Notícias

Semana do Bebê tem continuidade em Afogados da Ingazeira

Por André Luis

Afogados da Ingazeira está vivenciando a VI Semana do Bebê. Durante toda a semana, estão sendo promovidas atividades nas Escolas, Creches, equipamentos da assistência social e unidades de saúde do município.

Nesta quarta (07), mais de 100 crianças assistidas pelo programa Criança Feliz puderam participar de diversas atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social na sede do CRAS, Centro de Referência em Assistência Social. Foram realizadas sessões de contação de história, dança, jiu-jitsu, grafite, pintura e muitas brincadeiras.

Enquanto as crianças se divertiam, as mães participaram de uma roda de conversa com a Psicóloga da Secretaria de Saúde, Paloma Araújo, sobre os cuidados e precauções com a primeira infância nesse novos tempos onde predomina a tecnologia digital, com internet e smartphones mais acessíveis.

“Este ano a Semana do Bebê vem com um tema bastante atual que os impactos da era digital na primeira infância. Durante nossas atividades estamos vendo que, mesmo com acesso fácil a aparelhos celulares e internet, as nossas crianças não dispensam uma boa e prazerosa brincadeira, aqui na vida real. Basta oferecermos essa oportunidade,” destacou a Secretária Municipal de Assistência, Joana Darc dos Santos.

No Centro de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, crianças entre 0 e 12 anos tiveram um atendimento todo especial. Além de atividades lúdicas e recreativas, as crianças tiveram consultas especializadas com a médica pediatra Micheline Galdino. Pais e responsáveis também participaram de uma palestra sobre a importância dos cuidados na primeira infância para um desenvolvimento mais saudável.

Outras Notícias

Ministro do STF suspende instalação da comissão do impeachment

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu na noite desta terça-feira (8) suspender a formação e a instalação da comissão especial que irá analisar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Fachin determinou que os trabalhos sejam interrompidos até que o plenário do Supremo analise o […]

luiz-edson-fachin20

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu na noite desta terça-feira (8) suspender a formação e a instalação da comissão especial que irá analisar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Fachin determinou que os trabalhos sejam interrompidos até que o plenário do Supremo analise o caso, votação que está marcada para a próxima quarta (16).

Segundo o magistrado, ele suspendeu todo o processo do impeachment para evitar novos atos que, posteriormente, possam ser invalidados pelo Supremo, inclusive prazos.

A decisão liminar (provisória) de Fachin foi tomada no mesmo dia em que a Câmara elegeu, por 272 votos a 199, a chapa alternativa de deputados de oposição e dissidentes da base aliada para a comissão especial que vai analisar o prosseguimento do processo de afastamento da chefe do Executivo federal.

Na tarde desta terça, ao concluir a votação que elegeu parte da comissão especial do impeachment, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), convocou uma nova sessão para a tarde desta quarta-feira (9) para que os líderes dos partidos indiquem os outros 36 membros do colegiado. Com a decisão de Fachin, a nomeação desses outros deputados não deverá ocorrer.

A decisão do ministro do STF também impede os demais procedimentos previstos no processo: eleição de presidente e relator do pedido de impeachment, bem como abertura do prazo para Dilma apresentar sua defesa.

A assessoria de imprensa do presidente da Câmara informou que Eduardo Cunha só irá se manifestar após ser formalmente comunicado da decisão da mais alta corte do país.

O ministro do STF analisou pedido apresentado nesta terça-feira pelo PC do B, antes de a Câmara eleger a chapa oposicionista. Na ação judicial, o partido aliado questionou não apenas a possibilidade de deputados concorrerem às vagas sem indicação pelos líderes de seus partidos, mas também a votação secreta para escolha da chapa e a divisão da comissão por blocos, e não partidos.

Ao analisar o pedido do PC do B, Edson Fachin considerou que a votação secreta – que impede a identificação da opção de cada parlamentar – não está prevista no regimento interno da Câmara e na Constituição.

Assim, para evitar novos atos que, posteriormente, podem ser invalidados pelo Supremo, o ministro suspendeu todo o processo do impeachment, inclusive prazos. A decisão valerá até a quarta da semana que vem, dia 16, quando o STF se reunirá em plenário para decidir sobre outros questionamentos do PC do B sobre o caso.

Célia Galindo e Israel Rubis não abonam união Zeca e LW

Em Arcoverde, dada a reação de Célia Galindo e Israel Rubis ao encontro entre Zeca Cavalcanti e Wellington Maciel, o melhor caminho para o pré-candidato do Podemos é evitar oficializar apoio. Quando o blog noticiou o encontro amistoso entre o atual gestor e o ex-prefeito e pré-candidato,  houve reações de Célia e de Israel. “Eu […]

Em Arcoverde, dada a reação de Célia Galindo e Israel Rubis ao encontro entre Zeca Cavalcanti e Wellington Maciel, o melhor caminho para o pré-candidato do Podemos é evitar oficializar apoio.

Quando o blog noticiou o encontro amistoso entre o atual gestor e o ex-prefeito e pré-candidato,  houve reações de Célia e de Israel.

“Eu jamais me juntaria a alguém com 80% de rejeição”, diz Célia. “Se fosse avisado antes, não me aproximaria de Zeca”, diz Rubis.

Para LW, alguns analistas apontam como caminho o chamado “apoio branco”, liberando seu grupo pra votar em quem indicar, sem publicizar, ou seja, sem subir em palanque ou publicamente,  pedir votos pra ninguém.

Cervejaria com sangue sertanejo lança marca em Recife

A Cervejaria Alfaia, nascida na raiz da cultura pernambucana e encravada no Sertão do Estado, no município de Ingazeira, vai lançar hoje a noite em Recife dois rotulos: a German Lager e Red Ale. A Lager é um tipo de cerveja fermentada e armazenada em baixas temperaturas. Já a Ale é um tipo de cerveja produzida a […]

Diogo Carvalho, ingazeirense responsável pelo projeto

A Cervejaria Alfaia, nascida na raiz da cultura pernambucana e encravada no Sertão do Estado, no município de Ingazeira, vai lançar hoje a noite em Recife dois rotulos: a German Lager e Red Ale.

A Lager é um tipo de cerveja fermentada e armazenada em baixas temperaturas. Já a Ale é um tipo de cerveja produzida a partir de cevada maltada usando uma levedura que trabalha melhor em temperaturas mais elevadas, proporcionando  um sabor frutado.

O lançamento é nessa sexta (12) às 18h no Mafuá do Januário, R. Cap. Zuzinha, 184 – Boa Viagem, Recife.

Produzida em Parceria com a cervejaria Navegantes, terá em breve uma unidade de fabricação na Ingazeira. O projeto é assinado por Diogo Carvalho, Engenheiro Químico, formado pela UFPE e natural da cidade.

Quando concluída, a planta da Ingazeira deve empregar cerca de 20 famílias, diretamente e mais algumas, indiretamente.”A previsão de início na Ingazeira é  para o segundo semestre de 2020. A capacidade de produção no Recife é de 18 mil litros por ano. Na Ingazeira teremos cerca de 40 mil litros por ano”, diz Diogo.

Logo logo a marca chegará ao Pajeú. “Amanhã faremos ainda um evento em Candeias, no Cosmopolitan. Já na próxima semana, na Festa Universitária de São José do Egito, teremos os dois chopes, como chegada definitiva da cerveja no sertão”, comemora.

A comercialização em garrafas será iniciada no dia 30 de agosto. Ela poderá ser comprada em bares, supermercados e conveniências da capital e no Sertão do Pajeú.

Prefeitos defendem programação mais pé no chão em Tuparetama e Itapetim

Não fosse apoio da Fundarpe e Empetur, festas seriam inviáveis, afirmam Os Prefeitos de Tuparetama e Itapetim, Dêva Pessoa e Arquimedes machado,  foram categóricos hoje ao afirmarem que, se não fosse o apoio de Fundarpe e Empetur, não teriam como fazer  uma programação festiva que atraísse o público nas festividades que vão acontecer a partir […]

Não fosse apoio da Fundarpe e Empetur, festas seriam inviáveis, afirmam

download
Arquimdes: com dinheiro da prefeitura, não tinha como fazer São Pedro

Os Prefeitos de Tuparetama e Itapetim, Dêva Pessoa e Arquimedes machado,  foram categóricos hoje ao afirmarem que, se não fosse o apoio de Fundarpe e Empetur, não teriam como fazer  uma programação festiva que atraísse o público nas festividades que vão acontecer a partir deste dia 27 em suas cidades.

Segundo Arquimedes, caso não houvesse esse apoio não haveria festa. “Sempre fui contra realizar essas festas com dinheiro da prefeitura, pois não temos como nesse período de crise”. A cidade de Arquimedes ainda sofre com uma das maiores estiagens da história. “Agora temos dificuldade até de onde encontrar água para abastecer a cidade.

No São Pedro de Itapetim a principal atração será Flávio Leandro, que se apresentará dia 27. Na mesma noite, sobem ao palco Brucelose e Forró das Tandinhas. Dia 28, Nordestinos do Forró, Expresso pau de arara e Pinga Fogo fazem a festa.

383792_275432602579876_455482951_n
Dêva: “faremos a festa possível”

Em Tuparetama, o prefeito Dêva Pessoa diz que fez a “programação possível”. O Prefeito anunciou que antecipou 50% do 13º salário dos servidores e contratados para que tenham como participar mais festivamente da programação.

Na cidade, serão três noites de programação. Neste dia 26, sobem ao palco Delmiro Barros, Antenor Cazuza, Novo Som Mix e Val Patriota. dia 27, Forró do Miúdo e Galego do Pajeú. Dia 28, a maior atração da festa este ano, Alcimar Monteiro sobe ao placo. Na mesma noite, Yego Bandoleiro e Paredão Sertanejo.

Israel Rubis ironiza Wellington Maciel após resultado de pesquisa

Por André Luis A política em Arcoverde ganhou um tom irônico nas redes sociais após o resultado da Pesquisa IPEC, divulgada pela Rádio Independente. O ex-vice-prefeito de Wellington Maciel, Israel Rubis, apareceu nas redes tomando um comprimido e ironizando a situação do grupo do atual prefeito. Em um vídeo compartilhado, Rubis faz referência ao conselho […]

Por André Luis

A política em Arcoverde ganhou um tom irônico nas redes sociais após o resultado da Pesquisa IPEC, divulgada pela Rádio Independente. O ex-vice-prefeito de Wellington Maciel, Israel Rubis, apareceu nas redes tomando um comprimido e ironizando a situação do grupo do atual prefeito.

Em um vídeo compartilhado, Rubis faz referência ao conselho de Wellington Maciel, que recentemente sugeriu à oposição que tomasse medicação. “Rapaz, disseram que a oposição tinha que tomar medicação, né? Eu vou tomar a minha agora. Ave Maria, depois dessa…”, afirmou.

A ironia de Israel Rubis surge em decorrência dos resultados da pesquisa, que apontam Wellington Maciel com apenas 12% das intenções de voto para as eleições de 2024. Na primeira simulação apresentada, Zeca lidera com 41%, seguido por Madalena com 30%, Wellington Maciel com 12% e Siqueirinha com 7%.

Em uma segunda simulação, também com Zeca, Madalena e Wellington, Zeca mantém a liderança com 43%, seguido por Madalena com 32% e Wellington Maciel com 13%. Já na terceira simulação, apenas com Madalena e Wellington, a ex-prefeita surge com 56% das intenções de voto, enquanto Maciel obteve apenas 18%.

Com Zeca sendo o nome da oposição, a pesquisa revela uma vantagem significativa do ex-prefeito, com 61% das intenções de voto contra 22% de Wellington Maciel. Apenas Siqueirinha não supera Maciel, obtendo 32% das intenções de voto, enquanto o atual prefeito registra 34%.

A eleição em Arcoverde promete ser acirrada, com a presença de nomes fortes e a busca por propostas e projetos que atendam às demandas da população. Enquanto o grupo de Zeca comemora os resultados positivos da pesquisa, o grupo de Wellington Maciel terá o desafio de reverter a desvantagem e conquistar o eleitorado arcoverdense.

É importante ressaltar que a pesquisa reflete um momento específico e que a corrida eleitoral ainda está em seus estágios iniciais. A opinião pública pode ser influenciada por diversos fatores ao longo do tempo, e os resultados podem variar até as eleições de 2024.