Notícias

Salgueiro honra sertão e agora pega Flamengo na Copa do Brasil

Por Nill Júnior

11125688_875907909134119_1093308836_o_1

O Salgueiro não tomou conhecimento do Piauí. Nesta terça, o time cearense goleou os mandantes por 5 a 1, no Albertão, em Teresina, e se classificou à segunda fase da Copa do Brasil sem a necessidade da partida de volta. O Carcará saiu atrás no placar, mas, virou e, agora, enfrenta o Flamengo na sequência da competição. O atacante Kanu marcou três vezes e foi o destaque do embate.

Logo no início da partida, aos quatro, o Piauí conseguiu surpreender. Niel aproveitou bobeira da defesa, que pediu impedimento, e balançou as redes. No entanto, a reação do time cearense não demorou. Em sua estreia, Paulinho Mossoró bateu de fora da área e o goleiro David aceitou. Era o empate dos visitante.

Aos 37, o show de Kanu se iniciou. Após perceber David adiantado, o atacante arriscou, colocado, de fora da área e tirou a igualdade do marcador. Cinco minutos depois, Kanu deixou mais uma vez sua marca. 3 a 1. Antes de descer para os vestiários, o time piauiense levou mais um gol. Após bola cruzada de Tamandaré, Valdeir completou o baile no primeiro tempo. 4 a 1.

Na etapa final, as equipes diminuiram de ritmo, mas Kanu não. Já aos 42 da etapa complementar, o atacante driblou o goleiro e balançou o barbante pela terceira vez na partida. No fim, Binho foi expulso e deixou o Piauí com um jogador a menos. No entanto, o placar não se modificou e o Carcará segue na competição. O adversário da segunda fase é o Flamengo, tricampeão do torneio. A primeira partida será em Salgueiro, mas as datas dos confrontos ainda não foram anunciadas.

Outras Notícias

Prefeitura de Afogados inicia debate do novo plano diretor com a sociedade 

A Prefeitura de Afogados promove, de 9 a 11 de março, as reuniões setoriais do plano diretor, no auditório da Câmara de Vereadores. “Essas reuniões são importantes, pois iremos ouvir os diversos segmentos que compõem a nossa sociedade. Vamos ouvir o que cada um pensa a respeito do futuro de nossa cidade”, diz assessoria. A […]

A Prefeitura de Afogados promove, de 9 a 11 de março, as reuniões setoriais do plano diretor, no auditório da Câmara de Vereadores.

“Essas reuniões são importantes, pois iremos ouvir os diversos segmentos que compõem a nossa sociedade. Vamos ouvir o que cada um pensa a respeito do futuro de nossa cidade”, diz assessoria.

A participação é aberta a todos os cidadãos e cidadãs Afogadenses que desejarem contribuir para o futuro da cidade. 

As reuniões tem início nesta quarta (9). Confira a data e horário do seu segmento e participe:

Quarta-feira, 9 de março às 18h30 – Empreendedores da construção, loteadores e imobiliárias.

Quinta-feira, 10 de março às 8h30 – Profissionais da educação, rede pública e privada.

Quinta-feira, 10 de março às 18h30 – Ministério Público, ONGS, Associações rurais, conselhos de bairros, Concessionárias de Serviços Públicos, OAB, CREA, Conselho de Arquitetura e Urbanismo e demais conselhos profissionais.

Sexta-feira, 11 de março às 8h30 – Segmentos da cultura, turismo, esportes e religiões.

Sexta-feira, 11 de março às 18h30 – CDL, SEBRAE, Lojistas, Associações Comerciais e de serviços.

Márcia deve ou não ir à filiação de Raquel no PSD?

Em Serra Talhada, a pergunta é se a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, estará na assinatura da filiação de Raquel Lyra ao PSD. O evento acontece na próxima segunda-feira (10) no Recife Expocenter, a partir das 18h55, referência ao número da legenda. O convite a Márcia foi feito pelo Ministro da Pesca e Aquicultura, […]

Em Serra Talhada, a pergunta é se a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, estará na assinatura da filiação de Raquel Lyra ao PSD.

O evento acontece na próxima segunda-feira (10) no Recife Expocenter, a partir das 18h55, referência ao número da legenda. O convite a Márcia foi feito pelo Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

A gestora não teria confirmado presença, segundo fontes locais. O seu partido, o PT em nível estadual, também não sinalizou envio de uma representação. A ida de Márcia poderá gerar especulações sobre seu futuro em 2026.

Em entrevista recente ao jornalista Magno Martins no programa Frente a Frente, a prefeita disse que sua posição em relação às eleições de 2026 passa pela decisão do Partido dos Trabalhadores. O Presidente Lula não esconde internamente e os gestos predileção por João Campos. O PT Estadual só não integrará uma aliança com o socialista se lançar candidatura própria no primeiro turno.

Por outro lado, Márcia tem destacado que a governadora Raquel “não tem faltado a Serra Talhada”, citando ações como as anunciadas e entregues pela governadora esta semana, fazendo referência ao acesso do Vanete Almeida, centro de hemodinâmica e programa PAA Leite.

Veja análise sobre o tema no Sertão Notícias,  da Rádio Cultura FM:

Estrada de Ibitiranga: aumenta número de acidentes na via

Enquanto a obra da Estrada de Ibitiranga está parada, os acidentes continuam acontecendo na via. Hoje a tarde, um Fiat Estrada placas KHV7093 perdeu o controle próximo ao Distrito de Ibitiranga. Segundo informações apuradas pelo blog, Joelmo Silva, o Tim, da comunidade do Alto Vermelho, mais um passageiro e uma criança estavam no veículo. Ninguém […]

Enquanto a obra da Estrada de Ibitiranga está parada, os acidentes continuam acontecendo na via.

Hoje a tarde, um Fiat Estrada placas KHV7093 perdeu o controle próximo ao Distrito de Ibitiranga. Segundo informações apuradas pelo blog, Joelmo Silva, o Tim, da comunidade do Alto Vermelho, mais um passageiro e uma criança estavam no veículo.

Ninguém se feriu gravemente. Tim sofreu apenas escoriações nas pernas e braços. O SAMU prestou os primeiros socorros e as vítimas estão fora de perigo.

O acidente é mais um a chamar atenção para o perigo de guiar na estrada de chão que aguarda o recapeamento. O motorista deve redobrar a atenção.

Em janeiro, um acidente por pouco não tirou a vida de um casal de jovens que voltava da festa que estava acontecendo naquela comunidade. Em outubro, um gol placas CBM 3344 capotou próximo à oficina de Lalau.  Maria José da Silva, 44 anos, conhecida por Dada, morreu na hora.

Câmara de Vereadores de Itapetim aprova projetos e indicações

Por André Luis Nesta quarta-feira (29), a Câmara de Vereadores de Itapetim realizou a 36ª Sessão Ordinária da 17ª Legislatura, presidida pelo vereador Júnior Diógenes. Durante a sessão, diversos projetos de lei e indicações foram discutidos e votados, abordando temas de interesse do município. Um dos principais projetos em pauta foi o Projeto de Resolução […]

Por André Luis

Nesta quarta-feira (29), a Câmara de Vereadores de Itapetim realizou a 36ª Sessão Ordinária da 17ª Legislatura, presidida pelo vereador Júnior Diógenes. Durante a sessão, diversos projetos de lei e indicações foram discutidos e votados, abordando temas de interesse do município.

Um dos principais projetos em pauta foi o Projeto de Resolução n° 003/2023, que trata da regulamentação da Lei Federal n° 14.133, de 1° de abril de 2021, que aborda Licitações e contratos administrativos no âmbito do Poder Legislativo municipal. O projeto foi aprovado por unanimidade, demonstrando o consenso entre os vereadores quanto à necessidade de cumprir as disposições legais pertinentes.

Além disso, foram apresentados dois projetos de lei do Executivo. O primeiro, de n° 020/2023, autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial para atender despesas não previstas no orçamento do município para o exercício financeiro de 2023. Já o segundo projeto, de n° 021/2023, trata da autorização ao poder executivo para implementar o projeto Minha Casa Minha Vida, conforme disposto na legislação federal correspondente. Ambos os projetos foram aprovados pelos vereadores.

Outro destaque da sessão foi a apresentação do Projeto de Lei Complementar 001/2023, que propõe alterações na tabela de receita VII do código tributário e de rendas do município de Itapetim-PE. A proposta visa ajustar a legislação tributária municipal e garantir uma arrecadação adequada aos cofres públicos. O projeto também obteve aprovação unânime dos vereadores.

Após a deliberação dos projetos, os vereadores apresentaram suas indicações à Câmara. Dentre elas, destacam-se a solicitação do vereador Carlos Nunes, por meio da indicação de n° 163/2034, para a construção de dois quebra-molas na Rua Experidião Siqueira, no distrito de São Vicente. Ele também solicitou a concessão de duas passagens molhadas em locais estratégicos do município.

A vereadora Jordânia Siqueira apresentou indicações relacionadas à área da saúde, pedindo a realização de cirurgias ortopédicas de pequeno porte no Hospital Maria Silva e a realização de cirurgias de Amígdalas e Adenoide para adultos no Hospital Municipal Maria Silva.

Outra demanda apresentada foi a necessidade da construção de calçamento na Rua Maria Helena Vicente Piancó Costa, conforme indicado pelo vereador José Romão.

Durante a sessão, também foram realizadas Moções de Homenagem Póstumas, como forma de reverenciar e confortar as famílias dos falecidos. Maria Elvira de Siqueira e Joselita Sampaio Gomes foram homenageadas pela vereadora Edilene Lopes, enquanto o vereador Lailton Brito reverenciou Alonso Batista de Oliveira.

Além das indicações e homenagens, o vereador Lailton Brito fez uma Moção de Aplausos n° 026/2023 para Raimundo Ferreira Guimarães, conhecido como Raminho, em reconhecimento a sua contribuição para a comunidade local.

A sessão também contou com a leitura do edital n° 007/2023 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itapetim, a pedido da presidente Mariana Lopes.

Por fim, foram apresentados convites para a 12ª Festa de Nossa Senhora da Conceição na Pimenteira e para a reunião Intermediária de Acompanhamento 2023, promovida pelo articulador do selo UNICEF, Diego Nunes.

Bancada pernambucana esclarece projeto de auxílio a estados e municípios

A bancada de Deputados Federais de Pernambuco emitiu nota sobre a votação do PLP 149/2019, aprovado esta semana, por 431 deputados de todo o Brasil. “O projeto trata do auxílio emergencial para estados e municípios e tem por objetivo recompor perdas de arrecadação neste momento grave em que as receitas estão desabando. Ele recebeu ampla […]

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

A bancada de Deputados Federais de Pernambuco emitiu nota sobre a votação do PLP 149/2019, aprovado esta semana, por 431 deputados de todo o Brasil.

“O projeto trata do auxílio emergencial para estados e municípios e tem por objetivo recompor perdas de arrecadação neste momento grave em que as receitas estão desabando. Ele recebeu ampla aprovação na Casa, tendo sido apoiado, também, por 25 governadores, incluindo todos os governadores do Nordeste, bem como pela Confederação Nacional dos Municípios e pela Associação dos Municípios de Pernambuco – AMUPE.

O projeto garante recursos para o enfrentamento da COVID-19, que vem matando 200 brasileiros por dia, e para serviços essenciais à população. Cada estado e cada município irá receber proporcionalmente a sua perda nas respectivas arrecadações de ICMS e ISS, nem mais nem menos.

Implica, adicionalmente, a suspensão das dívidas de Estados e Municípios, com os bancos públicos, até o final do presente exercício. É incontroverso que são medidas inestimáveis de auxílio nesse desafiador momento de crise. Na semana anterior já havíamos aprovado a recomposição do FPE/FPM e que leva em conta, este sim, critérios como a população e a renda per capita, que favorecem Pernambuco e o Nordeste.

Essa recomposição nominal e proporcional, ainda que pudesse conter alguma injustiça federativa – a ser tratada em outros projetos – foi o critério que melhor facilitou a sua aprovação.

Desta forma reiteram que ao votar favoravelmente ao PLP 149/19 o fizeram na defesa dos interesses do nosso Estado, ao tempo em que rechaçam com indignação posições isoladas e oportunistas, que procuram – embora sem consegui-lo – ferir a responsabilidade republicana com que temos exercido a delegação que o povo nos confiou”, conclui.

Assinam a nota André De Paula (PSD), Augusto Coutinho (Solidariedade), Bispo Ossésio (PRB), Carlos Veras (PT), Danilo Cabral (PSB), Eduardo da Fonte (PP), Felipe Carreras (PSB), Fernando Monteiro (PP), Fernando Rodolfo (PHS), Gonzaga Patriota (PSB), João Campos (PSB), Marília Arraes (PT), Raul Henry (MDB), Renildo Calheiros (PCdoB), Ricardo Teobaldo (Podemos), Sebastião Oliveira (PR), Silvio Costa Filho (PRB), Tadeu Alencar (PSB), Túlio Gadêlha (PDT), Wolney Queiroz (PDT)