Notícias

Responsável por acidente que matou custodiense no Mato Grosso é julgado

Por Nill Júnior

Depois de cinco anos, é julgado nesta quinta-feira (29) Diogo Machado Teixeira, 42 anos. Embriagado, em 2013 ele se envolveu em acidente morte na Avenida Afonso Pena, após sair da Valey em Campo Grande.

Em depoimento, Diogo detalhou que saiu de casa por volta da meia noite do dia 11 de fevereiro para ir a um bar. Lá, ele afirma que não consumiu bebidas alcoólicas. Porém, em seguida foi para a Valey onde bebeu três ou quatro cervejas mais um ou dois copos com doses de vodka.

Diogo detalha que ficou no lugar cerca de 2h e depois foi embora dirigindo sua caminhonete. O réu diz que fez uma conversão na Rua Goiás e seguiu pela Avenida Afonso Pena para tentar chegar ao Burger King.

“Sempre olho para os semáforos, mas pelo horário, fiquei com medo de bandidos”, conta Diogo em sua versão, antes de bater em um táxi e provocar a morte do passageiro José Pedro Alves da Silva Júnior, 22 anos. Pedro foi sepultado em 13 de janeiro daquele ano em Quitimbú, distrito de Custódia, sua terra natal.

Além da morte do passageiro, cinco meses depois o motorista do taxi Sebastião Mendes da Rocha, 51 anos, também morreu.

“Esperamos condenação. Desde aquele dia nossa família não foi mais a mesma. Natal e aniversário não são mais os mesmos. A mulher dele não consegue ficar mais em Campo Grande”, desabafou Lourivaldo da Rocha, irmão do taxista.

O promotor José Arturo Iunes pediu o afastamento do dolo eventual. Além disso, ele pede que Diogo responda pelos dois homicídios. Contudo, a defesa do réu tenta desqualificar o pedido alegando que o taxista não morreu em decorrência do acidente.

2013 – Na época do caso, Diogo Machado foi preso em flagrante e solto dois meses depois. Ele pagou fiança de R$ 101.700. Conforme o juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, Carlos Alberto Garcete, que concedeu a liberdade provisória, a quantia de 150 salários mínimos é para resguardar o pagamento de indenização às vítimas em caso de condenação. Um salário equivale a R$ 678.

O administrador de fazenda também vai pagar pensão temporária mensal de R$ 3 mil para os dois sobreviventes. O magistrado ainda determinou que ele tenha a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa até o fim do processo. O documento deve ser entregue ao Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito). As informações são do Campo Grande News.

Outras Notícias

Em São José do Egito, secretaria promove IV Conferência Municipal do Idoso

Aconteceu na última sexta (07) em São José do Egito através  Secretaria de Ação Social, da Diretoria do idoso e do Conselho Municipal do Idoso a IV Conferência Municipal do Idoso, no Centro de Inclusão Digital. Após o credenciamento os participantes foram recebidos com um café da manhã. A Solenidade de Abertura foi apresentada pelo Mestre de Cerimônias […]

unnamed

Aconteceu na última sexta (07) em São José do Egito através  Secretaria de Ação Social, da Diretoria do idoso e do Conselho Municipal do Idoso a IV Conferência Municipal do Idoso, no Centro de Inclusão Digital.

Após o credenciamento os participantes foram recebidos com um café da manhã. A Solenidade de Abertura foi apresentada pelo Mestre de Cerimônias – o Jornalista Geraldo Palmeira Filho, que leu a Mensagem do Prefeito Romério Guimarães que não pode está presente por conta de está em viagem oficial. A Secretária de Ação Social – Sandra Lima deu as boas vindas ao público presente, junto com Irene Medeiros – Diretora do Idoso e Presidente do Conselho do Idoso, declararam aberta a IV Conferência Municipal do Idoso.

A Companhia de Dança da Terceira Idade Glamour do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo fez uma apresentação musical.

Na conferência foi ministrada uma palestra com o tema: Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades. Com a Assistente Social Karolaynne Germana Leal e Silva, Mestranda em Serviço Social, Pesquisadora da UEPB nas temáticas de Processo de Envelhecimento; Idoso; Gênero.

Após o almoço foram formados cinco Grupos Temáticos, que desenvolveram propostas que foram apresentadas e serão encaminhadas para a conferência estadual. Também foi escolhida a Delegação para a IV Conferência Estadual do idoso.

O encerramento da IV Conferência Municipal do idoso em São José do Egito aconteceu no final da tarde com propostas positivas para o município.

PE na Estrada: Governo Raquel comemora 100 rodovias contempladas

O Governo de Pernambuco informou em nota que alcançou a marca de 100 rodovias requalificadas em todas as regiões do Estado por meio do programa PE na Estrada, consolidando “o maior investimento em infraestrutura viária já realizado em Pernambuco”. Coordenada pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), […]

O Governo de Pernambuco informou em nota que alcançou a marca de 100 rodovias requalificadas em todas as regiões do Estado por meio do programa PE na Estrada, consolidando “o maior investimento em infraestrutura viária já realizado em Pernambuco”.

Coordenada pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a iniciativa já soma R$ 5 bilhões em investimentos executados, contemplando tanto obras já concluídas quanto trechos em execução.

“Estamos trabalhando firme para recuperar as nossas estradas de canto a canto do Estado. Com esses investimentos, estamos garantindo o escoamento da produção, a melhoria da competitividade e assegurando à população o direito de ir e vir com mais segurança e qualidade”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Das intervenções finalizadas, 61 rodovias já foram entregues. Um dos destaques é a BR-104, no Agreste Central, que teve 13 quilômetros requalificados e entregues no último mês de abril, com aporte de R$ 132 milhões. Na Região Metropolitana do Recife, a PE-017, conhecida como Estrada da Muribeca, recebeu investimentos de R$ 53,3 milhões para recuperação de 11,9 quilômetros da via.

“Atingir a marca de 100 rodovias no PE na Estrada reforça o compromisso do Governo de Pernambuco em garantir uma ampla recuperação das estradas pernambucanas. Estamos investindo em todo o Estado R$ 5 bilhões, com mais R$ 2 bilhões previstos para novas rodovias. Requalificar ou recuperar nossa malha viária é imprescindível para o desenvolvimento do Estado”, disse o secretário da Semobi, Pedro Neves.

Entre as intervenções em andamento, a PE-060, no Litoral Sul, avança em ritmo acelerado e já ultrapassa 60% de execução. A recuperação dos 85,96 quilômetros da rodovia conta com investimentos de R$ 80 milhões e vai fortalecer o turismo, a economia e a integração da região.

Já o Arco Metropolitano também segue avançando. A intervenção possui 25,32 quilômetros no trecho Sul II, já conta com licenciamento parcial emitido e aproximadamente cinco quilômetros com frentes de serviço em andamento nas áreas liberadas. O investimento na obra chega a R$ 632 milhões.

Com investimento total de R$ 7,1 bilhões, o PE na Estrada já recuperou mais de 1.500 quilômetros de rodovias e se consolida como o maior programa de requalificação rodoviária da história de Pernambuco.

Sertânia confirma caso de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica

Na região, além de Sertânia, Flores e  Serra Talhada também registraram casos da síndrome. Pernambuco notificou, nesta terça-feira (19), mais dois casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), doença rara associada à Covid-19. Com os novos registros, o estado totaliza 28 ocorrências. Os pacientes são duas crianças de 2 anos, moradoras de Paulista, no Grande […]

Na região, além de Sertânia, Flores e  Serra Talhada também registraram casos da síndrome.

Pernambuco notificou, nesta terça-feira (19), mais dois casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), doença rara associada à Covid-19. Com os novos registros, o estado totaliza 28 ocorrências. Os pacientes são duas crianças de 2 anos, moradoras de Paulista, no Grande Recife, e Sertânia, no Sertão.

A criança moradora de Paulista, do sexo masculino, começou a ter sintomas semelhantes aos da Covid-19 no dia 21 de dezembro de 2020. Ele teve teste rápido positivo para o coronavírus e, no dia 4 de janeiro, teve alta hospitalar, sem sequelas.

O outro paciente, também um menino, apresentou sintomas suspeitos para Covid-19 no dia 28 de dezembro de 2020 e também teve teste rápido positivo para a doença. Ele teve alta hospitalar no dia 5 de janeiro, sem sequelas.

Do total de 28 pacientes com SIM-P em Pernambuco, 26 ficaram curados e dois morreram. Ao todo, 27 deles tiveram resultado positivo para a Covid-19 e um teve contato comprovado com pessoas que tiveram a doença. Foram, até o último balanço, 16 meninos e 12 meninas, com idades entre 1 e 14 anos.

Dos 28 casos, 25 são de Pernambuco e dois são de Alagoas e Piauí, que procuraram atendimento médico no estado.

As cidades pernambucanas com registros são: Recife (7, entre eles os 2 óbitos), Caruaru (2), Ipojuca (1), Jaboatão dos Guararapes (3), Goiana (1), Sirinhaém (1), Joaquim Nabuco (1), Limoeiro (1), Timbaúba (1), Flores (1), Santa Cruz do Capibaribe (1), Vitória de Santo Antão (1), Serra Talhada (1), Sertânia (1) e Paulista (2) e Petrolina (1).

A SIM-P se apresenta com sintomas como febre insistente, dores abdominais, manchas na pele, irritação dos olhos, entre outros sinais. A notificação foi instituída no início de agosto e os serviços de saúde começaram a fazer um resgate dos casos que podem se enquadrar com a doença.

A notificação da síndrome foi instituída no início de agosto de 2020 e os serviços de saúde, além de atentos para ocorrência de casos novos, estão resgatando ocorrências desde o começo da pandemia.

*Com informações do G1 PE.

Escolinha de Futsal do Projeto Juventude em Ação atende crianças e adolescentes em Serra Talhada

Na manhã do último sábado (17), alunos da Escolinha de Futsal do Projeto Juventude em Ação foram contemplados com a distribuição de kits de higiene pessoal e cestas básicas para suas famílias. O projeto Juventude em Ação é uma iniciativa do atual vice-prefeito de Serra Talhada, Márcio Oliveira, e oferece atividades esportivas, de lazer e […]

Na manhã do último sábado (17), alunos da Escolinha de Futsal do Projeto Juventude em Ação foram contemplados com a distribuição de kits de higiene pessoal e cestas básicas para suas famílias.

O projeto Juventude em Ação é uma iniciativa do atual vice-prefeito de Serra Talhada, Márcio Oliveira, e oferece atividades esportivas, de lazer e inclusão social.

Atualmente, a Escolinha de Futsal do Projeto Juventude em Ação atende 40 crianças e adolescentes de bairros carentes da cidade, funcionando todos os sábados na quadra poliesportiva da Escola Municipal Manoel Pereira Neto (Neto Pereirinha), no Bom Jesus/Malhada. Os alunos recebem todo o material esportivo necessário e acompanhamento técnico durante as atividades.

Acompanhado do deputado Augusto César, que é um dos incentivadores do projeto, Márcio Oliveira realizou a distribuição dos itens e comentou a importância da iniciativa.

“Esse é um projeto social e sem fins lucrativos, que tem como objetivo levar atividades esportivas, recreativas e de entretenimento para a população, principalmente para a nossa juventude. Aproveitamos para agradecer o apoio de todos os nossos parceiros, e dessa vez, em especial ao prefeito Luciano Duque e à secretária Márcia Conrado pela parceria”, disse.

Iguaracy: Educação faz balanço do SAEPE

A Prefeitura de Iguaracy através da Secretaria de Educação e Esportes realizou a solenidade de abertura do CNCA (Compromisso Criança Alfabetizada), além de um encontro para fazer o balanço dos resultados do SAEPE-2024. Na ocasião, a secretária de Educação de Iguaracy, Rita de Cássia, representou o prefeito Pedro Alves. O evento contou com a presença […]

A Prefeitura de Iguaracy através da Secretaria de Educação e Esportes realizou a solenidade de abertura do CNCA (Compromisso Criança Alfabetizada), além de um encontro para fazer o balanço dos resultados do SAEPE-2024.

Na ocasião, a secretária de Educação de Iguaracy, Rita de Cássia, representou o prefeito Pedro Alves.

O evento contou com a presença de diversos gestores escolares, coordenadores, educadores e profissionais do setor, além de autoridades políticas locais, estadual e integrantes do governo municipal como a Secretária Municipal Distrital, Lígia Torres. Entre os presentes estiveram os vereadores Tenente de Viana, Lequinho, Bruna Torres e Paulinho da CLP, além do ex-prefeito e assessor especial de articulação do governo do estado, Zeinha Torres.

A cerimônia destacou a importância do esforço conjunto na busca pela alfabetização de todas as crianças, além de promover um momento de avaliação e reflexão sobre os avanços alcançados pelos alunos do SAEPE-2024.