Santa Cruz da Baixa Verde produz a maior rapadura do mundo
Por André Luis
Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão de Pernambuco, voltou a celebrar uma de suas tradições mais conhecidas nesta quarta-feira (2). Durante a 27ª edição da Feira da Rapadura, a Prefeitura apresentou ao público a maior rapadura do mundo, com mais de 20 toneladas.
Após um período sem ser realizada, a feira foi retomada com uma programação que incluiu atividades culturais, religiosas e apresentações musicais de artistas regionais e nacionais. O ponto alto foi a entrega da rapadura gigante, que reforça o título do município como “Capital da Rapadura”.
De acordo com o prefeito Dr. Ismael, a retomada da feira representa um marco para a cidade. “A rapadura representa nossa gente e nossa cultura. Nossa cidade é conhecida como a Capital da Rapadura, então nada mais justo que trazer de volta essa tradição e reforçar a nossa história, mostrando ao Brasil a força do que produzimos aqui”, afirmou.
O evento reuniu moradores e visitantes que acompanharam a produção e a entrega da rapadura. Além do aspecto cultural, a feira movimenta a economia local, beneficiando produtores, comerciantes e segmentos ligados ao setor.
Este ano, quando celebra 10 anos desde a sua fundação, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada – SINTEST, comemora também a liberação da Carta Sindical, documento concedido pelo Ministério do Trabalho, reconhecendo a legitimidade e a legalidade da entidade diante da categoria por ela representada. Com o recebimento do documento, o SINTEST […]
Este ano, quando celebra 10 anos desde a sua fundação, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada – SINTEST, comemora também a liberação da Carta Sindical, documento concedido pelo Ministério do Trabalho, reconhecendo a legitimidade e a legalidade da entidade diante da categoria por ela representada.
Com o recebimento do documento, o SINTEST passa a ser o único representante dos trabalhadores em educação da rede municipal de ensino, confirmando o que já acontece na prática e em todas as lutas da categoria.
Para o presidente do SINTEST, Sinézio Rodrigues, trata-se de uma conquista consagradora, pois referenda uma trajetória marcada, desde o começo, pela absoluta determinação de construir em Serra Talhada um autêntico instrumento de luta dos e das trabalhadoras em educação do municipio.
“Não esperamos autorização dos orgãos oficiais para nascer e crescer. Conquistamos o respeito da nossa base e de toda sociedade, senso hoje uma das mais reconhecidas e respeitadas entidades sindicais de Serra Talhada e da região. O SINTEST é herdeiro das tradições do sindicalismo combativo, que prioriza a defesa dos direitos, e ao longo desses dez anos, trabalhamos para superar os obstáculos e conquistar a carta sindical. E hoje pode anunciar e comemorar mais esta extraordinária vitória: a carta sindical do SINTEST foi emitida pelo Ministerio do Trabalho. Ficamos mais fortes, e prontos para avançar a luta por direitos e melhores condições de vida”, comemorou Sinézio.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada – SINTEST, é uma entidade filiada a Central Única dos Trabalhadores – CUT, e está engajado na luta contra o desmonte do Estado Brasileiro e em defesa dos direitos da classe trabalhadora.
Um caso de acusação de racismo foi registrado no Campeonato Rural, promovido pela Secretaria de Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira. O jogador Lucas, da equipe do Santa Cruz das Queimadas, diz ter ouvido pelo menos duas vezes de torcedoras do Vila Real do São João gritos de “macaco”. O jogador Eduardo, companheiro de […]
Um caso de acusação de racismo foi registrado no Campeonato Rural, promovido pela Secretaria de Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira.
O jogador Lucas, da equipe do Santa Cruz das Queimadas, diz ter ouvido pelo menos duas vezes de torcedoras do Vila Real do São João gritos de “macaco”.
O jogador Eduardo, companheiro de Lucas foi aos policiais, mas a PM não buscou identidade de onde partiu a agressão. O jogo prosseguiu sem uma providência ou apuração da denúncia, o que geraria o flagrante e evitaria impunidade.
O treinador João Silva lamentou o episódio: “nós vimos duas mulheres chamando . Eu condeno completamente. Eu escutei duas vezes um grito de mulher chamando o jogador Lucas de macaco”.
A denúncia foi registrada ao vivo, na transmissão da Seleção do Povo,da Rádio Pajeú.
Em nota, o Vila Real do São João negou o ato, colocando como um fato isolado que não partiu da sua torcida organizada. “Não compactuamos com racismo”, diz a nota.
Outro caso envolveu o Vasco da Varzinha diz que o jogador Pedro Ricardo sofreu ofensas racistas de um torcedor do Guarany da Pintada. “A intolerância, a discriminação e o preconceito precisam ser combatidos, seja no esporte, seja em qualquer lugar na sociedade”.
A Secretaria de Cultura e Esportes prometeu punição caso haja identificação dos racistas e vai soltar comunicado alertando para que episódios dessa natureza não se repitam.
Ouça os trechos da acusação na transmissão da Rádio Pajeú:
Durante um ato político realizado nesta segunda-feira (7), o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, destacou a liderança da governadora Raquel Lyra (PSDB) e a importância de sua gestão para o futuro de Pernambuco. O evento, marcado pela filiação de 31 prefeitos, mais de 30 vice-prefeitos e diversas lideranças políticas ao PSD, contou ainda com […]
Durante um ato político realizado nesta segunda-feira (7), o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, destacou a liderança da governadora Raquel Lyra (PSDB) e a importância de sua gestão para o futuro de Pernambuco. O evento, marcado pela filiação de 31 prefeitos, mais de 30 vice-prefeitos e diversas lideranças políticas ao PSD, contou ainda com a presença da vice-governadora Priscila Krause – que também se filiou ao partido – do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e de outras autoridades estaduais.
Em discurso, Kassab ressaltou que a política é uma construção baseada na troca de experiências e no legado dos grandes líderes. “Na vida pública, como em qualquer profissão, a gente sempre olha as origens. A Raquel teve em seu pai um exemplo de liderança, assim como Priscila Krause teve em Gustavo Krause, e André de Paula teve em Marco Maciel”, afirmou.
Segundo o presidente do PSD, a chegada de novas lideranças ao partido reflete a confiança crescente na gestão estadual. “Todos que estão aqui sabem o que estão fazendo. Estamos depositando uma esperança muito grande na sua liderança, Raquel. Sua responsabilidade é enorme”, declarou.
De acordo com Kassab, o cenário encontrado por Raquel Lyra ao assumir o governo, em janeiro de 2023, era de forte precariedade na administração pública. “É impressionante como um estado como Pernambuco estava tão atrasado em itens básicos, como falta d’água e de vagas em creches. Isso não era por falta de recursos, mas por má priorização deles”, criticou.
O presidente do PSD também fez elogios às qualidades da governadora. “Raquel enfrentou os poderosos, venceu os poderosos e hoje mostra como é importante ter uma mulher corajosa à frente do governo. Ela tem honestidade, transparência e coragem, qualidades que fazem toda a diferença”, afirmou.
Para Kassab, o evento foi mais do que uma cerimônia de filiação partidária. “Esse é um momento de reafirmação da unidade e de agradecimento a Raquel Lyra. O que vemos aqui é uma ansiedade pelo futuro e uma certeza de que estamos no rumo certo”, concluiu.
A ex-prefeita Madalena Britto (PSB), pré-candidata a prefeita de Arcoverde, esteve acompanhando o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e comitiva em visita ao Compaz Prof. Paulo Freire. Ela estava acompanhada do seu pré-candidato a vice-prefeito, Gilsinho Duarte. Madalena afirmou que Arcoverde precisa retomar a obra do 1º Compaz do interior. Só que em Arcoverde, […]
A ex-prefeita Madalena Britto (PSB), pré-candidata a prefeita de Arcoverde, esteve acompanhando o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e comitiva em visita ao Compaz Prof. Paulo Freire.
Ela estava acompanhada do seu pré-candidato a vice-prefeito, Gilsinho Duarte.
Madalena afirmou que Arcoverde precisa retomar a obra do 1º Compaz do interior.
Só que em Arcoverde, Madalena também é responsabilizada por não usar o peso político dar sequência à obra que ela mesma idealizou.
Em 13 de abril de 2019, o blog anunciou: o Governo do Estado, através do Gabinete de Projetos Estratégicos e de publicação no Diário Oficial, anunciou que a empresa Chicourel Arquitetura Studio de Projetos Ltda é a vencedora do processo licitatório para projeto referente ao Centro Comunitário da Paz – Compaz. A unidade vai ocupar o terreno do antigo Centro de Educação Física, localizado no bairro do São Cristóvão, em Arcoverde.
“O governador Paulo Câmara foi o idealizador de uma unidade do Compaz aqui em Arcoverde. Agora, estamos mais próximos desta efetivação, possibilitando que em breve a nossa cidade seja a primeira do interior a contar com um grandioso centro que visa promover engajamento comunitário, através de ações de cidadania e inclusão social, seguindo um modelo exitoso já implantado em unidades da capital pernambucana”, ressaltou a prefeita Madalena Britto à época.
De 2019 a 2022, o ciclo Madalena/Paulo Câmara não conseguiu concluir a obra. Agora, ela culpa Raquel Lyra.
Em 2023, o ex-aliado de Madalena, Wellington Maciel, eleito com seu apoio, anunciou que o governo do Estado iria transformar o prédio inacabado em escola.
O prefeito do município de Ingazeira, Luciano Torres, acompanhado do presidente da Câmara Municipal de vereadores Djalminha e do vereador Neto Numes, participou nesta quinta-feira (15), no Recife Expo Center, da cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Carlos Neves. O evento, que reuniu autoridades dos três […]
O prefeito do município de Ingazeira, Luciano Torres, acompanhado do presidente da Câmara Municipal de vereadores Djalminha e do vereador Neto Numes, participou nesta quinta-feira (15), no Recife Expo Center, da cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Carlos Neves.
O evento, que reuniu autoridades dos três poderes, foi marcado por encontros importantes. Luciano Torres aproveitou a ocasião para dialogar com o prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, com o conselheiro Ranilson Ramos, do TCE, e com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
“Foi um momento importante para fortalecer laços institucionais e buscar apoio para projetos estratégicos para Ingazeira. Nosso compromisso é seguir trabalhando com responsabilidade, diálogo e articulação política em defesa do nosso povo”, declarou Luciano Torres.
Você precisa fazer login para comentar.