Notícias

Seria cômico, se não fosse trágico: deputados aprovam moção de louvor a Elon Musk

Por André Luis

Moção foi proposta pelo deputado bolsonarista, Coronel Meira

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (9), uma moção de louvor ao magnata da tecnologia Elon Musk.

A moção, proposta pelo deputado federal bolsonarista, Coronel Meira (PL/PE), celebra Musk por sua suposta luta contra a “censura política” no Brasil, uma alegação que carece de uma análise mais profunda e crítica.

Primeiramente, é essencial reconhecer que a liberdade de expressão é um pilar fundamental da democracia. No entanto, essa liberdade não é absoluta e deve ser exercida com responsabilidade, dentro dos limites estabelecidos pela lei e pelo respeito aos direitos humanos. 

A ação de Musk, ao desafiar as decisões do Ministro Alexandre de Moraes, não deve ser vista como um ato heroico de defesa da liberdade, mas sim como um atentado contra o equilíbrio de poderes e a soberania nacional.

A moção de louvor, portanto, não apenas ignora o contexto jurídico e social em que as decisões do Ministro se inserem, mas também endossa uma narrativa perigosa que mina as instituições democráticas do país. 

Ao invés de promover um debate saudável e construtivo sobre os limites da liberdade de expressão e a responsabilidade das plataformas digitais, essa moção parece aplaudir uma interferência estrangeira nas questões internas do Brasil.

É imperativo questionar: até que ponto a influência de uma única pessoa, por mais inovadora que seja, deve ser permitida a ponto de desafiar as decisões judiciais de um país soberano? A aprovação dessa moção pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado reflete uma preocupante falta de visão crítica e um alinhamento com interesses que podem não ser os da maioria dos brasileiros.

Em última análise, a democracia brasileira é construída sobre o diálogo, o respeito mútuo e a observância das leis. A glorificação de ações que potencialmente ameaçam esses princípios é um caminho perigoso e que deve ser reavaliado com urgência. 

A sociedade brasileira merece um debate mais amplo e inclusivo, que considere todas as vozes e perspectivas, em vez de se render ao culto de personalidades e ao poder desmedido das corporações tecnológicas.

Outras Notícias

CNJ afasta desembargador que associou Lula ao Comando Vermelho

Plenário do Conselho Nacional de Justiça decidiu pelo afastamento de Marcelo Lima Buhatem, do TJ-RJ, por publicação de mensagens de cunho político-partidário em redes sociais e outras infrações Da CNN O plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou por 60 dias o desembargador Marcelo Lima Buhatem, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro […]

Plenário do Conselho Nacional de Justiça decidiu pelo afastamento de Marcelo Lima Buhatem, do TJ-RJ, por publicação de mensagens de cunho político-partidário em redes sociais e outras infrações

Da CNN

O plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou por 60 dias o desembargador Marcelo Lima Buhatem, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), por publicação de mensagens de cunho político-partidário em redes sociais.

O CNJ afirma que o desembargador publicou, em março de 2023, em seu perfil no Linkedin, mensagens que questionavam a credibilidade do sistema judicial e eleitoral brasileiro. Para o órgão, as postagens “fomentaram a desconfiança social na justiça, segurança e transparência das eleições”.

As infrações disciplinares foram relatadas pelo conselheiro Alexandre Teixeira. Em seu relatório, Teixeira votou pela pena de disponibilidade por 90 dias. A maioria do plenário, contudo, seguiu o voto divergente apresentado pelo conselheiro Caputo Bastos.

Além das publicações, o desembargador respondeu por suposta quebra da imparcialidade, paralisação de processos em seu gabinete e ausência de declaração do juiz quanto à sua suspeição em relação à advogada com atuação no TJ-RJ, com a qual possuía vínculo de parentesco.

Associação de Lula ao Comando Vermelho

Em 2023, o corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, determinou fiscalização no gabinete do desembargador de Buhatem por publicações críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e favoráveis ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com o CNJ, antes do segundo turno das eleições de 2022, o desembargador teria compartilhado fake news sobre Lula com mensagem de que ele era “convidado de honra do Comando Vermelho”, na visita que fez ao Complexo do Alemão.

A CNN perguntou ao TJ-RJ se o desembargador Marcelo Lima Buhatem gostaria de se manifestar, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Grupo pró Amoêdo tem encontro em Afogados

Por André Luis Na noite desta quarta-feira (12), os candidatos à Câmara Federal por Pernambuco, do partido Novo, Charbel Maroun e Andréa Carvalheira, participaram de um bate papo, no auditório da Ceralpa em Afogados da Ingazeira. Para uma platéia formada por empresários, comerciantes, advogados, membros da sociedade civil e populares, Charbel e Andréa, apresentaram as […]

Por André Luis

Na noite desta quarta-feira (12), os candidatos à Câmara Federal por Pernambuco, do partido Novo, Charbel Maroun e Andréa Carvalheira, participaram de um bate papo, no auditório da Ceralpa em Afogados da Ingazeira. Para uma platéia formada por empresários, comerciantes, advogados, membros da sociedade civil e populares, Charbel e Andréa, apresentaram as propostas do Novo, partido que defende a nível nacional o candidato à Presidência da República João Amoêdo, e responderam perguntas dos presentes.

Em entrevista a nossa redação que foi convidada a participar do evento, Charbel disse que ficou surpreso com a organização do Novo em Afogados da Ingazeira e principalmente com a receptividade das pessoas às ideias do partido.

“Fiquei extremamente surpreso com a organização do pessoal do Novo aqui em Afogados da Ingazeira, tivemos um evento cheio. Temos percorrido várias cidades de Pernambuco e pouquíssimas conseguiram ter uma adesão tão boa como aqui em Afogados. As perguntas do público presente foram de altíssimo nível e tivemos a oportunidade de falar sobre as propostas do partido de forma clara e objetiva”, disse Charbel.

Charbel também disse que praticamente o Novo estaria nascendo naquele momento em Afogados da Ingazeira e no Sertão do Pajeú, “com muita força e com lideranças de altíssimo nível, pessoas que nunca tiveram envolvidas na política e que estão preocupadas com a situação do Brasil e querem fazer a diferença”, disse Charbel.

Questionado como seria a inserção do partido que defende uma pauta liberalista, em um ambiente mais voltado para as ideias progressistas, como é o caso do Sertão pernambucano, Charbel disse que o caminho é através da orientação e da conversa. “precisamos mostrar às pessoas que a pobreza se combate com a geração de riquezas e isso não vem do governo, vem das pessoas, dos empreendedores, das empresas gerando mais empregos esse é o liberalismo que nós defendemos. Melhora no ambiente de negócios, redução de impostos e da burocracia, para que tenha mais empresas, aqui no Sertão, gerando mais empregos, para que as pessoas possam trabalhar. O melhor programa social que existe é o emprego. Assistencialismo é quando a pessoa está desempregada, num grau de pobreza extrema”, disse Charbel.

Mais cedo Charbel almoçou com alguns filiados e simpatizantes do partido em Afogados e fizeram uma panfletagem no comércio da cidade, a qual o candidato disse ter tido uma “grata surpresa” com a receptividade das pessoas.

O empresário Glauco Queiroz, um dos organizadores do evento, falou à nossa redação sobre a adesão ao partido a nível municipal e o perfil dos que têm aderido às ideias do Novo. “Estamos percebendo que as pessoas que estão aderindo, são pessoas sem segundos interesses na política, todos nunca tiveram envolvimento na política e cada dia esse número vem aumentando. São pessoas que, tem uma ideia nova e querem uma mudança na forma de se fazer política no Brasil, pessoas que estão indignadas”, disse Glauco.

Sobre os rumos do Novo em Afogados da Ingazeira, Glauco disse que a ideia é criar um diretório do partido e ter uma capilaridade maior, para que no futuro possam ter representantes do Novo de Afogados da Ingazeira, nas próximas eleições.

Glauco também informou que a principal ferramenta usada pelo partido para divulgar as ideias são as redes sociais.

Após susto, Gilson Bento apresenta boa recuperação

O prefeito de Brejinho, Gilson Bento, apresenta grande melhora em seu estado de saúde. De acordo com informações repassadas ao blog do Marcello Patriota pelo seu irmão, o Empresário Jonielson Bento na tarde desse domingo (17), Gilson continua internado no Hospital São Luiz na cidade de São Paulo, sob os cuidados de uma equipe médica […]

O prefeito de Brejinho, Gilson Bento, apresenta grande melhora em seu estado de saúde.

De acordo com informações repassadas ao blog do Marcello Patriota pelo seu irmão, o Empresário Jonielson Bento na tarde desse domingo (17), Gilson continua internado no Hospital São Luiz na cidade de São Paulo, sob os cuidados de uma equipe médica especializada. Mas a boa noticia é que o gestor da Terra Mãe do Rio Pajeú saiu da UTI. Foi para o quarto e já foi visto andando.

Gilson foi hospitalizado após sofrer um infarto no baço — condição provocada pela interrupção do fluxo sanguíneo no órgão, podendo causar dor intensa e outras complicações. A equipe médica segue realizando exames e o tratamento medicamentoso segue, e pode ser descartada a necessidade de cirurgia.

Ao blog Jonielson Bento relatou que a recuperação segue muito bem. Ele agradeceu a todos aqueles que em corrente de oração vem em uma corrente positiva”. E acrescenta que em breve Gilson está de volta pra casa.

Apesar da gravidade inicial, o boletim mais recente indica que o prefeito está reagindo positivamente ao tratamento, o que tem gerado expectativa favorável entre familiares e profissionais de saúde.

Em Floresta, avião colide em aterrissagem

Um avião de pequeno porte colidiu com o chão no final da manhã da sexta-feira (5). O acidente aconteceu a três quilômetros do centro do município de Floresta. O piloto não teve ferimentos e está bem. O avião monomotor teve a parte frontal danificada e não pode seguir viagem. A aeronave estava indo de Maceió […]

7283d38bb5aef9c56fcdce2319d44f45

Um avião de pequeno porte colidiu com o chão no final da manhã da sexta-feira (5). O acidente aconteceu a três quilômetros do centro do município de Floresta. O piloto não teve ferimentos e está bem. O avião monomotor teve a parte frontal danificada e não pode seguir viagem.

A aeronave estava indo de Maceió (AL) para o estado do Maranhão e iria aterrissar para abastecer em Floresta – no pouso, foi perdido o controle do monomotor, que não conseguiu pousar no lugar correto e acabou colidindo com o chão.

O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) informou no início da noite desta sexta-feira (5) que está apurando o caso.

Afogados: Psol discute 2016 nesta sexta

Dirigentes e filiados do Psol em Afogados da Ingazeira voltarão a se reunir na próxima sexta feira, 06, para deliberar sobre a agenda do partido em 2016. “Na pauta a construção do programa de gestão municipal que será elaborado após diagnósticos extraídos de reuniões com representantes de entidades públicas e privadas”, diz em nota. Para […]

fernandoDirigentes e filiados do Psol em Afogados da Ingazeira voltarão a se reunir na próxima sexta feira, 06, para deliberar sobre a agenda do partido em 2016. “Na pauta a construção do programa de gestão municipal que será elaborado após diagnósticos extraídos de reuniões com representantes de entidades públicas e privadas”, diz em nota.

Para o presidente do partido, jornalista Fernando Moraes, a ideia é suprimir um procedimento antigo onde partidos determinavam programas de cima para baixo e que nunca eram executados.

“Iremos ouvir a sociedade através de suas organizações, entre elas os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sindicatos, Ongs, associações comunitárias e privadas. Assim construiremos um programa fiel as demandas sociais e capaz de ser totalmente cumprido”, disse. A reunião contará com a presença do ex prefeito Silvério Queiroz.