Notícias

Santa Terezinha: TCE-PE confirma aprovação das contas de 2017 de Vaninho de Danda

Por André Luis

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), confirmou em segunda instância, na última quinta-feira (30), a aprovação das contas de 2017 do prefeito, Vaninho de Danda.

Em agosto de 2019, o TCE já havia aprovado as contas sem ressalvas e a Câmara de Vereadores seguiu recomendação do Tribunal.

Segundo o procurador do município, Émerson Dário, o Tribunal refutou todas as denúncias feitas pela oposição e manteve a aprovação.

Outras Notícias

Nova Mesa Diretora do TRF5 será empossada no dia 29 de março

No próximo dia 29 de março, a partir das 17h, os desembargadores federais Edilson Nobre, Alexandre Luna e Élio Siqueira serão empossados, respectivamente, nos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, para o biênio 2021-2023. A solenidade de posse será conduzida pelo atual presidente da Corte, desembargador […]

No próximo dia 29 de março, a partir das 17h, os desembargadores federais Edilson Nobre, Alexandre Luna e Élio Siqueira serão empossados, respectivamente, nos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, para o biênio 2021-2023.

A solenidade de posse será conduzida pelo atual presidente da Corte, desembargador federal Vladimir Carvalho. Ao desembargador federal Manoel Erhardt caberá saudar a nova Mesa Diretora.

Em razão da pandemia da Covid-19, a cerimônia será on-line, com a presença exclusiva dos futuros presidente e corregedor e de alguns membros da Corte no Salão do Pleno do TRF5. O vice-presidente, os demais integrantes do Tribunal e convidados participarão por meio de plataforma digital. O evento também será transmitido ao vivo pelo canal oficial do TRF5 no YouTube.

Os novos gestores assumem a administração do TRF5 em um momento que o país enfrenta diversos desafios, como a pandemia da Covid-19, o equilíbrio das contas públicas, o teletrabalho no Judiciário e a virtualização da prestação jurisdicional. Assim, o futuro presidente do TRF5 tem como projetos e prioridades simplificar o acesso à Justiça, incrementar as formas de teletrabalho, fortalecer as práticas e os sistemas virtuais adotados pelo TRF5, formular a política regional de gestão integrada do conhecimento e incentivar a participação feminina no Judiciário, entre outros. 

“Também pretendemos reordenar e readequar as despesas, considerando que a Justiça Federal da 5ª Região está em teletrabalho, em razão da pandemia”, informou Edilson Nobre.

Para Nobre, a volta ao trabalho presencial será um desafio. “Quando e como? Não há como definir; a vacinação ainda precisa alcançar um número maior de pessoas. Dessa forma, vamos intensificar e redirecionar o trabalho remoto, vislumbrando as novas formas de trabalho que virão no pós-pandemia”, antecipou.

Tabira: Sebastião Dias emite nota pedindo desculpas à classe médica

Em áudio que rodou cidade e guia, prefeito havia dito ser “a pior classe para se trabalhar” O Prefeito de Tabira e candidato a reeleição Sebastião Dias (PTB) emitiu nota de retratação pública depois da repercussão de fala que foi gravada e compartilhada nas redes sociais em que critica os profissionais médicos. Sebastião pedia voto […]

sebastiao_dias

Em áudio que rodou cidade e guia, prefeito havia dito ser “a pior classe para se trabalhar”

O Prefeito de Tabira e candidato a reeleição Sebastião Dias (PTB) emitiu nota de retratação pública depois da repercussão de fala que foi gravada e compartilhada nas redes sociais em que critica os profissionais médicos.

Sebastião pedia voto em uma casa no Bairro Espírito Santo quando ouviu reclamações no atendimento no Hospital da cidade. “Cheguei duas e meia, saí seis e meia e não fui atendida”, reclamou a dona de casa não identificada. Dias reclamou da falta de atendimento, disse que pagava bons salários a profissionais e ao final afirmou que a classe médica era “a pior classe para se trabalhar”.

Claro, opositores do prefeito buscaram explorar o áudio nas redes sociais e até no Guia Eleitoral na cidade.

Depois da repercussão, o prefeito decidiu fazer uma Nota de retratação Pública, afirmando que não foi feliz na declaração. “Não tive a intenção de destratar os médicos que dão a vida em prol de outras vidas”.

“Sabemos também das dificuldades que o Brasil enfrenta na saúde e temos feito de tudo em nossa gestão para minimizar os efeitos e ofertar aos nossos irmãos tabirenses um atendimento de qualidade”, afirmou.

Sebastião diz ainda que sabe das dificuldades enfrentadas pelos profissionais para cumprimento de plantões, reconhecendo o esforço e dizendo ser passível de admiração e reconhecimento. Ao final, diz reconhecer a forma errada com a qual se expressou. “Venho de público, mais uma vez, com humildade pedir minhas sinceras desculpas aos profissionais médicos”.

Fernando Filho e Fernando Monteiro estão magoados com votação que tiveram em Tabira

Afirmação foi feita pelo presidente da Câmara de Vereadores, Valdemir Filho Chamou atenção a afirmação feita pelo vereador Valdemir Filho, presidente da Câmara dos Vereadores de Tabira, sobre os deputados apoiados pela prefeita Nicinha Melo na última eleição. Valdemir cobrava o envio de emendas para Tabira por parte do deputado federal Carlos Veras e foi […]

Afirmação foi feita pelo presidente da Câmara de Vereadores, Valdemir Filho

Chamou atenção a afirmação feita pelo vereador Valdemir Filho, presidente da Câmara dos Vereadores de Tabira, sobre os deputados apoiados pela prefeita Nicinha Melo na última eleição.

Valdemir cobrava o envio de emendas para Tabira por parte do deputado federal Carlos Veras e foi questionado o porquê que os deputados da prefeita também não mandam.

Segundo o parlamentar tabirense, o motivo de Fernando Filho e Fernando Monteiro terem virado as costas para Tabira seria o fato de que eles estariam magoados porque não foram majoritários no município.

“Eles mandaram milhões pra cá e perderam para um que não mandou nada”, disse Valdemir fazendo uma referência a Carlos Veras que foi o deputado federal mais votado em 2022 em Tabira.

Fernando Filho teve 1.467 votos e Fernando Monteiro obteve 1.330, mas segundo o entendimento do vereador tabirense nada disso valeu e os deputados devem continuar magoados com a cidade das tradições. As informações são de Júnior Alves.

Paulo Câmara dedica o dia à gravação de guia e caminhada no bairro da Torre

Após agenda no interior pernambucano, que teve como principal ato uma carreata ao lado do presidenciável Eduardo Campos, em Caruaru, o candidato socialista ao governo do estado, Paulo Câmara, retoma os compromissos de campanha no Recife nesta segunda-feira (4). Durante manhã e tarde de hoje, Câmara participa de reuniões internas para a discutir o andamento […]

20140804110153186369u

Após agenda no interior pernambucano, que teve como principal ato uma carreata ao lado do presidenciável Eduardo Campos, em Caruaru, o candidato socialista ao governo do estado, Paulo Câmara, retoma os compromissos de campanha no Recife nesta segunda-feira (4).

Durante manhã e tarde de hoje, Câmara participa de reuniões internas para a discutir o andamento de sua campanha e realiza gravações para o guia eleitoral. Como a Frente Popular dispõe de 10 minutos e 26 segundos de guia, a demanda por gravações de depoimentos do candidato é grande, e exige espaço na agenda socialista.

Com início na próxima semana, o guia é a grande aposta Frente Popular para alavancar as intenções de votos ao candidato ao governo. Estreante em eleições, o próprio Câmara destaca que não é conhecido da população pernambucana, e considera “dentro do esperado” as porcentagens muito abaixo de Armando Monteiro apresentadas nas pesquisas. A expectativa dentro do PSB é que com o dobro de tempo de Armando, que contará com pouco menos de 5 minutos de programa, Paulo consiga diminuir progressivamente essa diferença.

A agenda externa do socialista ocorre somente à noite. Primeiro, acompanhado pelo postulante ao senado Fernando Bezerra Coelho, pelo vice Raul Henry e pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio, Câmara caminha pela Vila Santa Luzia, bairro da Torre. A presença do prefeito em compromissos na capital é cada vez mais recorrente.

Eleitora denuncia prefeita de Mirandiba por compra de votos

A prefeita de Mirandiba, Rose Cléa Máximo, do PSD, entrou na mira do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e pode até perder o mandato, caso as denúncias feitas contra ela sejam comprovadas. No último dia 22 de fevereiro, a comerciante Mércia Bastos dos Santos, ex-aliada de Rose Cléa, prestou queixa no MPPE denunciando a prefeita por […]

A prefeita de Mirandiba, Rose Cléa Máximo, do PSD, entrou na mira do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e pode até perder o mandato, caso as denúncias feitas contra ela sejam comprovadas. No último dia 22 de fevereiro, a comerciante Mércia Bastos dos Santos, ex-aliada de Rose Cléa, prestou queixa no MPPE denunciando a prefeita por suposta compra de votos nos três meses que antecederam a campanha eleitoral.

O depoimento foi à promotora de Justiça, Thinneke Hernalsteens. No depoimento, a comerciante, que é proprietária de uma loja de material de construção, disse que distribuiu material de construção a eleitores, além de carros pipas e até alimentos, a mando da prefeita, então candidata pelo PSD.

No depoimento que está em posse da redação do Farol de Notícias, assinado pela promotora de Justiça e pela comerciante, também consta a distribuição de dinheiro no dia das eleições, para o pagamento de militantes. De acordo com a denunciante, os favores aos eleitores foram em torno de R$ 30 mil.

A reportagem do Farol de Notícias conversou com Mércia Bastos, por telefone, e questionou a razão de somente agora, após mais de um ano das eleições, a denúncia ter vindo a tona.

“A cidade está acabada. Contei tudo ao Ministério Público porque não aguento ver a cidade como está. Ela (Rose Cléa) me pagou os R$ 30 mil, três meses após assumir a prefeitura. Tudo com cheque pré-datado. Hoje, a gente vê alunos andando a pé, sem transporte escolar, aposentados com salários atrasados, enfim, Mirandiba está um caos”, lamentou Mércia Bastos.