Notícias

Seca coloca todos os municípios do Pajeú em situação de emergência

Por André Luis

O Governo de Pernambuco publicou um decreto de emergência por causa da seca. A portaria nº 2.530, do Diário Oficial da União, de 25 de outubro, reconhece a situação crítica em 54 municípios do Agreste e do Sertão do estado.

O decreto é importante para que os municípios afetados recebam recursos emergenciais para a redução dos impactos da estiagem e para manutenção do programa de distribuição de água por carros-pipa.

Entre os municípios que em situação de emergência estão todos do Pajeú: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, Serra Talhada, Solidão, Tabira, Triunfo e Tuparetama.

Estes municípios já tiveram a situação de emergência reconhecida pelo estado em decretos anteriores. Mas como o prazo de validade é de 180 dias, o decreto é republicado ao final do prazo.

Segundo o doutor em meteorologia e analista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Roberto Pereira, explica que o mês de novembro está dentro da estação seca, em que o volume de chuva é baixo. “O período chuvoso do Sertão é de quatro meses, de janeiro até abril. Até chegar dezembro, não são esperadas chuvas significativas no Sertão”.

De acordo com o meteorologista, o Sertão está vivendo o período mais seco no estado de Pernambuco. “São dias com valores de umidade críticos e que tem que se tomar cuidados com a saúde. As temperaturas são elevadas e alguns açudes sofrem neste período”, destaca.

Outras Notícias

Pesquisa Simplex/CBN: João Campos reeleito em todos os cenários

Faltando pouco mais de um ano para a eleição municipal, o blog em parceria com CBN divulga a primeira rodada de números na corrida eleitoral no Recife aferidos pelo instituto Simplex. A amostra, que ouviu 1.066 entrevistados, entre os dias 24 e 26 de abril de 2023, considerando uma margem de erro de 3% e […]

Faltando pouco mais de um ano para a eleição municipal, o blog em parceria com CBN divulga a primeira rodada de números na corrida eleitoral no Recife aferidos pelo instituto Simplex. A amostra, que ouviu 1.066 entrevistados, entre os dias 24 e 26 de abril de 2023, considerando uma margem de erro de 3% e possuindo um grau de confiança de 95%.

O prefeito João Campos (PSB), aparece como o grande favorito na sua sucessão no próximo ano. A sondagem apresenta o gestor com uma larga vantagem em todos os cenários, com a grande maioria deles apontando para uma vitória em primeiro turno.

O primeiro recorte, que traz a resposta espontânea do eleitor recifense sobre a sucessão da capital pernambucana, João Campos desponta com quase o triplo da soma de todos os outros candidatos, com 25% de intenção de votos. O segundo colocado, o ex-ministro Gilson Machado registrou 1,6%, a deputada estadual Dani Portela aparece com 1,4%, o deputado estadual João Paulo fica com 1,2%, a ex-deputada Marília Arraes surge com 0,9%, a vice-governadora Priscila Krause tem 0,8%, entre outros.

Em um cenário pouco provável, que reúne praticamente todos os nomes ventilados para a sucessão do Recife, João Campos, ainda assim, abre, em votos válidos, mais de 30 pontos percentuais para a segunda colocada, a deputada Marília Arraes. Confira abaixo:

 

Em uma provável disputa com a vice-governadora Priscila Krause (apontada como um dos nomes que poderiam ser defendidos pela governadora Raquel Lyra), com o ex-ministro Gilson Machado e com Dani Portela, o prefeito do Recife registra 69,7%, resolvendo o pleito com folga no primeiro turno.

Em um cenário em que o secretário estadual de Turismo, Daniel Coelho, no lugar de Priscila Krause como possível candidato com o apoio da governadora Raquel Lyra, o atual prefeito do Recife levaria no primeiro turno com 71,1%, também em votos válidos.

Já em um cenário com Daniel Coelho e o deputado André Ferreira substituindo Gilson Machado, João Campos venceria, mais uma vez, no primeiro turno com 71,6%.

Dentro de um cenário com mais nomes da chamada direita, Priscila Krause, Daniel Coelho e André Ferreira, além de Dani Portela, da esquerda, o prefeito João Campos aparece com 65,4% dos votos válidos, também com vitória no primeiro turno.

REJEIÇÃO

No quesito rejeição, o prefeito João Campos também é o melhor posicionado, possuindo a mais baixa entre os principais nomes ventilados par a sucessão do Recife. O socialista tem 29% dos entrevistados dizendo que jamais votaria nele. Marília Arraes obteve 50%; João Paulo 47,4%; Gilson Machado 41,7%; Dani Portela 39,1%. As informações são do Blog do Elielson.

FASP convoca interessados para bolsas do PROUPE

A Diretora da FASP – Faculdade do Sertão do Pajeú, Socorro Dias, confirmou em nota aos não bolsistas do PROUPE dos cursos de Matemática, Letras e Pedagogia que estão abertas as inscrições de novas bolsas de estudo do programa. As inscrições serão realizadas somente no período entre 18 de dezembro e 3 de janeiro no […]

A Diretora da FASP – Faculdade do Sertão do Pajeú, Socorro Dias, confirmou em nota aos não bolsistas do PROUPE dos cursos de Matemática, Letras e Pedagogia que estão abertas as inscrições de novas bolsas de estudo do programa.

As inscrições serão realizadas somente no período entre 18 de dezembro e 3 de janeiro no site www.secti.pe.gov.br . Nele está também o edital de seleção das bolsas com as orientações necessárias.

Mais informações podem ser dadas pelo telefone da FASP, (87) 3838-1579, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 16h às 22h.

Divulgado resultado do vestibular 2019.2 da FASP

A Faculdade do Sertão do Pajeú – FASP, situada em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, divulgou o resultado do vestibular 2019.2 dos cursos de Direito, História, Letras, Matemática e Pedagogia. CURSO BACHARELADO EM DIREITO 2019.2 CURSO DE LICENCIATURA EM HISTORIA 2019.2 CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA 2019.2 CURSO […]

A Faculdade do Sertão do Pajeú – FASP, situada em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, divulgou o resultado do vestibular 2019.2 dos cursos de Direito, História, Letras, Matemática e Pedagogia.

CURSO BACHARELADO EM DIREITO 2019.2

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTORIA 2019.2

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS

CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA 2019.2

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 2019.2

46ª Festa Universitária promete esquentar São José do Egito de hoje a domingo

A tradicional Festa Universitária, organizada pela Associação Cultural São José do Egito, tem início nesta quinta-feira (20) no Pátio de Eventos da Capital da Poesia. A programação terá hoje As Severinas e Amigos Sertanejos. A expectativa é de que um bom público compareça na festa até o dia 23, mesmo enfrentando o frio que está marcando […]

A tradicional Festa Universitária, organizada pela Associação Cultural São José do Egito, tem início nesta quinta-feira (20) no Pátio de Eventos da Capital da Poesia. A programação terá hoje As Severinas e Amigos Sertanejos. A expectativa é de que um bom público compareça na festa até o dia 23, mesmo enfrentando o frio que está marcando o Sertão do Pajeú neste período.

Na sexta, dia 21, as atrações serão Forró do Manah e Gabriel Diniz. No sábado, dia 2, Neno, ex Magníficos e Geraldinho Lins. A programação termina no domingo com Bia Marinho e Maestro Spock.

A programação alternativa acontece no Barracão Universitário, com Instituto Mambembe, Escola de Música Pajeú Digital e Vanessa Andrade e Som Preto Sanfonado (dia 20 a partir das 15h), Poesia Cantada, Gatos Boys do Forró, Lostiba e Banda e MPB Xote (dia 21 a partir das 15h), Rimas em Canto, Vozes do Forró, Adelmo Aguiar e Denilson Nunes, Petrônio Bernardo, Allan Trajano e declamadores (dia 22 às 14h) e Pagodão entre Amigos, Fulô em Poesia e Aldinho do Acordeon, a partir do meio dia.

A polêmica da vez quanto ao evento tem relação com a  obrigação de só consumir o que for ofertado nas barracas. Não podem ser levadas bebidas, coolers ou copos de vidro. Há um questionamento também sobre a cobrança para área vip, com valor a ser definido.

Festa acontece no Pátio de Eventos

A organização esclareceu que isso se deve à parceria firmada com os proprietários de barracas que ocuparão o Pátio de Eventos e que a questão já foi esclarecida e contornada.

Por outro lado, haverá área exclusiva para portadores de necessidades especiais.

A festa na sua 46ª edição tem o apoio da Prefeitura Municipal, Governo de Pernambuco, Fundarpe, Pitu, Costa Lira, no Quintal e Destak Comunicação e Design.

Acabou o azedume: Carlão cumpre promessa e pede votos para Sebá e Leão em Belmonte

Durante a semana o ex-prefeito de Serra Talhada Carlos Evandro prometeu que iria a São José do Belmonte pedir votos para o “ex-desafeto” Sebastião Oliveira (Federal) e Rogério Leão (Estadual). Cumpriu a promessa. A informação ao blog é de Anchieta Santos. Na noite de sábado durante grande comício promovido pelo prefeito de São José do Belmonte, […]

carlos-e-sebá-300x234Durante a semana o ex-prefeito de Serra Talhada Carlos Evandro prometeu que iria a São José do Belmonte pedir votos para o “ex-desafeto” Sebastião Oliveira (Federal) e Rogério Leão (Estadual). Cumpriu a promessa. A informação ao blog é de Anchieta Santos.

Na noite de sábado durante grande comício promovido pelo prefeito de São José do Belmonte, Marcelo Pereira(PR) para receber os candidatos Paulo Câmara e Fernando Bezerra,  Carlão compareceu de adesivo no peito pediu votos para o conterrâneo – Carlos  é natural do Distrito de Bom Nome , em São José do Belmonte – Rogério Leão e para Sebastião Oliveira. Carlos Evandro foi bastante aplaudido.

Em 2012, Carlão foi o protagonista da eleição de Luciano Duque contra Sebastião. O criador separou-se de vez da criatura ao saber através do blog o que Duque pensava da sua condução quando prefeito, com sérias acusações. Já tem aposta de que a reaproximação tem relação direta com as eleições de 2016.