notícias

Serra: Prefeitura, PM e CBM firmam TAC para organização da Festa de Nossa Senhora da Penha 

Por André Luis

A Prefeitura de Serra Talhada, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM-PE) firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para garantir a organização, a infraestrutura e a segurança da festa da padroeira do município, Nossa Senhora da Penha, iniciada no último dia 29 de agosto e que se estenderá até o próximo dia 08 de setembro.

A 234ª Festa de Nossa Senhora da Penha é uma tradição que ocorre desde 1790 e atrai milhares de fiéis católicos de Serra Talhada e de outros municípios da região. Este ano, a festa terá 11 dias. Pela grandiosidade do evento, a 2ª Promotoria de Justiça de Serra Talhada considerou a necessidade da assinatura do TAC para a adoção de medidas mais eficientes por parte dos organizadores.

O Promotor de Justiça de Serra Talhada, Vandeci Sousa Leite, levou em consideração que em eventos desta natureza quase sempre ocorrem situações de risco, por diversos fatores, tais como a localização inadequada dos polos de animação, a falta de controle em relação ao horário de encerramento dos shows, a prática de excessos e atos de violência decorrentes do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, razão pela qual a preocupação com a segurança pública deve ser reforçada.

Responsabilidades

No documento foram definidas e distribuídas as atribuições de cada um dos órgãos envolvidos na realização e na segurança do evento. No TAC também foram definidos os horários de início e encerramento da festa, tanto no Polo Cultural (Praça Sérgio Magalhães), quanto no Polo Nacional (Lagoa Maria Timóteo), durante os 11 dias de comemorações.

De acordo com o Promotor de Justiça Vandeci Sousa Leite, os horários estabelecidos servem apenas como mecanismo para tentar reduzir o número de ocorrências policiais e não como marco para a retirada do policiamento ostensivo das ruas.

A Prefeitura está orientando os vendedores ambulantes, barraqueiros, proprietários de carroças de churrasquinhos e similares para que comercializem apenas nos locais previamente estabelecidos pela organização do evento. Com o apoio da PMPE irá fiscalizar e coibir infrações como o uso e ocultação de armas brancas e de fogo; fiscalizar os vendedores de bebidas e os consumidores quanto ao uso de copos descartáveis e a não comercialização e utilização em vasilhames de vidro, bem como para encerrarem as atividades após o término dos shows.

Os proprietários dos parques de diversões e comerciantes em geral estão sendo orientados sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas, cigarros e produtos ofensivos à saúde das crianças e adolescentes; bem como a proibição do trabalho infantil, com a contratação de crianças e adolescentes.

Entre outras, o Corpo de Bombeiros deverá fiscalizar, com 24 horas antes do início dos eventos, a estrutura dos palcos de eventos com o objetivo de verificar os itens de segurança e o uso indevido de botijões de gás nas barracas. A PMPE deverá auxiliar a Prefeitura no cumprimento dos horários de encerramento dos shows; prestar segurança nos polos de animação e pontos de concentração na cidade, independentemente do horário de encerramento da festa.

A íntegra do TAC está disponível na edição do Diário Oficial Eletrônico do MPPE, publicado em 2 de setembro de 2024.

Outras Notícias

Número de reclamações na Black Friday cresceu 17% em 2017

O número de reclamações dos consumidores contra as varejistas durante a Black Friday voltou a crescer em 2017 após dois anos em queda. É o que aponta um levantamento do site Reclame Aqui, que reúne queixas de internautas, e recebeu 3.503 reclamações de consumidores entre 18h de quinta-feira (23) até meia-noite de sábado (25), um […]

O número de reclamações dos consumidores contra as varejistas durante a Black Friday voltou a crescer em 2017 após dois anos em queda. É o que aponta um levantamento do site Reclame Aqui, que reúne queixas de internautas, e recebeu 3.503 reclamações de consumidores entre 18h de quinta-feira (23) até meia-noite de sábado (25), um volume 17% maior do que o registrado no evento de 2016.

A Black Friday é um dia de descontos organizado pelo varejo na última sexta-feira do mês de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças celebrado nos Estados Unidos.

Pelo terceiro ano seguido, a propaganda enganosa lidera o ranking de reclamações do site – em 2017, esse foi o motivo de 13,5% das queixas. O Reclame Aqui informou também que recebeu muitas denúncias sobre sites falsos, fretes abusivos e mais caros que os produtos, além do tempo de entrega.

Na Black Friday deste ano, as reclamações foram mais pulverizadas entre as diferentes varejistas. As 10 empresas mais reclamadas reuniram 37,4% das queixas registradas no Reclame Aqui. No ano passado, 53% das queixas no site se referiam a compras feitas nas 10 empresas mais reclamadas.

Em 2017, o Magazine Luiza liderou o ranking de reclamação, com 263 registros no Reclame Aqui.  As 10 empresas mais reclamadas na Black Friday de 2017 foram Magazine Luiza (263 reclamações), Americanas.com (245), Kabum! (173), Casas Bahia (126), Submarino (124), Netshoes (88), Extra (87), Walmart (77), Burger King (73) e Americanas – marketplace (54).

PF pede aval de Fachin para recuperar dados de celular do amigo de Temer

G1 A Polícia Federal pediu autorização ao ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, para submeter o celular apreendido com o coronel aposentado João Baptista Lima Filho a um procedimento técnico para recuperação de dados. O coronel Lima, como é conhecido, é amigo do presidente Michel Temer. O pedido é assinado pelo delegado Josélio […]

G1

A Polícia Federal pediu autorização ao ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, para submeter o celular apreendido com o coronel aposentado João Baptista Lima Filho a um procedimento técnico para recuperação de dados. O coronel Lima, como é conhecido, é amigo do presidente Michel Temer.

O pedido é assinado pelo delegado Josélio Azevedo de Souza, coordenador do núcleo político da Operação Lava Jato na PF, e foi apresentado no âmbito das investigações relcionadas às buscas e apreensões relacionadas a Temer no último mês de maio, na Operação Patmos. O caso ainda não foi analisado pelo ministro Fachin.

“Solicito autorização de vossa excelência para submeter o aparelho celular apreendido na posse de João Baptista Lima Filho a um procedimento especial pelo Instituto Nacional de Criminalística visando a extração de dados. A técnica a ser utilizada se faz necessária para a recuperação plena dos dados contidos no referido aparelho, conforme laudo, em cópia, e requer autorização específica deste juízo pois seu uso pode ocasionar a perda de dados do celular apreendido”, escreveu o delegado da PF no pedido ao Supremo.

O laudo encaminhado junto com o pedido da PF informa que o celular foi apreendido no endereço do coronel Lima em São Paulo.

Segundo o material, em relação a emails, só foi possível obter data, hora, assunto, remetente e destinatário, mas “o conteúdo (corpo) dos emails não foi extraído devido a impossibilidade de acesso à área de memória protegida do equipamento”.

Para extrair os dados, é necessário utilizar a técnica de desbloqueio “jailbreak”, mas o procedimento pode fazer os dados serem apagados ou pode levar à inutilização do aparelho, diz o laudo.

Além disso, a perícia também não conseguiu acessar mensagens do WhatsApp e quer realizar uma técnica chamada “root”, que também representa riscos para a integridade dos dados.

Clebel Cordeiro: município não deveria ser responsável por distribuição de medicamentos

Vídeo compartilhado nas redes sociais “O cara tá com uma dor de cabeça, ele não tem coragem de ir na farmácia comprar um dipirona. Ele espera pro outro dia amanhecer para ele pegar na prefeitura”, disse. O Prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro, disse a uma emissora de rádio que não deveria ser papel das prefeituras […]

Vídeo compartilhado nas redes sociais

“O cara tá com uma dor de cabeça, ele não tem coragem de ir na farmácia comprar um dipirona. Ele espera pro outro dia amanhecer para ele pegar na prefeitura”, disse.

O Prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro, disse a uma emissora de rádio que não deveria ser papel das prefeituras a distribuição de medicamentos. Clebel falou ao analisar que muitos cidadãos recorrem sempre aos postos de saúde, preferindo esperar uma noite com dor de cabeça para procurar uma unidade no dia seguinte.

“Tem que fazer a coisa correta. Quantos anos a coisa não era correta. O povo está mal acostumado. Tá na hora do povo cair na realidade e tentar ajudar o seu município”, disse ao comunicador Carlos Britto, na Rural FM, no último dia 20.

E seguiu: “Tudo que você faz, o cara tá com uma dor de cabeça, ele não tem coragem de ir na farmácia comprar um dipirona. Ele espera pro outro dia amanhecer para ele pegar na prefeitura. Prefere morrer a noite que pegar o medicamento na farmácia”.

E seguiu dizendo que o problema não deveria ser da municipalidade. “Tem que ter có-participação. Eu acho que município não era pra ser responsável por medicamentos. Era Governo Federal e Governo Estadual. “ O vídeo com a fala de Clebel continua sendo compartilhado nas redes sociais por adversários colado à frase com a imagem do jogador Romário: “você calado é um poeta”.

Ajude o Lincon Ariel a recuperar a visão

Juliana Mendes mora na cidade de Juru, no Sertão da Paraíba e está desesperada por conta de mais um problema de saúde que seu filho vem enfrentando. Lincon Ariel Mendes do Nascimento tem 12 anos de idade. Tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). A vida não tem sido fácil para o garoto, que agora está prestes […]

Juliana Mendes mora na cidade de Juru, no Sertão da Paraíba e está desesperada por conta de mais um problema de saúde que seu filho vem enfrentando. Lincon Ariel Mendes do Nascimento tem 12 anos de idade. Tem Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A vida não tem sido fácil para o garoto, que agora está prestes a ficar totalmente cego, conforme contou Juliana ao Blog do Aryel Aquino. De acordo com a mãe, em 2021 o filho foi surpreendido com a perda de cem por cento da visão do olho direito e, atualmente, enxerga com bastante dificuldade com o esquerdo. “Só restam 4% da visão”, relatou a mãe.

Para evitar a cegueira de Lincon Ariel, é preciso que ele faça urgentemente um transplante de córnea. O garoto está na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) em busca do procedimento há mais de um ano.

Esse tipo de cirurgia custa em média, entre R$ 12 mil e 18 mil reais, e a incerteza do filho conseguir pelo SUS tem deixado a mãe aflita. Ao Blog, Juliana Mendes afirmou que não tem condição financeira para custear o procedimento e fez um apelo: “ajudem o meu filho”.

Ela disponibiliza seu número de celular/WhatApp: (83) 99934-4649, para contato. Também está fazendo uma campanha, juntamente com a comunidade, com o objetivo de conseguir o valor do procedimento cirúrgico. Nesse sentido, contribuições financeiras podem ser feitas através de conta bancária e PIX:

BANCO BRADESCO:

Agência: 3211

Conta-corrente: 0584527-0

Titular: Vanessa Mendes da Silva.

PIX:

Chave: 81999395330

Titular: Vanessa Mendes da Silva.

Todos esses dados bancários são da irmã de Juliana Mendes.

PSB indica João Campos para equipe de transição de Lula

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou os nomes que vão compor sua equipe de transição de governo. Os partidos aliados do petista fizeram indicação de nomes políticos para o time, além das indicações técnicas. Um dos nomes indicados foi o do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Ele e o ex-governador […]

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou os nomes que vão compor sua equipe de transição de governo. Os partidos aliados do petista fizeram indicação de nomes políticos para o time, além das indicações técnicas.

Um dos nomes indicados foi o do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Ele e o ex-governador Márcio França foram os nomes escolhidos pelo PSB para compor o grupo.

A escolha visaria contemplar os estados que o partido possui maior força: Pernambuco e São Paulo. França é, inclusive, cotado para assumir uma pasta na Esplanada dos Ministérios. As informações são da Folha de Pernambuco.